Rio Grande/RS, Brasil, 23 a 25 de outubro de 2013



Baixar 10.38 Kb.
Encontro29.07.2016
Tamanho10.38 Kb.




.

Rio Grande/RS, Brasil, 23 a 25 de outubro de 2013.




A PESQUISA SOBRE A CIDADE NO RIO GRANDE DO SUL: A PRODUÇÃO DOS PROGRAMAS DE PÓS-GRADUAÇÃO – II ETAPA
SOUZA, Jéssica de Oliveira
BARROS, Victor Hugo
KLEIN, Ana Inez (orientador)


(jeoliveira.souza@hotmail.com)
Evento: Congresso de Iniciação Científica

Área do conhecimento: História



Palavras-chave: Cidades, História, Análise.
1 INTRODUÇÃO
Este trabalho apresenta a segunda etapa do projeto intitulado “A pesquisa sobre a cidade no Rio Grande do Sul: a produção dos Programas de Pós-graduação”, desenvolvido junto ao Curso de História da UFPEL e finalizado no início de 2013. Seus resultados foram apresentados no VI SEMINÁRIO DE ESTUDOS URBANOS, REGIONAIS E ENSINO DE GEOGRAFIA e do V COLÓQUIO INTERNACIONAL SOBRE AS CIDADES DO PRATA, em 2012, na UFPEL. A segunda etapa possui dois objetivos: com o auxílio de conhecimentos de informática sofisticar a apresentação do Banco de Dados já coletados, para possibilitar a pesquisa, e apresentar algumas considerações sobre a cidade na historiografia, iniciando a análise do conceito de cidade nos trabalhos produzidos em Cursos de Mestrado e Doutorado de História do Rio Grande do Sul disponibilizados na web, onde comparece o tema da cidade e indicados no referido Banco de Dados.
2 MATERIAIS E MÉTODOS (ou PROCEDIMENTO METODOLÓGICO)
Este projeto parte da constatação realizada por autores referenciais sobre o tema da cidade na história que problematizam o uso deste conceito como instrumentalizador de análises históricas. A metodologia utilizada será de cotejar leituras teóricas com os temas definidos para os trabalhos de mestrado e doutorados que fazem parte do Banco de Dados, a fim de situar teoricamente o conceito de cidade presente nestes trabalhos. As questões levantadas para orientar a pesquisa são: pode a cidade constituir-se objeto de pesquisa do historiador? Que lugar, no sentido epistemológico, a cidade ocupa nos trabalhos produzidos por historiadores?

Os textos analisados nesta etapa são: “A cidade como objeto da historiografia” de Carlos Roberto da Rosa Rangel, “A cidade como história” de Marisa Varanda Teixeira Carpintéro e Josianne Francia e “Cidades visíveis, cidades sensíveis, cidades imaginárias” de Sandra Pesavento.


3 RESULTADOS e DISCUSSÃO

A informatização do Banco de Dados encontra-se em andamento e sua conclusão está prevista para fevereiro de 2014. O trabalho de análise encontra-se em andamento. Esta análise não é quantitativa, como na primeira etapa. O estudo da bibliografia que trata da cidade na historiografia confirmou a hipótese das dificuldades e impasses desta relação da cidade na história.




4 CONSIDERAÇÕES FINAIS

O grupo de pesquisa intitulado “As cidades do Brasil meridional: espaço e tempo” iniciou suas atividades em março de 2010, quando professores de cursos de Arquitetura, Geografia e História de diferentes instituições reuniram-se para discutir a possibilidade de fazer do tema das cidades um motivo de encontros, debates e pesquisa.

O grupo se formou visando um trabalho coletivo que possui como foco ‘as cidades do Rio Grande do Sul’ em especial, considerando o muito que existe para se pesquisar a fim de se criar um corpo consistente de conhecimento no âmbito do tema. Destaca-se que é um grupo de formação interdisciplinar, constituído com a participação de arquitetos, urbanistas, historiadores, geógrafos, enfim, de pesquisadores com formações afins ao campo da cidade e do urbano, que busca um diálogo produtivo, com resultados concretos.

O grupo é coordenado pela professora Célia Ferraz de Souza, Arquitetura/UFRGS, e composto, ainda, pelos professores Ana Inez Klein, História/UFPEL; Ana Regina Moraes Soster, Geografia/PUCRS; Inês Martina Lersch, Arquitetura/UFRGS; Luiz Fernando Rhoden, Arquitetura/PUC; Maria Soares de Almeida, Arquitetura/UFGRS; Véra Lucia Maciel Barroso, História/FAPA e Santa Casa.



O objetivo dos projetos desenvolvidos dentro da UFPEL para o grupo é analisar a produção historiográfica sobre o tema das cidades.
REFERÊNCIAS
CARPINTÉRO, Marisa Varanda Teixeira; CERASOLI, Josianne Francia. A cidade como história. In: História: Questões & Debates, Curitiba, n.50. p. 61-101.Jan/Jun/2009. Editora: UFPR.
PESAVENTO, Sandra. Cidades visíveis, cidades sensíveis, cidades imaginárias. Revista Brasileira de História. São Paulo, vol.27, n.53, jan-jun.
RANGEL, Carlos Roberto da Rosa. A cidade como objeto da historiografia. João Pessoa: Saeculum (Revista de História (21)), jul/dez.2009, p. 111-122.


©principo.org 2016
enviar mensagem

    Página principal