Release para a imprensa Lançamento do livro Brasões de Armas no Museu Histórico Nacional



Baixar 17.35 Kb.
Encontro24.07.2016
Tamanho17.35 Kb.
Release para a imprensa

Lançamento do livro Brasões de Armas no Museu Histórico Nacional

Em 12.nov.2014 foi lançado o livro “BRASÕES DE ARMAS – Armorial Histórico da Casa da Torre de Garcia d'Ávila – Raízes e Vínculos Além-mar”, no Museu Histórico Nacional – MHN, no Rio de Janeiro. Durante o evento o autor do livro Christovão de Avila formalizou a doação do acervo particular dos originais do Armorial Histórico, ao IBRAM / MHN, que é reconhecido guardião da memória e da cultura nacionais.

A obra, uma publicação da Editora HEXIS com o apoio do Museu Histórico Nacional e o patrocínio da Petrobras, é indicada para historiadores, genealogistas, heraldistas, clérigos, pesquisadores, professores, estudantes, indianistas, produtores, turistas nacionais e estrangeiros, sendo de especial interesse das famílias e instituições integrantes e vinculadas à Casa da Torre, e de todos os interessados na História e na Cultura do Brasil e dos mais de vinte e cinco países envolvidos.



Seguiram-se os lançamentos: a 13.nov, em Salvador (BA),  no Instituto Geográfico e Histórico da Bahia e a 15.nov, no Castelo da Torre de Garcia d’Ávila, em Praia do Forte, Mata de São João, com palestras do autor e sessões de autógrafos.

  • O livro documenta e reproduz a riqueza histórica e artística do Armorial.

  • Reproduz as imagens dos 188 Brasões de Armas, transcrevendo seus vínculos genealógicos e institucionais.

  • Textos de destacadas personalidades no cenário cultural, complementados por uma síntese cultural e patrimonial sobre a Casa da Torre de Garcia d’Ávila, desde as antigas raízes no Brasil e vínculos além-mar.

  • A publicação do livro contou com o patrocínio da Petrobras e o apoio do Museu Histórico Nacional.

  • 90% da tiragem foram distribuídos a entidades culturais e filantrópicas.

  • PÚBLICO ALVO: Historiadores, genealogistas, heraldistas, clérigos, pesquisadores, professores, estudantes, indianistas, produtores culturais, instituições e famílias brasonadas.


ESPECIFICAÇÕES

Livro de arte contendo 512 imagens, com esmerado acabamento e encadernação em capa dura.

Formato: 20,2x26,6 cm.

Miolo: 184 páginas

ISBN: 978-85-62987-16-8

Preço: R$ 145,00

Preço promocional de lançamento no site da editora: R$ 75,00

http://www.hexiseditora.com.br/
INFORMAÇÕES ADICIONAIS

> Download do release – Link para arquivo DOC

> Download das fotos – Links para arquivos JPG

> Museu Histórico Nacional



http://www.museuhistoriconacional.com.br/mh-2014-006.htm

> PDF com mas informações sobre o livro



http://www.alicomunicacao.com.br/brasoes/BRASOES_DIVULGACAO.pdf
A OBRA

O livro de arte apresenta o Armorial Histórico da Casa da Torre de Garcia d'Ávila, declarado internacionalmente uma das mais importantes coleções de Brasões de Armas não somente do Brasil, mas de todo o Novo Mundo. Homenageia a Índia Catarina Paraguaçu, batizada Katherine du Brésil em Saint Malo na Bretanha, considerada mãe das mães brasileiras, um símbolo de congraçamento racial, completado 500 anos do seu nascimento e 500 anos da chegada do português Diogo Álvares, o Caramuru, instituidor do primeiro núcleo europeu contínuo e formou a primeira família brasileira documentada, a mais antiga raiz genealógica da Casa da Torre no Brasil.

Uma herança heráldica, das raízes e vínculos além-mar às alianças contraídas nos séculos vividos neste lado do Atlântico, que resgata diversos ramos da Casa da Torre de Garcia d’Ávila, de personalidades e famílias a ela vinculadas por matrimônios e de instituições com ligações importantes.

O livro documenta a riqueza histórica e artística do Armorial da Casa da Torre reproduzindo imagens de 188 Brasões de Armas e transcrevendo seus vínculos genealógicos e institucionais complementados por textos de destacadas personalidades no cenário cultural. O relato sobre a heráldica, no mundo, no Brasil e no Armorial, é de autoria do único acadêmico brasileiro da Académie Internationale d’Héraldique, o sempre lembrado Rui Vieira da Cunha, que introduz o leitor no universo desta complexa ciência e arte.

A renomada heraldista Vera Bottrel Tostes, diretora do Museu Histórico Nacional, apresenta um olhar aguçado sobre o Armorial Histórico e a atualidade, ficando por conta da presidente do Instituto Geográfico e Histórico da Bahia, a destacada historiadora Consuelo Pondé de Sena, o texto D’além-mar – Mancebos e Varões, rememorando os que aqui aportaram nas origens do Brasil.

É apresentada uma nota explicativa do saudoso executor do Armorial, Victor Hugo Carneiro Lopes, documentando, assim, os pareceres oficiais, de análise e aprovação, nacionais e internacionais.

Os textos introdutórios são do Rev.mo Dom Emanuel d’Able do Amaral, OSB, Arquiabade, do Mosteiro de São Bento da Bahia, com o seu prefácio; e do autor e coordenador Christovão de Avila, que complementa a obra com imagens, textos e a reprodução de documentos históricos, em uma síntese cultural e patrimonial sobre a Casa da Torre de Garcia d’Ávila, destacando as mais antigas raízes, na Igreja de Nossa Senhora da Graça da Bahia e no Castelo da Torre, até a Independência e constituição do Império do Brasil. O posfácio é do ilustre heraldista Miguel Metelo de Seixas, presidente do Instituto Português de Heráldica.
DIMENSÃO BRASILEIRA

Segundo cálculos de genealogistas, descendem de Caramuru cerca de 20 milhões de brasileiros. Com raízes genealógicas documentadas desde as origens do Velho Mundo, a sucessão de Jerônimo de Albuquerque é uma das maiores do país. E seus descendentes, vinculados à sucessão da Casa da Torre, espalham-se pelo Brasil e pelo mundo.


LANÇAMENTOS

Eventos de lançamento agendados, com palestra de 20 minutos do autor, coquetel e autógrafos:


Museu Histórico Nacional

Dia 12 de novembro de 2014, às 17h.

Praça Marechal Âncora S/N, próximo a Praça XV - Rio de Janeiro, RJ
Instituto Geográfico e Histórico da Bahia

Dia 13 de novembro de 2014, às 17h.

Avenida Joana Angélica, 43 - Piedade - Salvador – BA
Fundação Garcia D'Ávila

Dia 15 de novembro de 2014, às 17h.

Castelo Garcia D'Ávila - Praia do Forte - Salvador - BA
O AUTOR

CHRISTOVÃO Dias DE AVILA Pires Junior nasceu em Niterói, então capital do Estado do Rio de Janeiro, a 30 de agosto de 1935. Na infância, residiu na Ilha de Itaparica, Bahia (1940−41), e depois sua família fixou-se na cidade do Rio de Janeiro.

Seguiu a carreira militar e formou-se em Engenharia de Fortificação e Construção pelo Instituto Militar de Engenharia – IME (1965), deixando o Exército, a pedido, em 1969. Lecionou Arquitetura no Curso de Engenharia do próprio IME e também da Pontifícia Universidade Católica − PUC-RJ (1975 a 1980).

A partir de 1989, passou a dedicar-se ao resgate, preservação e difusão do patrimônio que pertencera a seus antepassados diretos – o Castelo da Torre e Forte Garcia d’Ávila e a Igreja de Nossa Senhora da Graça da Bahia. Tornou-se membro/associado de diversas instituições culturais no Brasil e em Portugal.

Em 1999 criou o site da Casa da Torre, na Internet, onde disponibiliza alentado material de pesquisa. Entre as últimas realizações, destacam-se suas atuações nas comemorações promovidas no ano de 2009 – “Caramuru 500 Anos” e logo após, em 2012, “Paraguaçu – 500 Anos”.

Pelos seus trabalhos de resgate histórico e patrimonial, Christovão de Avila hoje é portador da Ordem do Mérito do Patriarca São Bento e, dentre outras comendas e títulos, foi nomeado Comandante da Real Guarda de Honra Catarina Paraguaçu Princesa do Brasil, pela Real Guarda de Honra de Castelos, Panteões e Monumentos Nacionais de Portugal.
A EDITORA

HEXIS é um selo editorial da Ali Comunicação e Marketing, empresa fundada em 2009, voltada para comunicação empresarial e edição de livros. A HEXIS é dedicada às Humanidades, voltada especialmente para o público diletante e universitário, interessado em Ciências Humanas, Filosofia, Letras.

Hexis, em grego arcaico, significa disposição ética ou hábito. E isso nos diz respeito enquanto editora, pois a nossa finalidade é cultivar com ética e disposição um hábito a ser ampliado em nossa cultura: a produção e difusão de ideias.



Atualmente conta com cerca de 20 títulos publicados, três deles em coedição com a Biblioteca Nacional e outros com o apoio de instituições como o IFCS/UFRJ e PUC-Rio.


©principo.org 2016
enviar mensagem

    Página principal