Roteiro Tradicional Parque Farroupilha



Baixar 11.45 Kb.
Encontro25.07.2016
Tamanho11.45 Kb.
Roteiro Tradicional
Parque Farroupilha: Carinhosamente chamado de Redenção, o parque é o mais antigo e popular ponto de encontro da cidade, seja para lazer, esportes ou para o bate-papo acompanhado do chimarrão. Conta com 38 monumentos como o Monumento ao Expedicionário e a Fonte Francesa, além de mini-zôo, orquidário, recantos e jardins. Quanto aos serviços, o parque conta com um mini-parque de diversões, o Mercado do Bom Fim (com opções gastronômicas e floriculturas), passeio de trenzinho e de pedalinho. Aos sábados pela manhã, acontece a Feira Ecológica que oferta produtos orgânicos e aos domingos ocorre o tradicional Brique da Redenção com barracas de artesanato, artes plásticas, antiguidades, alimentação e diversas manifestações culturais de artistas de rua e outros. Devido ao seu valor histórico e cultural, o parque foi Tombado em 1997.

Parque Moinhos de Vento: Localizado em um dos bairros mais nobres de Porto Alegre, O Parcão, como é conhecido, é o lugar perfeito para a caminhada no fim de tarde ou para o tradicional chimarrão com os amigos. O parque conta com uma grande área de lazer, quadras poliesportivas, play ground e lindos jardins. São atrações também a escultura de Carlos Tenius e a pequena réplica de um moinho açoriano. Existe ainda, a Biblioteca Infantil Maria Dinorah com acervo em torno de mil livros.

Hidráulica Moinhos de Vento: A antiga Hydraulica Guahybense foi construída em uma área de 6 hectares, inspirada nos Jardins do Palácio de Versailles e apresenta traços ecléticos positivistas.
Antiga Cervejaria Bopp (Brahma): Inaugurada na década de 1910, inicialmente era a Cervejaria dos irmãos Bopp e, mais tarde, se tornou a Cervejaria da Brahma. A fachada ainda conserva traços da arquitetura original, com rica estatuária ornamental dentre elas a estátua de Gambrinus, de Mercúrio, além de diversos atlantes em trajes germânicos, com copos nas mãos. Desde 2003, após reforma e restauro, abriga o shopping Total, com muitas opções de lojas, gastronomia e cinemas.
Santa Casa de Misericórdia: O hospital foi fundado em 1803, cerca de trinta anos depois da fundação da capital gaúcha. Naquela época o hospital se localizava fora dos limites da cidade, pois se acreditava que um hospital era um local de doenças. É possível ver alguns prédios históricos restaurados da Santa Casa, que hoje abrigam a administração do hospital.
Praça da Matriz: É um dos mais importantes pontos turísticos de Porto Alegre. Destaca-se neste local o monumento a Júlio de Castilhos, político e líder positivista do Rio Grande do Sul do século XIX. No entorno da praça encontra-se o Palácio Farroupilha – sede da Assembléia Legislativa estadual, o Palácio Piratini – sede do Governo do estado e o Palácio da Justiça, mantendo assim a tradição da Praça dos Três Poderes. É também no entorno da Praça da Matriz que se localizam a Catedral Metropolitana, o Museu Júlio de Castilhos, o Solar dos Câmara e o Theatro São Pedro.

Praça da Alfândega: Nesta praça encontramos três famosos Museus da cidade: o Santander Cultural, com exposições de arte contemporânea; o Memorial do Rio Grande do Sul, onde é possível conhecer toda a história do Estado; e o MARGS, Museu de Arte do Rio Grande do Sul, com o maior acervo de artes plásticas do Rio Grande do Sul. A praça da Alfândega é ladeada pela Rua dos Andradas ou Rua da Praia como é conhecida pelos porto-alegrenses, onde se concentra uma série de lojas e opções de serviços além de interessantes prédios históricos e a Casa de Cultura Mário Quintana. Vale a pena conferir na Praça as estátuas de Mário Quintana e Carlos Drumond de Andrade.

Prefeitura Municipal de Porto Alegre: Construída em estilo neoclássico, entre 1898 e 1901, sua fachada apresenta traços positivistas. À frente está a Fonte Talavera de La Reina, presente da Colônia Espanhola em comemoração ao centenário Farroupilha.

Mercado Público Central: Construção em estilo neoclássico, datada de 1869. É um espaço onde encontramos artigos religiosos e regionais, especiarias, hortigranjeiros, carnes e peixes. Também oferece excelentes opções gastronômicas. No seu interior é possível visitar o memorial do Mercado que conta a história do local incluindo todo o processo de remodelagem e restauro realizado entre 1991 e 1997.

Usina do Gasômetro: Antiga usina termoelétrica, hoje é um dos mais conhecidos centros culturais da cidade. Possui cafés, sala de cinema e espaços culturais. Possui também uma forte história e uma das mais lindas vistas do pôr-do-sol.

Imperdível: A vista do terraço da usina.


Anfiteatro Pôr-do-Sol: Localizado na orla do Lago Guaíba é um espaço público ao ar livre para eventos e shows com capacidade para cinqüenta mil pessoas.

Estádio Gigante da Beira-Rio: Estádio do Sport Club Internacional. O time de futebol foi fundado em 1909 e o estádio é da década de 1960.

Fundação Iberê Camargo: localizado em frente ao Lago Guaíba, o prédio de estilo contemporâneo teve um projeto arrojado assinado pelo arquiteto português Alberto Siza. Inaugurado em 2008, exibe o acervo das obras do grande artista gaúcho.

Estádio Olímpico Monumental: Estádio do Grêmio Futebol Portoalegrense. O time de futebol foi fundado em 1903 e o estádio é da década de 1950.

Museu de Porto Alegre: Está localizado no antigo Solar Lopo Gonçalves. Neste museu é possível conhecer toda a história da capital gaúcha através de documentos, fotografias e objetos de época.


©principo.org 2016
enviar mensagem

    Página principal