Semana vocacional abril 2016 onde está jesus? À Tua procura! (15/5)



Baixar 8.41 Kb.
Encontro29.07.2016
Tamanho8.41 Kb.
SEMANA VOCACIONAL - abril 2016 - ONDE ESTÁ JESUS? À TUA PROCURA! (15/5)

Dia 2 – Nos mais necessitados - https://www.youtube.com/watch?v=by57a60VfqA (: Deus é amor!)
Procurando a peça correspondente e ouvindo a canção “Deus está aqui”, ou Deus é AMOR! começamos os Bons dias perguntando: Que vedes na imagem? Como sabeis que um menino é pobre? Como se nota? Já vistes pobres pelas ruas? Que faz a gente quando os vê?
Vou contar-vos uma história que Jesus contou sobre alguém que se cruzou no caminho com uma pessoa que precisava e ele teve um olhar atento e viu.
HISTÓRIA


Uma pessoa perguntou a Jesus:” Quem é o meu próximo” E Jesus contou esta história: “ Um homem ia de Jerusalém para Jericó e caiu nas mãos de uns bandidos que o roubaram, deixando-o quase morto. Passaram por ali um sacerdote e um levita, mas os dois passaram pelo outro lado do caminho. Então passou um samaritano. Aproximou-se, curou-lhe as feridas com azeite e pôs-lhe um penso. Levou-o a uma hospedaria, entregando algum dinheiro ao dono para que cuidasse daquele homem”.

Jesus então perguntou a todos os que estavam ao seu redor:” Qual deles se portou como próximo do ferido?”. Aquele que lhe tinha feito essa pergunta respondeu: “ O que se mostrou Compassivo”. E Jesus respondeu-lhe: “Vai e faz o mesmo”.


Comentamos com eles o bom coração e olhar atento que teve o samaritano para se dar conta de que a seu lado havia quem estava triste, quem estava ferido e sem amigos. Jesus gostava de dizer que tudo aquilo que façamos a outra pessoa é como se o fizéssemos a ele, porque Jesus também está “escondido” nas pessoas que estão tristes, nos que estão sozinhos e sem amigos, nos que passam necessidades. No diálogo podemos também convidá-los a pensar em pequenas ações com quem está em casa ou na escola podem ser samaritanos: partilhando um jogo com os que não tem, convidando a jogar connosco os que estão sós, partilhando a merenda com quem se despistou e não a trouxe, dando beijos ao pai e à mãe que vem do trabalho cansados ou preocupados, partilhando os jogos com o irmão…


JOGO : O QUE ACONTECEU?

Propomos um tipo de atividade que permita às crianças melhorar o seu desenvolvimento cognitivo. Trata-se de pôr em ordem uma série de desenhos que contam a história do Bom samaritano. A organização temporal, quer dizer, a habilidade para perceber a sucessão de acontecimentos no tempo, permite descobrir os elementos e detalhes que determinam a ordem cronológica.


No ANEXO 3 propomos recortar as imagens para as crianças as poderem ordenar de forma cronológica. Pode-se fazer individualmente em pequenos grupos ou aos pares ou então todos juntos se for possível projetar a história completa. (HÁ 4 exemplares dos ANEXOS 3 e 4. Alternar o dia. Se não, digam-me)
ATIVIDADES ALTERNATIVAS

Facilitamos também no ANEXO 4 um labirinto a fim de oferecer outra atividade ao longo do dia às crianças mais irrequietas, mais rápidas… Também se pode propor este pequeno vídeo: https://youtu.be/yM2GyPQgL0A



ORAÇÃO (A professora vai lendo e as crianças repetem, ou então lê uma em nome de todos)

Jesus, ajuda-nos a encontrar-te: nas pessoas / que junto de nós / estão tristes ou precisam de ajuda.

Dá-nos olhos atentos / para te descobrir neles. / Dá-nos um coração bom / para ajudar a todos.

AMEN




Compartilhe com seus amigos:


©principo.org 2019
enviar mensagem

    Página principal