Senhor presidente, Senhores deputados e deputadas



Baixar 6.79 Kb.
Encontro24.07.2016
Tamanho6.79 Kb.
Senhor presidente,

Senhores deputados e deputadas


São José do Rio Pardo, cidade onde nasci, estudei, fui prefeito e à qual devo grande parte dos votos que me conduziram a esta casa por quatro vezes consecutivas, comemorou, ontem, dia 21, seu 142º (centésimo quadragésimo segundo aniversário).

Nos dias atuais, São José do Rio Pardo respira cultura. Foi nela, há pouco mais de um século, que Euclides da Cunha escreveu boa parte de uma das maiores obras da literatura brasileira: o livro “Os Sertões”, que aborda episódios da Guerra de Canudos. A presença do escritor Euclides da Cunha foi tão marcante em São José do Rio Pardo, que a cidade comemora, há 95 anos, a Semana Euclidiana, um evento literário o qual reúne, todos os anos, intelectuais do país e do exterior. No campo da cultura, desenvolve-se em São José do Rio Pardo uma série de cursos permanentes nas escolas de música, teatro, pintura, dança, os quais atraem centenas de estudantes de todo o país. O movimento artístico-cultural é tão atuante, que o governo do estado de São Paulo autorizou a instalação de um núcleo do Conservatório Musical de Tatuí, hoje considerado um dos melhores estabelecimentos do país no campo da música. O estabelecimento oferece cursos de violino, violão, viola clássica, percussão, entre outras modalidades musicais. Todas essas atividades são desenvolvidas sob a égide do Instituto Prefeito Lupércio Torres, uma homenagem ao meu falecido pai.

Com uma população formada a partir dos imigrantes italianos, São José do Rio Pardo cultiva traços dos seus ancestrais, promovendo, em todos os anos, no dia 20 de setembro, encontros festivos dos imigrantes para comemorar O Dia da Comunidade Italiana. Paralelamente ao grande crescimento na área cultural, o setor da educação está, também, ganhando grande projeção no estado de São Paulo. Além de uma vasta rede de escolas oficiais e particulares, nos níveis primários e secundários, existem na cidade duas faculdades de ensino superior: a Fundação Euclides da Cunha e a UNIP (Universidade Paulista). Juntas, oferecem cerca de 20 cursos, nos quais estão matriculados milhares de alunos, oriundos, em grande parte, dos estados de São Paulo e Minas Gerais.

Outro setor que vem registrando um grande desenvolvimento em São José do Rio Pardo é do eco-turismo. Graças à atuação dinâmica do seu prefeito, João Santurbano, foram criadas condições e estruturas para a prática do turismo de aventura, do arvorismo e de atividades diversas no rio Pardo, que corta a cidade.

Registro ainda que São José do Rio Pardo tem forte economia agrícola, baseada na cebola e no café, alavancada por pesquisas da Fundação de Pesquisa Agrícola. No setor industrial, destaque para a presença, na cidade, de duas empresas multinacionais: Nestlé e Corgil. Há, ainda o Distrito Industrial, com mais de 80 empresas, entre médias, micro e pequenas empresas.

Desta Tribuna, apresento meus cumprimentos aos 55 mil habitantes da cidade que tenho a honra de representar nesta casa, ao seu prefeito, João Batista Santurbano, ao seu vice-prefeito, Paulo Sérgio Rodrigues, ao presidente da Câmara Municipal, Marco Antônio Gumiéri Valério, e demais vereadores, pelo transcurso de mais um aniversário.




Deputado SILVIO TORRES

PSDB/SP


©principo.org 2016
enviar mensagem

    Página principal