Repertório Homeopático Essencial Aldo Farias Dias Edição 2003 Sumário



Baixar 0.5 Mb.
Página1/10
Encontro29.07.2016
Tamanho0.5 Mb.
  1   2   3   4   5   6   7   8   9   10
Repertório Homeopático Essencial

Aldo Farias Dias

Edição 2003

Sumário



Prefácio da edição 2003 2

o Autor 4

Prefácio da edição do Milênio 5

Introdução 7

Os repertórios de sintomas homeopáticos 7

A hipótese de Bönninghausen 13

Estrutura do repertório de James Tyler Kent 15

Semiologia homeopática 16

O conceito de Totalidade Característica 17

Sintomas do Humor 24

Repertório Homeopático Essencial 26

Estrutura 26

Fontes da compilação 26

Capítulos e Rubricas 26

Bibliografia 31

Lista de medicamentos 33





Prefácio da edição 2003


Este é um Repertório Homeopático Essencial.

Essencial [Do lat. essentiale.]: Indispensável; necessário, importante. S. m. O ponto mais importante; o fundamental. Dicionário Aurélio.

O Repertório Homeopático Essencial foi desenvolvido até a presente edição com esta idéia diretriz – permanecer necessário, atualizado e abrangente das três correntes repertoriais.

No Repertório Essencial estão registrados:


  • Os fenômenos Mentais, Sensoriais, Funcionais e Lesionais – representados por sua rubrica generalizante e as demais sub-rubricas individualizantes. Mantém-se assim um equilíbrio entre a Generalidade e a Especificidade. O grau de especificidade indicando um dos aspectos da valorização do característico é reconhecido pelo número de medicamentos em uma determinada rubrica. A especifidade também é dada pela particularização da rubrica.

  • As Dores e Sensações estão agrupadas e listadas alfabeticamente em uma única seção que se inicia com a rubrica generalizante representativa da dor ou sensação e as demais sub-rubricas com suas localizações e modalidades.

  • As modadalides de agravação e melhoria estão representadas em seus três graus de generalização: referidas ao Sintoma, referidas às Partes e Generalizadas.

  • As causalidades estão registradas na rubrica a que pertencem e não agrupadas em separado como nos repertórios sintéticos.

  • Os concomitantes estão representados nas rubricas pertinentes.

  • O grau de indicação dos medicamentos está representado por sua pontuação na rubrica. Na versão digital os medicamentos estão pontuados de 1 a 5. Na edição impressa os medicamentos com todas as letras em maiúsculo – ex. SULPH tem um valor 4. A primeira letra maiúscula – ex. Sulph tem valor 3. Todas as letras em minúsculo – ex. sulph tem valor 2 ou 1. Para distinguir entre 1 ou 2 pontos veja a versão digital, que acompanha o livro. A pontuação é importante, pois permite aplicar o teste triangular de Hering e é um dos fatores de valorização dos resultados das repertorizações.

Se você apreender a doutrina que está por detrás da corrente repertorial de Bönninghausen vai perceber que o número de rubricas do repertório é bem maior do que o que está registrado quando se utiliza a combinação das partes desmembradas dos sintomas.

O CD que acompanha o livro contém o arquivo Indice curso.pdf com os links para os arquivos das lições do curso de repertório do diretório Licoes.

A versão digital contém a edição bilíngüe e o programa de repertorização do GEHSH – HomeoPro, em sua versão restrita, para Windows – compatível com windows 98, millenium e Windows XP. Para instalar a Versão restrita do HomeoPro execute o programa Instala do diretório HomeoPro.

Se você é usuário do HomeoPro versão completa, não instale a versão do CD.

O módulo de Clientes, o módulo da Matéria Médica e o campo de concordância do repertório encontra-se habilitado na versão completa do HomeoPro.

A visualização das rubricas na versão digital pode ser na ordem dos fenômenos como na edição impressa ou na ordem dos capítulos como nos repertórios sintéticos. As fontes dos agregados estão disponíveis apenas na versão digital.

Com esta versão restrita você pode realizar as suas repertorizações e imprimir o resultado em formato de imagem, pressionando a tecla PrintScreen.





o GEHSH foi considerado, certa vez, como o Faroleiro da Homeopatia. O Faroleiro Não é o Farol, Não é o Navio. Apenas cuida para que o Farol permaneça cumprindo o seu papel de orientar seguramente a chegada ao porto.

Esta é a nossa função – aplicar, compartilhar e divulgar o espírito da Doutrina Homeopática Hahnemanniana.

O Repertório Essencial pode ser um instrumento valioso para o exercício da clínica homeopática quando utilizado dentro da filosofia de sua concepção.

Motivação


Em toda a tarefa humana – a motivação é um dos aspectos cruciais para o seu sucesso. “Se o Senhor não edificar a casa, em vão trabalham seus construtores”. Salmo 127.



Àquele que acredita que possam existir verdades que ele não conhece e que deseja conhecer, será mostrado um caminho que o conduza à luz de que necessita.

Quando aquele, que tem sincera benevolência e deseja trabalhar em benefício de todos, seja considerado pela Providência um instrumento apto para o cumprimento da Divina Vontade, se lhe permitirá cumprir sua missão e será conduzido à verdade eternamente.

É o espírito da Verdade que trata de nos unir a todos, mas o Pai das Mentiras nos mantém separados e divididos.

Constantine Hering.



Rio de janeiro 10 de abril de 2003.

Aldo Farias Dias


  1   2   3   4   5   6   7   8   9   10


©principo.org 2016
enviar mensagem

    Página principal