Roberto Mícoli lança livro na sp-arte



Baixar 12.21 Kb.
Encontro25.07.2016
Tamanho12.21 Kb.
Roberto Mícoli lança livro na SP-Arte
O livro Roberto Mícoli terá lançamento no dia 29 de abril, às 19 horas, na SP-Arte. Na mesma ocasião, haverá uma mostra com obras do artista.
Sobre o livro
Com textos de Mario Gioia, (jornalista e crítico de arte) e Stéphane Malysse (antropólogo e artista multimeios), Roberto Mícoli enfoca a trajetória, a formação e o processo criativo do artista plástico, através de uma seleção de suas obras, em mais de cem belas fotografias assinadas por Salvador de Rosa, Romulo Fialdini e Valentino Fialdini, entre outros.
Tendo na cor um elemento fundamental e na lona seu material-base, as composições de Roberto Mícoli se caracterizam pela justaposição de fragmentos; sua geometria se constrói através de dobras e costuras, que valorizam o elemento artesanal em seu trabalho
A singularidade das criações de Roberto Mícoli, exibida tanto nas telas como nos objetos escultóricos, é resultado de sua perspectiva diante de sua obra. Para o artista, sua fruição como criador necessariamente interfere nas sensações que a obra provocará no espectador.
A publicação terá também uma edição especial, denominada Objeto - livro, que traz como sobrecapa uma tela de Roberto Mícoli dentro de uma caixa de acrílico. A série foi concebida pelo artista exclusivamente para essa edição, com tiragem de 50 exemplares numerados e autografados.

A fatura de suas obras se mostra, de certa forma, como uma metáfora de como Roberto Mícoli pensa a função do fazer artístico em sua vida. Unidades menores se somam em um conjunto calculado, não conforme um projeto frio, mas segundo um plano sensorial, no qual a ordenação das cores é uma ordenação do mundo.”



Português ∙ 1ª edição ∙ 2010

182 pp. ∙ 22 x 28 cm

ISBN 978-85-7850-023-8

R$ 140,00


Edição Objeto-livro

Edição limitada (numerada de 1 a 50)

R$ 2.200,00


Lançamento SP-Arte

Data: 29 de abril de 2010

Horário: a partir das 19h

Local: Pavilhão Ciccillo Matarazzo

Parque do Ibirapuera, s/nº portão 3 – tel.: (11) 3094-2820



Informações para a imprensa

Tatiane Lopes

(11) 3089-8888

assessoria@bei.com.br

www.bei.com.br
Sobre o artista
Roberto Mícoli nasceu em 1953, em Campinas (SP). Começou a desenhar orientado pelo pai, desenhista técnico.
O início de sua carreira artística, marcado por influências múltiplas, do cinema à contracultura, se deu sobretudo através de salões. A primeira mostra individual na capital paulista, em 1984, aconteceu na Galeria Kaos Brasilis, espaço multidisciplinar que congregava boa parte dos novos nomes da arte na época. No mesmo ano, integraria a coletiva Como vai você, Geração 80?, no Parque Lage, no Rio de Janeiro, para a compreensão das artes brasileiras do período.
Mícoli responde hoje por uma obra que, olhada retrospectivamente, pontua o desenrolar das artes plásticas brasileiras no arco das três últimas décadas. Se nos debruçarmos sobre sua trajetória, é possível esboçar algo da arte experimental e de protesto dos anos 1970; ou vislumbrar os dias efervescentes da redemocratização do país, que ganharam expressão artística por meio da ruidosa Geração 80; é possível, ainda, acompanhar o clima de temor e medo da passagem da década de 80 para os anos 1990, com a crescente disseminação da Aids e com a crise econômica que marcou a era Collor.
Na atualidade, a obra de Mícoli se insere em um momento de otimismo do sistema de arte, perpassado pela multiplicidade de instituições, galerias, mostras e artistas. Peças de Roberto Mícoli integram distintas coleções particulares e de instituições como o Museu Paulista de Arte Contemporânea (MAC), o Museu de Arte São Paulo (MASP), e a Estação Pinacoteca (dentro da coleção da Fundação Nemirovsky). Além de exposições individuais no Brasil, seu trabalho esteve em diversas coletivas na Alemanha, Argentina, Bolívia, Chile, Canadá e Equador.
BEĨ: uma editora que oferece mais

A palavra BEĨ – “um pouco mais”, em tupi – define o espírito de quem busca superar limites em cada projeto. Desde sua fundação, a BEĨ Editora se diferencia pela qualidade e originalidade das suas publicações. Seu catálogo hoje reúne cerca de noventa títulos, com temas e projetos gráficos originais.


Cada livro é visto como um projeto especial, concebido e desenvolvido em seu próprio ritmo, de acordo com suas características e peculiaridades. Todos os aspectos da produção – do projeto gráfico à escolha do papel e dos processos de impressão – reforçam essa atenção à singularidade de cada obra.


Para saber mais sobre nossos projetos, acesse o site www.bei.com.br


Compartilhe com seus amigos:


©principo.org 2019
enviar mensagem

    Página principal