Release: campanha de vacinaçÃo campanha nacional de multivacinaçÃO



Baixar 9.25 Kb.
Encontro04.08.2016
Tamanho9.25 Kb.



RELEASE: CAMPANHA DE VACINAÇÃO


CAMPANHA NACIONAL DE MULTIVACINAÇÃO


I. HISTÓRICO
Entre os compromissos assumidos pelo Ministério da Saúde, a Campanha Nacional de Multivacinação encontra-se entre uma das ações prioritárias desta instituição para o ano de 2012. O envolvimento das três esferas de gestão nas ações de imunizações tem confirmado estes resultados exitosos no país, como no caso da varíola e da febre amarela urbana.

Esta estratégia visa diminuir o risco de transmissão de enfermidades imunopreveníveis, assim como reduzir as taxas de abandono do esquema vacinal.

O Programa Nacional de Imunizações (PNI) ao longo de sua história vem adotando estratégias diferenciadas para alcançar adequadas coberturas vacinais, visando contribuir para erradicação, eliminação e controle das doenças imunopreveníveis.

A multivacinação é uma estratégia onde em um único momento são oferecidos a população alvo várias vacinas a o mesmo tempo, a fim de otimizar a logística dos serviços de saúde e a cobertura vacinal da população.

Todas as crianças menores de 5 anos de idade (4 anos,11 meses e 29 dias), deverão ser levadas a um posto de vacinação para que a caderneta de saúde da criança seja avaliada e o esquema vacinal atualizado, de acordo com a situação encontrada.
II. INFORMAÇÕES CAMPANHA 2012
Dia Nacional: 18/08/2012 das 8 às 17h (sem fechar para o almoço)
Período de Campanha: de 18/08/2012 a 24/08/2012
Locais de Vacinação: Centros de Saúde do Município de Florianópolis
População-alvo: crianças menores de 5 anos a serem vacinadas no Município de Florianópolis com esquema vacinal em atraso.
Objetivo: Atualizar o esquema vacinal de acordo com o calendário básico de vacinação na caderneta de saúde das crianças menores de 5 anos de idade.


  • Aumentar as coberturas vacinais para atingir a meta adequada.

  • Melhorar a homogeneidade das coberturas vacinais nos municípios.

  • Manter a eliminação do sarampo e da poliomielite.

  • Atingir altas coberturas vacinais para o reforço das vacinas de poliomielite, tríplice viral e DTP, em especial, na faixa etária de 4 a 5 anos.

  • Reduzir a incidência das doenças imunopreveníveis, conforme o calendário básico de vacinação das crianças menores de cinco anos de idade.

Estarão disponíveis para esta ação todas as vacinas do calendário básico de vacinação da criança. A vacina BCG, especificamente, estará disponível no dia D nos seguintes centros de saúde: CS Abraão, CS Itacorubi, CS João Paulo, CS Campeche, CS Costeira, CS Canasvieiras e CS Centro.



A partir do dia 18/08/2012 o Município de Florianópolis também fará a implantação de 2 (duas) novas vacinas no calendário básico das crianças: a vacina pentavalente (Protege contra difteria, tétano, coqueluche, Haemophilus Influenzae B e Hepatite B) e Póliomielite Inativada (Protege contra a poliomielite)


©principo.org 2016
enviar mensagem

    Página principal