Revisional de língua portuguesa – 6º ano professora: Ariana Carvalho



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REVISIONAL DE LÍNGUA PORTUGUESA – 6º ANO

Professora: Ariana Carvalho

1-Leia uma história em quadrinhos que narra um episódio envolvendo os personagens Jon e seu gato Garfield. Observe o título da história, ou seja, o nome do personagem Garfield está desenhado nas águas do pequeno lago no primeiro quadrinho.





  1. Que sentimentos Garfield expressa no quarto, quinto, sexto e sétimo quadrinho? O que teria provocado essa reação?

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  1. É possível entender a tira sem ler o texto do último balão? Por quê?

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2-Leia a música a seguir e faça o que se pede:



Tenho visto tanto coisa nesse mundo de meu Deus

Coisas que prum cearense não existe explicação Qualquer pinguinho de chuva fazer uma inundação

Moça se vestir de cobra e dizer que é distração

Vocês cá da capitá me adiscurpe essa expressão

No Ceará não tem disso não...

Tem disso não, tem disso não...
Luiz Gonzaga

  1. Que linguagem foi usada para escrever essa música?

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  1. Essa linguagem atrapalhou no entendimento da música?

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  1. Se essa música fosse escrita/cantada seguindo à risca a norma culta da língua, continuaria com a mesma beleza melódica? Explique.

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  1. Retire dessa música palavras e expressões da linguagem coloquial.

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3- leia o texto humorístico abaixo e responda ao que se pede:



Assaltante Nordestino

Ei, bichim...

Isso é um assalto... Arriba os braços e num se bula nem se cague e nem faça

bagunça...Arrebola o dinheiro no mato e não faça pantim senão enfio o peixeira no teu bucho e

boto teu pra fora!”

Perdão meu Padim Ciço, mas é que eu tô com uma fome de moléstia...



Assaltante Mineiro

Ô sô, prestenção... Isso é um assalto, uai...

Levanta os braços e fica quetin que esse trem na minha mão tá cheio de bala...

Mió passá logo os troado que eu num tô bão hoje.

Vai andando, uai! Tá esperando o que uai!!

Assaltante Gaúcho

Ô guri, ficas atento... Báh, isso é um assalto.

Levantas os braços e te quieta, tchê.

Não tentes nada e cuidado que esse facão corta uma barbaridade, tchê.

Passa as pilas prá cá! E te manda a la cria, senão o quarenta e quatro fala.

Assaltante Paulista

Ôrra, meu... Isso é um assalto, meu... alevanta os braços, meu.

Passa a grana logo, meu...

Mais rápido, meu, que eu ainda preciso pegar a bilheteria aberta pra comprar o ingresso do

jogo do Curintia, meu... Pô, se manda, meu...

Assaltante de Brasília

Querido povo brasileiro, estou aqui, no horário nobre da TV para dizer que no final do mês, aumentaremos as seguintes tarifas: água, energia, esgoto, gás, passagem de ônibus, IPTU, IPVA, licenciamento de veículos, seguro obrigatório, gasolina, álcool, imposto de renda, IPI, ICMS, PIS, COFINS.



  1. A partir do que foi exposto acima, explique o que é variação linguística.

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  1. Nos trechos acima é possível perceber que a fala do assaltante tem sempre o mesmo conteúdo, porém a linguagem utilizada muda a cada trecho. Identifique expressões próprias do nordestino, do mineiro, do gaúcho e do paulista.

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  1. Além da linguagem, os trechos também revelam comportamentos ou hábitos que supostamente caracterizam os povos dessas diferentes regiões. Comente sobre isso.

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Considere o texto de Patativa do Assaré para responder às questões 4 e 5.



Coisas do meu sertão

Seu dotô, que é da cidade
Tem diproma e posição
E estudou derne minino
Sem erde uma lição,
Conhece o nome dos rios,
Que corre inriba do chão,
Sabe o nome de estrela
Que forma constelação,
Conhece todas as coisa
Da historia da criação
E agora qué i na Lua
Causando admiração,
Vou fazê uma pergunta,
Me preste bem atenção:
Pruque não quis aprendê
As coisa do meu sertão?

4-O texto apresentado afasta-se das convenções ortográficas da língua e da norma padrão. Em que medida se podem considerar legítimos os usos nele presentes?

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5-Transponha para a norma padrão da língua as passagens: “E agora qué i na lua” e “Pruquê não quis aprendê/ As coisa do meu sertão?”.

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6-Baseando-se no conteúdo discutido em sala de aula, comente sobre o que é certo e o que é errado na comunicação.

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Leia o poema abaixo e responda às questões 7 e 8

Serenata sintética

Lua


Torta

Rua


Morta

Tua


Porta

Cassiano Ricardo

7-Que recurso o poeta usou para construir o poema?

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8-O que marca a diferença de sentido e da pronúncia das palavras morta e torta?

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9-Observe as palavras abaixo.

Aproximar examinar explicação flexível

Auxílio exatidão exposição proximidade

Axila exaustivo extremidade próximo

Exagerar exemplo fixação sexualidade

Exaltar exercício fixar taxímetro

Exame êxito flexão texto

Forme grupos de palavras em que a letra x representa:



  1. O fonema /s/.

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b-O som de /ks/.

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c-O som de /z/.

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10-Assinale as alternativas corretas em relação a esta mudança: galo gelo

( ) apenas uma letra foi alterada.

( ) somente um fonema foi modificado.

( ) duas letras foram mudadas.

( ) houve alteração de dois fonemas.

11-Levando em consideração que a situação define o significado, interprete as frases “Como não havia nada para comer, o rapaz foi pescar” e “O aluno estava pescando durante a aula de matemática”.

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12-Explique o que é Denotação e conotação a partir das frases abaixo:

I-A garota disse que seu colega de classe é um gato.

II- Lili tem um gato Persa.

III-Mais vale um pássaro na mão que dois voando.

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13- Coloque C para substantivo concreto e A para substantivo abstrato:

( )lágrima

( ) amor


( ) círculo

( ) Deus


( ) saudade

14--Assinale a alternativa em que todos os substantivos são abstratos:

a-chuva-adoração-ofensa-mérito-ataque

b-falsidade-viagem-adoração-fome-medo

c-saudade-falsidade-palidez-saci-ilusão

d-chuva-justiça-desespero-alegria-alma



Leia a tira a seguir para responder à questões 15



Vocabulário:

Láctea, lacticinosa: que contém leite ou é feito à base de leite

O humor da tira está relacionado à variedade linguística empregada pelo locutor em cada um dos quadrinhos e a falta de entendimento do seu locutário.


Pode-se afirmar que:
I- O locutor emprega em todos os quadrinhos a norma padrão, formal.

II- O estranhamento do locutário nos dois primeiros quadrinhos mostra que ele deve ter, provavelmente, pouca escolaridade e dificuldade de compreensão da norma-padrão ou da variedade urbana de prestígio.

III- Variamos o emprego da língua de acordo com a situação. Nesse caso, a variedade linguística informal, sem a rigidez das regras da norma-padrão, seria mais adequada.

IV- O último quadrinho é marcado pela variedade linguística sem monitoramento, com expressões que demonstram intimidade com o interlocutor.


Está CORRETA a opção:

a) Todos os itens.

b) Apenas o item IV

c) Apenas os itens II, III e IV.



d) Apenas os itens I, II e III.


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