Resumo do Programa Fundação Straight Talk



Baixar 233.66 Kb.
Página1/4
Encontro26.07.2016
Tamanho233.66 Kb.
  1   2   3   4

EDUCAÇÃO E VIH/SIDA: UM MANUAL COM PROGRAMAS DE PREVENÇÃO CONTRA O VIH/SIDA



Resumo do Programa

Fundação Straight Talk (Conversa Directa)
A Fundação Straight Talk (Conversa Directa) tem uma campanha de boletins de longo alcance iniciada em 1993 com o Jornal Straight Talk. O objectivo do programa é aumentar o conhecimento entre adolescentes (e adultos) da sexualidade adolescente e saúde reprodutiva. Também procura promover sexo mais seguro, desenvolver modos de vida, como também elevar a consciência os direitos da criança e do adolescente.

O programa tem como objectivos as crianças entre os 10 e os 14 anos com o Jornal Young Talk e os adolescentes entre os 15 e os 19 anos de idade com o Jornal Straight Talk. Ambos os jornais são entregues nas escolas e como suplementos de um jornal de domingo nacional. Young Talk e Straight Talk são publicados mensalmente e discutem tópicos sugeridos pelos seus leitores. Provêem informação precisa e honesta e orientação em assuntos relacionados com sexualidade adolescente e saúde reprodutiva (SASR). Straight Talk também encoraja jovens (entre os 15 e os 24 anos de idade) e professores a formarem Clubes Straight Talk em escolas para avanço adicional das mensagens cedidas pelos jornais. Também há uma transmissão de radio, para jovens entre os 15 e os 24 anos de idade, que difunde os temas dos jornais uma vez por semana em inglês e nos idiomas locais.

A Fundação Straight Talk (Conversa Directa) também leva a cabo visitas de escola levadas a cabo por uma equipa de peritos de saúde e conselheiros que ajudam os professores e alunos a traçar um plano assegurar que os adolescentes permanecem saudáveis. Também administram seminários de sensibilização com professores primários (e pais) para elevar a consciência das necessidades e serviços de SSRA e encorajar a discussão dos assuntos com jovens.

Uma avaliação do programa mostrou que a maioria dos adolescentes tem acesso aos jornais e ouve as transmissões de rádio, e isto eleva a para a importância das necessidades de SSRA. O programa Straight Talk respondeu directamente às necessidades de informação dos adolescentes, sendo o seu trabalho crescentemente reconhecido e apreciado pelo governo.

O programa mostrou ter sucesso reconhecido entre os jovens entre os 14 e os 16 anos sem SIDA.

Fundação Straight Talk

(Conversa Directa)


PARTE A: DESCRIÇÃO DO PROGRAMA
Programa de Explicação das Razões e História

Em 1993, a UNICEF iniciou um novo programa em Uganda chamado "Safeguard Youth from AIDS” , SYFA ( Protegendo a Juventude da SIDA, PJS) .

A razão do aparecimento de SYFA era o facto da maioria das campanhas terem como alvo os adultos: haviam poucos recursos ou materiais produzidos para as crianças e a juventude. Então, SYFA estudaria o impacto do HIV e da SIDA em pessoas jovens.

Havia muitas razões para a preocupação com a juventude: as infecção de HIV entre jovens eram altas, os pais estavam frequentemente pouco dispostos a discutir saúde sexual reprodutiva com os seus filhos, e havia uma grande lacuna de informação sobre assuntos de saúde sexual reprodutiva entre os adolescentes e jovens.

A UNICEF elaborou, então, um relatório informativo para jovens dos jornalistas com base no Uganda. O primeiro número de Straight Talk, apareceu como um suplemento do New Vision, um diário de publicação do governo do Uganda, no dia 19 de Outubro de 1993.

I


Os professores não entendiam o seu papel ao ajudar os adolescentes...

Nós estamos satisfeitos com os esforços... para passar boas influências entre professores.



Professor
nicialmente Straight Talk foi projectado para os jovens entre os 10 e 24 anos de idade. Como cresceu em popularidade os escritores perceberam que era impossível atingir uma gama de idades tão vasta em apenas uma publicação.

Straight Talk focou então os estudantes secundários entre os 15 e os 19 e em 1998 foi desenvolvido o jornal Young Talk para estudantes primários entre os 10 e os 14 anos de idade.

Além de fornecer informação precisa sobre sexualidade, crescimento e HIV/SIDA, Straight Talk e Young Talk também apostaram na construção de modos de vida de crianças e adolescentes bem como na promoção dos seus direitos. Os boletins informativos providenciam um fórum onde os jovens podem escrever cartas sobre os seus problemas e receber conselhos de médicos e outros bem informados sobre assuntos de saúde sexual reprodutiva (SSRA). Os boletins informativos também publicam respostas de crianças que podem ter encontrado problemas ou situações semelhantes.

Fundação Straight Talk tornou-se uma ONG em 1997. Desde então difusões de rádio e clubes escolares têm sido desenvolvidos para ajudar as crianças a aprender sobre HIV/SIDA. Os Clubes de Straight Talk foram iniciados nas escolas para promover a educação sólida entre adolescentes como também a participação activa nas intervenções de mídia através de cartas escritas. Isto habilitou STF para o entendimento das necessidades de informação dos jovens e para a resposta adequada.

No momento, um novo relatório informativo chamado Teacher Talk está sendo planejado para ajudar os professores a entender mais sobre os processos que passam os jovens e como os ajudar a perceber mais sobre HIV/SIDA.
Revisão do Programa

STF é uma organização dirigida aos adolescentes que acredita:



  • Toda pessoa tem dignidade e valor próprio.

  • Os jovens exploram a sexualidade como uma parte natural do crescimento.

  • A actividade sexual adolescente traz para grandes riscos.

  • Para todos os adolescentes - e, consecutivamente, para qualquer um – a privação de relações sexuais é o método mais efectivo da prevenção da gravidez e infecção de HIV/AIDS.

  • Os adolescentes têm o direito á informação sobre SSRA e opções de sexo mais seguras, inclusive o uso do preservativo.

  • A informação sobre SSRA não conduz os adolescentes a uma vida sexual mais activa.


Alvo

A missão de SSRA é manter os adolescentes seguros e informar para uma saúde melhor. Meios “seguros” livres de infecções e gravidezes não desejadas, tendo modos, educação e valores para ser um adulto produtivo.





1993

  • A ideia de Straight Talk foi concebida

  • O primeiro assunto de Straight Talk foi produzido e imprimido num jornal nacional

1997

  • FTS tornou-se uma ONG

1998

1999

  • Começo das visitas ás escolas primárias

  • Início da publicação em jornais de idiomas locais em Luo e Ateso

  • Começo dos Clubes Straight Talk

  • Programa de rádio Straight Talk iniciou em inglês

2000

  • Início de programa de rádio em Luo

2001

  • Início de programa de rádio em Runyakitala

2002


Figura 1. Linha de Tempo de Eventos do Programa de Especialização


Objectivos:

  • Aumentar a compreensão da saúde sexual reprodutiva (SSRA) do adolescente.

  • Promover sexo mais seguro, modos de vida e os direitos das crianças e dos adolescentes.



Grupos Alvo


Straight Talk, estamos orgulhosos de si.Você tornou-se o “senga ". Algumas dessas coisas quevocê controla, nós pais receamos falar para as nossas crianças. Você ensina as nossas crianças bons comportamentos. Eu acredito que se os jovens o escutarem, eles serão saudáveis e seguros.

Observações do chefe

oficial administrativo,

Distrito de Nebbi


Grupo Alvo Primário

Os alvos primários dos boletins informativos (Young Talk e Straight Talk) estão dentro e fora da escola entre os 10 e os 14 anos de idade e os 15 e 19 anos de idade respectivamente. O rádio tem como alvo dentro e fora da escola os jovens entre os 10 e os 24 anos de idade, incluindo os que não falam inglês e os que não sabem ler nem escrever.

Os clubes escolares são para os jovens entre os 10 e os 24 anos de idade.

Grupo Alvo Secundário


Os professores são os alvos secundários. Eles são levados a melhorar a comunicação e a entender os assuntos de SSRA. As comunidades e o público em geral também são sensibilizados a educar sobre os assuntos de SSRA e encorados a fornecer informação que permita os adolescentes tomar decisões informadas.

Local


O programa da STF cobre o país inteiro. Distribui os boletins Straight Talk e Young Talk para mais de 15,000 escolas e instituições, 600 organizações de comunidades baseadas (CBOs) e igrejas pelo país fora. Os boletins informativos também são inseridos como suplementos no jornal New Vision. Além disso, são disponibilizados nos escritórios da FST em Kampala e em várias saídas ao longo do país. Os Clubes Straight Talk existem por todo o país, e programas de rádio são difundidos em 10 estações de língua inglesa e 4 rádios de idiomas locais todas as semanas.

Extensão do Programa


Os programas de rádio são difundidos uma vez por semana e duram aproximadamente meia hora. Os boletins informativos saem uma vez por mês. Os jovens que frequentam os clubes escolares assistem, em média, durante toda a sua instrução secundária que dura seis anos.


Metas do Programa


As metas de programa da FST são mostradas na figura 2.

Aproximações


A FST usa as seguintes aproximações para alcançar as suas metas:

O provimento de informação sobre factos, modos, valores, e sexualidade humana para jovens entre os 10 e os 14 anos de idade e entre os 15 e os 24 anos de idade, de modo a que possam ficar seguros, é realizado através dos meios de comunicação de massas.

Os boletins informativos mensais (Straight Talk e Young Talk) fornecem informação que responde às necessidades dos adolescentes. Além disso, o “entretenimento” de rádio (educação-entretenimento) com programas de conversa, que foca os adolescentes e jovens, é semanalmente difundida.

A promoção da educação e liderança entre sujeitos é alcançada principalmente pelos estabelecimento de Clubes de Escola de Straight Talk. O clube é uma associação voluntária de meninos e meninas unidos por um interesse comum de promover a sua saúde e a saúde dos amigos. A juventude elege um líder que, trabalhando com uma equipa, conduza o clube. É supervisionado e guiado por um protector que é um professor da escola.




Mantendo os adolescentes a salvo

Comunicar para uma melhor saúde

Provimento de informação e factos

Promoção dos modos de vida e direitos dos adolescentes



Compartilhe com seus amigos:
  1   2   3   4


©principo.org 2019
enviar mensagem

    Página principal