Sementes 2004 9ª edição mostra internacional de artes para o pequeno público sementes Seeds Sements Semillas Semenà sob o nº 9



Baixar 137.97 Kb.
Encontro03.08.2016
Tamanho137.97 Kb.
SEMENTES 2004
9ª edição MOSTRA INTERNACIONAL DE ARTES PARA O PEQUENO PÚBLICO
Sementes Seeds Sements Semillas Semenà

sob o nº 9.
Há 9 anos a plantar sementes artísticas, convidamos fazedores de 9 diferentes países para connosco continuarem a semear.
Durante o mês de Maio vão estar junto de nós artistas vindos dos quatro cantos de Portugal, mais 6 colectivos artísticos da Europa, Itália, Bélgica, França, Espanha, Rússia e Suiça e ainda 2 companhias da América do Sul, Argentina e Brasil, todos eles vivamente interessados na arte a pensar no Pequeno Público.
Teremos também 9 diferentes artes, cénicas e outras para nos ajudar a estimular o crescimento destas nossas sementes: Teatro, Dança, Música, Circo, Ilustração, Pintura, Escultura, Literatura e Cinema.
Este ano, para além do teatro, o Sementes dedicará uma especial atenção ao cinema, a 7ª Arte. Nesta edição homenagearemos, em parceria com a Monstra, Cinanima e projecto Outros Olhares, um grande divulgador do cinema de animação em Portugal: Vasco Granja.
Para além dos Espectáculos e dos Filmes, vamos ter ainda Contadores de Histórias, Visitas Guiadas, Oficinas, Exposições, Concertos, Tertúlias, Jogos Medievais e um sem número de animações, espraiadas pelos quatro concelhos de Almada, Seixal, Palmela e Barreiro, que nos farão percorrer uma viagem, para muitos a primeira, pelo mundo da arte, da beleza, da diversão e da aprendizagem.
E quando a festa parecer estar a acabar, estaremos já todos a pensar e a trabalhar para a edição número 10 deste “Sementes – Mostra Internacional de Artes para o Pequeno Público”.

Rui Cerveira

Director do SEMENTES

PROGRAMAÇÃO - SEMENTES 2004



Espectáculos



5 de Maio, 4º feira – 10:30 e 14:30



Companhia: Théâtre de Mathieu, St. Mathieu de Treviers, França

Título: “L’Arbre Genereux”, marionetas de papel, para maiores de 4 anos

Encenação : Florence Thiebaut || Interpretação: Florence Thiebaut

Local: Teatro Extremo

Sinopse: O espectáculo simples e caloroso recria através de uma árvore e uma criança as relações entre a humanidade e a natureza. O homem, primeiro criança, cresce, envelhece e regressa sempre junto da árvore para a consultar e consultar de novo. Mesmo totalmente desnudada dos seus frutos, dos seus ramos, do seu tronco, a árvore dá... dá com alegria.

Fábula ecológica? História ternurenta? Sonho de papel? Para os mais pequenos? Para os adultos?



6 de Maio, 5ª feira – 10:30



Companhia: 3 em Pipa, Odemira

Título: “A Maior Flor do Mundo”, teatro, para maiores de 6 anos

Autor: José Saramago || Encenação: Cristina Chafirovitch || Interpretação: Cristina Chafirovitch e João Paulo Brito
Local
: Teatro Extremo

Sinopse: De forma cómica e fluida levamos os nossos espectadores a acreditarem que neste dia não vai haver espectáculo, mas com um volte face surpresa, uma história faz-se representar: a de um menino que um dia salta o muro do seu quintal e descobre uma flor, a Maior Flor do Mundo.

7 de Maio, 6ª feira – 10:30



Companhia: The Egg Family Puppet Theatre, Champéry, Suiça

Título: “Tricolo, The Mosaic Fish”, marionetas, para crianças dos 4 aos 12 anos

Autora: Kristin Hurst

Sinopse: Um dia um estranho barco chega perto de Uvola, a vila de Tricolo, o Peixe Mosaico, procurado pelos nossos heróis Gabriel e Murphy. Tricolo, segundo a lenda, pode ser encontrado perto do Sol. Um terrível gato desembarca e rouba o Sol do céu. O Sol cai no oceano. A pequena vila de Uvola caí na escuridão. Durante o acidente, Murphy descobre o Tricolo, pelo que deduz que o Sol deve estar por perto, de acordo com a lenda...

8 de Maio, Sábado – 10:30



Companhia: Artonus, Tomar

Título: “Clínica de sons – concertos para bebés”, música, para crianças dos 3 meses aos 3 anos

Intérpretes (Músicos da Orquestra Pedro Álvares Cabral): Flauta transversal – José Soares e André Cameira; Viola Dedilhada – Filipe Cameira; Violoncelo – Maksyn Duznak

Local: Teatro Extremo

Sínopse: Os concertos para bebés têm uma função determinante no despertar de novas sensações e simultaneamente estimular a apetência para a beleza dos sons. Nestes concertos são abordados alguns aspectos, tais como o ritmo, a melodia e alguns excertos de obras seleccionadas para o público bebé.

8 de Maio, Sábado – 16:00 e 22 de Maio, Sábado – 11:00



Companhia: Artonus, Tomar

Título: “Clínica de sons – concertos para grávidas”, música, para grávidas em período de gestação

Intérpretes (Músicos das Orquestra Pedro Álvares Cabral): Flauta transversal – José Soares e André Cameira; Viola Dedilhada – Filipe Cameira; Violoncelo – Maksyn Duznak

Local: Teatro Extremo

Sinopse: Estes concertos ou sessões são acompanhados de movimentos e respiração apropriados e as obras musicais seleccionadas têm predominância melódica, baseadas na construção tonal. As experiências e estudos científicos já efectuados, comprovam a importância da música na criação de uma ambiência mais saudável para a estabilidade e desenvolvimento de todo o período de gravidez.


9 de Maio, Domingo – 17:00



Companhia: Centro Teatral e Etc e Tal, Rio de Janeiro, Brasil

Título: “O Macaco e a Boneca de Piche”, teatro, para toda a familia

Encenação: Álvararo Assad || Interpretação: Márcio Moura e Melissa Teles-Lôbo

Local: Pátio Prior do Crato

Sinopse: Uma velhinha de 157 anos comete loucuras por um simples cacho de bananas. Só que um macaco, sem idade definida, resolve comer quase todo o cacho deixando apenas uma banana podre. Irada com o furto, resolve dar uma lição ao macaco e arquitecta um hilariante e terrível plano... quase perfeito.

12 de Maio, 4ª feira – 10:30



Companhia: Oficina dos Desejos, Sintra

Título: “Mojud, o Homem com a vida inexplicável”, teatro, para maiores de 8 anos

Autor: Sufi || Encenação: José Abreu || Interpretação: Carlos Melo, Dora Bernardo e F. Pedro Oliveira

Local: Teatro Extremo

Sinopse: “Mojud, o homem com a vida inexplicável”, o homem que aprendeu a estar presente ao presente, a escutar e a seguir os sinais com que o mundo invisível interpelou a sua vida... Percorre os caminhos da confiança e da intuição, desoculta a “estrela que mora no peito”... Aprende a obedecer ao seu guia interno, sem hesitações nem medos. Mojud volta a sentir que há um movimento invisível que torna inexplicável os acontecimentos da sua vida... Não sejam medrosos, vivam esta história com todos os vossos sentidos abertos, porque apenas ao vivê-lo, o conhecerão...

13 e 14 de Maio, 5ª e 6ª feira – 10:30



Companhia: Produções Real Pelágio, Mafra

Título: “Subtone”, dança, para maiores de 8 anos

Autor: Sérgio Pelágio || Direcção: Sílvia Real || Interpretação: Sílvia Real e Rita Rodrigues

Local: Auditório Fernando Lopes Graça do Forum Municipal Romeu Correia

Sinopse: “Subtone” é uma sequela de Casio Tone, espectáculo apresentado no Sementes em 2002. Desta vez, a história passa-se no local de trabalho da Sra. Domicília (personagem principal das duas peças), um lugar bastante estranho onde, se não fosse a luta diária travada contra contra um inimigo terrível e invisível chamado tédio, esta senhora não tinha mesmo nada que fazer...

15 de Maio, Sábado – 16:00



Companhia: Palhaço Companhia, Lisboa

Título: “Na Boa Companhia”, circo/música, para toda a familia

Ideia, Encenação, Interpretação: Paulo Guilherme, Mila Xavier, Cristina Benedita, Milá Bastos

Local: Auditório Fernando Lopes Graça do Forum Municipal Romeu Correia

Sinopse: … depois de uma longa viagem através do tempo e do espaço, Companhia está de volta para contar as suas aventuras e desventuras…

16 de Maio, Domingo – 17:00



Autor: Nanny Cogorno, Buenos Aires, Argentina

Titulo: “Hernesto Amoroso”, artes circenses, para toda a família

Encenação e Interpretação: Nanny Cogorno

Local: Pátio Prior do Crato

Sinopse: “Hernesto Amoroso” é um espectáculo de provocação, directo e sincero, que através de piropos consegue ganhar a simpatia e adesão do público.

19 e 20 de Maio, 4ª e 5ª feira – 10:30



Companhia: Teatro de Areia, Almada

Título: “A Casa Azul”, marionetas, para maiores de 3 anos

Direcção Artística: Catarina Pé Curto e Francis Seleck || Interpretação: Alexandra Lourenço, Ana Sofia Gonçalves, Cátia da Silva e Joana Sabala

Local: Teatro Extremo

Sinopse: As casas não são amarelas, claro. Mas este homem, este homem não tinha assim tanto jeito para casas e cores e um dia pôs-se a pintar. Pois, de amarelo. Os cinzentos não gostaram, não queriam paredes amarelas, mas o homem era muito teimoso e arranjou um exército de bombas amarelas. Começou a guerra. Ficou um certo rapaz que era uma marioneta. Um rapaz diferente: sempre que olhava à sua volta, via o mundo de todas as cores...

21 de Maio, 6ª feira às 10:30 e 22 de Maio, Sábado às 16:00



Companhia: Markeliñe , Viscaia , Espanha

Titulo: “Los Domingos no hay Piratas”, teatro, para maiores de 5 anos

Encenação: Iñaki Egiluz || Interpretação: Itziar Rekalde, Nagor Navarro e Paco Trujillo

Local: Auditório Fernando Lopes Graça do Forum Municipal Romeu Correia

Sinopse: Minha avó tinha um colar vermelho e inventou um jogo a que chamava “a ilha do tesouro” que me parecia fascinante. Consistia em guardar o seu colar vermelho numa caixinha e esconde-lo, como um tesouro, para que os piratas que imaginávamos não o encontrassem. Agora, quando recordo a minha casa, vejo-a cheia de aventuras com mares, barcos, ilhas e piratas. Mais tarde, a minha avó esqueceu-se do jogo e de muitas outras coisas. Quando fiquei só, inventei um mapa com sete ilhas. A última dessas ilhas chamava-se “domingo”. E, nesse dia, terminava a minha viagem de aventuras.

23 de Maio, Domingo às 17h00 e 1 de Junho, Terça-feira às 11h00



Companhia: Delphim Miranda , Lisboa

Titulo: “...conta lá outra vez...” , marionetas, para toda a família

Concepção, Encenação e Interpretação: Delphim Miranda

Local: Pátio Prior do Crato (Domingo), Parque Urbano de Almada (Terça)

Sinopse: “Um destes dias encontrei, ao fundo das escadas, uma história toda encolhida a um canto...”, é como começa um dos quatro contos originais que trago comigo na bagagem para partilhar convosco. Trago também marionetas e adereços, o Palhaço Piruetas, o Dragão Verde e o Pirata da Perna de Pau, Olho de Vidro e Cara de Mau... e um gato novo de seu nome Gatafunho.

26 de Maio, 4ª feira – 10:30



Companhia: Théâtre Maât , Bruxelas, Bélgica

Titulo: “Le Chien et la Pie” , teatro, para maiores de 3 anos

Autor: Hadi El Gammal || Encenação: Hadi El Gammal || Interpretação : Olivier Nivarlet e Fréderic Lammerant

Local: Teatro Extremo

Sinopse: “O Cão e a Pega” são dois vizinhos que sempre pareceram viver separados. Até ao presente, eles sempre viveram sem problemas, mas hoje tudo irá mudar. A pega ladra, apodera-se de um objecto sagrado: o osso do cão...

27 de Maio, 5ª feira – 10:30



Companhia: Art’Imagem, Porto

Titulo: “Histórias de Pássaros”, teatro, para maiores de 8 anos

Encenação: Roberto Merino || Interpretação: Anabela Nóbrega, Luís Mestre, Micaela Barbosa e Valdemar Santos

Local: Fórum Municipal Romeu Correia, Auditório Fernando Lopes Graça

Sinopse: Histórias de tradição indígena sul-americana, da Índia e da Europa evocam estas “Histórias de Pássaros” nas quais o tema central é repetidamente o sacrifício das aves pelos seres humanos. Sacrifício que se revela inútil perante a indiferença, presunção, mesquinhez ou soberba das personagens centrais.

28 de Maio, 6ª feira às 10:30, 14:30 e 29 de Maio, Sábado às 16:00



Companhia: Compagnie Félicette Chazerand, Bruxelas, Bélgica

Titulo: “Carte Postale”, dança, para maiores de 3 anos

Dança e Coreografia: Félicette Chazerand, Gustavo Corso e Jean-Luc Yerlés || Interpretação: Thierry Bastin, Dénis Robert , Félicitte Chazerand e Nathalie Boulanger

Local: Auditório Fernando Lopes Graça do Forum Municipal Romeu Correia

Sinopse: Pela força da imagem, a carta postal é um pedaço de emoções. Ela suscita o olhar e desperta a imaginação. Em poucas palavras, ela pode dizer muito e trazer muito prazer... Expressão de vida oferecida... nas cores vivas, no humor, através do peso da mensagem da qual é portadora. “Carte Postale” é um beijo de ternura onde o imaginário das palavras e dos gestos abraça os nossos espaços para se tornarem mágicos.

29 de Maio, Sábado – 10:30



Companhia : La Baracca , Bolonha , Itália

Titulo: “Il Colori dell’Acqua”, teatro, para crianças de 1 a 3 anos

Texto e Encenação: Robert Frabetti || Interpretação: Valéria Frabetti e Andrea Buzzetti

Local: Teatro Extremo

Sinopse: Espectáculo de luzes, sons, imagens e movimento, onde a palavra fica em segundo plano para acompanhar as acções dos actores.

30 de Maio, Domingo – 17:00



Companhia: Suc de Ruc Pallassos, Espanha

Titulo: “Quand seguis petit papa”, palhaços, para toda a família

Encenação: Moisés Mato || Interpretação: Cristina Belenguer e Moisés Mato

Local: Pátio Prior do Crato

Sinopse: Dois palhaços transformam-se em crianças (como os palhaços autênticos) e fazem grandes reflexões (como os palhaços autênticos) sobre imensos problemas que afectam o comum dos mortais (que não são palhaços autênticos). Às crianças costumamos dizer o que poderão fazer quando forem grandes. Estes palhaços-crianças explicam-nos o que poderemos fazer, todos nós que não somos palhaços-crianças, quando formos pequenos.


Dia Mundial da Criança


1 de Junho, 3ª feira – das 10:00 às 18 :00

Companhia: Artonus, Tomar

Actividade: “Jogos Medievais”

Local: Praça da Liberdade

1 de Junho, 3ª feira – 10:30 e 14:00



Companhia: The Moscow Hand’s Theatre, Moscovo, Rússia

Titulo: “Hands”, teatro de mãos, para maiores de 6 anos

Local: Auditório Fernando Lopes Graça do Forum Municipal Romeu Correia

Sinopse: Hands divide-se em três partes: “Fantasy”, com a ajuda de lenços coloridos as actrizes fazem-nos ver uma casa, um barco, um pássaro, um relógio; “Zoo”, com apenas quatro mãos, passam-nos à frente dos olhos todos os animais de um jardim zoológico; “Os Primeiro Passos”, ainda a quatro mãos, é-nos contada a história do nascimento de uma avestruz que luta por se aguentar nas patas, caindo várias vezes. Até que, por milagre, consegue voar.

23 de Maio, Domingo às 10:30 e 1 de Junho, Terça-feira às 11h00



Companhia: Delphim Miranda , Lisboa

Titulo: “...conta lá outra vez...” , marionetas, para toda a família

Concepção, Encenação e Interpretação: Delphim Miranda

Local: Pátio Prior do Crato (Domingo), Parque Urbano de Almada (Terça)

Sinopse: “Um destes dias encontrei, ao fundo das escadas, uma história toda encolhida a um canto...”, é como começa um dos quatro contos originais que trago comigo na bagagem para partilhar convosco. Trago também marionetas e adereços, o Palhaço Piruetas, o Dragão Verde e o Pirata da Perna de Pau, Olho de Vidro e Cara de Mau... e um gato novo de seu nome Gatafunho.

1 de Junho, 3ª feira – 11h00



Companhia: Teatro Extremo, Almada

Titulo: “Histórias dentro duma Mala”, contadores de histórias, para maiores de 3 anos

Encenação: Fernando Jorge Lopes || Interpretação: Isabel Leitão e Fernando Jorge Lopes

Local: Sala Miratejo/ Teatro Extremo

Sinopse: “Os Gnomos de Gnu”: O Imperador da Terra tinha desejos de ser um grande colonizador, mas como o nosso planeta já tinha sido todo explorado e estragado, enviou um astronauta (E.G.) para o espaço de modo a que descobrisse novos planetas para os colonizar. Assim, no meio da imensidão do cosmos, E.G. encontrou o planeta Gnu. Nele habitavam uns seres muitíssimos engraçados que trocaram as voltas às intenções dos humanos e instruíram o E.G para melhorar a sua e a nossa Terra.

“O Piano Cigano”, conto popular cigano: Esta história contada, dramatizada e entreouvida, recupera as típicas figuras do ferreiro, do caldeireiro, das mulheres que lêem a sina e dos músicos que animam as noites entre diferentes terras. Sublinhando ainda, a importância da própria figura do contador de histórias que garantia, pela riqueza da oralidade, a sobrevivência ao longo do séculos de todo um imaginário e saber cigano.



1 de Junho, 3ª feira – 15:30



Companhia: Crème de la Crème, Lisboa

Titulo: “O Grande Espectáculo”, teatro/circo, para maiores de 3 anos

Encenação e Interpretação: Andreias Pipper e Anabela Teixeira

Local: Praça da Liberdade

Sinopse: Um Potpourrie, dos melhores momentos de 10 anos de espectáculos de clown. Com Pipo Piparelli e Valentina Valentini. 37.05 min. hilariantes com humor, música e artes circenses.

1 de Junho, 3ª feira – 16:00



Companhia: Teatro Viridiana, Espanha

Titulo: “La Odisea”, teatro de rua, para maiores de 6 anos

Local: Praça da Liberdade

Sinopse: Neste espectáculo, todas as crianças se convertem num autentico protagonista das aventuras propostas por Ulisses, Homero e a sua tripulação. La Odisea pretende estimular a imaginação das crianças e apela ao seu sentido do jogo em equipa, qualidades essenciais para viajar pelo antigo mundo mitológico.

Descentralização
De 17 a 31 de Maio



Companhia: Artonus Ensemble, Tomar

Titulo: “Concertos Pedagógicos”, música, para crianças do Ensino Básico

Intérpretes (Músicos da Orquestra Pedro Álvares Cabral): Flauta transversal – José Soares e André Cameira; Viola Dedilhada – Filipe Cameira; Violoncelo – Maksyn Duznak

Local: Freguesias do Concelho de Almada

No âmbito da descentralização levada a cabo em todas as freguesias do Concelho de Almada, ao abrigo do Protocolo Cultural estabelecido entre elas e o Teatro Extremo desde 2001, programámos para este ano um conjunto de concertos pedagógicos. A concepção pedagógica destes concertos está organizada por forma a abordar a matéria em jeito familiar, cujo objectivo é a sensibilização das crianças para a arte da música. Nestes concertos, os intérpretes desmontam as obras, interpretando pequenos fragmentos melódicos e/ou harmónicos, preparando as crianças para o prazer da fruição musical.



Contadores de Histórias - Histórias da Pinta-Sol
A pensar nas crianças entre os 3 e os 5 anos está de regresso o ciclo “Histórias da Pinta-Sol”, com novas histórias contadas:

6 de Maio, 5ª feira e 7 de Maio, 6ª feira – 10:00



Companhia: Gato que Ladra, Almada

Titulo: “Contos do Mundo”, contadores de histórias, para maiores de 3 anos

Local: Sala do Conto do Forum Municipal Romeu Correia

Sinopse: Um personagem e cinco continentes. Um espectáculo que pretende recuperar contos e lendas desde os povos Sufí de Àfrica, passando pelos índios Fox da América, aterrando nos contos populares russos e parando em várias estações de muitos outros países. Uma viagem conduzida por uma personagem que se vai transformando em tantas outras ao passar por outros apeadeiros. Um apelo ao sentidos das crianças e um desejo de estimular o prazer do CONTO.

13 de Maio, 5ª feira e 14 de Maio – 10:00



Autora e Intérrprete: Elsa Serra, Almada

Titulo: “Cantinho das Histórias”, contadores de histórias, para maiores de 3 anos

Local: Sala do Conto do Forum Municipal Romeu Correia

Sinopse: Vamos acordar... no País das histórias e vamos à terra do faz de conta... conhecer amigos desconhecidos... conhecer histórias coloridas de palavras mágicas... palavras que nos fazem rir e crescer... palavras ditas... palavras bonitas... vamos ouvir... vamos ouvirmo-nos... vamos viver!!!

20 de Maio, 5ª feira e 21 de Maio – 10:00



Companhia: Teatro Extremo, Almada

Titulo: “Histórias dentro duma Mala”, contadores de histórias, para maiores de 3 anos

Encenação: Fernando Jorge Lopes || Interpretação: Isabel Leitão e Fernando Jorge Lopes

Local: Sala do Conto do Forum Municipal Romeu Correia

Sinopse: “Os Gnomos de Gnu”: O Imperador da Terra tinha desejos de ser um grande colonizador, mas como o nosso planeta já tinha sido todo explorado e estragado, enviou um astronauta (E.G.) para o espaço de modo a que descobrisse novos planetas para os colonizar. Assim, no meio da imensidão do cosmos, E.G. encontrou o planeta Gnu. Nele habitavam uns seres muitíssimos engraçados que trocaram as voltas às intenções dos humanos e instruíram o E.G para melhorar a sua e a nossa Terra.

“O Piano Cigano”, conto popular cigano: Esta história contada, dramatizada e entreouvida, recupera as típicas figuras do ferreiro, do caldeireiro, das mulheres que lêem a sina e dos músicos que animam as noites entre diferentes terras. Sublinhando ainda, a importância da própria figura do contador de histórias que garantia, pela riqueza da oralidade, a sobrevivência ao longo do séculos de todo um imaginário e saber cigano.



27 de Maio, 5ª feira e 28 de Maio, 6ª feira – 10:00

Companhia: Mala Teatr, Lisboa

Titulo: “As Histórias dos Caminhos”, contadores de histórias, para maiores de 3 anos

Concepção, Encenação e Interpretação: Pedro Manuel

Local: Sala do Conto do Forum Municipal Romeu Correia

Sinopse: O rapaz vai viajar, por isso, o rapaz é viajante. Mas não leva uma mala cheia. Leva uma mala vazia, para encher no caminho. E o caminho transforma-se em histórias e em personagens, sombras, cenários e figuras. A mala torna-se o corpo que viaja e o rapaz torna-se a voz e a sombra do viajante.

Animações de Rua

8 de Maio, Sábado – 10:30



Companhia: Os Automóveis, Almada

Titulo: “Sonho a Preto e Branco”, animação de rua, para toda a família

Local: Mercado do Feijó

Sinopse: Como num sonho a preto e branco, cinco palhaços repetem até à exaustão cinco “gags”, representando o amor, a dor, a rebeldia, a insatisfação e o desastre. Este quadro, pela sua imagem poética e, também bizarra, representa o sonho e leva-nos a sonhar.

15 de Maio, Sábado – 10:30



Companhia: Trupilariante, Lisboa

Titulo: “Personagens Exóticas”, animação de rua – artes circenses, para toda a família

Local: Costa da Caparica

Sinopse: Um desfile de personagens de fantasia invade o espaço, da borboleta gigante perseguida pelas aranhas gulosas ao elfo brincalhão no seu monociclo e ao Dragão cor-de-rosa que brinca com crianças e adultos sem assustar ninguém, eis o cortejo do Homem mais alto do mundo.


22 de Maio, Sábado – 10:30



Companhia: Trupilariante, Lisboa

Titulo: “Família de Palhaços”, animação de rua e artes circenses, para toda a família

Local: Largo da Igreja na Trafaria

Sinopse: A família desce à cidade no seu colorido e divertido carro ecológico, carregados com todo o material necessário para um dia bem passado. Animam o público com malabares, monocilcos, face-painting, modelagem de balões, trapalhices e tropelias.

29 de Maio, Sábado – 10:30



Companhia: Trupilariante, Lisboa

Titulo: “Mimos Coloridos”, animação de rua – artes circenses, para toda a família

Local: Mercado do Monte de Caparica

Sinopse: A nossa equipa de sete mimos-homens sombra invadem o espaço, interagindo com o público. Copiam os movimentos dos indivíduos que passam apressados, para divertimento dos que ficam a observar.

Cinema de Animação

ANIMA-TE – Mostra de Cinema de Animação

No princípio era a mão. O papel e o lápis vieram depois. A imaginação agitou o lápis e o desenho brotou no papel.

Depois os desenhos começaram a mexer-se, a sorrir, a fugir, a saltar, a chorar, a dançar e a cantar. Chamaram as cores para lhes pintarem a pele e os músicos para povoarem as paisagens de sons.

E assim, os desenhos animados vieram fazer-nos companhia, contar as suas histórias, sussurrar os seus segredos, os seus medos e os seus sonhos. E com eles a imaginação voou para outros hemisférios, outros mundos e outras paisagens, que nos ajudam a ver melhor – a distância aguça o olhar – o nosso mundo, a nossa vida e a nós próprios.

Esta 2ª edição do ANIMA-TE traz algumas novidades, especialmente como resultado da colaboração com os festivais CINANIMA e MONSTRA, possibilitando-nos ver filmes que não circulam nos circuitos comerciais.

Este ano Almada será um polo da descentralização do MONSTRA, no qual a cinematografia francesa tem um lugar de destaque.

Haverá sessões para crianças e famílias (domingos de manhã), para jovens (na Casa da Cerca, à tarde) e para todas as idades (à noite).
13 de Maio, 5ª feira – 18:00

Programação do Monstra


Titulo: “Best of Escolas de Animação Francesas”, M/ 12

Local: Casa da Cerca

13 de Maio, 5ª feira – 21:30



Autor: Michael Ocelot , Programação do Monstra, versão original legendada em inglês

Titulo: “Príncipes e princesas”, M/ 12

Local: Auditório Fernando Lopes Graça do Fórum Municipal Romeu Correia
14 de Maio, 6ª feira – 18:00

Programação do MONSTRA



Autores/ Titulo: Florence Miailhe, Jean Rubak e outros, M/ 12

Local: Casa da Cerca

14 de Maio, 6ª feira – 21:30



Autor: René Laloux , Programação do MONSTRA, versão original legendada em inglês

Titulo: “Les Maîtres du Temps”, M/ 12

Local: Auditório Fernando Lopes Graça do Fórum Municipal Romeu Correia
15 de Maio, Sábado – 21:30



Autor: Paul Grimault, França, Programação do MONSTRA

Titulo: “Corridas, Perseguições e Policiais Animados”, M/ 16

Local: Auditório Fernando Lopes Graça do Fórum Municipal Romeu Correia

16 de Maio, Domingo – 11:00



Autores: Andrew Stanton e Lee Unkrich, EUA, Programação do MONSTRA

Titulo: “À Procura de Nemo” , M/6

Local: Auditório Fernando Lopes Graça do Fórum Municipal Romeu Correia

Sinopse:Esta é a divertida aventura de dois peixes numa viagem cheia de imprevistos- o super preocupado e cuidadoso Marlin e o seu curioso filho Nemo - os quais se vêem separados na Grande Barreira do Recife. Encorajado pela companhia de Dory, uma muito simpática mas muito esquecida senhora peixe, Marlin embarca numa árdua jornada e torna-se um herói acidental no esforço épico para resgatar o seu filho.




23 de Maio, Domingo – 11:00

Programação para crianças e família, Selecção CINANIMA, M/ 3



Local: Auditório Fernando Lopes Graça do Fórum Municipal Romeu Correia

30 de Maio, Domingo – 11:00

Programação para crianças e família, Selecção CINANIMA, M/ 3



Local: Auditório Fernando Lopes Graça do Fórum Municipal Romeu Correia


Ciclo de Cinema Temático – “Os Jovens e o Mundo”

Nessa estranha idade em que tudo se transforma e tudo se redescobre – o corpo, as relações com a família, com a escola, com os amigos, muitas são as rupturas, as angústias, os êxtases, os sofrimentos, as alegrias, os sonhos, as esperanças, os desencantos.

Descobrimos o nosso corpo, redefinimos o nosso ser, encontramos os outros, que umas vezes nos parecem estranhos e distantes, outras estranhamente próximos. Confrontamo-nos com as realidades e as convenções, quantas vezes absurdas, insólitas e obsoletas. Afrontamo-nos com nós próprios e com o mundo, construímo-nos mutuamente em relações complexas, feitas de atracções e desavenças, paixões e ódios, muitas vezes num ambiente de incompreensão e intolerância.

E, contudo, os sonhos teimam em afirmar-se face a essa realidade cinzenta e castradora.

E desse permanente confronto entre a permanência e a inovação, brota, ao menos, a esperança de que o mundo possa ser um lugar mais aprazível, mais belo e mais justo.

Os quatro filmes que seleccionámos para este ciclo são abordagens diversificadas destas problemáticas, que esperamos contribuam para uma visão mais profunda e ampla sobre o espaço e o tempo dos jovens nas nossas sociedades.

Sempre que possível as sessões serão seguidas de debate.

5 de Maio, 4ª feira – 21:30



Autora: Rita Axevedo Gomes, Portugal, 2000

Titulo: “Frágil como o Mundo”, M/ 12

Local: Auditório Fernando Lopes Graça do Fórum Municipal Romeu Correia

Sinopse: Um amor impossível. Dois jovens que se amam. Vera e João não encontram espaço, nem tempo, nem identidade que, nesta vida, possa resolver esse amor. Aparentemente tudo lhes é benéfico: as respectivas famílias, os amigos e a terra onde vivem. A questão é o tempo. O tempo que não têm, na realidade...

12 de Maio, 4ª feira – 21:30



Autor: Arnaud Desplechin , França / Reino Unido, 2000

Titulo: “Esther Kahn”, M/12

Local: Auditório Fernando Lopes Graça do Fórum Municipal Romeu Correia

Sinopse: Londres, fim do século XIX. Esther Kahn vive no East End. Os seus pais são emigrantes judeus. Trabalham todos no atelier de costura da família. Esther é lenta e teimosa, nunca tem uma opinião sobre nada, nunca sente nada por ninguém: é uma pedra. Um dia, no teatro, Esther “acorda” e anima-se: porque ela não vê as peças como os outros, ela vive-as. Decide tornar-se actriz. Começa então a aprender a representar e a viver. E são estas lições que, de repente, uma noite em palco a fazem revelar vinte anos de vida reprimida.

19 de Maio, 4ª feira – 21:30



Autora: Mimi Leder , EUA, 2000

Titulo: “Favores em Cadeia”, M/12

Local: Auditório Fernando Lopes Graça do Fórum Municipal Romeu Correia

Tudo está em perfeita ordem na vida de Eugene, um professor de Estudos Sociais, cada camisa, cada caneta, cada pessoa tęm o seu lugar próprio. Arlene é uma mãe sozinha que trabalha em dois sítios diferentes e luta para criar o filho, Trevor. Eugene dá á turma de Trevor um trabalho: olhem o mundo á vossa volta e alterem o que não gostam. Mas pode-se alterar as pessoas?



26 de Maio, 4ª feira – 21:30



Autor: Nicolas Philibert, França, 2002

Titulo: “Ser e Ter”, M/ 12

Local: Auditório Fernando Lopes Graça do Fórum Municipal Romeu Correia

Sinopse: Numa escola primária na região de Auvergne em França, Georges Lopez é professor de uma turma de treze crianças, com idades compreendidas entre os 4 e os 10 anos. Lopez é um modelo de sensibilidade e compreensão a lidar com crianças. Nunca levantando a sua voz e falando directamente com eles, o seu afecto é tão notório como o respeito e a confiança que as crianças têm por ele.

Oficinas


6 a 27 de Maio, 3ª e 5ª feiras – 10:30

Formador: Joaquim Pedro, Almada

Titulo: “Adivinha quem sou”, para crianças do 3º e 4º ano do 1º Ciclo do Ensino Básico

Locais: Teatro Extremo / Incrível Almadense

Oficina de iniciação teatral, com a duração de 14 horas e que, prevê a apresentação de um exercício final


30 de Maio, Domingo – 10:30

Apresentação do exercício final do atelier de iniciação teatral “Adivinha quem sou”



Local: Teatro Extremo

Sinopse: Um grupo de meninos joga às adivinhas com os espectadores. Representam ao som de música, por gestos e corporalmente as respostas que os espectadores terão de adivinhar.

7 de Maio, 6ª feira – 14:30



Formadores: Centro Teatral e Etc e Tal , Rio de Janeiro, Brasil

Tiulo: “Oficina do Riso” , atelier de mímica e clown, para crianças entre os 11 e os 12 anos (5º e 6º ano do 2º Ciclo do Ensino Básico

Local: Teatro Extremo

5 a 26 de Maio, 4ª feiras – 9:30



Entidade: Centro de Arqueologia de Almada, Almada

Titulo: “Almada Velha – Uma visita Guiada”, para maiores de 8 anos

Local: Ruas da parte histórica de Almada

A ideia é conhecer a parte antiga de Almada, onde aconteceram mil histórias, onde existiram pessoas especiais que faziam trabalhos estranhos (como abrir buracos no chão para guardar a comida...). E participar nessas histórias, representando o papel das figuras mais típicas da cidade e dos famosos que deram nome às ruas.



Exposições

5 de Maio, 4ª feira – 11:15 e 15:15

Entidade: Théâtre de Mathieu, St. Mathieu de Treviers, França

Titulo: “Le Développement de l’Arbre et de l’Homme”, de Bernard Thiébaut, maiores de 4 anos

Local: Salão de Festas da Incrível Almadense

Da responsabilidade do Biólogo especialista em Árvores, Bernard Thiébaut, esta exposição científica e artística, permite às crianças e jovens , comparar o desenvolvimento da Árvore e do Homem.


De 15 a 30 de Maio



Autor: José Ruy , Exposição de Ilustração

Local: Sala da Assembleia da Junta de Freguesia da Costa de Caparica

José Ruy é o artista português com maior número de álbuns produzidos (68 álbuns ilustrados, 39 dos quais em histórias aos quadradinhos até meados de 2001), com muitas realizações igualmente no campo da banda desenhada publicitária.



De 15 a 30 de Maio

Mini Feira do Livro Infantil e Juvenil, para toda a família



Local: Sala da Assembleia da Junta de Freguesia da Costa de Caparica

Mais uma vez e, em conjunto com a Editorial Caminho, iremos organizar esta feira de forma a motivar o gosto pela literatura no Pequeno Público.




Conversas


22 de Maio, Sábado – 16:00

Tertúlia, uma homenagem a Vasco Granja em conjunto com o projecto “Outros Olhares”



Tema: “Vasco Granja e o Cinema de Animação em Portugal”,

Local: Convento dos Capuchos

Vasco Granja é uma figura impar na divulgação do cinema de animação no nosso país, tendo dado a conhecer a sucessivas gerações de crianças, adolescentes, jovens e educadores, filmes de cinematografias até então totalmente desconhecidas entre nós. A sua influência no imaginário dessas gerações e na produção de cinema de animação em Portugal é imensa.

Este encontro será uma merecida homenagem a esta grande personalidade da nossa cultura. Estarão presentes amigos do homenageado, realizadores e produtores de cinema de animação e de banda desenhada.
28 e 29 de Maio, 6ª feira e Sábado – 10:00

Seminário, organizado em conjunto com o “Movimento Português de Intervenção Artística e Educação pela Arte



Tema: “Arte, Educação e Sociedade – Abordagens na perspectiva da Educação pela Arte”

Local: Convento dos Capuchos

Este Seminário tem por objectivos revisitar os conceitos fundadores e estruturantes das diversas áreas artísticas na sua relação com a educação e reequacionar as metodologias; apresentar e debater experiências relevantes e identificar práticas coerentes e inovadoras; analisar as relações institucionais e os contextos de produção dos projectos de Educação pela Arte; perspectivar estratégias de implementação, consolidação e desenvolvimento de projectos, enquanto Iniciativas de Desenvolvimento Local e Regional; contribuir para a criação de uma estrutura permanente de Educação pela Arte no Concelho de Almada.

Contando com a presença de conceituados especialistas nestes domínios, esta acção destina-se a todos os interessados e, especialmente, a artistas, professores, educadores, profissionais e estudantes de artes, sociologia, antropologia e ciências da educação, animadores socioculturais e socio-educativos.

Oportunamente divulgaremos programa detalhado.





Ficha Artística e Técnica



Direcção do Festival : Rui Cerveira

Consultor para a área do Teatro: Fernando Jorge Lopes

Consultora para a área da Dança: Maria João Garcia

Consultor para a área da música: Professor Maestro José Soares

Consultor para a área do Cinema: Nuno Bernardo, António Gaio, Fernando Galrito

Direcção Técnica: Celestino Verdades

Técnica: Sérgio Moreira, Alcântara

Direcção de Produção: Sofia Oliveira

Secretariado: Paula Almeida

Divulgação: Vitória Horta

Publicidade e Assessoria de Imprensa: Nádia Santos

Promoção: Vitor Pinto Angelo

Relações Internacionais: Nádia Santos, Sofia Oliveira

Mobilização: Sofia Oliveira, Nádia Santos

Tertúlia e Seminário: Isabel Leitão
Grafismo: Catarina Pé Curto

Net Film: João Lima

Spot Tv: Fernando Carvalho

Spot Rádio: João Lima (composição musical e voz) e Cecília Laranjeira (voz)

Fotografia: Sandra Ramos

Web master : Filipe Oliveira

Souvenir: Nuno Betencourt

Concepção do Espaço: Vitória Horta
Recepção nas Exposições: Cecília Laranjeira

Acolhimento: Paula Almeida, Isabel Leitão, Fernando Jorge Lopes, Vitória Horta

Frente sala/ Bilheteira: Sónia Dias, Paula Almeida, Sofia Oliveira, Vitória Horta, Isabel Leitão

Estagiárias: Ana Soares, Cátia Miguel (Instituto Superior Jean Piaget), Ana Russo Alves (Escola Profissional de Artes e Ofícios do Espectáculo Chapitô)
Agradecimentos: Paulo Banha, João Sebastian, Manuel Mendonça, Hugo Guerreiro, Filipe Correia Santos, Joaquim Ferreira da Silva, Vitor Costa, Adalberto Patão, José Rui, Equipa do Auditório Fernando Lopes Graça

__________________________________________________________________________________________


Locais

Teatro Extremo | R. Serpa Pinto, 16 | Almada

Sala Miratejo/ Teatro Extremo | Centro Comercial Miratejo

Fórum Municipal Romeu Correia (Auditório Fernando Lopes Graça e Sala Conto) | R. D. Francisco Xavier de Noronha | Almada

Praça da Liberdade | junto ao Fórum Municipal Romeu Correia

Praça S. João Baptista | Almada

Parque Urbano de Almada | Espaço Verde do Fórum Municipal de Almada

Pátio Prior do Crato | junto ao Miradouro de Almada

Incrível Almadense | R. Capitão Leitão | Almada

Casa da Cerca – Centro de arte Contemporânea | R. Da Cerca | Almada

Convento dos Capuchos | R. Lourenço Pires de Távora | Costa de Caparica

Sala da Assembleia da Junta de freguesia da Costa de Caparica | Praça da Liberdade | Costa de Caparica
___________________________________________________________________________________________________

Cartão Sementes

Dirigido a todos os elementos da família que desejam assistir aos diferentes espectáculos, criámos este ano o Cartão Sementes que proporciona ao seu titular o desconto de 50% na aquisição dos bilhetes. Pelo valor unitário de 5 euros.
___________________________________________________________________________________________________
Preçário

Cartão Sementes 5 euros || Espectáculos 5 euros || Grupos escolares 4 euros || Histórias da Pinta-Sol 3 euros || Cinema 3 euros
___________________________________________________________________________________________________

Apoios

Câmara Municipal de Almada | Solrica | Ministério da Cultura | Instituto das Artes | Juntas de Freguesia do Concelho de Almada | Câmara Municipal de Palmela | Câmara Municipal do Seixal | Região de Turismo Costa Azul | Solar dos Zagalos | Fórum Romeu Correia | Socopal | Ilusom | Nofirel | Infordigito | Grupo | J. Caetano Construções | Cantial 30 | José Neves Construções , Lda. | Hotel Maia | Montepio | CNS - Construções Norte Sul Lda. | Construciv – Construções Civis Lda. | Águas Serra da Estrela | Nova Antena | Seixal | Capital | Baía | Horizonte FM | Sesimbra FM | Antena 2 | PAL | Paris Lisboa | Popular FM | Antena 1 | Voz de Setúbal | Jornal de Setúbal | Rede Sem Mais Jornal | Sesimbrense | Lusitano | Sesimbra | Tal & Qual | Outra Banda | Primeira Página | Independente | Setubalense | Jornal Almada | Babies | Super-Bebes | Crescer | Batatton | Mariana | Focus | O Professor | Turismo Lisboa | Incrível Almadense | Fórum Municipal Romeu Correia | Auditório Municipal Fernando Lopes Graça | Projecto Outros Olhares | Hospital de Almada | Casa da Cerca | Cinanima | L3 video | Monstra | Festa do Avante


___________________________________________________________________________________________________
Informações/ Reservas:

Teatro Extremo - eXpaço eXtremo

R. Serpa Pinto, 16


    1. Almada

Tel. 21 272 3660 || Fax 21 272 3669

teatro@teatroextremo.com || www.teatroextremo.com


©principo.org 2016
enviar mensagem

    Página principal