Raquel Gomes Moreira



Baixar 9.83 Kb.
Encontro28.07.2016
Tamanho9.83 Kb.




Raquel Gomes Moreira

raquel.moreira@eshte.pt





Categoria:

Professora Adjunta


Formação académica:

Cargos e experiência profissional:

Docente da ESHTE desde outubro de 1996, nas áreas da Etnologia Portuguesa, História da Alimentação e da Gastronomia, e Gastronomia e Turismo.

Grande parte da sua actividade académica e de investigação tem sido desenvolvida em torno destes três domínios de estudo. Dessas actividades, a mais recente foi a concepção, elaboração da proposta, implementação e coordenação inicial do Curso de Especialização Tecnológica em Gastronomia e Artes Culinárias (2006/2007), do qual fazem parte áreas de formação inovadoras na ESHTE, como a relação entre a arte, o design e a cozinha.

Nos últimos anos as suas actividades têm-se restringido à elaboração da Tese de Doutoramento.



Cargos exercidos

Membro do Conselho Técnico-Científico da ESHTE, entre outubro de 1997 e outubro de 2011.

Coordenadora da Área Científica de Ciência Sociais da ESHTE, entre dezembro de 2009 e setembro de 2011.

Membro do Conselho Geral da ESHTE, entre janeiro e março de 2009.

Presidente da Assembleia de Representantes, entre junho de 2006 e maio de 2007.

Co-responsável pelo Curso de Produção Alimentar em Restauração, entre julho de 1997 e julho de 2005.



Áreas de investigação e principais projectos:

Gastronomia, Turismo, Cultura, Património e Identidades.



Projectos de investigação

Nos últimos anos as suas actividades de investigação têm-se restringido à elaboração da Tese de Doutoramento sobre o tema Conocimiento Empírico, Saberes Escolares e Identidades Gastronómicas. La Transmisión de la Cultura Alimentaria en Contextos Locales.

2001/2005  Participação no Projecto Inovar e Valorizar as Tradições Alimentares Enquanto Percursoras da Conservação da Natureza e do Desenvolvimento Local em Alcácer do Sal, cujos resultados se encontram publicados no livro Tradição e Inovação Alimentar. Dos Recursos Silvestres aos Itinerários Turísticos.

1998/1999  Realização da investigação conducente à publicação do livro Queijadas de Sintra. História de um doce regional.

1997  Elaboração de um conjunto de textos sobre aspectos da gastronomia de alguns países lusófonos, para a Comissão Nacional dos Descobrimentos Portugueses, no âmbito do Programa Marés do Som.

Publicações:

2011 – “Rencontre de cultures, échanges alimentaires et identités culinaires: la cuisine portugaise sur le temps long”. in Philippe Duhamel e Boualem Kadri (dir.) (2011). Tourisme et Mondialisation. Mondes du tourisme, Hors de série, Septembre 2011, pp. 379-387.

2008  “Colonisation portugaise et alimentation” (co-autoria com Maria Manuel Valagão) in Jean-Pierre Poulain (dir.). Dictionnaire des Cultures et des Modèles Alimentaires. Paris: PUF (em publicação).

2006  “Recursos Alimentares e Identidades Territoriais. Uma Perspectiva sobre a Gastronomia Local”, in Maria-Manuel Valagão (org.). Tradição e Inovação Alimentar. Dos Recursos Silvestres aos Itinerários Turísticos. Lisboa: Edições Colibri, pp.153-175.

2006  “Itinerários Turísticos. Passeando em Torno do Ambiente, do Património e da Gastronomia” (co-autoria com Graça Joaquim), in Maria-Manuel Valagão (org.). Tradição e Inovação Alimentar. Dos Recursos Silvestres aos Itinerários Turísticos. Lisboa: Edições Colibri, pp.207-250.

1999  Queijadas de Sintra. História de um Doce Regional. Sintra: Colares Editora.




©principo.org 2016
enviar mensagem

    Página principal