Redução nas emissões de co2 é um dos destaques do relatório de Contribuição Social da Honda



Baixar 16.42 Kb.
Encontro21.07.2016
Tamanho16.42 Kb.




Redução nas emissões de CO2 é um dos destaques
do relatório de Contribuição Social da Honda

Montadora japonesa apresenta balanço de suas ações sociais baseadas em quatro pilares: Meio Ambiente, Educação, Comunidade e Segurança no Trânsito

O cumprimento da meta de redução das emissões globais de CO2 pelo uso de motocicletas, automóveis e produtos de força em 10% até o final de 2010, em comparação aos níveis do ano 2000, é um dos destaques do relatório de Contribuição Social da Honda South America (HSA) de 2010. No ano passado, o objetivo que havia sido estabelecido em 2006 foi integralmente cumprido por todos os produtos da empresa, que já anunciou uma nova meta global, ainda mais ambiciosa, para 2020: redução de 20% nas emissões de CO2 em toda sua linha produtiva.


“Em termos de desempenho, a Honda South America atuou de forma vigorosa e obteve resultados satisfatórios em 2010, apesar de muitos países ao redor do mundo ainda sentirem os reflexos da crise econômica que ocorreu em 2008”, escreve Masahiro Takedagawa, presidente da HSA, na introdução do relatório, lembrando também os problemas enfrentados pela Honda em 2011 após o terremoto que abalou o Japão. “Não perdemos de vista as ações de contribuição social que levam em conta princípios de preservação ambiental, apoio à comunidade, valorização da educação e conscientização que visam à harmonia no trânsito. Afinal, essa postura faz parte da Filosofia Honda”, complementa Takedagawa.
A Honda vem buscando novos mecanismos de neutralização do dióxido de carbono resultante de suas atividades de produção. Em Rio Preto da Eva (AM), a montadora possui uma unidade de mil hectares. A parcela de floresta nativa junto com as espécies de árvores plantadas pela empresa na reserva é suficiente para neutralizar em 100% as emissões de dióxido de carbono resultantes das atividades produtivas. O espaço reflorestado possui mais de 26 mil árvores e foi responsável pela neutralização de 49.968 toneladas CO2/ano, contribuindo para o saldo positivo da montadora, de quase 15 toneladas CO2/ano em 2010.
Em linha com o slogan mundial da companhia – “Together for Tomorrow” –, o relatório de 2010 mostra as iniciativas da unidade sul-americana nos quatro pilares que norteiam as ações socioambientais da Honda: Meio Ambiente, Educação, Comunidade e Segurança no Trânsito.
Além da redução nas emissões de CO2 e ainda entre as ações ambientais da Honda, o relatório destaca políticas de regeneração de matérias primas, a crescente utilização de plástico biodegradável e 100% reciclável no material usado para proteção dos bancos dos automóveis, impressão ecológica de todos os manuais, entre outras medidas que impactam diretamente na melhoria do meio ambiente.
Em relação ao uso de combustíveis alternativos, o relatório destaca a CG 150 Titan, a primeira motocicleta flex do mundo produzida em série a funcionar com gasolina, etanol ou com a mistura dos dois. Em seguida, outras motocicletas foram incorporadas à linha de modelos flex: a NXR 150 Bros, a CG 150 Fan e a Nova Biz 125, sendo essas quatro as únicas motocicletas bicombustíveis produzidas em série no mundo.
No pilar de Educação, o relatório destaca projetos como o curso de Iniciação Profissional em Mecânica Automotiva para jovens de escolas públicas, oferecido no Centro de Treinamento Técnico Honda da cidade de Recife (PE). A montadora também é uma das empresas mantenedoras da Associação Junior Achievement, entidade que procura despertar o empreendedorismo, oferecendo vivências de todas as etapas para a criação de uma empresa. Em 2010, aproximadamente 900 estudantes foram beneficiados e desde o início do projeto, em 2002, mais de 7.200 jovens já passaram pelo programa.
Já em relação ao pilar Comunidade, o relatório apresenta as iniciativas da Honda que contribui, sobretudo, com as comunidades vizinhas onde estão localizadas as unidades da empresa. Entre essas iniciativas estão o apoio a entidades filantrópicas, assistenciais e beneficentes, além de oficinas de solidariedade e ações pontuais, como as realizadas no Natal.

No capítulo Segurança no Trânsito, o material traz um relato das ações promovidas com foco em educação para o trânsito, já que é filosofia global da marca, não apenas oferecer produtos de qualidade e tecnologia a seus consumidores, mas também proporcionar a eles condições de usufruí-los com segurança.

Entre as ações apresentadas, destaca-se o trabalho desenvolvido nos Centros Educacionais de Trânsito Honda (CETH), onde são realizados treinamentos de pilotagem com segurança para órgãos governamentais e frotistas e nos Centros Educacionais de Trânsito das Concessionárias (CETC), que levam os conceitos para cidadãos de todo o País. Outras ações realizadas são o Clubinho Honda, que tem como objetivo a educação infantil; o site Piloto Mais, com dicas de pilotagem com segurança para motociclistas; os quadrinhos “O Super Motociclista”, que acompanham os manuais dos proprietários de motocicletas Honda; além do apoio a diversas ações de órgãos e entidades de classe, como a Abraciclo (Associação Brasileira dos Fabricantes de Motocicletas, Ciclomotores, Motonetas, Bicicletas e Similares), a Companhia de Engenharia de Tráfego (CET) e Prefeituras de vários municípios.

O conteúdo completo do relatório está disponível para download em: http://www.honda.com.br/socioambiental/relatorios.


Sobre a Honda no Brasil – Presente no país desde 1971, quando começou a importar, e em seguida a produzir motocicletas em Manaus (AM), a Honda é líder absoluta no segmento de motos no País e respeitada fabricante de automóveis e produtos de força. Com mais de US$ 2,5 bilhões em investimentos acumulados, aliados à geração de mais de 15 mil empregos diretos, a empresa atingiu em 2011 as marcas de 15 milhões de motocicletas e 900 mil automóveis produzidos em suas unidades localizadas nas cidades de Manaus (AM) e Sumaré (SP),




Mais Informações | FSB Comunicações

11 3165-9596



Luiz Antonio Magalhães

11 3165.9590

11 8911.1830

Luiz.magalhaes@fsb.com.br

Carolina Stefanini

11 3165.9690



11 8758.8281

Carolina.stefanini@fsb.com.br


Compartilhe com seus amigos:


©principo.org 2019
enviar mensagem

    Página principal