Sábado, 1 de junho de 2013. Oferta de primeiro sábado Para uma sede em Belize



Baixar 33.46 Kb.
Encontro07.08.2016
Tamanho33.46 Kb.
Sábado, 1 de junho de 2013.

Oferta de primeiro sábado
Para uma sede em Belize

Belize localiza-se na costa nordeste da América Central. Com uma área de 22.965 km2, é o segundo menor país do continente americano, perdendo apenas para El Salvador, e também é o menos populoso, com 328.000 habitantes. Ao norte, liga-se ao México; ao sul e a oeste, à Guatemala, e a leste, ao Mar do Caribe, formando uma linha costeira de 280 km. Belize, que era conhecido como Honduras Britânica até 1973, foi a última colônia britânica do continente americano. Alcançou a independência em 21 de setembro de 1981, mas continua membro da Comunidade Britânica de Nações.

A mensagem da Reforma teve início nesse país quando uma família da igreja emigrou de Honduras para Belize em janeiro de 1990. Por meio de seu trabalho missionário, novas almas foram alcançadas com a mensagem evangélica, e o primeiro batismo foi celebrado em março de 1994. Não muito depois, um obreiro bíblico foi enviado de Honduras para desenvolver mais o trabalho, pavimentando, assim, o caminho para a organização da Missão Belizenha. Em 1998, decidimos legalizar a igreja, e em 2001, a legalização foi aprovada. No princípio, alugamos uma casa como lugar de culto, mas o desejo de ter nosso próprio templo queimava em nosso coração.

Pela graça de Deus e com a ajuda de nossos irmãos e amigos de todo o mundo, pudemos comprar uma primeira propriedade em Belize e começamos a erguer o prédio para nossa sede. Todavia, a cidade de Belize é uma área alagadiça abaixo do nível do mar. A fim de construir um imóvel em Belize, são necessários muitos carregamentos de terra, areia e cascalho para aterrar o lote e construir acima da linha da maré alta. Requer-se também uma sólida fundação para a construção. Somos gratos pela Oferta de Primeiro Sábado anterior, mas ainda se faz necessário fundo adicional para terminar o projeto.

Portanto, oramos para que o Senhor toque seu coração a fim de repartir seus recursos generosamente quando a Oferta de Primeiro Sábado for recolhida em prol de Belize.

“Dinheiro, tempo, influência – todos os dons que receberam das mãos de Deus – só serão por eles [os que estão cheios do amor de Cristo] apreciados quando usados como meio de fazer avançar a obra evangélica.” — The Acts of the Apostles (Atos dos apóstolos), p. 71.


Seus irmãos de Belize

Lição 9

Sábado, 1 de junho de 2013.

A sociedade familiar

Filho meu, guarda o mandamento de teu pai e não deixes a lei de tua mãe.” Provérbios 6:20.

É confiada aos pais a sagrada tarefa de proteger a constituição física e moral de seus filhos, de modo que o sistema nervoso seja bem equilibrado e a alma não corra perigo. Os pais e as mães devem compreender as leis da vida, para que não permitam, por ignorância, que se desenvolvam nos filhos más tendências.” — Fundamentals of Christian Education (Fundamentos da educação cristã), p. 143.

Estudo adicional:

Orientação da criança, pp. 244-267 (“A disciplina e sua administração”).

Domingo, 26 de maio

1 • uma visão agradável a deus e os anjos

A • De que modo a família deve cumprir com seus deveres? 1 Coríntios 14:40.

40 Mas faça-se tudo decentemente e com ordem.

“Uma família bem ordenada é uma visão agradável a Deus e aos anjos ministradores. Você precisa aprender como tornar o lar agradável, bem ordenado e confortável. Então, adorne o lar com apropriada dignidade, e esse espírito será reconhecido pelas crianças. Ordem, regularidade e obediência serão mais prontamente conseguidas por ambos [os pais].” — Testimonies (Testemunhos para a igreja), vol. 2, p. 259.

“Pais e mães que põem a Deus em primeiro lugar na família, que ensinam os filhos a considerarem o temor de Deus como o princípio da sabedoria, glorificam a Deus diante dos anjos e dos homens, oferecendo ao mundo o espetáculo de uma família bem dirigida e bem educada – uma família que ama e obedece a Deus e contra Ele não se rebela. Cristo não é um estranho numa família assim; Seu nome lhes é familiar, e Ele é reverenciado e glorificado. Os anjos se deleitam numa família em que Deus reina soberano, e os filhos são ensinados a honrar a religião, a Bíblia e o Criador.” — The Adventist Home (O lar adventista), p. 322.

“A sociedade familiar precisa ser bem organizada. Juntos, pai e mãe devem considerar suas responsabilidades, e com clara compreensão assumir sua tarefa. Não deve haver divergência. Pai e mãe não devem jamais criticar planos e propósitos um do outro na presença dos filhos.” — Ibidem, p. 314.


Segunda-feira, 27 de maio

2 • o pai na sociedade familiar

A • Que tipo de influências deve rodear as crianças e os jovens em nossos lares? Romanos 12:10; Efésios 5:2. Explique o papel do pai nesse aspecto.

10 Amai-vos cordialmente uns aos outros com amor fraternal, preferindo-vos em honra uns aos outros.

2 e andai em amor, como também Cristo vos amou e se entregou a si mesmo por nós, em oferta e sacrifício a Deus, em cheiro suave.

“Os filhos esperam do pai apoio e guia; cumpre-lhe ter justa concepção da vida, e das influências e associações que devem rodear sua família. Ele deve ser regido, acima de tudo, pelo amor e o temor a Deus, e pelos ensinos de Sua Palavra, a fim de lhe ser possível guiar os pés dos filhos no caminho reto.” — The Adventist Home (O lar adventista), p. 211.



B • O que capacitará o pai a fazer do lar um lugar de felicidade e paz? Filipenses 2:5. Discuta de que maneira o fiel cabeça da família desempenhará suas responsabilidades no lar.

5 De sorte que haja em vós o mesmo sentimento que houve também em Cristo Jesus,

“O pai deve fazer sua parte para tornar o lar feliz. Sejam quais forem seus cuidados e perplexidades nos negócios, não permita que estes ensombrem a família; deve entrar em casa com sorrisos e palavras aprazíveis.” — Ibidem, pp. 211 e 212.

“O pai deve estar à testa da família, não como um rapazote, um garoto indisciplinado, mas como um homem de caráter varonil, de paixões controladas. Deve ele educar-se em ser moralmente correto. Sua conduta na vida em família deve ser dirigida e restringida pelos princípios puros da Palavra de Deus.” — Ibidem, p. 213.

C • Que atitude da parte do marido e pai contribuirá para o sucesso da família? 1 Coríntios 11:1.

1 Sede meus imitadores, como também eu, de Cristo.

“O marido e pai é o cabeça da família. A esposa espera dele amor e interesse, bem como auxílio na educação dos filhos [...].

Sua influência no lar será determinada por seu conhecimento do único e verdadeiro Deus e de Jesus Cristo, a quem Ele enviou.” — Ibidem, pp. 211 e 213.

“O Senhor constituiu o marido como o cabeça da mulher, para ser-lhe protetor, e o laço da família, unindo os membros entre si [...].” — Ibidem, p. 215.


Terça-feira, 28 de maio

3 • a mãe na sociedade familiar

A • Em que sentido os deveres da mãe são mais sagrados dos que os do pai? Dê um exemplo. Juízes 13:9-12.

9 E Deus ouviu a voz de Manoá; e o Anjo de Deus veio outra vez à mulher, e ela estava no campo, porém não estava com ela seu marido Manoá. 10 Apressou-se, pois, a mulher, e correu, e noticiou a seu marido, e disse-lhe: Eis que aquele homem que veio a mim no outro dia me apareceu. 11 Então, Manoá levantou-se, e seguiu a sua mulher, e veio àquele homem, e disse-lhe: És tu aquele homem que falaste a esta mulher? E disse: Eu sou. 12 Então, disse Manoá: Cumpram-se as tuas palavras; mas qual será o modo de viver e serviço do menino?

“O mundo necessita de mães que o sejam não meramente no nome, mas em todo o sentido da palavra. Podemos dizer com segurança que os deveres característicos da mulher são mais sagrados, mais santos, que os do homem. Compreenda a mulher a santidade de sua obra e, na força e no temor de Deus, assuma a missão de sua vida.” — The Adventist Home (O lar adventista), p. 231.



B • No que Ana, mãe de Samuel, serve como um exemplo positivo para as mães hoje? 1 Samuel 1:11.

11 E votou um voto, dizendo: SENHOR dos Exércitos! Se benignamente atentares para a aflição da tua serva, e de mim te lembrares, e da tua serva te não esqueceres, mas à tua serva deres um filho varão, ao SENHOR o darei por todos os dias da sua vida, e sobre a sua cabeça não passará navalha.

“Que recompensa teve Ana! E que estímulo para a fidelidade é o seu exemplo! Há oportunidades de inestimável valor, interesses infinitamente preciosos, confiados a toda mãe. [...] É privilégio da mãe abençoar o mundo pela sua influência, e fazendo isso trará alegria a seu próprio coração.” — Patriarchs and Prophets (Patriarcas e profetas), p. 572.



C • Por que é que o poder da mãe para o bem, depois de Deus, é a mais forte bênção conhecida na família e na sociedade? Em que medida a mãe e o filho estão ligados por um laço mais terno? Dê um exemplo. 2 Timóteo 1:5.

5 trazendo à memória a fé não fingida que em ti há, a qual habitou primeiro em tua avó Lóide e em tua mãe Eunice, e estou certo de que também habita em ti.

“A mãe é o instrumento de Deus para tornar cristã sua família. Deve ela ser o exemplo de religião bíblica, mostrando como a influência desta deve controlar-nos nas atividades e prazeres da vida diária, ensinando os filhos que somente pela graça podem ser salvos, mediante a fé, e que isso é um dom de Deus.” — The Adventist Home (O lar adventista), p. 235.

“Mães, despertai para o facto de que vossa influência e exemplo estão afetando o caráter e o destino de vossos filhos; e em vista de vossa responsabilidade, desenvolvei uma mente equilibrada e um caráter puro, refletindo unicamente o que é verdadeiro, bom e bonito.

Vosso compassivo Redentor vos está observando com amor e simpatia, pronto a ouvir vossas orações e a vos prestar a assistência de que necessitais. Ele conhece os anseios do coração de cada mãe, e é o seu melhor Amigo em cada emergência.” — Reflecting Christ, p. 170 (Refletindo a Cristo, p. 162).


Quarta-feira, 29 de maio

4 • Outros fatores

A • O que é essencial em nossos deveres como pais? Marcos 13:33; Génesis 12:8; 13:18.

33 Olhai, vigiai e orai, porque não sabeis quando chegará o tempo.

8 E moveu-se dali para a montanha à banda do oriente de Betel e armou a sua tenda, tendo Betel ao ocidente e Ai ao oriente; e edificou ali um altar ao SENHOR e invocou o nome do SENHOR.

18 E Abrão armou as suas tendas, e veio, e habitou nos carvalhais de Manre, que estão junto a Hebrom; e edificou ali um altar ao SENHOR.

“Cristo orou por Seus discípulos, não para que eles fossem tirados do mundo, mas para que fossem livrados do mal – para que pudessem ser livrados de ceder às tentações que enfrentariam de todos os lados. Essa é uma oração que deve ser oferecida por todo pai e mãe. Mas devem eles assim pleitear com Deus em favor de seus filhos e então deixá-los a fazer tudo o que lhes agrada? Devem acostumar mal o apetite até que ele consiga o domínio, e então esperar restringir os filhos? Não; a temperança e o domínio próprio devem ser ensinados já desde o berço.” — Christian Education, p. 166.



B • De que forma os pais podem fazer de seu lar uma “casa de oração”? Isaías 56:7; 1 Crônicas 16:40. Discuta os benefícios da oração regular em família hoje.

7 também os levarei ao meu santo monte e os festejarei na minha Casa de Oração; os seus holocaustos e os seus

40 para oferecerem ao SENHOR os holocaustos sobre o altar dos holocaustos continuamente pela manhã e à tarde; e isso segundo tudo o que está escrito na Lei que o SENHOR tinha prescrito a Israel.

“Se já houve um tempo em que cada casa devesse ser uma casa de oração, esse tempo é agora. Pais e mães devem frequentemente elevar o coração a Deus em humilde súplica por si mesmos e por seus filhos.” — Ibidem, p. 221.



C • O que mais os pais devem lembrar-se de fazer em favor de seus filhos? Malaquias 3:16 (primeira parte). A que advertência devemos atender?

16 Então, aqueles que temem ao SENHOR falam cada um com o seu companheiro...

“Irmão L, […] você não fala sábia e prudentemente à esposa e aos filhos. Deve cultivar bondade e cortesia. Seus filhos não têm tido a melhor influência e exemplo diante de si. Eles não devem controlá-lo, mas você a eles, não de modo áspero, repressivamente, mas com firmeza e estabilidade de propósito.

Irmã L, você tem diante de si uma grande batalha a vencer. Tem permitido que o eu seja vitorioso. Sua vontade obstinada é seu maior inimigo. Você possui um temperamento insubmisso e não controla a língua. A falta de domínio próprio tem causado grande dano a você e sua família. Felicidade, tranquilidade e paz têm habitado em seu lar, mas apenas por pouco tempo. Caso sua vontade seja contrariada, facilmente se irrita, e então fala e age como se um demônio a houvesse possuído. Anjos se afastam dessa cena de discórdia, em que palavras iradas são trocadas.” — Testimonies (Testemunhos para a igreja), vol. 2, pp. 78 e 79.
Quinta-feira, 30 de maio

5 • instruções especiais

A • Que lição de terno cuidado para com a esposa e os filhos os pais cristãos devem aprender do exemplo de Jacó? Génesis 33:13 e 14.

13 Porém ele lhe disse: Meu senhor sabe que estes filhos são tenros e que tenho comigo ovelhas e vacas de leite; se as afadigarem somente um dia, todo o rebanho morrerá. 14 Ora, passe o meu senhor diante da face de seu servo; e eu irei como guia pouco a pouco, conforme o passo do gado que está diante da minha face e conforme o passo dos meninos, até que chegue a meu senhor, em Seir.

“O pai perde usualmente muitas oportunidades áureas de atrair e prender a si os filhos. Ao retornar ao lar vindo do trabalho, ele deve achar uma agradável variação gastar algum tempo com os filhos.

Os pais devem desprender-se de sua falsa dignidade, negando a si mesmo alguma pequena satisfação em tempo e lazer a fim de se associarem com os filhos, simpatizando com seus pequenos problemas, ligando-os a seu coração pelos fortes laços do amor, exercendo tal influência sobre sua mente em expansão que seus conselhos sejam considerados sagrados.” — The Adventist Home (O lar adventista), p. 220.

B • Que promessa os pais fiéis podem reclamar ao educar seus filhos? Isaías 49:25 (última parte).

25 ... porque eu contenderei com os que contendem contigo e os teus filhos eu remirei.

“Que o pai, como sacerdote da família, ofereça sobre o altar de Deus o sacrifício da manhã e da noite, enquanto a esposa e os filhos se unem em oração e louvor. Jesus amará permanecer em um lar assim.” — Christian Education, p. 221.

“Os pais estão no lugar de Deus para seus filhos, e terão de prestar contas, mostrando se têm sido fiéis ao pouquinho que lhe foi entregue aos cuidados.” — The Review and Herald, 28 de março de 1893.

“A esfera de atividade da mãe pode ser humilde; mas sua influência, unida à do pai, é tão duradoura quanto a eternidade.” — The Adventist Home (O lar adventista), p. 240.


Sexta-feira, 31 de maio

recapitulação e reflexão individual

1. De que maneira os pais podem tornar seu lar um lugar agradável para Deus e os anjos?

2. Explique as diferenças entre as virtudes características do marido e pai e as da esposa e mãe.

3. Em que as tarefas distintas de uma mulher são mais sagradas do que as de um homem?

4. O que é um fator chave para assegurar a presença de Jesus no lar?

5. Mencione algumas responsabilidades que os pais podem compartilhar no círculo familiar.


Compartilhe com seus amigos:


©principo.org 2019
enviar mensagem

    Página principal