Shalom campinas shalom campinas shalom



Baixar 8.82 Kb.
Encontro29.07.2016
Tamanho8.82 Kb.
SHALOM CAMPINAS SHALOM CAMPINAS SHALOM CAMPINAS SHALOM

ESTUDO 52: QUATRO ATITUDES PARA TER UMA VIDA ABENÇOADORA

2Cr 21.20: Jeorão tinha trinta e dois anos quando começou a reinar, e reinou oito anos em Jerusalém. Morreu sem que ninguém o lamentasse, e foi sepultado na cidade de Davi, mas não nos túmulos dos reis.

Comece este estudo perguntando aos presentes se podem lembrar de alguém, que já não viva mais próximo ou que já tenha morrido, por quem sintam saudades. Dê oportunidade para que as pessoas compartilhem brevemente as respostas. Em seguida, introduza o estudo apresentando o triste relato bíblico acerca do rei Jeorão, que morreu depois de reinar oito anos. A Bíblia registra que ninguém lamentou por sua morte (outras traduções da Bíblia dizem que “ninguém sentiu saudades” do rei). Faça então a pergunta aos presentes: se você morresse hoje, quantas pessoas lamentariam por isso? Quantas pessoas sentiram mesmo saudades de você?

Ninguém lamentou pela morte de Jeorão. Como pode, alguém viver quarenta anos nesta terra, sendo rei de uma nação e terminar sua vida assim? A Bíblia aponta para pelo menos quatro erros de Jeorão, que servem de alertas para nós.

1º. Jeorão abandonou o Senhor, o Deus de seus antepassados. (2Cr 21.10). Esta é a pior escolha que alguém pode fazer em sua vida, abandonar o Senhor. Pior ainda que, conforme o verso 11, o rei de Judá ainda influenciou muitas pessoas a deixarem a fé em Deus e a servirem a falsos deuses. Uma vida abençoadora começa com a decisão de apegar-se a Deus.

2º. Jeorão desprezou a Palavra de Deus. (2Cr 21.12). O maior profeta de Israel naquele tempo era Elias, que vivia no reino do norte (Israel havia se dividido após a morte do rei Salomão, entre Judá (Sul) e Israel (Norte). Elias enviou uma carta ao rei de Judá, com uma palavra direta de Deus chamando o rei ao arrependimento e à mudança de vida. A atitude de Jeorão foi de ignorar completamente a mensagem do Senhor.

A Bíblia ensina que para ser abençoado, o homem deve conhecer e praticar as Escrituras. O Salmo 1.2-3, afirma: A sua satisfação está na lei do Senhor, e nessa lei medita dia e noite. É como árvore plantada à beira de águas correntes: dá fruto no tempo certo e suas folhas não murcham. Tudo o que ele faz prospera.

Você quer prosperar em tudo o que fizer? Então é preciso apegar-se a Deus e à Palavra do Senhor.

3º. Jeorão odiou seus irmãos e os matou. (2Cr 21.4). Não houve uma razão para a malignidade praticada por Jeorão. Ele simplesmente matou seus seis irmãos, provavelmente, para ficar com os bens que seu pai havia repartido. Quem quer ser abençoado pelo Senhor precisa amar seus irmãos e servi-los. O Salmo 133.1 diz: Como é bom e agradável quando os irmãos convivem em união! Este Salmo nos ensina que quando nos unimos aos nossos irmãos o Senhor se agrada e concede bênçãos específicas (vide v. 3). Com base em I Coríntios 11.30, entendemos que as contendas entre irmãos são capazes de reter bênçãos e atrair doenças e dores.

Uma vida abençoadora depende da sua disposição em ser amável para com seus irmãos em Cristo.

4º. Jeorão constituiu um péssimo casamento. (2Co 21.6). A mulher com quem Jeorão casou-se, Atalia, era filha de Acabe e Jezabel, reis do reino do norte. Jezabel era uma adoradora de um deus chamado Baal e perseguia os profetas do Senhor. Atalia, certamente, influenciou Jeorão para o mal. Por isso uma série de tragédias incorreram sobre a família de Jeorão (vs. 9, 10, 16 e 18). Até seus filhos foram raptados e levados como escravos. Uma doença terrível o assolou, levando-o a morte. A Bíblia afirma que não fosse a promessa que Deus fizera ao rei Davi, nenhum filho de Jeorão teria sobrevivido.

Para que sua vida seja uma bênção você deve servir ao Senhor com sua família. Se ainda não se casou, sua meta deve ser a de unir-se a um cônjuge cristão e fervoroso. Se já tem uma família, deve ser de ganhar sua casa para o Senhor.

Conclusão: Todos temos a chance de construirmos uma história de vida com Deus. Fazendo as escolhas corretas, dando os passos certos, deixaremos um legado de bênçãos nas vidas de muitas pessoas, a começar por nossos filhos e discípulos. Apegue-se ao Senhor, à Sua Palavra, ame seus irmãos e sirva a Deus com sua família.

Dê oportunidade aos novos de se entregarem a Jesus.

Na unção para ser pai de multidões,



Bispo Paulo R. Petrizi


©principo.org 2016
enviar mensagem

    Página principal