Áreas de concentraçÃO: estudos linguísticos e literários



Baixar 12.46 Kb.
Encontro03.08.2016
Tamanho12.46 Kb.



Universidade Estadual de Maringá

CENTRO DE CIÊNCIAS HUMANAS LETRAS E ARTES

PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM LETRAS (MESTRADO)

ÁREAS DE CONCENTRAÇÃO: ESTUDOS LINGUÍSTICOS E LITERÁRIOS



PROGRAMA E CRITÉRIO DE AVALIAÇÃO DE DISCIPLINA


Disciplina: Os espaços da memória na construção romanesca

Código: DTL4010

Número de Créditos: 05 (cinco). Carga Horária: 60 horas/aula

Professor Responsável: Weslei Roberto Cândido

Semestre/ano: 1º Sem/2015

Turma: 01




EMENTA:
Proporcionar aos alunos uma ampla visão sobre a questão da memória como estratégia de construção de espaços ficcionais na forma romanesca.
OBJETIVOS:

1. Discutir as articulações entre memória individual e coletiva na arquitetura de romances memorialísticos.

2. Pensar o papel da memória como instrumento de preservação, patrimônio e legitimação de tradições.

3. Discutir o papel da memória na construção de identidades periféricas e de minorias como mulheres, negros, estrangeiros e homossexuais.

4- Discutir a memória dentro dos seus graus de ficcionalização, imaginação e criação estética.
PROGRAMA:


  1. Formação do espaço literário por meio da memória;

  2. A casa como espaço poético na estruturação de retratos memorialísticos na forma romanesca;

  3. O espaço literário nas oscilações entre a memória e o esquecimento: a arte de narrar o passado;

  4. Ilusões biográficas: fluxos de consciência na arte de narrar.

CRITÉRIOS DE AVALIAÇÃO:

A média final será baseada na entrega de um artigo que verse sobre o tema da memória literária na forma romanesca contemporânea.


BIBLIOGRAFIA:

AGUIAR, Joaquim Alves de. Espaços da Memória (um estudo sobre Pedro Nava), Ed. USP, SP, 1998.

BACHELARD, Gaston. “A Poética do Espaço” In Os Pensadores. São Paulo: Editora Abril, 1978. p.183-354.

BLANCHOT, Maurice. O espaço literário. Trad. Álvaro Cabral. Rio de Janeiro: Rocco, 2011.

BERGSON, Henri. Matéria e Memória. Ed. Martins Fontes, São Paulo, 1990.

BOURDIEU, Pierre. “A Ilusão biográfica”. In: Usos e Abusos da História Oral, ed. FGV 2001, 1986.

GAGNEBIN, Jeanne Marie. Lembrar, escrever, esquecer. São Paulo: Editora 34, 2006.

HUMPHREY, Robert – O fluxo da consciência. S. Paulo, McGraw-Hill, 1976.

HUYSSEN, Andreas. Seduzidos pela Memória. Rio de Janeiro, Aeroplano Editora, 2000.

LE GOFF, Jacques. História e Memória. Campinas-SP: Ed. Unicamp, 1996.

KUNDERA, Milan. A Arte do romance. São Paulo: Cia das Letras, 2010.

RICOEUR, Paul. A Memória, A História, o Esquecimento. Campinas-SP: Ed. Unicamp, 2007.

SELIGMANN, Silva Marcio (org) História, Memória, Literatura. Campinas-SP: Ed. Unicamp, 2003.

THOMPSON, Paul. A Voz do Passado. História Oral. Rio de Janeiro : Paz e Terra, 1992.

TARKOVSKI, A. Esculpir o Tempo. São Paulo: Martins Fontes, 1998.

WOOD, James. Como funciona a ficção. Trad. de Denise Bottmann. S. Paulo: Cosac Naify, 2011.



Weslei Roberto Cândido
Catálogo: programas
programas -> Previdência social secretaria da receita previdenciária
programas -> Universidade Federal do Rio Grande do Norte c entro de Ciências Humanas, Letras e Artes
programas -> Universidade Federal do Rio Grande do Norte c entro de Ciências Humanas, Letras e Artes
programas -> Assembléia legislativa do estado do amazonas
programas -> Universidade federal fluminense
programas -> Gec 00039 – sociologia e comunicaçÃo departamento de Estudos Culturais e Mídia Professora: Ana Lucia Enne
programas -> Curso: : ciencias biologicas
programas -> Curso: miarq, miint ano Curricular: 2010-2011 (Ramo / Especialidade:) Arquitectura/Comunicação e Cultura Visual
programas -> Curso: miarq, miint ano Curricular: 2010-2011 (Ramo / Especialidade:) : Arquitectura/Comunicação e Cultura Visual


Compartilhe com seus amigos:


©principo.org 2019
enviar mensagem

    Página principal