Roteiro de trabalho



Baixar 38.97 Kb.
Encontro20.07.2016
Tamanho38.97 Kb.




Tipo de Atividade:

ROTEIRO DE TRABALHO

Como era a vida na Idade Média?

Disciplina: História

Educador: Breno Marques

Data: /2016

Ano/Série:

Turma: A/C/D

Educando:

Procurando fazer uma reflexão de como era a vida na Idade Média iremos aprofundar, nesse trabalho, o nosso conhecimento sobre a sociedade feudal. Para isso, devemos fazer uma ampla reflexão da importância cultural deixada pela sociedade medieval e dar um contorno relevante a esse período da história, possibilitando uma análise da contribuição representada para a História ocidental, a partir do século XV e, sobretudo, para a Idade Moderna. Assim, esperamos que compreendam o dinamismo próprio daquela sociedade, suas produções artísticas, literárias, as relações sociais, econômicas e políticas e resignifiquem com criatividade as várias faces daquela sociedade, tão distante no tempo e no espaço.

Esse trabalho tem como objetivo a reprodução de um feudo medieval através de uma MAQUETE e com isso, tentar retratar o cotidiano da vida na Idade Média, com base no tema relacionado ao grupo. Para realização desse trabalho, iremos dividir a sala em 6 (seis) grupos.

Além da maquete, cada grupo deverá contar (através de uma produção textual) como era o cotidiano da vida na sociedade medieval, onde terão a responsabilidade por um dos seguintes temas abaixo. Cada grupo terá de 10 a 15 min. para apresentar seu tema de trabalho e sua maquete.


TEMAS

Grupo 1 – Os cavaleiros medievais

Grupo 2 – Castelos Medievais

Grupo 3 – As pessoas da Idade Média

Grupo 4 – Peste Negra

Grupo 5 – A religião e a unidade da Europa

Grupo 6 – Trabalho na Idade Média

OBS.: CADA GRUPO DEVERÁ APRESENTAR SEU TEMA EM SALA DE AULA.
O QUE DEVE CONSTAR NA MAQUETE?

- Materiais a serem utilizados: como estamos fazendo um esforço pela preservação ambiental, todos os materiais utilizados na maquete deverão ser reciclados. Ex. caixinha de sapato, rolos de papel higiênico, palito de pirulito, caixa de fósforos, espuma, etc. Cola quente deverá ser providenciada pelo grupo.

- Composição do Feudo:

A base deverá ter até no máximo 60 cm de comprimento por 40 cm de largura. Pode ser de madeira compensada, ou de papelão (mais prático)

O grupo deverá estabelecer uma escala cartográfica e informar a área real da maquete. As proporções devem ser em espaço real (o grupo pode pedir auxílio ao professor de geografia).

O chão pode ser pintado ou colando serragem tingida de verde. A terra pode ser representada pela serragem tingida de marrom ou então pela aplicação de terra de verdade. Pedrinhas também poderão ser utilizadas.

Montanhas poderão ser feitas com caixas, de diferentes tamanhos, empilhadas (da maior para a menor) e revestidas com papel utilizado para rascunho, depois pintados de marrom. A água poderá ser feita de papel plástico branco com fundo pintado de azul, ou com papel plástico propriamente azul. A altura das montanhas deve ser coerente com a escala e “realidade aproximadas”. Essa informação deve constar na maquete.

A vegetação: as árvores podem ser elaboradas com pequenos galhos secos, nos quais devem ser colados flocos de espumas (já pintados de verde). Arbustos podem ser de vários tamanhos e feitos de tons de variados verdes.

Os castelos da nobreza ou os casebres dos camponeses e servos: pode-se usar as caixinhas de sapato ou papelão, para as paredes; já para os telhados podem-se desmontar o papelão (surgirá um efeito ondulado). Nos castelos os rolos de papel higiênico servirão para montar os cones (as torres dos castelos). A altura e área ocupada pelos castelos e casebres devem ser informadas.

Cercas: deverão ser feitos de palitos de picolés, ou outro material que o grupo julgar melhor.
Obs.: antes de iniciar a produção da maquete, será necessário desenhá-la primeiramente no papel. Os detalhes de pintura deverão ficar para a etapa final. Será bom usar cola quente para a maioria do trabalho.

CRITÉRIOS DE AVALIAÇÃO

Para a PRODUÇÃO DA MAQUETE. (1,5 pontos)

Deverá constar:



  • Área de plantio ou pastagem (ovelhas e gado);

  • Castelo;

  • Aldeias;

  • Igreja ou capela;

  • Áreas de florestas (onde aparecerão as montanhas ou pântanos)

  • O tema apresentado pelo grupo deve ser demonstrado na maquete


Para a APRESENTAÇÃO DO TRABALHO (1,5 pontos)

  • Formato Power Point;

  • Apresentação do tema;

  • Fundamentação do conteúdo;

  • Clareza de argumentos;

  • Participação e envolvimento na produção;

  • Administração do tempo de apresentação;

  • Organização da produção



Para o TRABALHO ESCRITO (1,0 ponto)


Cada GRUPO deverá entregar o corpo do trabalho no seguinte padrão:

- FOLHA – A4 branca

- MARGENS – molduradas com 2 cm (esquerda, direita, superior e inferior)

- CAPA: com margens, nome da escola, disciplina, professor, alunos, série/ano, turma, data, título do trabalho.

- SUMÁRIO: com títulos, subtítulos e numeração das páginas.
- INTRODUÇÃO: o grupo deverá elaborar um pequeno texto, descrevendo sobre o tema do trabalho. O grupo deverá justificar, também, o motivo pelo qual esse trabalho foi importante.

- DESENVOLVIMENTO: Manuscrito ou digitado. No Desenvolvimento, o grupo deverá apresentar os o pontos mais importantes do trabalho destacados pelo grupo, explicando (com as próprias palavras).


Obs.: Digitação em letra Times New Roman 12 ou Arial 11 para texto e 14 para títulos. (Cópia de sites ou livros consiste na ANULAÇÃO DE TODO O TRABALHO ESCRITO!!!)
- CONCLUSÃO: Aqui cada grupo fará um apanhado geral de tudo que foi comentado ao longo do trabalho. Deverá também fazer uma análise crítica da Constituição estabelecida pelo seu grupo.

- REFERÊNCIAS: Consiste em colocar sites ou livros que foram consultados pelo grupo.

- ANEXO (RELATÓRIO): No relatório, cada aluno dará um parecer sobre sua participação e envolvimento no trabalho. Além disso, comentar como e de que forma esse trabalho contribuiu para sua formação pessoal.
CRONOGRAMA

Os grupos terão 03 (três) aulas para a produção da maquete:
1ª aula: ____ / ____

2ª aula: ____ / ____


3ª aula: ____ / ____

Apresentação dos temas, em sala de aula:



Grupo 1: ____ / ____
Grupo 2: ____ / ____
Grupo 3: ____ / ____

Grupo 4: ____ / ____


Grupo 5: ____ / ____
Grupo 6: ____ / ____


CRITÉRIOS AVALIADOS NO TRABALHO ESCRITO


- Folha A4 com margens (2,0 cm)

As margens da página são o espaço em branco em volta das bordas da página. Em geral, você insere texto e elementos gráficos na área imprimível entre as margens.




- Texto justificado





- Fonte Arial, tamanho 12



Capa digitada, contendo:

  • Nome e logomarca do Colégio, Disciplinas e os nomes dos professores;

  • Titulo do trabalho (tema) centralizado, no meio da página;

  • Abaixo do título, alinhados à direita o nome do aluno;

  • Modelo:



Seguir o roteiro “Como realizar pesquisas” para a produção da parte escrita
A pesquisa escolar é uma atividade de leitura, seleção, organização e interpretação de informações com o objetivo de ampliar o conhecimento sobre determinado assunto. Exige criatividade e investigação para chegar às explicações. Pesquisa não é simplesmente fazer uma cópia do material, mas escrever com suas palavras o que você entendeu dos textos selecionados.

Os itens básicos de uma pesquisa são: INTRODUÇÃO, DESENVOLVIMENTO, CONCLUSÃO E ANEXOS (OPCIONAL). A seguir, um roteiro para a elaboração de uma pesquisa:



1º PASSO: PLANEJAMENTO

  • Definição do tema com as orientações do professor.

  • Definição das fontes a serem consultadas: enciclopédias, dicionários, livros, internet, jornais, revistas, etc.

  • Planejamento do tempo necessário para a realização da pesquisa – é importante organizar o tempo para a entrega da pesquisa e as atividades realizadas.


2º PASSO: SELEÇÃO DAS FONTES

  • Escolha as fontes de acordo com o tema e com os objetivos da pesquisa. Procure variar o tipo de fonte para obter diferentes informações e poder compará-las.

  • Leitura e resumo do material selecionado.



3º PASSO: ORGANIZAÇÃO DAS INFORMAÇÕES

  • Organize as informações de acordo com os objetivos da pesquisa.

  • Ordene os assuntos de forma organizada.

  • Registre tudo que considerar importante.

  • Cite o material de onde retirou as informações.


4º PASSO: REDAÇÃO DA PESQUISA

  • INTRODUÇÃO: Apresente de maneira resumida o esquema geral da pesquisa – o tema, as principais ideias ou assunto abordados, como o trabalho está organizado e quais são os objetivos da pesquisa.

  • DESENVOLVIMENTO: Com base em suas anotações, explique de forma clara e ordenada o assunto da pesquisa, resumindo com suas palavras as informações e ideias encontradas. Você pode dividir os assuntos em títulos e subtítulos seguindo sempre o roteiro e os objetivos da pesquisa.


Os assuntos devem ser apresentados ordenadamente e tratar apenas do tema proposto. Ao final, releia seu texto. Verifique se está claro. Corrija erros gramaticais e de concordância. Verifique se escreveu tudo sobre o assunto.


  • CONCLUSÃO: Na conclusão, faça um resumo do trabalho mostrando aquilo que aprendeu. Procure se expressar de forma clara.

  • BIBLIOGRAFIA: É a lista de obras ou publicações consultadas. A Bibliografia deve incluir os dados sobre todo o material utilizado para desenvolver a pesquisa, inclusive endereções de sites.





Compartilhe com seus amigos:


©principo.org 2019
enviar mensagem

    Página principal