Requerimento n.º 2364 de 002



Baixar 6.77 Kb.
Encontro26.07.2016
Tamanho6.77 Kb.
REQUERIMENTO N.º 2364 DE 2.002.

A Casa de Portugal está comemorando 67 anos de fundação. Criada com o objetivo de fundir e incorporar todas as associações luso-brasileiras, a Casa de Portugal vem, desde então, realizando seus propósitos no sentido de manter as tradições culturais, integrando o povo português e seus descendentes no contexto do Estado de São Paulo.

Na década de trinta, existia cerca de uma dezena de associações luso-brasileiras, entre as quais o Centro dos Minho, Centro Transmontano, Centro Beirão, Centro do Douro, Centro Republicano, União Transmontana, Clube Português, Sociedades Beneficentes Vasco da Gama, Gago Coutinho e Sacadura Cabral, Beneficência Portuguesa e a Associação Portuguesa de Desportos. Foi nessa época, frente a grave crise financeira que atingia o país, que surgiu a iniciativa de fundação de algumas associações para dar assistência aos imigrantes estrangeiros no Brasil, entre eles, muitos portugueses que aqui já estavam.

A colônia portuguesa sempre participou de todos os eventos e reuniões patrocinados pela Casa de Portugal. A entidade representava e representa, até os dias atuais, a pátria mãe, proporcionando encontros que lembram as tradições do povo português, sua música, sua dança e seus costumes.

Considera-se como grande fundador da Casa de Portugal de São Paulo, pela proposta de convergência de toda a comunidade numa só entidade, o Cônsul Adjunto Dr. José da Silva Taveira, que viria a ser o autor da redação final do primeiro estatuto.

A Casa de Portugal, desde sua fundação, viu a sucessão de várias diretorias, todas, no entanto, com o mesmo objetivo de levar adiante a união da colônia portuguesa na capital do Estado de São Paulo. Por ocasião do 67º aniversário desta emblemática entidade luso-brasileira não poderia deixar de manifestar meus votos de congratulações com sua diretoria, razão pela qual apresentamos este requerimento.



Isto posto,
Requeiro, nos termos do artigo 165, inciso VIII da X Consolidação do Regimento Interno, que se registre nos anais desta Casa, um voto de congratulações com a Diretoria da Casa de Portugal, pelo 67º aniversário de fundação a ser comemorado no próximo dia 11 de outubro de 2.002.

Requeiro ainda que desta manifestação dê-se ciência ao Senhor Antônio dos Ramos, Presidente da Casa de Portugal, na Av. da Liberdade, 602 – São Paulo - SP, CEP 01502-001.

Sala das Sessões em,


Deputado ALDO DEMARCHI

PPB



Sistema STL - Código de Originalidade:0310021628001.973


©principo.org 2016
enviar mensagem

    Página principal