Senhor presidente senhoras e senhores deputados



Baixar 6.59 Kb.
Encontro02.08.2016
Tamanho6.59 Kb.
DISCURSO PROFERIDO PELO DEPUTADO MAURO BENEVIDES

NA SESSÃO DE 18 DE JUNHO DE 2009

SENHOR PRESIDENTE

SENHORAS E SENHORES DEPUTADOS:
Alcançou ampla repercussão em todo o País, o discurso proferido, anteontem, pelo Presidente José Sarney, situando-se diante de fatos registrados no Senado, com ampla repercussão na mídia.

Com trajetória de quase cinqüenta anos de profícua atuação no cenário da vida pública, o ilustre representante do Amapá já ocupou, além da Presidência da República, a Chefia do Poder Legislativo brasileiro, em duas oportunidades, em razão de seus méritos incontáveis.

Ainda houve voz, sem maior tonitruância, que ecoou no cenário nacional, com a intenção de reclamar a renuncia do preclaro homem público, embora a reação dos próprios Pares fosse a de promover os acertos necessários, mas sempre sob o comando lúcido de quem compatibilizou experiência e tirocínio para enfrentar os desafios do quotidiano.

Tive o privilégio de ser seu colega na outra Casa do nosso Parlamento, num convívio respeitoso, já que sempre o enxerguei como vulto exponencial dos nossos quadros político-partidários.

Em razão disso, vejo-me na imperativa contingência de reiterar-lhe confiança em que se restaure, sob sua direção, o clima de normalidade almejada por todos os nossos compatrícios.

Se o objetivo era restaurar a dignidade de um parlamentar de largo curso, é indiscutível que o objetivo comece a ser alcançado, a julgar pelas incessantes demonstrações de apoio à sua fala ponderada, mas enérgica na definição de seus propósitos, procedidos com clareza, coerência e determinação.

Daí o registro de que propus a fazer desta tribuna, homenageando aquele que se credenciou ao nosso respeito e admiração.

Ontem à noite, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva, no Exterior, reportou-se aos fatos ora realçados no Senado, solidarizando-se, implicitamente, com Sarney, cujo desempenho na vida pública fez questão de ressaltar, enaltecendo-lhe as virtudes e apontando o Poder Legislativo como peça fundamental de estrutura democrática.

Agora, com as medidas a serem examinados na terça-feira, em reunião da respectiva Mesa Diretora, a outra Casa do Congresso buscará alçar-se ao pedestal de respeitabilidade a que tradicionalmente fez jus, ao longo de sua história.

O velho Senado, caracterizado por Machado de Assis, ressurgirá ainda mais transparente, como assim o desejam a opinião pública e os seus próprios integrantes.

José Sarney prosseguirá na sua longa jornada, fazendo em meio à honorabilidade que o tem caracterizado ao longo de seu trabalho fecundo, agora num novo mandato como Chefe do Poder Legislativo do País.

MAURO BENEVIDES



Deputado Federal





©principo.org 2016
enviar mensagem

    Página principal