Relatório de Actividades de 2007, Relatório de Actividades de 2008 e Plano de Actividades para 2009



Baixar 6.92 Kb.
Encontro27.07.2016
Tamanho6.92 Kb.
Conselho de Orientação e Unidade de Acompanhamento (CO.UA)
Proposta de Parecer sobre Relatório de Actividades de 2007, Relatório de Actividades de 2008 e Plano de Actividades para 2009 (RA2PA)
Emitidos pareceres sobre o Relatório de Actividades de 2007 e o Plano de Actividades para 2009 pela Comissão Paritária em 24 de Setembro e pelo Conselho Científico 9 de Outubro, a Direcção entendeu, na sua 126ª reunião, concluir o Relatório de Actividades de 2008 antes do prazo de modo a apresentar aos órgãos estatutários um conjunto de três documentos a que chamou RA2PA. Não obstante, aproveitou a visita inaugural do novo Secretário Executivo da CPLP em 10 de Outubro para debater uma proposta de parecer dos órgãos externos, que ficou disponível em http://www2.iict.pt/archive/doc/Parecer_RAPA.pdf. Adicionalmente acordou-se actualizar o protocolo de cooperação de 10 de Março de 2004, se possível antes do quinto aniversário da assinatura.

Dado que as principais inovações da Carta de Missão para 2008 assinada em 31 de Julho de 2008 (e do QUAR que lhe está associado) reflectem a parceria com a CPLP, não surpreende que a segunda visita do seu Secretário Executivo(que coincide com a habitual festa de Natal) seja ocasião para actualizar a proposta de parecer dos órgãos externos.

A actualização da proposta tem em conta a participação dos órgãos externos nas comemorações dos 125 anos do Saber Tropical, por último na reunião de Maputo onde se alavancou a Declaração de Lisboa aprovada no workshop organizado por Jean-Pierre Contzen no IICT entre uma Assembleia Geral Extraordinária do ECART e o Conselho Executivo que precede a Assembleia Geral do CGIAR.

RA2PA deve ser presente aos órgãos estatutários antes do fim do ano, permitindo mais de três meses de debate antes da entrega à tutela. A estrutura revista do documento, mais próxima do Plano de Actividades para 2009 do que do Relatório de Actividades de 2007, reflecte a articulação crescente com a CPLP concretizada no seminário sobre investigação e desenvolvimento nos países da CPLP e no lançamento da publicação Futuro e História da Lusofonia Global, bem como nos despachos nº 21 e 23 (que criam a unidade de acompanhamento do TROPOEIRAS e uma unidade de história respectivamente). Esta articulação crescente insere-se ainda na presidência portuguesa da CPLP, como previsto no Despacho nº11.

Está prevista uma apreciação pela Direcção alargada às Comissões Paritárias (DIRAPP), que inclui o órgão inaugurado pelo despacho nº 22, mais um passo na implementação do Sistema Integrado da Avaliação da Função Pública (SIADAP). RA2PA pretende pois facilitar a avaliação e a monitorização dos resultados e, em simultâneo, fornecer projecções para o futuro. A associação explícita ao SIADAP foi preparada através de reuniões de esclarecimento e participação das unidades.

Com a apresentação de RAPA em 15 de Setembro, cumpriu-se um dos objectivos do QUAR – que se espera cumprir a 90%, com base em quatro TB obrigatórios e na composição actualizada dos órgãos estatutários e de gestão flexível que consta de RA2PA. A estrutura aumenta a legibilidade de RA2PA e reforça a cultura de avaliação iniciada há cinco anos.



Espera-se que a visibilidade adquirida com as comemorações de 125 anos de Saber Tropical ajude a superar os objectivos do QUAR, os quais se deverão manter em 2009, embora com um grau de exigência maior e a ponderação de novos indicadores. O aumento do número de pessoal de ciência e tecnologia através da contratação de 8 pós-doutorados no Programa Ciência 2007, um dos quais assina o contrato nesta data, continua, porém, a ser o elemento decisivo para sustentar a renovação do IICT.
Palácio Burnay, 15 de Dezembro de 2008


©principo.org 2016
enviar mensagem

    Página principal