Senhor presidente, senhoras e senhores deputados



Baixar 8.12 Kb.
Encontro29.07.2016
Tamanho8.12 Kb.
Senhor presidente, senhoras e senhores deputados,
Ocupo a tribuna para registrar um pedaço da história de Mato Grosso do Sul, cujas personagens e referências apontam exemplos perfeitamente ajustáveis à realidade nacional. Um país em busca de desenvolvimento qualificado precisa valer-se de sua história e de sua memória para ter mais segurança na construção de seu futuro.
Reportagem publicada pelo jornal "Correio do Estado" nesta Quarta-feira, 29 de outubro de 2003, anuncia dois eventos significativos da nossa história: o relançamento do livro "Mato Grosso do Sul, Minha Terra", da renomada educadora Oliva Enciso, e a inauguração do Vagão-Escola do Senai.
O livro é uma das muitas contribuições que a veneranda educadora e mulher pública vem prestando ao nosso estado, desafiando e atravessando as fronteiras do tempo, lúcida no vislumbrar horizontes. Vida de pioneira, vida generosa e de semeadura exemplar. Oliva Enciso quebrou tabus e sublimou, com simplicidade e brilho, o verdadeiro papel da mulher na sociedade, quando, em décadas hostis de preconceito, assumiu na plenitude a militância pelos direitos humanos.
Foi uma das primeiras mulheres a assumirem mandatos eletivos, como vereadora em Campo Grande e tenaz advogada da qualidade do ensino e da inclusão social e econômica, numa antevisão, com 50 anos de antecedência, das contradições e dos desafios que viriam instigar as gerações futuras. O liro ora em relançamento foi publicado em 1982 e constitui acervo precioso para qualquer estudo sobre fatos, pessoas e registros do processo regional de desenvolvimento, a partir da primeira metade do século 20.

Um dos trechos dessa obra relata a implantação do Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial em nosso Estado. Para materializar a hoje sólida e profícua relação entre a instituição e os sulmatogrossenses, o Senai, em 1981, celebrou convênio com a Estrada de Ferro Noroeste do Brasil, da Rede Ferroviária Federal, que cedeu três vagões para abrigar os alunos e os cursos profissionalizantes. Os primeiros ensinamentos abriram as portas da inclusão social e econômica, tão perseguida por Oliva Enciso, para centenas de jovens então aprendizes de oficina mecânica, instalações elétricas e prediais, motores a gasolina e diesel, entre outros cursos.


Estava, enfim, sedimentada a parceria que hoje é responsável pela formação de uma imensa e qualificada mão-de-obra, milhares de homens e mulheres que sustentam o cenário economicamente ativo de Mato Grosso do Sul e de outros estados. Entre 1981 e o ano 2000 aproximadamente 9.500 inscrições foram efetivadas nos cursos do Senai em diversos municípios. Hoje, restaurados, os vagões-escola do Senai mantêm viva a lembrança do que representaram para nós as atitudes e as ações visionárias de pessoas e instituições preocupadas com a construção de uma sociedade justa.
As nossas homenagens e o nosso reconhecimento à professora Oliva Enciso, ao Senai, à família ferroviária, à Federação das Indústrias de Mato Grosso do Sul, que cedeu o espaço para a exposição do monumento histórico, e a todos os que perpetuaram com esses exemplos a certeza de ser possível avançar, sempre, quando o ideal comum se renova na perspectiva de realizar sonhos comuns.

Muito obrigado.


VANDER LOUBET

DEPUTADO FEDERAL


PT/MS
Catálogo: sileg -> integras
integras -> Pronunciamento do Deputado Edinho Bez (pmdb-sc), em de abril de 2011 na Câmara dos Deputados sobre Reforma Tributária dando ênfase, nesta oportunidade, sobre a desoneração da folha de pagamentos
integras -> O sr. José pimentel – pt-ce (Pronuncia o seguinte discurso)
integras -> CÂmara dos deputados projeto de lei n.º 502, de 2003
integras -> Pronunciamento do deputado luiz moreira na sessão ordinária da câmara, em 24 de abril de 2002
integras -> A diversidade cultural brasileira sob o olhar de um deputado federal
integras -> Discurso proferido pelo deputado Sérgio Caiado
integras -> SR. carlos de souza
integras -> SR. giacobo (bloco pl/ pr) pronuncia o seguinte discurso Sr. Presidente, Sras e Srs. Deputados
integras -> Pronunciamento do deputado manato, pdt/ES, na tribuna da câmara, em sessão do dia 22 de outubro de 2003
integras -> Deputado vitor penido


Compartilhe com seus amigos:


©principo.org 2019
enviar mensagem

    Página principal