Resumos de Historia Os novos caminhos da ciência …



Baixar 18.64 Kb.
Encontro31.07.2016
Tamanho18.64 Kb.
Resumos de Historia

  • Os novos caminhos da ciência …

  • O contributo das ciências….

No domínio das ciências foram principalmente importantes as descobertas em:

*Fisica:

Curie (Pierre e Marie), Rutherford, Niels Bohr, Max Planck e Einstein abriram o caminho para a utilização da energia atómica …

Algumas descobertas:

1900 – teoria quântica (Max Planck)

- leis da hereditariedade (Mendel)

1916 – Teoria da relatividade geral (Einstein)


*Astronomia:

descobriu-se que:

- as nebulosas são constituídas por milhares de estrelas (galáxias)

- o espaço celeste é curvilíneo

Estabeleceu-se:

- a teoria do Bing Bang (grande explosão) - o que há cerca de 15 mil milhões de anos deu origem ao mundo atual


*Medicina:

Estudaram-se :

-as células

-as vitaminas

-as hormonas…

Progrediram-se as técnicas medicas (radiografias, analise ao sangue , etc..)

Descobriu-se:

1905 – a aspirina

1925 – as vitaminas B e B2

1927 – vacina contra a tuberculose (Calmette e Gérin)

1928 – Da penicilina (Fleming)

1932 – vitamina D



*Ciências Humanas

A psicologia tornou-se ciência autónoma Freud fundou a Psicanálise (utilizada no tratamento de doenças mentais).

A historia progrediu, com descobertas sobre a pré-historia e sobre as civilizações antigas (Creta, Egito, suméria)


  • Os progressos técnicos …

*Nos últimos anos do sec. XIX e 1ªs do sec. XX surgiram inovações técnicas ainda hoje presentes. Como a maquina que costura, o relógio de pulso, o aspirador, maquina de lavar roupa e frigorifico. Na década de 1920 os rádios passaram a ser produzidos em serie…

*O automóvel apareceu nos finais do sec. XIX, ate 1921 foram montados 5 milhões de veículos (Ford T) nos estados unidos… , na Europa o utilitário Austin 7 tornou-se muito popular.

*A partir de 1888, a Kodak começou a produzir maquinas fotográficas em serie, e em 1925 surgiu a 1ª maquina portátil

*A aviação civil ensaiou os 1ºs paços, tendo-se realizado em 1927 a 1ª travessia aérea, sem escola entre Nova Iorque e Paris.



Estes progressos contribuíram para a prosperidade e bem-estar das populações.


  • Rutura e inovação nas artes e na literatura…

  • Os movimentos artísticos de 1900 a 1914

- arte nova: caracterizava-se pela utilização de linhas sinuosas e cores vivas. Os movimentos mais representados são as flores, os animais e a mulher. Essencialmente decorativa, exprime-se nas fachadas dos edifícios, no mobiliário, nos objetos de adorno, nas artes gráficas, nos vitrais e azulejos. Ex: (La plume, de Alfonse Mucha)

- Fauvismo: caracterizava-se pelas cores puras, vivas, violentes e de formas muito simples, quase reduzidas à linha e à cor. Ex: (L´Estaque, de André Derain. (1906)
- Cubismo: os seus seguidores reduziram os objetos a figuras geométricas como o cubo – daí o nome cubismo – o cilindro, a esfera ,… destacam-se Picasso, Braque e Fernand Léger. Ex: ( Les Demoiselles d’ Avignon, de Pablo Picasso. (1907)
-Futurismo: preocupou-se em captar o dinamismo da vida moderna. Balla e Boccioni, procuravam transmitir as sensações de velocidade, de luz, de ruído. Utilizava-se de cores contrastantes e a sobreposição de imagens proporcionaram a ideia de movimento. Ex (Menina a correr na varanda , de Giacomo Balla (1912)
- Abstracionismo: corrente não figurativa , 1910, exprimia-se através de linhas e manchas de cor. Os seus seguidores, entendiam que podiam exprimir melhor as suas emoções. Kandinsky (Alemanha) e Pierre Mondrian (países baixos) são os principais representantes… ex: ( improvisação XIV, de Kandinsky 1910)


  • Os movimentos artísticos de 1914 a 1939

- expressionismo: exprimiram na tela emoções humanas, como a alegria, o medo, a solidão… dos principais representantes destacou-se Edvard Munch (Noruega). Ex: (o grito, de Edvard Much (1895)

- Dadaísmo: Ridicularizava, com ironia, as manifestações culturais da época e defendia a espontaneidade e a anarquia na arte. Principais representantes os franceses Picabia e Max Ernst. Ex: (A Gioconda com bigode e barba, de Marcel Duchamp (1919)


- Surrealismo: explora o mundo dos sonhos, da alucinação e do subconsciente, as suas telas reproduzem um mundo imaginário de angustias e de obsessão. Principais representantes o espanhol Salvador Dalí e o belga René Magritte. Ex: (A persistência da memória, de Salvador Dalí (1931)


  • Outras manifestações artísticas…

-A escultura teve uma evolução mais lenta que a pintura ao longo das primeiras décadas do sec. XX. Destacam-se as seguintes mudanças: a simplificação dos volumes e a sua redução a formas cada vez menos figurativas, a aplicação de novos materiais e de novas técnicas. Principais escultores : Raoul Huasmann e Giacomo Balla. Ex: (linhas de força, de Giacomo Balla (1912)
-Na literatura, destacaram-se nas décadas de 1920 e 1930 John Steinback e Ernest Hemingway (estados unidos) , James Joyce (Irlanda) , Kafka (Republica Checa), Bertold Brecht (Alemanha), Marcel Proust e Jean Sartre (França)
-Na musica, criaram-se novos ritmos e expressões musicais. Distinguiram-se como compositores Gustav Mahler (Austria), Stravinsky e George Gershwin (Estados Unidos


  • O Nascimento da nova arquitetura…

  • As necessidades de novas construções.

- Na 1ªmetade do sec. XX, o crescimento da economia e expansão das cidades exigiram novos tipos de edifícios (pavilhões de exposições, aeroportos, bairros residências, etc.…)

- Na construção passou-se a utilizar novas técnicas e grande variedade de materiais, como o aço, o betão, o vidro e o plástico, a par dos tradicionais madeira e pedra…

- Os arranha-céus marcaram a diferença são um dos símbolos das novas conceções arquitetónicas.


  • As novas conceções arquitetónicas e urbanísticas

Construíram-se novos edifícios caracterizados por:

- as paredes deixaram de ser elementos de suporte, como ate aí, cedendo o lugar a colunas…

- os espaços interiores tornara-se mais amplos e funcionais, organizados de acordo com as necessidades dos ocupantes…

-as fachadas rasgaram-se, cobrindo-se de placas de vidro, o que permitiu um maior aproveitamento da luz.


Surgiram novas conceções urbanísticas – cidades - jardins, bairros residenciais, enquadramentos num ambiente harmonioso e salutar, também a construção em altura ganhou adeptos…

Para as novas conceções arquitetónicas muito contribuíram:



*A Bauhuas (1919 – 1933) “Escola de artes”, criada por Walter Gropius na Alemanha. As obras caracterizavam-se pela funcionalidade: edifícios simples, geométricos, sem elementos decorativos, rasgados por amplas janelas e adaptados ás necessidades da sociedade moderna…
*arquiteto Frank Lloyd Wright (1867-1959), procurou harmonizar os edifícios com a Natureza onde se localizavam (a chamada arquitetura orgânica) este dizia que a casa é para ser vivida… ex: (A casa da Cascata, de Frank Lloyd Wright 1939, Pensilvânia, estados unidos )
*O arquiteto Le Corbusier (1887 – 1965) assentou em cinco pontos fundamentais – construção sobre pilares, cobertura em terraço (o telhado não é inclinado mas sim em forma de terraço), janelas ao longo da fachada, espaço interior e fachadas de composição livre. Ex: (Vila Saboia, de Le Corbusier, 1929 (Poissy, França)




©principo.org 2016
enviar mensagem

    Página principal