RelaçÕes literárias interamericanas



Baixar 29.9 Kb.
Encontro02.08.2016
Tamanho29.9 Kb.
RELÁTORIO DA GESTÃO DO GT “RELAÇÕES LITERÁRIAS INTERAMERICANAS” BIÊNIO 2008-2010
Silvina Carrizo (Coordenadora-UFJF) e Lívia Reis (vice-coordenadora-UFF).

O relatório da gestão está discriminado por anos: 2008, 2009 e 2010.


2008

1-Durante o XXIII ENCONTRO DA ANPOLL Produção do conhecimento em Letras e Linguística: Identidade, impacto e visibilidade (2 a 4 de julho de 2008), na Faculdade de Letras da Universidade Federal de Goiás (UFG), foram eleitas para coordenar o GT durante o biênio 2008-2010 Silvina Carrizo (Coordenadora) e Lívia Reis (vice-coordenadora).


2-Para o biênio 2008-2010, foi aprovado um projeto objetivando a organização de um livro, Relações literárias interamericanas: Território e Cultura (título provisório), reunindo os trabalhos apresentados pelos membros do GT que participaram dos encontros dos dois biênios: o I Simpósio Internacional: Relações Literárias Interamericanas sobre Território e Cultura, nos dias 8 e 9 de novembro de 2007, no Instituto de Letras da UFF, organizado pelas Profas Eurídice Figueiredo, Maria Bernardette Porto e Silvina Carrizo, o Encontro de Gts de Goiânia, em 2, 3 e 4 de julho de 2008, e o Encontro Intermediário de maio de 2009 na Faculdade de Letras da Universidade Federal de Juiz de Fora.

2009

1-Reunião do GT “RELAÇÕES LITERÁRIAS INTERAMERICANAS”, realizada em 27/05/2009, dentro das atividades do SIMPÓSIO INTERNACIONAL LITERATURA, CRÍTICA E CULTURA III: INTERFACES. PÓS-GRADUAÇÃO EM ESTUDOS LITERÁRIOS, 26 a 29 de maio de 2009, Universidade Federal de Juiz de Fora


1.1-As mesas redondas do GT foram realizadas no dia 28 de maio de 2009, segundo a relação abaixo discriminada:

Quinta-feira 28/05/2009

Mesa 1: de 9:00 às 10:30h

Eurídice Figueiredo: Resiliência como resistência durante a escravidão em Ana Maria Gonçalves

Lívia Reis: O Haiti é aqui, o mar sem fronteiras.

Heloisa Toller Gomes: Trajetórias marginais do espaço simbólico: Metafísica da presença, percursos contra-discursivos.

Coordenadora: Silvina Carrizo


Mesa 2: 10:30 às 12:00h

Denise Almeida Silva: Repensando o conceito de lar em contextos migratórios: Boy-Sandwich.

Stelamaris Coser: Os diários de pedra : recortes canadenses.

Haydée Ribeiro Coelho: Território e cultura: a crítica político-cultural contemporânea (no pós-exílio).

Coordenadora: Ana Beatriz Rodrigues Gonçalves
Mesa 3: 14:00 às 16:00

Antonio R. Esteves:Desterritorializações (Leituras de Ave Roc, de Roberto Echavarren)

Rodrigo Vasconcelos Machado: A conformação da trama fotográfica de Pablo Escobar.

Viviana Gelado: Encontros e desencontros da vanguarda: do Maine ao Potemkin,



estética e política no Caribe hispânico

Coordenadora: Lívia de Freitas Reis

1.2-No dia 27 de maio de 2009 foi realizada a reunião do GT da ANPOLL “Relações literárias interamericanas”, presidida por Silvina Carrizo, coordenadora do GT, e Lívia Reis, vice-coordenadora. Compareceram os seguintes membros: Ana Beatriz Rodrigues Gonçalves, Antonio Esteves, Denise Almeida Silva, Eurídice Figueiredo, Lívia de Freitas Reis, Haydeé Ribeiro Coelho, Heloísa Toller Gomes, Jovita Maria Gerheim Noronha, Rodrigo Vasconcelos Machado, Silvina Carrizo, Stelamaris Coser e Viviana Gelado.

Foram discutidos os seguintes assuntos:


1.2.1.Projeto do Livro

Foram apresentadas e discutidas sugestões quanto ao prazo, formato e planejamento do livro. Ficou decido que:

a) o prazo para envio da versão final dos artigos será até 30 de junho, para tanto, a Coordenadora deverá mandar, em breve, as normas de publicação.

b) o livro reivindicará o espaço público da pesquisa que oferece a ANPOLL.

c) A ANPOLL será consultada sobre a possibilidade de financiamento, assim como outras agências tais com a Fapemig, a Capes, etc.

d) serão consultados também os editais de várias Editoras Universitárias do país.


1.2.2. Novos Membros

Foi proposta e aprovada a participação no GT, na qualidade de membro efetivo, durante o biênio 2008-2010, do Prof. Rômulo Monte Alto (UFMG) e da Profa. Prisca Rita Agustoni de Almeida Pereira (UFJF), assim como da participação, como aluna convidada, a doutoranda Lúcia Oliveira Lima de Andrade Bettencourt, orientanda da Profa Lívia Reis (UFF).


1.3. Projeto para encontro da Anpoll 2010

Foi discutido o projeto de trabalho do GT para o Encontro Nacional de Anpoll que se realizará na UFMG, em julho de 2010. Como não houve uma proposta definitiva, a Coordenadora encaminha o pedido, sugerido por alguns colegas durante as várias atividades que nos congregaram, de continuarmos com o mesmo projeto de Território e Cultura.


1.4. Outras Questões

a) Foi feito um balanço sobre o trabalho do GT ao longo de sua existência. Vários membros parabenizaram, às Profas Eurídice Figueiredo e Zilá Bernd., reconhecendo o seu papel como mentoras do GT. Foi ressaltada a qualidade acadêmica do grupo, bem como sua competência e profissionalismo. Também, foram parabenizadas as Profas Ana Beatriz Rodrigues Gonçalves, Jovita Maria Gerheim Noronha, Silvina Carrizo e a Coordenadora da Pós Graduação em Estudos Literários da UFJF, Profa. Verônica Coutinho Lage, pelo empreendimento feito ao ter trazido o nosso GT (9 professores convidados), assim como outros quatro GTs (GT Estudos da Tradução, GT Mulher e Literatura, GT Literaturas Comparadas e GT Literaturas de Língua Portuguesa), no marco do Simpósio Internacional Literatura, Crítica e Cultura III: Interfaces.

b) A Profa. Jovita Maria Gerheim Noronha, que coordenaria a terceira mesa do nosso GT durante o Simpósio, comunicou que deverá se ausentar no dia 28 em função de compromisso em Belo Horizonte para tomar posse do cargo de Tradutora Pública Juramentada, nesse mesmo dia às 10h da manhã. Os membros do GT lamentaram a sua ausência e parabenizaram a Professora por sua conquista.

c) A Profa Lívia Reis comunicou a realização, pela primeira vez no Brasil, das “Jornadas Andinas de Literatura Latino Americana- JALLA”, em agosto de 2010, no Instituto de Letras da UFF, convidando a todos os membros do GT a participarem do referido evento. A comissão organizadora da JALLA está formada, entre outros, por três professoras do GT: Lívia de Freitas Reis, Eurídice Figueiredo e Silvina Carrizo. Vários membros foram escolhidos para participar do Comitê Científico, tais como Ana Beatriz Rodrigues Gonçalves, Antonio Esteves, Elena Palmero, Haydée Ribeiro Coelho, Jovita Maria Gerheim Noronha e Sonia Torres.

d) De acordo com o último Boletim da ANPOLL, em breve, os GTs contarão com a possibilidade de construir seus sites, no próprio site da Associação. Para tanto, pede-se a todos para pensarem no formato do mesmo.

e) O GT Relações Literárias Interamericanas enviará à diretoria da ANPOLL um relatório destacando a iniciativa da Pós-Graduação em Estudos Literários da UFJF que, pela segunda vez (a primeira foi em 2005 “GTs em diálogo”, tendo como Coordenadora a Jovita Gerheim Noronha e como vice Silvina Carrizo), organiza Simpósios que levam em conta a importância dos GT da Associação.


2-Como resultado do Simpósio foi publicado o livro Literatura, Crítica e Cultura III: Interfaces, organizado pelas profas. Ana Beatriz Gonçalves, Silvina Carrizo e Verônica Lucy Coutinho Lage, que conta, entre outros articulistas, com a Profa Eurídice Figueiredo.
3- A Coordenadora participou do XXIV Enanpoll Olhares Críticos em Letras e Linguística: avaliação interna e externa, realizado na Faculdade de Letras da Universidade Federal de Minas Gerais de 3 a 5 de agosto de 2009. Das atividades com os coordenadores de GT foi proposta como ferramenta de consulta interna a construção de uma planilha de periódicos para colaborar na reavaliação do Qualis Periódicos da Área. Cada coordenador de GT preencheu essa planilha com as informações enviadas pelos membros do GT e depois foi encaminhada para a coordenadora responsável, Anna Christina Bentes (GT Lingüística de Texto e Análise da Conversação). O mesmo procedimento foi solicitado para todos os coordenadores de PPG. Com o resultado desses dados, o representante da área, Prof Benjamin Abdala Jr., conseguiu uma nova avaliação do Qualis Periódicos, fato que contribuiu para a nova classificação dos periódicos dos nossos programas de pós-graduação.
2010

1-O livro Relações Literárias Interamericanas: Território e cultura, sendo uma iniciativa do GT, e dada a sua importância, foi votado como projeto de publicação no colegiado do Programa de Estudos Literários da Faculdade de Letras da UFJF. O livro se encontra na Editora da UFJF e consta dos seguintes autores e artigos:


1)Ana Beatriz Rodrigues Gonçalves. Transnacionalismo e diáspora: A escrita feminina negra nas Américas.

2)Antonio Estevez. Desterritorializações (Leituras de Ave Roc, de Roberto Echavarren)

3)Denise Almeida Silva. Repensando o conceito de lar em contextos migratórios: Boy-Sandwich.

4)Dilma Castelo Branco Diniz. Território e cultura: o Canadá na Revue de l’ Amérique latine.

5)Elena Palmero González. Espaços da imaginação migrante na literatura hispano-canadense: uma topologia imaginada no universo criativo de Nela Rio.

6)Eurídice Figueiredo. Identidades em trânsito: os Brasileiros retornados à África.

7)Glaucia Renate Gonçalves. A memória nossa de cada dia: reflexões sobre comida, literatura e diáspora árabe nas Américas.

8)Haydée Ribeiro Coelho. Território e cultura: a crítica político-cultural contemporânea (no pós-exílio).

9)Heloísa Toller Gomes. Trajetórias marginais do espaço simbólico: metafísica da presença, percursos contradiscursivos.

10)Jovita Maria Gerheim Noronha. Auto-hospitalidade e hospitalidade nas escritas de si na Internet: os blogs.

11)Lícia Soares de Souza. Formas e expressões de uma “nova” violência: Cidade de Deus e Elite de Tropa.

12)Lìvia Reis. O Haiti é aqui, o mar sem fronteiras.

13)Maria Bernardette Velloso Porto. Imaginários do lugar: notas e pistas de leitura.

14)Núbia Hanciau. Nancy Houston: deslocamentos e identidades.

15)Regina Côrrea. Comunicação via Internet no Brasil: um grande fenômeno cultural.

16)Rodrigo Vasconcelos Machado. Mito e imagem em The memory of Pablo Escobar.

17)Silvina Carrizo. Projetos literários mestiços: subjetividade, linguagens e territórios.

18)Stelamaris Coser. Os diários de pedra: recortes canadenses.

19)Viviana Gelado. Vanguarda estética e política no Caribe hispânico: um avance entre encouraçados.

20)Zilá Bernd. Colocando em xeque o conceito de literatura nacional.


2-Por iniciativa das Profas Eurídice Figueiredo e Lívia Reis o livro Conceitos de literatura e cultura ganhará uma nova edição, prevista ainda para esse ano.


3-O GT promoveu o Colóquio Internacional A herança de Arguedas aos 40 anos de sua ausência, organizado pelo Prof. Rômulo Monte Alto (UFMG) e o Núcleo de Estudos Latino-Americanos/NELAM (UFMG), nos dias 16 a 19 de junho de 2010, na Faculdade de Letras da Universidade Federal de Minas Gerais.
4-Foi realizado XXV Encontro Nacional da Anpoll 25 anos de ANPOLL: memórias e perspectivas, nos dias 1 a 3 de julho, na Faculdade de Letras da Universidade Federal de Minas Gerais. A coordenadora participou dos debates sobre o Plano de Letras & Linguística e das reuniões de trabalho nas quais foram propostas modificações no texto para seu aprimoramento. Ficou decidido que todos os PPG deverão elaborar suas críticas até 30 de agosto. Voltou a ser colocada na pauta a necessidade de repensar os GTs, assim como o lugar dos seus coordenadores nas assembléias, pedindo seja levada em conta a possibilidade de ter “voto”.
4.1.Na sexta 2 de julho foram realizadas as apresentações e debates do GT, seguem abaixo as mesas:

 

Manhã

9h às 10h30 - Sessões de trabalho dos GTs

Mesa 1:

a)Apresentação: Ana Beatriz Rodrigues Gonçalves. Pontos de Umbanda: Pretos, Brancos ou Brasil?

Debate: Stelamaris Coser.

b)Apresentação: Eloina Prati dos Santos. Ponte entre dois mundos: mulheres Mohawk, interracialidade, pertencimento e exclusão.

Debate: Eurídice Figueiredo.

c)Apresentação: Eurídice Figueiredo. O racismo à brasileira: a escrita da memória em Leite derramado, de Chico Buarque.

Debate: Rubelise da Cunha.

d)Apresentação: Rubelise da Cunha. O género literário e a literatura indígena: história oral e autobiografia nas narrativas de Lee Maracle e Eliane Potiguara.

Debate: Silvina Carrizo
11h às 12h30 - Sessões de trabalho dos GTs

Mesa 2:

a)Apresentação: Elena Palmero. Poéticas do Deslocamento: a literatura hispano-canadense.

Debate: Euridice Figueiredo.

b)Apresentação: Glaucia Renate Gonçalves.Um viajante: quantas Américas? Culturas e fronteiras cruzadas.

Debate: Sonia Torres.

c)Apresentação: Sonia Torres. Estratégias de sobrevivência em uma Nova York pós-humana: o espectro de um evento.

Debate: Glaucia Renate Gonçalves.

d)Apresentação: Lícia Soares de Souza. Estética do desexílio em Torres e Laferrière.

Debate: Elena Palmero.

  

Tarde

14h às 15h30 - Sessões de trabalho dos GTs

Mesa 3:

a)Apresentação: Haydée Ribeiro Coelho. A biblioteca de Darcy Ribeiro, “espaço biográfico” e a interlocução latino-americana.

Debate: Silvina Carrizo.

b)Apresentação: Stelamaris Coser. Considerações sobre o lugar porto-riquenho em Rosario Ferré.

Debate: Ana Beatriz Rodrigues Gonçalves.

c)Apresentação: Silvina Carrizo. Vozes da crítica, espaços da teoria da literatura e da cultura interamericana.

Debate: Haydée Ribeiro Coelho, Rômulo Monte Alto.
4.2.Foi realizada a reunião do GT.
-Novos membros: Foi proposta e aprovada a participação no GT, na qualidade de membro efetivo, durante o biênio 2010-2012, da Profa Carla Portilho (UFF).

-Foram eleitas, para o biênio 2010-2012, as Profas. Elena Palmero (UFRJ), coordenadora, e Stelamaris Coser (UFES), vice-coordenadora.


4.2.Livros de membros do GT lançados no Anpoll:

PALMERO, Elena (Org.). No reino de Alejo Carpentier: doze ensaios criticos, Rio Grande, Editora da FURG, 2009.

FIGUEIREDO, Eurídice. Representações de etnicidade: perspectivas interamericanas de literatura e cultura. Rio de Janiero: 7Letras, 2010.

SOUZA, Lícia Soares de: (org.) Dicionário de personagens afrobrasileiros. Salvador: Quarteto, 2009.

------. Literatura & Cinema. Traduções intersemióticas. Salvador: EDUNEB, 2009.


Juiz de Fora, 27 de julho de 2010.

Silvina Carrizo (Coordenadora) e Lívia Reis (Vice-coordenadora) Biênio 2008-2010









©principo.org 2016
enviar mensagem

    Página principal