Sistema financeiros alternativos latino-americanos – contribuiçÃo para uma reconfiguraçÃo do sistema financeiro internacional



Baixar 5.05 Kb.
Encontro20.07.2016
Tamanho5.05 Kb.
SISTEMA FINANCEIROS ALTERNATIVOS LATINO-AMERICANOS – CONTRIBUIÇÃO PARA UMA RECONFIGURAÇÃO DO SISTEMA FINANCEIRO INTERNACIONAL.

Louise Corseuil (Acadêmica/ UNISUL) louisecorseuil@hotmail.com

Letícia Cristina Bizarro Barbosa - (orientadora/UNISUL) leticia.barbosa@unisul.br
Com o intuito de contribuir nas produções científicas buscamos apresentar algumas mudanças no cenário político regional da América Latina que afetaram os sistemas financeiros nacionais, os processos de integração e as formas de se conceber o desenvolvimento sustentável.

O Equador é um país que vem apresentando mudanças estruturais e o ano de 2008 marca com a promulgação de sua nova Constituição Federal. Com ela, a criação de leis para operacionalizar suas ordens: a institucionalização das finanças solidárias e populares e a regulação e controle no sistema financeiro através da promulgação da Lei de criação da Rede de Segurança Financeira e a Lei Orgânica de Regulação e Controle do Poder de Mercado, são exemplos disso.

A presente pesquisa tem grande importância para a sociedade por se tratar da análise de uma mudança política que acarretou um reordenamento constitucional e, conseqüentemente, trouxe à tona suas concepções particulares de economia e finanças. A capacidade de mobilização e organização social de grupos, como os indígenas, considerados uma minorias no mundo, mostrou que neste país, onde são maioria, puderam implementar uma Constituição e leis que representassem sua natureza e realidade

Esperamos contribuir com elementos pesquisados e sistematizados que possibilite repensar o sistema financeiro nacional atual e conseqüentemente o sistema financeiro internacional. O local e o global estão ligados e a divulgação desta pesquisa incentivará as experiências de sistemas financeiros alternativos locais na sua organização política fortalecendo laços econômicos e promovendo o desenvolvimento socioeconômico sustentável.



Palavras chave: Financeiros. alternativos. Internacional.


Compartilhe com seus amigos:


©principo.org 2019
enviar mensagem

    Página principal