Sinopse do projeto de curso de pós-graduaçÃo lato sensu



Baixar 93.33 Kb.
Encontro29.07.2016
Tamanho93.33 Kb.




Data Protocolo:
_____/____/____

Versão 2005.1






SINOPSE DO PROJETO DE CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO LATO SENSU




ESPECIALIZAÇÃO EM POÉTICAS VISUAIS – PINTURA, DESENHO E INSTALAÇÃO: PROCESSOS HÍBRIDOS




1- IDENTIFICAÇÃO DO REQUERENTE

1.1 TEMA:

Pós-Graduação - Especialização em Poéticas Visuais -

Pintura, Desenho e Instalação: Processos Híbridos



1.2 COORDENADOR:

Ms. Richard John



1.3 INSTITUTO:

Instituto de Ciências Humanas, Letras e Artes

1.4 DIRETOR:

Ms. Gabriel Grabowski

1.5 COORD. DE PG DO INSTITUTO:

Margareth Fadanelli Simionato

2 - JUSTIFICATIVA

O curso de Especialização em Poéticas Visuais - Pintura, Desenho e Instalação: Processos Híbridos propõe a inter-relação de diferentes procedimentos artísticos, técnicos e tecnológicos, possibilitando ao artista conhecê-los e utilizá-los no seu processo de criação, desencadeando reflexões sobre os conceitos artísticos. Dessa forma, serão abordados nesse curso, os diferentes procedimentos visuais que permeiam a arte contemporânea, ampliando-se a interação, o desenvolvimento e a pesquisa dessas possibilidades expressivas.

As intervenções estéticas da arte contemporânea não estão mais restritas as investigações dos limites das categorias tradicionais, como a pintura ou a escultura e, muitas vezes, é justamente nas intersecções entre as categorias e procedimentos de outras áreas que instaura-se a produção artística na atualidade. Através desses contatos híbridos abre-se um novo campo de expressão artística, de conceituação e ação, no qual os artistas pensam o espaço de suas proposições extrapolando não só os limites das categorias, mas também os limites do campo da arte.

Por outro lado, entendemos que este curso aproxima-se da proposta de inserção de uma nova linha de pesquisa, já prevista no PPI da Feevale, Arte e processos híbridos, atendendo aos projetos de pesquisa do curso de Artes Visuais, inclusive corroborando para futuros projetos de criação de curso stricto sensu. Cabe mencionar, que no Rio Grande do Sul, existe apenas um curso em nível de mestrado e doutorado, oferecido pela UFRGS, no qual temos observado uma expressiva demanda de inscritos para poucas vagas.



A Feevale, ao viabilizar um curso de especialização na área das Poéticas Visuais, sendo o único no Estado, busca estimular a produção artística visando o desenvolvimento de uma visão crítica dos contextos da arte contemporânea. Além disso, promove a continuidade da formação dos egressos na região de abrangência, conforme proposto no Projeto Institucional Pedagógico. Ou seja, esse novo curso atende as demandas regionais, devido a sua significativa inserção dos cursos de Arte, bem como proporciona a participação de profissionais de outras regiões do Estado, como temos percebido nas quatro edições em Poéticas Visuais: Gravura, Fotografia e Imagem Digital, oferecidos. Outro dado verificado são as constantes solicitações e sugestões por e-mail e contatos telefônicos sobre a possibilidade de propormos ênfases que abrangem outras áreas das linguagens artísticas.





3 - OBJETIVOS

3.1 Geral:

  • Proporcionar a atualização e o aprofundamento da pesquisa em artes para profissionais que atuam na produção artística contemporânea.




3.2 Específicos:

  • Aprofundar os estudos relacionados com a teoria e a produção artística contemporânea.

  • Propiciar a construção de processos de criação, inter-relacionando-os com o conhecimento estético, a reflexão, a análise e a avaliação crítica da produção artística.

  • Elaborar propostas que abordem questões conceituais da arte contemporânea através de diferentes meios de criação artística, conceitualizando suas implicações, deslocamentos e intersecções.

  • Viabilizar o retorno dos graduados ao estudo acadêmico, conforme o PIP da Feevale.




4 - PÚBLICO-ALVO

4.1 A quem se dirige: Profissionais graduados (licenciados e bacharéis) em Arte, Arquitetura, História, Publicidade, Design, Jornalismo e áreas afins.

4.2 Pré-requisitos: Conclusão de Curso Superior nas áreas das Artes Visuais, Arte Educação e áreas afins.


4.3 Formas de divulgação: folders, jornais, mídia, rádio, TV Feevale, etc.


4.4 Seleção: Análise de currículo, portfólio e entrevista.





5 - IDENTIFICAÇÃO DO CURSO

5.1 N.º de vagas:

25

5.2 Carga Horária:

360

5.3 Horário das Aulas:

sextas-feiras – 14h às 17h40min e 18h40min às 22h20min.

5.4 Período de Realização:

Disciplinas: março de 2007 a maio de 2008

Monografia: maio a novembro de 2008



5.5 Início do Curso:

16 de março de 2007

5.6 Local de realização:

Campus I e II




6 - DISCIPLINAS E DOCENTES

Disciplinas

C/H

Instituição

Docentes

Arte Contemporânea

30

Feevale

Ms. Niura Ribeiro

Arte Brasileira Contemporânea

30

Feevale

Ms. Niura Ribeiro

Leitura de Imagens nas Artes

30

Feevale

Ms. Paula Ramos

Metodologia da Pesquisa em Arte

30

Feevale

Ms. Elaine Tedesco


Articulação Plástica e Textual

45

Feevale

Dra. Lurdi Blauth (TC)

Ateliê Bidimensional I

45

Feevale

Ms. Richard John

Ateliê Bidimensional II Processos Híbridos

30

(prof. convidado UFRGS

Dr. Flávio Gonçalves

Ateliê Bidimensional III Pintura e Ação

45

Feevale

Ms. Clóvis Martins

Ateliê Tridimensional

30

(prof. convidado UFP)

Dr. Daniel Acosta


Laboratório de Ações Urbanas

45

Feevale

Ms. Elaine Tedesco


Monografia







Professores Orientadores




7 - DISCIPLINAS E EMENTAS

Disciplinas

C/H

EMENTA

Arte Contemporânea

30

A disciplina estuda aspectos conceituais das artes visuais na contemporaneidade.

Arte Brasileira Contemporânea

30

A disciplina analisa as questões conceituais da arte brasileira contemporânea e sua contextualização histórica.


Leitura de Imagens nas Artes

30

A disciplina estuda diferentes propostas de abordagens de leituras de imagens nas artes visuais.


Metodologia da Pesquisa

30

* Ver ofício e justificativa em anexo.

Articulação Plástica e Textual

45

A disciplina propõe a elaboração de projeto de pesquisa em arte, a partir do desenvolvimento de linguagem artística própria. Aprofunda questões do projeto individual com desdobramentos e paralelismos com outras linguagens artísticas.


Ateliê Bidimensional I

45

A disciplina propõe a pesquisa de caráter criativo-experimental integrando atuações diversas sobre o espaço bidimensional, a partir da conceituação de seus procedimentos e categorias.



Ateliê Bidimensional II Processos Híbridos

30

A disciplina propõe a pesquisa do processo criativo enfatizando o espaço bidimensional na produção artística e suas relações e possibilidades híbridas.



Ateliê Bidimensional III Pintura e Ação

45

A disciplina propõe a exploração plástica das relações entre corpo e pintura, a partir de referências conceituais e procedimentais da arte contemporânea.

Ateliê Tridimensional

30

A disciplina propõe e experimentação de diferentes abordagens conceituais relacionadas à exploração e o espaço expositivo como elemento constituinte da obra.


Laboratório de Ações Urbanas

45

A disciplina propõe a análise e experimentação de diferentes formas de atuação artística no espaço urbano.


Monografia




Propõe a construção teórica, a partir de uma temática relacionada ao campo do curso com a supervisão de um professor orientador.





8 - PROGRAMA DE APRENDIZAGEM E BIBLIOGRAFIA BÁSICA

Disciplinas

Programa de Aprendizagem

Bibliografia Básica

Arte Contemporânea

A Planaridade e a Autonomia da Pintura Modernista.

- Do Plano as Proposições Sensoriais.

- Pós-Modernidade - a arte e os meios de comunicação de massa: simulação, produção, reprodução, combine paintings, environment.

- A Desmaterialização da Arte e Difusões Multimídias.

- Diálogos Multidisciplinares no Espaço N.O.

- Módulo, Repetição, Geometrização e Materiais Industrializados na Arte.

- O Campo Ampliado da Escultura.

- Revitalizações Pictóricas.

- Espaço, Corpo e Memória na Contemporaneidade.



ARCHER, Michael. Arte Contemporânea: uma história concisa. São Paulo: Martins Fontes, 2001.

DE FUSCO, R. A Arte Contemporânea. Lisboa: Presença, 1990.

WOOD, Paul. Modernismo em Disputa – a arte desde os anos quarenta. São Paulo: Cosac & Naify, 1998.


Arte Brasileira Contemporânea

Concretismo

Neo-Concretismo

Nervo Óptico

Geração Oitenta

Bienais



CHIARELLI, Tadeu, Arte Internacional Brasileira, São Paulo: Lemos, 1999.

FAVARETO, Celso. A Invenção de Hélio Oiticica. São Paulo: EDUSP, FAPESP, 2002.

FREIRE, Cristina. Poéticas do Processo, Arte Conceitual no Museu. São Paulo: Iluminuras, 1999.


Leitura de Imagens nas Artes

A Arte na Contemporaneidade I: problemas de abordagens e considerações sobre leituras de imagens.

A arte na Contemporaneidade II: pós-modernidade e hipermodernidade.

A Percepção nos Processos Artísticos de Criação.

A Imagem Fotográfica e a Construção de seus Códigos: os modos de representação do real.

A escultura como “campo expandido”.

Limites e possibilidades da teoria Greenberguiana para abordagem da pintura.



CALABRESE, Omar. Como se lê uma obra de arte. Lisboa: Edições 70, c1993.

DE MICHELI, M. Vanguardas Artísticas do Séc. XX. São Paulo: Martins Fontes,1991.

HONNEF, K. Arte Contemporânea. Colonia: Taschen, 1991.


Metodologia da Pesquisa (em Arte)

* Ver ofício e justificativa em anexo.



Articulação Plástica e Textual

Procedimentos e Ações

Produção Plástica

Análise Crítica da Produção Textual e Visual Individual

Produção de Textos

Elaboração de um Projeto para Monografia Final


BEAUD, Michel. Arte da tese. Rio de Janeiro: Bertrand Brasil, 1996.
BASBAUM, Ricardo (org.) Arte Contemporânea Brasileira: texturas, direções, ficções, estratégias. Rio de Janeiro: Rios Ambiciosos, 2001.

SALLES. C. A. Gesto Inacabado: processo de criação artística. São Paulo: Anablume, 1998.





Ateliê Bidimensional I

Retomada Crítica de Conceitos Definidores de Procedimentos e Categorias: desenho, gravura, pintura.

Rupturas Históricas

Hibridismos Possíveis

Superfícies e Materialidades

Representação e Apresentação


ARCHER, Michael. Arte Contemporânea : uma história concisa. São Paulo: Martins Fontes, 2001.

FERREIRA. Glória (org.) Clement Greenberg e o debate crítico. Rio de Janeiro: FUNARTE, Jorge Zahar, 1997.

LICHTENSTEIN, Jacqueline. A pintura : textos essenciais. (14 volumes) São Paulo: Editora 34, 2004.



Ateliê Bidimensional II Processos Híbridos

O plano como Circunstância, tema e estratégia.

Desdobramentos e Procedimentos Híbridos: transferência, marca, contato, índice, projeção, delineação e cópia.



BACHELARD, Gaston. A Poética do espaço - São Paulo: Martins Fontes, 1988.

BARBERO, Manuel; BORDES, Juan; CABALLO, Ignacio; CABEZAS, Lino. Las lecciones del dibujo. 2. ed. Madrid: Cátedra, 1999.

DIDI-HUBERMAN, Georges. O que vemos, o que nos olha. 1. ed. São Paulo: Editora 34, 1998.


Ateliê Bidimensional III Pintura e Ação

O Corpo como Gesto e Índice Pictórico

Combine Paintings

Action Paintings

Antropometrias

Bólides e Caixas de Cor


BATCHELOR, D. Minimalismo – Movimentos da Arte Moderna. São Paulo: Cosac & Naify, 1990.

RESTANY, Pierre. Os novos realistas. São Paulo: Perspectiva, 1979.

JEUDY, Henri-Pierre. O corpo como objeto de arte. São Paulo: Estação Liberdade, 2002.


Ateliê Tridimensional

Corpo, Objeto e Participação

Apropriação

Ambientação

Instalação

Vídeo-Instalação


FIZ, Simon Marchán. Del arte objectual al arte de concepto. Epílogo sobre la sensibilidad “postmoderna”. Madri: Akal, 2001.

O'DOHERTY, Brian. No interior do cubo branco, a ideologia do espaço da arte. São Paulo: Martins Fontes, 2002.

TASSINARI, Alberto. O espaço moderno. São Paulo: Cosac & Naify, 2001.


Laboratório de Ações Urbanas

Land Art

Site-specífic, Site-oriented, In Situ

Intervenções Urbanas

Projetos de Artistas: as ações coletivas e o sistema das artes




ARGAN, Giulio Carlo. História da arte como história da cidade. São Paulo: Martins Fontes, 1998.

PEIXOTO, Nelson Brissac. Paisagens urbanas. São Paulo: SENAC – Marca D’água, 1996.



TEDESCO, Elaine Athayde Alves. Sobreposições imprecisas. São Paulo: Escrituras, 2003.


Monografia

A bibliografia básica será indicada pelo professor orientador, de acordo com o tema escolhido pelo aluno para o desenvolvimento da monografia




9 - ABORDAGENS DE ENSINO

A ação – intervenção pedagógica na promoção de uma especialização na área da arte deverá privilegiar o aprofundamento teórico na sua inter-relação com a investigação do processo de criação artística, aprofundando as possibilidades de sua ação/investigação/intervenção para a compreensão do conteúdo da linguagem expressiva da arte.

Durante o curso serão desenvolvidos estudos teórico-práticos em laboratórios e ateliês específicos para desenvolver e executar projetos e trabalhos artísticos. As disciplinas utilizarão seminários, trabalhos individuais/grupos, apresentações e demais dinâmicas que forem pertinentes ao desenvolvimento de cada disciplina.







10 - AVALIAÇÃO DA APRENDIZAGEM

A avaliação da aprendizagem dar-se-á através de trabalho a ser desenvolvido ao final de cada disciplina, constando de aprofundamento teórico-prático. Os critérios de avaliação do trabalho deverão ser discutidos pelo professor com o grupo de alunos. O professor, além da nota, fará um relatório de apreciação da produção do aluno como forma de devolução do crescimento do mesmo e possíveis sugestões de superação. O aluno poderá entregar o trabalho de cada disciplina em até 30 dias após o seu término. A nota mínima para aprovação será 7,0 (sete) e a freqüência mínima será de 75%.

Após a conclusão de todos os créditos, o aluno terá o prazo de 6 (seis) meses para elaborar sua pesquisa e apresentar uma monografia sobre a sua produção artística relacionada com a área e disciplinas do curso, sob a supervisão de um professor orientador, totalizando 15 horas de orientação. Esta monografia será submetida a uma banca examinadora composta por dois professores indicados anteriormente pelo professor orientador.






11 - INFORMAÇÕES

O curso destina-se a aprofundar a formação do artista-pesquisador.

Contatos via e-mail: lurdib@feevale.br Telefone: (51) 3584 7124 Ramal 7124






12 - INSCRIÇÕES

12.1 Período:

9 de outubro a 9 de dezembro de 2006

12.2 Local:

Administração Acadêmica – Campus II

12.3 Horário:

8h15min às 11h30min e das 13h15min às 22h

12.4 Documentos Necessários:

Cópia do Diploma de Curso Superior e Histórico de Graduação ou Certificado de Conclusão de Curso

Cópia do Curriculum Vitae



12.5 Taxa de Inscrição:

R$ 25,00




13 - MATRÍCULA

13.1 Início e término:

18 a 22 de dezembro de 2006

13.2 Local:

Administração Acadêmica – Campus II

13.3 Horário:

8h15min às 11h30min e das 13h15min às 22h

13.4 Documentos Necessários:

1 foto 3x4

cópia da Carteira de Identidade

cópia do CPF

cópia do Registro Civil (Certidão de Nascimento ou Casamento)



13.5 Custos:

Cálculo feito em parceria entre o Instituto Acadêmico e a Pró-Reitoria de Planejamento e Administração.


PRÓ-REITORIA DE ENSINO

CAMPUS II: RS-239, 2755 - Novo Hamburgo - RS - CEP: 93510-250

Fone: (51) 3586-8800 ramal 8613 - FAX: (51) 3586-8836 – posgraduacao@feevale.br





Compartilhe com seus amigos:


©principo.org 2019
enviar mensagem

    Página principal