Significa aquilo que está na moda, e, que provoca um consumo tendencioso e



Baixar 83.63 Kb.
Encontro07.08.2016
Tamanho83.63 Kb.

MODISMO












Esta semana você vai meditar sobre modismo. Você sabe o que é isso? Essa palavra significa aquilo que está na moda, e, que provoca um consumo tendencioso e igualitário. Quer dizer que quando você compra, usa, fala e faz o que a maioria está fazendo, você está aderindo a um MODISMO.
Segunda-feira: Não somos do Mundo


Se vocês pertencessem ao mundo, ele os amaria como se fossem dele. Todavia, vocês não são do mundo, mas eu os escolhi, tirando-os do mundo; por isso o mundo os odeia.” Jo.15:19


ENTENDENDO: Quem falou estas palavras? ____________ Para quem ele estava falando? _______________________. Parabéns se você disse que era Jesus que estava falando com os seus discípulos. Agora, descubra as afirmativas verdadeiras e depois circule a opção que apresenta a resposta certa: 1-( ) Não pertencer ao mundo significa que eu faço as mesmas coisas que o mundo faz. 2-( ) Não pertencer ao mundo significa ser diferente e agradar a Deus custe o que custar. 3-( ) Quando não faço o que o mundo faz, sou odiado por ele. 4-( ) Quando não faço o que o mundo faz, sou tolerado e amado mesmo sendo diferente. 5-( ) Quem nos separou do mundo foi Jesus.

A – Todas as afirmavas são verdadeiras; B- Nenhuma das afirmativas é verdadeira; C – São verdadeiras as afirmativas 2, 3 e 5; D – São verdadeiras apenas as afirmativas 2 e 3. E – São verdadeiras as alternativas 2, 3 e 4.

Se você escolheu a letra C, acertou!

MEMORIZANDO: Guarde a Palavra no seu coração e você não pecará contra Deus. Memorize o versículo agora. ( ) Memorizei.

TIRANDO A LIÇÃO: O versículo de hoje, mostra claramente, que as pessoas que decidiram fazer de Jesus seu Senhor, foram separadas do mundo, para serem diferentes, mesmo enquanto ainda estiverem nele. E mais, Jesus também adverte que por causa dessa diferença seus discípulos não seriam amados; pelo contrário, seriam odiados pelo mundo. O mundo é o lugar onde você está passando seus dias: o lugar onde você estuda, onde você passeia, onde você se diverte e, até mesmo, onde você mora. E aquilo que todo mundo faz, como imoralidade no falar e no vestir, egoísmo, competição, inveja, ira, vícios e costumes, etc., está longe de agradar a Deus. Vamos aprender mais alguns princípios sobre ser diferentes e separados do mundo, relacionando os versículos a seguir às suas lições:

a) I Jo.2:15 ( ) A amizade com o mundo é inimizade com Deus.

b) II Tm.2:4 ( ) Não devo amar o mundo e o que há nele.

c) Tg 4:4 ( ) Como soldado, devo me preocupar em agradar aquele que me chamou.

d) Ef. 1:4 ( ) Devo me esforçar para ser santo (a).

retângulo com único canto aparado 5e) Hb. 12:14 ( ) Deus me escolheu para ser santo (a).

vimos em outros momentos, que podemos escolher o que fazer, e também, que cada escolha, tem uma consequência. Vamos completar o versículo abaixo, que fala sobre nossa liberdade de decisão e descobrir sua referência:

“_________________, jovem, na sua mocidade! Seja ____________ o seu coração nos dias da sua __________________! ___________ por onde seu coração ______________, até onde a sua vista _______________; mas saiba que por ___________ essas coisas ___________ o trará a __________________. Ec. _____:9.”

DECIDINDO: Então, qual será sua decisão? Ser igual ou diferente? ( ) Decido fazer todas as meditações dessa semana e aprender como ser diferente do mundo. ( ) __________________________________________________

COMPARTILHANDO:  Lembre-se que as suas decisões são feitas diante de Deus e seu compromisso é com Ele. Ore agora, pedindo sabedoria e atitude para cumprir até o fim.
Terça-feira: Modismo no falar


Mas agora, abandonem todas estas coisas: ira, indignação, maldade, maledicência e linguagem indecente no falar” Cl 3:8





ENTENDENDO: Os modismos no falar, geralmente são para expressar uma emoção como raiva, ira, inveja, e esse geralmente são os famosos palavrões. Há também as gírias que são usadas em conversas informais, mas são principalmente usadas por adolescentes para que possam se sentir descolados. Escreva esse versículo na primeira pessoa do singular: Mas agora, eu devo _______________

____________________________________________________________

MEMORIZANDO: Não memorize coisas que desagradam a Deus para falar depois, memorize o versículo para estar sempre cheio da Palavra, e colocar a palavra de Deus na sua boca ao invés de coisas ruins. ( ) memorizei.

TIRANDO A LIÇÃO: Adolescente, você não tem que parecer descolado para o mundo. Leia Jo 17:16 e escreva ao lado porquê você não precisa ser descolado aos olhos do mundo______________________________________________

P
bom mau bom boca coração más seu mal seu coração fala cheio coração tesouro
ois é, assim como Cristo, nós não pertencemos a esse mundo, somos ETS. Pertencemos a outro lugar, por isso vale mais agradar a Deus do que a homens. Se você tem a mesma fala que as pessoas do mundo, o que você acha que as pessoas vão pensar? Leia Mt 7:16-17 escreva a resposta da pergunta anterior, o porquê das pessoas te verão dessa forma __________________________________ ____________________________________________________________
Se você fala como o mundo, você se mistura com o mundo aos olhos das pessoas, elas verão aquilo que você está mostrando, seus frutos. Um vocabulário de baixo calão, ou seja, sujo e de baixo nível, revela sua verdadeira natureza, olhe o que Jesus diz sobre isso Leia Lc 6:45 e complete o versículo com as palavras do quadro.

“O homem ____, tira coisas boas do _______ ____________ que está em ___ __________, e o homem ____ tira coisas _____ do ______ que está em ____

__________, porque a sua ______ ______ do que está _______ o _________

retângulo de cantos arredondados 3

Há uma coisa muito importante também, que já virou um vício na nossa sociedade e Deus não gosta. Leia Ex 20:7 e diga que hábito ruim é esse que temos? _____ ____________________________________________. Pois é, caso você não saiba, quando você diz “Ai meu Deus....” , “Meu Jesus amado” e coisas do tipo, por nada, casualmente, em qualquer situação, você está tomando o nome de Deus em vão, “em vão” quer dizer inutilmente, você está falando isso sem um objetivo específico, ou seja mencioná-Lo em uma situação irreverente, “nada a ver”. Isso já é algo tão firme na sociedade que é um problema geral, crianças, adolescentes, jovens, adultos e é algo que deve ser tirado da nossa vida.

Leia Tg 3:5-18 e diga com o que a língua é comparada __ __ __ __.

O que ninguém consegue fazer com ela? __ __ __ __ __. Nos versos 9-13, é dito algo que não pode ocorrer, são coisas opostas, que coisas são essas? _________
___________________________________________________________.


Nosso modo de falar revela quem nós somos, o que sai da sua boca vem do coração. Como estão suas palavras? Você tem uma linguagem sadia? Ou indecente? Suas palavras são puras? Ou você imita as pessoas que estão ao seu redor? Que palavras você tem usado ultimamente que está desagradando a Deus? Se tudo que há no seu coração é maldade, imoralidade, inveja, vícios, isso vai refletir no seu modo de falar, não se engane. Leia agora mesmo Salmos 19:14 ( ) Eu li o texto.

DECIDINDO: Decida realmente por Jesus e encher seu coração com a Palavra de Deus, para que isso transborde na sua vida e as pessoas possam ver Jesus nas suas palavras. ( ) Decido abandonar os palavrões, as piadas imorais, o falar mal dos meus professores.... Coloque aqui algum hábito ruim que você decide deixar. ( ) Decido que vou evitar usar o nome de Deus em vão.

COMPARTILHANDO: Ore ao Senhor pedindo para que Ele te ajude a deixar os maus hábitos na sua fala e que você consiga se encher com a Palavra de Deus para que possa transparecer isso para as outras pessoas.

Vocês foram comprados por alto preço. Portanto, glorifiquem a Deus com o corpo de vocês.” 1 Co 6:20

Quarta-Feira: Modismo no Vestir
ENTENDENDO: Qual foi esse alto preço pelo qual eu e vocês fomos comprados? ____________________________________________________________

Exatamente, foi o preço que Jesus pagou, morrendo na cruz por mim e por você sem ter pecado algum. Marque o significado de “glorificar”: ( ) Honrar ( ) Desonrar. Como você pode honrar a Deus com seu corpo? ________________

____________________________________________________________

MEMORIZANDO: O versículo de hoje você deve decorar e nunca mais esquecer. Pare agora e decore ( ) Eu memorizei.

TIRANDO A LIÇÃO: Diariamente você é bombardeado pela mídia com informações que ditam o tipo de vida que deve levar. Não é errado você querer se arrumar um pouco mais, colocar um boné ou um tênis legal (para os meninos) ou ler dicas sobre cabelos, maquiagem e etc (para meninas). O problema é, quando isso se torna obsessão! Muitas pessoas se arrumam para tentar arrumar um namorado (a), para parecerem legais ou mais maduros. Você não deve se arrumar para chamar a atenção de alguém. Isso é o que o mundo quer! Não deixem o mundo determinar quem você é! Não deixe o mundo dizer que roupa você deve usar, não deixe o mundo te fazer de marionete, não deixe o espelho mandar em você! O mundo diz que você deve usar roupas sensuais, destacar as partes do seu corpo mais bonitas, mas quando você faz isso, não está glorificando a Deus com seu corpo. Lembre-se: O modo como você se veste deve agradar a Deus.

retângulo de cantos arredondados 6

A moda quer ditar as roupas da próxima estação, novelas ditam novas tendências e as revistas acompanham isso. Mas na hora de se vestir ou comprar uma roupa são os seguintes princípios que você deve seguir, leia o princípio e a passagem bíblica e depois diga a principal lição do versículo:

1º. Princípio: Você deve ouvir o Espírito Santo (Gl 5:25) Lição: ___________

____________________________________________________________ Sabe aquele incômodo que você sente quando veste uma roupa indecente e que você tenta ignorar ou fica se convencendo que não está tão imoral, é o Espírito Santo falando com você, mostrando que sua roupa não está agradando a Deus

2º., 3º. E 4º. Princípios: Decência, Modéstia e Bom senso (1 Tm 2:9)

____________________________________________________________

Apesar desse versículo se referir as mulheres, estes princípios também servem para os homens, você deve vestir roupas decentes, modéstias e deve ter bom senso. O mundo quer chamar atenção com suas roupas, mas o cristão deve procurar chamar atenção com seu caráter. Coloque as vogais no versículo abaixo e depois responda as perguntas:

Q _ _ _ pr_pr_ _ D_ _s d_ p_z _s s_nt_f_q_ _

_nt_ _r_m_nt_. Q _ _ t_d_ _ _sp_r_t_, _lm_ e c_rp_ d_ v_c_s s_j_ c_ns_rv_d_ _rr_pr_ _ns_v_l n_ v_nd_ d_ n_ss_ S_nh_r J_s_s Cr_st_

1 Ts 5: ___. Quem pode te santificar? ___________. Como Ele quer que o seu corpo seja: ______________________.

DECIDINDO: O que falta para você ser um adolescente que agrada a Deus? Suas vestimentas agradam a Deus? Decida mudar aquilo que você sabe que a tem impedido de ser santo. ( ) Decido me desfazer de roupas que sei que expõem meu corpo, pedirei ajuda da minha mãe, líder ou amigo mais espiritual se for necessário. ( ) Decido toda vez que sair de casa fazer a seguinte pergunta: “Essa roupa está agradando a Deus?”

COMPARTILHANDO: Ore, pedindo ajuda do Senhor para todos os dias ter força para ser santo na sua maneira de vestir e ser o adolescente que agrada a Deus.

Tudo o que fizerem, seja em palavra ou em ação façam-no em nome do Senhor Jesus, dando por meio dele graças a Deus Pai” Cl 3:17

Quinta-feira: Modismo nos Adereços
ENTENDENDO: Marque verdadeiro ou falso: ( ) Não preciso fazer tudo em nome do Senhor; ( ) Nem todas as minhas ações devo consultar a Deus; ( ) Tudo que eu faço devo fazer em nome do Senhor.

Todas as suas ações devem ser para agradar ao Senhor e como você meditou ontem também deve ser para glorificar a Deus.

MEMORIZANDO: Não pule essa etapa, decore o versículo agora.

TIRANDO A LIÇÃO: Muitos cristãos perguntam se fazer tatuagens, colocar piercings, homem usar brinco é pecado. Na sua opinião é pecado? ___________.

A pergunta mais importante é: isso vai glorificar a Deus? Leia 1 Co 10:31. Por que fazer tatuagem? Colocar um brinco ou um piercing? Nosso padrão de imitação deve ser a Cristo e não o mundo, leia Ef 5:1. VoCê sabia que a Bíblia fala sobre tatuagem, leia Levítico 19:28 e tire suas próprias conclusões do que ela pede. Existem alguns princípios da Palavra de Deus que você deve levar em consideração antes de um dia pensar em aderir estas modas. Ligue os versículos ao princípio

1 Co 10:31 * * Não devo escandalizar com minhas ações;

1 Jo 2:15 * * Tudo que eu faço deve glorificar a Deus

1 Co 6:12 * * Tudo é permitido, mas nem tudo convém

Rm 14:15-16 * * Não devo amar as coisas que são do mundo

texto explicativo retangular com cantos arredondados 23



Você precisa sondar seu coração e observar se fazer uma tatuagem ou ter um piercing vai glorificar a Deus ou causar confusão. Se seus pais não deixam, você estará desobedecendo a eles e isso é pecado. E outra coisa que você deve levar em consideração quando se trata de tatuagem, retirar uma tatuagem é muito difícil e caro, então pense muito bem, o que hoje parece legal e aceitável para você, no futuro pode não ter sido uma decisão tão boa assim, quando você tiver casado, trabalhando e tendo que ensinar seus filhos. O que sua tatuagem vai dizer sobre você?

Para fecharmos a meditação de hoje descubra qual é o versículo. Lembre-se para número iguais, letras iguais.

A



















-













E






















O

R







1 2 1 3 4 5 6 3 5 7 5 4 8 7 1 2 8 6 1
















L




1

T




5

:







7 5 6 1 4 3

Alerta!!! Quando você for usar qualquer tipo de adereço e até tatuagem removível você deve buscar saber o significado desses símbolos, pois muitos trazem mensagens que estão em desacordo com os princípios bíblicos, não se iluda com a beleza ou porque é legal. Você é filho de Cristo e tudo em você deve glorificá-lo.

DECIDINDO: Lembre que suas decisões agora podem trazer consequências boas ou ruins para o seu futuro. ( ) Decido não vou fazer nada por modismo, para mostrar aos outros que sou moderno. ( ) Decido que se estou pensando em colocar um piercing ou fazer uma tatuagem vou refletir quais sãos minhas reais motivações e se isso vai glorificar a Deus.

COMPARTILHANDO:  Jesus quero que Tu estejas sempre na frente das minhas decisões, me mostrando o que está agradando ou não está agradando a Ti. Quero acertar e fazer sua vontade sempre.

Sexta-feira: Festas, Drogas e Álcool


"Pois Deus trará a julgamento tudo o que foi feito, inclusive tudo o que está escondido, seja bom, seja mau”. Eclesiastes 12:14

ENTENDENDO: Sobre a passagem acima, marque C (certo) ou E (errado):

( ) Deus não se importa e nem se preocupa com o que eu faço.

( ) Posso viver conforme as minhas vontades, pois nada demais acontecerá.

( ) Vou prestar contas a Deus de tudo o que eu fizer.

( ) O que eu fizer escondido ninguém saberá e Deus não me cobrará.

( ) Deus me julgará por tudo o que fiz, certo ou errado, escondido ou não.

Somente a 3ª e a 5ª opção estão corretas. Marque um X nas opções que fazem parte da sua vida: ( ) estudar ( ) ajudar em casa ( ) sair com os amigos ( ) festas ( ) navegar na internet ( ) algum tipo de droga ilícita ( ) esportes ( ) vídeo game ( ) bebida alcóolica ( ) mentira ( ) meditação e oração ( ) colar ( ) namorar escondido, “ficar” ( ) igreja, Nova Teens ( ) passeios ( ) shows mundanos. Tudo o que faz parte da sua vida importa para Deus e sobre tudo Ele vai te julgar, assim a forma como você vive hoje determina o seu futuro.

MEMORIZANDO: O versículo de hoje é importante na hora de lutar contra as suas tentações, portanto repita em voz alta até memorizar. Ok, memorizei ( )

TIRANDO A LIÇÃO: Jesus mostrou que é importante ser sociável; como exemplo, Ele participava de eventos sociais, jantares, casamentos (Jo 2:1-11). Jesus vivia em sociedade, estava entre pessoas do mundo, mas sempre as influenciava e nunca era influenciado por elas (leia Fp 2:15). FESTAS, DROGAS E ÁLCOOL fazem parte deste mundo, mas não significa que devem fazer parte da sua vida. Isso é para quem não tem Jesus como Senhor e Salvador. E tenha certeza que todos nós prestaremos contas a Deus de cada coisa que foi feita.

#PALAVRADEDEUS – Leia 1 Pe 4:1-7; 14-19 e responda:

Não devo mais viver para satisfazer os meus desejos humanos, mas sim ___________

_____________________. Bebedeiras, sensualidade e farras agradam a: ( ) cristãos, filhos de Deus ( ) pagãos/descrentes. Quando você é diferente do mundo, os descrentes (verso 4): ( ) insultam e ridicularizam você ( ) te aceitam como você é.

A quem os descrentes prestarão contas? __________________________.

Se você é insultado e sofre por ser cristão, como deve se comportar? ____________

________________________________________________________________

Como justo e filho de Deus o que você deve sempre fazer (verso 19): _____________

________________________________________________________________

Pense!!! A que tipo de festas você vai e como você se comporta nelas? Shows e festas mundanas? Você dança como nos vídeos clipes mundanos? Ingere bebidas alcoólicas? Experimenta drogas? “Fica” e beija todos (as)? Brinca de verdade ou desafio? Ou se comporta como Jesus, influenciando os outros? Além de desagradar a Deus, festas, drogas e álcool trazem perigos para sua vida: 1) Vício – Todo vício começa com “vou experimentar só essa vez”. Não se engane, o objetivo do Diabo é destruir você (Jo 10:10). 2) Imoralidade – (1 Pe 4:3) Todas as músicas mundanas para dançar têm uma intenção sexual, e as drogas e bebidas deixam você sem discernimento e sem vergonha para o que é imoral e errado.


#FATOCURIOSO – A Bíblia alerta sobre os sintomas da bebida, drogas e vícios. Leia Provérbios 23:29-35 e responda: Como o vinho (vícios) me ataca (são 2 animais)? ___

______________________________________________________________

Meus olhos verão coisas: ( ) normais ( ) estranhas. Minha mente imaginará coisas: ( ) distorcidas ( ) sobrenaturais. Qual o desejo de quem é viciado em bebida? ( ) Acordar para trabalhar ( ) Acordar para beber mais uma vez.

Você é livre para viver como deseja, Jesus não te proíbe de nada; mas Deus te julgará por cada coisa. Como filho (a) de Deus, o que você faz e como se comporta mostra que você é de Deus? Não basta ser cristão, precisa parecer ser cristão! Portanto, fuja até da aparência do mal!!!

Aprendendo Mais: Leia os versículos e coloque-os nos quadrados corretos. Leia: Pv 14:12; 20:1; João 8:36; 1 Co 6:19-20; Ef 5:18; 1 Tm 3:3.

DECIDINDO: Seja como Jesus!!!

Mostre que você não é levado pelo mundo. Decido: ( ) não aceitar e nem experimentar nenhuma bebida alcoólica e nenhum tipo de droga. ( ) não imitar os costumes mundanos: danças, “ficar”. ( ) não participar de shows e festas mundanas.

COMPARTILHANDO:  Jesus foi o maior exemplo de influência nesse mundo. Ore por suas decisões e peça ajuda para se livrar de todos os hábitos mundanos.



Compartilhe com seus amigos:


©principo.org 2019
enviar mensagem

    Página principal