Reshet il Projeto "Shituf" Um único povo, diferentes formas de assentamento



Baixar 86.19 Kb.
Encontro22.07.2016
Tamanho86.19 Kb.




Reshet.il

Projeto "Shituf"

Um único povo, diferentes formas de assentamento

Instituição Educativa: Colégio Chaim Nachman Bialik

São Paulo, Brasil
Diretora de Estudos Judaicos: Mariana Gottfried

Movilá: Lilian Froiman

Equipe de desenvolvimento: Débora Petzenbaum

Denise Sieburth

Lilian Froiman

Tutora Metodológica: Dvora Kolsky

Tutora de Conteúdo: Rachel Korazim
Diretora dos projetos "Shituf" e "Reshet.il": Gaby Kleiman

Com o apoio de:

"Keren Pincus" para a Educação Judaica

na Diáspora, Israel



e o "Projeto Jail"

Planejamento da Unidade Temática


  1. Questões norteadoras para o direcionamento e mapeamento das necessidades:

  1. Definição do tema a ser desenvolvido:
    Quando nos foi apresentado o projeto, no final de 2009, vimos nele uma oportunidade para desenvolvermos um trabalho que atenderia as nossas necessidades, a de apresentar aos nossos alunos a diversidade da população israelense, partindo deste principio pensamos em diferentes maneiras de abordamos o assunto:
    No inicio de 2010, quando iniciamos o trabalho o tema era: “Quem é Judeu?”, no entanto este tema nos trouxe enormes dificuldades, pois nos limitava ao aspecto religioso, e este não nos permitia atingir o nosso objetivo, o de mostrar a diversidade da sociedade israelense em diferentes aspectos, além disto, este tema nos remetia mais ao judeu de fora de Israel, do que aos israelenses que fazem parte da sociedade israelense hoje.
    Com a orientação e ajuda das tutoras, repensamos os caminhos e o tema, depois de muitas conversas com as tutoras e entre nós, decidimos trabalhar o perfil do israelense através dos diferentes tipos de assentamentos, especificamente, assentamentos pouco conhecidos por nossos alunos, que normalmente conhecem Tel Aviv, Jerusalém, Haifa e o Neguev. Desta maneira poderíamos levar aos nossos alunos uma pequena amostragem da diversidade social existente em Israel, possibilitando também relacionar estes locais a locais por eles conhecidos em seu próprio país.




  1. Faixa etária para a qual o tema mais se adéqua:
    Pensamos que este assunto seria relevante e interessante para as crianças dos 7os e 8os anos – (12- 13 anos), pois esta é a idade de Bar/Bat Mitzvá, e a ligação com a religião e mitzvót é intensificada, é o período de questionamento, escolhas e identificações, portanto ao desenvolvermos este tema para esta faixa etária, estaremos mostrando outras fontes identificatórias com Israel e suas raízes, além de unicamente a religiosa. Para nós este aspecto é relevante, pois poderão conhecer um pouco mais da sociedade israelense a sua diversidade, possibilitando uma visão mais ampla e abrindo o leque de escolhas para eles.




  1. Adequação do tema para o desenvolvimento, cognitivo, emocional e social dos alunos a quem o tema se direciona:
    Acreditamos que o tema contribui para o desenvolvimento cognitivo, emocional e social de nossos alunos, pois através dele aprenderão a desenvolver uma pesquisa, ler, entender, selecionar aspectos relevantes e emitir opiniões a respeito de sua pesquisa. Apresentar diante dos colegas seu trabalho, trabalhar em grupos e comparar seus conhecimentos prévios aos novos conhecimentos adquiridos a respeito de Israel, e possibilitar a comparação entre a realidade na qual estão inseridos com o que virão em suas pesquisas.




  1. O que nós - educadores - sabemos a respeito do tema?
    Os educadores participantes do projeto conhecem Israel, já viveram ou pelo menos visitaram Israel, e sabem que na maioria de suas aulas não temos a oportunidade de mostrar aos nossos alunos a terra de Israel de maneira que nós a conhecemos, um país moderno, desenvolvido, que vivem e convive uma grande diversidade de pessoas, oriundas de diferentes lugares com diferentes culturas e com escolhas diversificadas quanto o modo de viver, através deste tema poderemos aprofundar ainda mais nossos conhecimentos a respeito deste país plural.


  1. O que nosso estudante precisará saber a respeito do tema?

    • Conhecer o perfil do israelense através dos assentamentos pouco conhecidos por eles, diferentes de Tel Aviv e Jerusalém.

    • Entender que os novos perfis pesquisados por eles são apenas uma pequena mostra da diversidade social de Israel.

    • Comparar o que aprenderão a respeito da sociedade israelense com a realidade social de seu país.




  1. De que maneira o tema se relaciona com outros temas estudados no colégio?
    Podemos relacionar o tema escolhido a outros temas desenvolvido nas aulas de Horaat Israel, pois estas aulas estão direcionadas a história, assentamentos, a criação do Estado de Israel, podemos relacionar o inicio e o que temos hoje em Israel. O desejo dos primeiros imigrantes a realidade do Estado hoje.




  1. Quais as condições / necessidades organizacionais, necessitamos para que possamos desenvolver o tema?

    • Que os professores que forem desenvolver o tema, conheça os locais que serão trabalhados, que realizem suas próprias pesquisas, leitura e resumos.

    • Sala de informática com computadores conectados a internet. l

    • Projetores de Slides e filmes - Data Show.

    • Material de desenho e material para desenvolver cartazes.

  1. Etapas de planejamento e desenvolvimento do tema:
    Racional:
    Por ocasião da visita de uma comitiva de alunos israelenses, partem de um projeto de intercambio, nossas coordenadoras realizaram um questionário prévio com nossos alunos com intuito de investigar quais eram as expectativas de nossos alunos em relação aos visitantes, para que pudéssemos prepará-los para a chegada dos mesmos. Este questionário foi composto por questões como: O que pensavam dos israelenses? Com eles aparentavam? Que coisas eles achavam que os israelenses gostavam de fazer, comer, ouvir, como seriam as horas de lazer etc.
    Ao lermos os resultados do questionário, nos surpreendemos com a visão de nossos alunos em relação ao que pensavam a respeito dos israelenses, de como a maioria relacionava a imagem do israelense ao de um judeu religioso. Somente após o encontro com a comitiva, perceberam que a imagem que tinham não condizia à realidade, perceberam que muitos dos participantes da comitiva eram laicos, havendo entre eles até alguns que nunca ouviram falar do Shma Israel. Perceberam que seus gostos não diferem muito, que gostam de ouvir as mesmas musicas, curtir as mesmas coisas, que freqüentam baladas etc.
    Portanto a decisão de trabalharmos este tema, através da escolha de locais diferentes aos que nossos alunos estão acostumados a ouvir e ver de Israel, nos proporcionará uma oportunidade de mostrarmos uma mostra da diversidade sócio-cultural da sociedade israelense moderna.
    A pesquisa a respeito do estilo de vida das pessoas que vivem nos locais que escolhemos para a pesquisa esta direciona por alguns fatores:

    • População.

    • Histórico do local.

    • Característicos sócios culturais.

    • Fontes de renda da população.



Nome do tema e uma curta explicação a respeito dos sub-temas que dela fazem parte:
Tema: Um único povo, diferentes formas de assentamento



Questão Norteadora:

Qual o perfil dos assentamentos e da população que neles vivem em diferentes locais em Israel?



Sub-temas:

    1. Kibutz Hardoff - A escolha deste lugar se baseou nas características especiais desta comunidade, que busca uma forma diferenciada de estilo de vida, que contribui para o desenvolvimento da coexistência entre judeus e árabes que vivem na região, para uma sociedade inclusiva para pessoas com necessidades especiais, baseados na ideologia antroposofica. (Waldorff), onde se valoriza o natural e a natureza.

    2. Cidade de Modiin - Escolhemos esta cidade, pois a mesma foi projetada com intuito de atender uma população jovem que busca morar com qualidade de vida mesmo vivendo em uma região urbana.

    3. Kibutz Guivat Brenner - Este kibutz é um dos maiores, que em suas origens foi fundado para tendê-la as necessidades dos imigrantes que fugiram dos pogroms em busca de uma vida livre e o direito de serem judeus em Israel e ainda mantém a base ideológica socialista que fundamentou a sua criação.

    4. Cidade de Acco - A cidade onde a convivência pacifica entre árabes e judeus pode ser constatada, bem como a coexistência entre o velho e o novo, a cidade histórica e a cidade moderna em convivência respeitosa e harmônica.


Fundamentação e objetivos:
Objetivo geral:

Conhecer o perfil dos israelenses que vivem em locais específicos de acordo com suas ideologias e escolhas de qualidade de vida.



Objetivos cognitivos:

  1. Pesquisar de acordo com o que foi pedido.

  2. Comparar conteúdos ou fontes de conhecimento diversas.

  3. Elaborar e justificar conclusões.

  4. Resumir.

  5. Montar apresentação.

Objetivos éticos e sociais:

  1. Trabalhar em grupos.

  2. Respeitar escolhas e opiniões diversas.

  3. Saber interagir com o grupo.

  4. Entender a possibilidade de aprender com o outro.

  5. Dividir tarefas de acordo com as habilidades e competências de cada um.


Foco / fundamento organizador da unidade:

O fundamento organizador desta unidade baseia-se nas diferentes formas de assentamentos em Israel, fora das que eles mais conhecem que são as cidades de Tel Aviv e Jerusalém, estes assentamentos possibilitaram estudar diferentes estilos de vida e sobre a população que optou por viver nestes locais.


Organização do estudo:

  1. O estudo se realizará durante as aulas de Horaat Israel.

  2. Desenvolver-se-á através do trabalho de pesquisa em sites da internet sugeridos.

  3. Apresentação do resultado das pesquisas pelos grupos.

  4. Serão necessárias 8 horas/aulas, uma aula para apresentação do projeto para os alunos, três aulas/aulas para pesquisa, dois aulas para elaboração das apresentações, conclusões.

Aula 1

Visão geral:
Visão geral da população que compõe a sociedade israelense, como introdução do tema.
Material necessário:

  • Local onde seja possível assistir um pequeno filme em movie maker. (data show).

  • Questionário para os alunos acompanharem o filme.



Organização da aula:

  • O professor entrega aos alunos o questionário.

  • Explicação de que os alunos deverão responder o questionário durante a apresentação do filme que eles verão, onde aparecem diferentes tipos de pessoas em diferentes locais. (todos no filme fazem parte da população israelense, mas os alunos não serão informados a este respeito).

  • Ao finalizar a apresentação do filme serão dados mais alguns minutos para que possam terminar de preencher o questionário.

  • Socialização dos resultados, as mesmas questões que constam do questionário serão feitas para o coletivo, as respostas serão anotadas para que possam comparar as respostas.

  • Comparação entre as respostas dadas pelos alunos.

  • Conclusões.




  • Depois que todos se colocaram, o professor irá contar a todos que as pessoas vistas no filme fazem parte da sociedade israelense atual, pois em Israel é possível encontrar tipos diversos de pessoas com escolhas de estilos de vida também diversos, bem como locais de moradia.

  • Nas próximas aulas eles pesquisarão e aprenderão a respeito de lugares e pessoas com características diferenciadas das que normalmente eles costumam ver, proporcionando uma visão de uma mostra do pluralismo social de Israel.

Aulas 2 e 3

Visão geral:

Inicio do trabalho de pesquisa e coleta de dados.


Material necessário:

  1. Power point com fotos dos locais escolhidos para a pesquisa.

  2. Sala de computação com internet.

  3. Guia para a realização da pesquisa:




  1. Lista de sites sugeridos para cada grupo:






http://www.worldlingo.com/ma/enwiki/pt/Jesaiah_Ben-Aharon



http://pt.wikipedia.org/wiki/Kibutz

http://wapedia.mobi/pt/Kibutz

http://www.cafetorah.com/Historia-dos-Kibutzim



http://www.google.com.br/images?hl=pt-BR&lr=lang_pt&q=akko+israel&um=1&ie=UTF-8&source=univ&ei=tt42TK-bJ4L78AagpbWzAw&sa=X&oi=image_result_group&ct=title&resnum=4&ved=0CEEQsAQwAw




http://pt.wikipedia.org/wiki/Modi%27in-Maccabim-Re%27ut

http://pt.wikipedia.org/wiki/Distrito_Central_%28Israel%29

http://maps.google.com.br/maps?q=modiin+reut&hl=pt-BR&lr=lang_pt&um=1&ie=UTF-8&hq=&hnear=Re%27ut,+Modi%27in-Maccabim-Re%27ut,+Israel&gl=br&ei=1-U2TIzCE4H48Aap_dSsAw&sa=X&oi=geocode_result&ct=title&resnum=1&ved=0CCcQ8gEwAA

Organização da aula:

  • Retomar com os alunos o que viram na aula anterior.

  • Explicação a respeito da pesquisa que irão iniciar a respeito dos locais escolhidos de acordo com os seguintes critérios:

  1. Locais fundados com base em uma ideologia.

  2. Locais que possuem características especificam e diferenciadas.

    • Mostrar aos alunos Power point com os locais escolhidos para a pesquisa.

    • Cada grupo receberá o nome do local sobre o qual deverá pesquisar.

    • Explicar que o trabalho deverá ser feito, como se eles pertencessem a uma agencia de turismo que deseja divulgar o local que receberão para pesquisar.

    • Informação mínima que deve constar da pesquisa:

  1. História do local.

  2. Características da população.

  3. Fontes de renda.

Aula 4

Visão geral:

Organização e resumo dos resultados das pesquisas.


Material necessário:

  1. Sala de computação

  2. Pastas com os resultados das pesquisas.

  3. Guia para a continuidade do trabalho:



Desenvolvimento da aula:

    • Entregar aos alunos o guia de orientação do trabalho.

    • Esclarecimento de duvidas.

    • Compartilhamento e resumo dos resultados da pesquisa.

    • Entrega dos resumos para o professor.

    • O professor lerá os resumos e devolverá aos alunos com observações, que ajudarão no trabalho.


Aulas 5 e 6

Visão geral:

Preparação das apresentações.


Material necessário:

  • Sala de informática.

  • Papeis com nomes de diferentes formas de apresentação de trabalho para sorteio. (vídeo, cartazes, Power point, dramatização).

  • Cartolinas e materiais para desenho.

  • Revistas, jornais, fotos, etc.


Desenvolvimento das aulas

  • Devolver aos alunos os resumos.

  • Fazer o sorteio das formas de apresentação entre os grupos. (vídeo, cartazes, Power point, dramatização).

  • Explicar aos grupos que cada um deverá apresentar o seu trabalho de acordo com o que foi sorteado e terão 15 minutos para apresentar.

  • Elaboração dos trabalhos.

  • Entrega dos trabalhos para revisão do professor.



Aula 7

Apresentações dos trabalhos:

  • A ordem das apresentações será definido através de um sorteio que a morá realizará.

  • Durante as apresentações cada um, individualmente deverá anotar o que aprendeu com cada uma das apresentações.


Aula 8

Visão geral:

Apresentação de locais no Brasil com características semelhantes às pesquisadas em Israel.


Material necessário:

  • Resumos a respeito dos locais no Brasil elaborados pelo professor.

  1. Alphaville - como comparação para Modiin

  2. Apaeb - como comparação para Kibutz Hardoff

  3. AAAC - como comparação para Kibutz Guivat Brenner.

  4. Bom Retiro - como comparação para Acco.

    • Guia de comparação:



Desenvolvimento da aula:

  • Cada grupo receberá os resumos dos locais escolhidos no Brasil.

  • Ler a respeito dos locais.

  • Responder ao questionário pós leitura dos resumos.

  • Socialização dos trabalhos com os resumos.

Aula 9

Visão geral:

Apresentação dos trabalhos


Material necessário:

Sala de apresentações com Dara Show.


Desenvolvimento da aula:

  • Explicação de como será feita as apresentações:

  1. Cada grupo terá 15 minutos para apresentar seu trabalho.

  2. Após cada apresentação o restante da classe poderá fazer algumas perguntas a respeito do trabalho apresentado, com objetivo de esclarecer eventuais duvidas.

    • Finalização da primeira etapa do trabalho.


Bibliografia Utilizada:

Kibutz Guivat Brenner:

  • http://www.rivkah.com.br/tradicoes/kibutz/kibutz.htm

  • http://pt.wikipedia.org/wiki/Kibutz

  • http://wapedia.mobi/pt/Kibutz

  • http://www.cafetorah.com/Historia-dos-Kibutzim


Kibutz Hardoff:

  • http://www.worldlingo.com/ma/enwiki/pt/Jesaiah_Ben-Aharon

  • Acco

  • http://ocorrespondente.wordpress.com/2008/06/15/cidade-de-akko-israel/

  • http://www.google.com.br/images?hl=pt-BR&lr=lang_pt&q=akko+israel&um=1&ie=UTF-8&source=univ&ei=tt42TK-bJ4L78AagpbWzAw&sa=X&oi=image_result_group&ct=title&resnum=4&ved=0CEEQsAQwAw



Modiin:

  • http://pt.wikipedia.org/wiki/Modi%27in-Maccabim-Re%27ut

  • http://pt.wikipedia.org/wiki/Distrito_Central_%28Israel%29

  • http://maps.google.com.br/maps?q=modiin+reut&hl=pt-BR&lr=lang_pt&um=1&ie=UTF-8&hq=&hnear=Re%27ut,+Modi%27in-Maccabim-Re%27ut,+Israel&gl=br&ei=1-U2TIzCE4H48Aap_dSsAw&sa=X&oi=geocode_result&ct=title&resnum=1&ved=0CCcQ8gEwAA


Alphaville:

  • http://www.google.com.br/imgres?imgurl=http://jrholanda.files.wordpress.com/2009/07/metrocptmnovos2009.jpg&imgrefurl=http://jrholanda.wordpress.com/2009/07/03/linha-de-metro-pode-chegar-a-alphaville/&usg=__hJQWF6jrTJRBHNMtE8_dqp-Xeo0=&h=350&w=380&sz=56&hl=pt-BR&start=250&itbs=1&tbnid=sTV9c14wNB2naM:&tbnh=113&tbnw=123&prev=/images%3Fq%3Dalphaville%26start%3D240%26hl%3Dpt-BR%26sa%3DN%26gbv%3D2%26ndsp%3D20%26tbs%3Disch:1

  • http://www.alphaville.com.br/

  • http://pt.wikipedia.org/wiki/Alphaville_(condom%C3%ADnio)

  • http://maps.google.com.br/maps?hl=pt-BR&gbv=2&ndsp=20&um=1&ie=UTF-8&q=alphaville&fb=1&gl=br&hq=alphaville&hnear=S%C3%A3o+Paulo&view=text&ei=9cg8TIX3JMSblgfr2aCBAw&sa=X&oi=local_group&ct=more-results&resnum=4&ved=0CFYQtQMwAw


Associação de Agroturismo Acolhida na Colônia (AAAC):

  • https://www6.univali.br/tede/tde_busca/arquivo.php?codArquivo=577

  • https://www6.univali.br/tede/tde_busca/arquivo.php?codArquivo=589

  • www.copa2014.turismo.gov.br/.../Turismo_Rural_Etico.html

  • www.oei.es/oeivirt/50jeitos.pdf



Associação de Desenvolvimento Sustentável e Solidário da Região Sisaleira (APAEB):

  • http://www.google.co.il/imgres?imgurl=http://www.apaeb.com.br/imagens/logo_apaeb.jpg&imgrefurl=http://www.apaeb.com.br/hp_new/apaeb.html&usg=__CZZYO8LFHORPpLybKi7nJ9PsaO4=&h=140&w=157&sz=10&hl=pt-BR&start=9&um=1&itbs=1&tbnid=XWhF5sa_

  • http://pt.wikipedia.org/wiki/Regi%C3%A3o_Sisaleira

  • http://www.nordestecerrado.com.br/apaeb-associacao-de-desenvolvimento-sustentavel-e-


Bom Retiro:

  • http://pt.wikipedia.org/wiki/Bom_Retiro_%28distrito_de_S%C3%A3o_Paulo%29

  • http://maps.google.com.br/maps?hl=pt-BR&client=firefox-a&hs=IeU&rls=org.mozilla:pt-BR:official&channel=s&q=bom+retiro+s%C3%A3o+paulo&revid=802456567&resnum=0&um=1&ie=UTF-8&hq=&hnear=Bom+Retiro,+S%C3%A3o+Paulo&gl=br&ei=qCk-TJ-_AYSDuAeYg6WCAQ&sa=X&oi=geocode_result&ct=title&resnum=1&ved=0CBkQ8gEwAA

  • http://www.cidadedesaopaulo.com/sp/o-que-visitar/pontos-turisticos/180-bras-bom-retiro-e-rua-25-de-marco


Como avaliação final do trabalho:

  • Cada aluno deverá construir sua “carta de apresentação” como moradora de um dos lugares estudados.
    Esta identidade deverá conter as seguintes informações:

  1. Características dos moradores – faixa etária, origem, grau de instrução

  2. Fonte de renda da população

  3. Necessidade da fundação

  4. Breve histórico destas localidades

  5. A que local no Brasil se assemelha

Com base na carta feita pelos alunos verificaremos se os conteúdos aprendidos.

  • Avaliaremos também o processo de aprendizagem de cada aluno utilizando a tabela que segue como base:

Aspectos

Cumpriu bem

Cumpriu

Não cumpriu

Preparação

Bom processo de preparação mostra a profundidade no desenvolvimento do tema.

Quando completa as tarefas aproveita o tempo para tirar dúvidas.

Não apresenta o solicitado na atividade planejada.

Sustentação

Teórica

Domina o tema proposto, consegue explicá-lo em seus diferentes aspectos.

Consegue explicar o tema relacionando seus diferentes aspectos.

Conhece o tema superficialmente conseguindo explicar os pontos principais.

Organização da

Discussão

Bem liderada e participativa.

É organizado, podendo responder sobre os diferentes temas questionados.

É dirigida, não dá ênfase aos pontos mais importantes e não chega a conclusões.

Participação

Pertinente, ativa é fundamental para o bom desenvolvimento de cada um dos temas.

Oportuna, aborda bons elementos, se envolve em todas as atividades.

Está presente, presta pouca atenção e não se envolve nas atividades propostas.





©principo.org 2016
enviar mensagem

    Página principal