Rotary International



Baixar 11.3 Kb.
Encontro26.07.2016
Tamanho11.3 Kb.
Projeto de lei N°. 179 de 2001.


Institui o Dia Estadual do “Rotary International”, na forma que específica
A Assembléia Legislativa do Estado de São Paulo decreta:

Artigo 1°. – Fica Instituído o Dia Estadual do “Rotary International”, a ser comemorado, anualmente, no dia 23 de fevereiro.


Artigo 2°. – Esta lei entrará em vigor na data de sua publicação.
JUSTIFICATIVA
O Rotary Intenational é a associação de Rotary Clubs do mundo inteiro, que tem por propósitos encorajar, promover, expandir e monitorar o Rotary e coordenar e dirigir de forma geral.
O Rotary tem por objetivo estimular e fomentar o Ideal de Servir como base de todo empreendimentos digno, promovendo e apoiando o desenvolvimento do companheirismo como elemento capaz de proporcionar oportunidade de servir; o reconhecimento de mérito de toda ocupação útil e da difusão das normas de ética profissional; a melhoria da comunidade pela conduta exemplar de cada um na sua vida pública e privada; e a aproximação dos profissionais de todo o mundo, visando a consolidação das boas relações, da cooperação e da paz mundial.
A fundação do primeiro clube ocorreu no dia 23 de fevereiro de 1905, por iniciativa do Advogado Paul Harris que, reuniu-se com três amigos em um pequeno escritório no centro de Chicago para esse fim. A idéia era fundar um clube para reavivar o espírito de amizade conhecido em suas cidades natais. Outras pessoas foram convidadas a participar do grupo à medida em que o clube tornou-se mais conhecido.
A denominação "Rotary", veio da rotatividade quanto ao local de reuniões, que ocorria cada vez no escritório de um deles, ou seja, de forma rotativa.
Inicialmente formado por razões de companheirismo, o primeiro Rotary Club rapidamente evolui passando a aproveitar as habilidades e recursos dos sócios para prestar serviços à comunidade. No final de 1905, o Rotary Club de Chicago tinha 30 sócios.
Durante a Primeira Guerra Mundial, o Rotary descobriu novas maneiras de servir, ou seja, por meio de arrecadações para trabalhos de assistência e auxílio em situações de emergência.

Em 1917 o então presidente do Rotary International Arch Klumph propôs o estabelecimento de um fundo de dotações, que em 1928 tornou-se a Fundação Rotária. A Fundação fez sua primeira doação humanitária (US$500) em 1930 à International Society for Crippled Children.


Atualmente, mais de 1.200 estudantes viajam ao exterior como bolsistas do Rotary a cada ano.

Dois dos programas do Rotary para jovens, o Rotaract e o Interact, formaram durante a turbulenta década dos anos 60. Interact Clubs (para jovens de 14 a 18 anos de idade) e Rotaract Clubs (para pessoas de 18 a 30 anos) funcionam sob a supervisão e liderança de seus Rotary Clubs patrocinadores e dão aos jovens a oportunidade de prestar serviços à comunidade além de desenvolver sua capacidade de liderança e promover paz e compreensão mundial. Prestar serviços aos jovens continua a ser uma importante ênfase do Rotary.



O empreendimento mais ambicioso do Rotary, anunciado em 1985, é o Programa Pólio Plus – uma abrangente campanha cujo objetivo é a erradicação da pólio até o ano 2000. Conduzida com a cooperação de governos nacionais e agências não-governamentais como a Organização Mundial da Saúde e o Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef), o Pólio é um paradigma de cooperação dos setores públicos e privado na luta contra uma doença. O Pólio Plus ajuda programas de erradicação da poliomielite a níveis regional e nacional, oferecendo vacinas, vigilância e mobilização social. Até o ano 2005 – data em que o mundo esteja livre da poliomielite.

A partir de sua admissão ao Rotary em 1987, as mulheres são o grupo de crescimento mais rápido do Rotary, gradualmente ocupando posições de liderança na organização. Mais de 1.900 mulheres são presidentes de clube e esse grupo está rapidamente assumido posições de liderança regional. Hoje em dia, aproximadamente 1,2 milhões de homens e mulheres em suas profissões, participam de mais de 29.000 clubes ao redor do mundo.

No Brasil, segundo o Departamento de Informações Públicas do Rotary International, existem mais de 57.000 rotarianos e 2.900 rotarianas, que participam de 2.172 clubes. Estes clubes estão distribuídos em 38 distritos.
Atualmente o Rotary International incentiva seus clubes a dedicarem-se às mais variadas atividades de prestação de serviços como o combate à fome, proteção ao meio-ambiente, prevenção de violência, alfabetização, combate ao abuso de drogas, erradicação da poliomielite, serviços à juventude e aos idosos, bem como conscientização e educação sobre a Aids. Rotary Clubs ao redor do mundo se inspiram no lema "Dar de si antes de pensar em si".
A história do Rotary International por si já justifica a presente propositura que com certeza terá o apoio dos meus nobres pares.

Sala das Sessões, em...

Rosmary Corrêa (Delegada Rose)

Deputada Estadual



Bottom of Form 1



Sistema STL - Código de Originalidade:0504011146004.049


©principo.org 2016
enviar mensagem

    Página principal