Soldado por um Dia



Baixar 6.65 Kb.
Encontro26.07.2016
Tamanho6.65 Kb.
Meio ambiente e 22º Blog L premiam

participantes do projeto “Soldado por um Dia”
Depois de dois dias de atividades, segunda-feira, 15, e terça-feira, 16 de outubro, membros da Secretaria de Recursos Naturais e Meio Ambiente e do 22º Blog L (Batalhão Logístico Leve) premiaram no quartel, em Barueri, os participantes da terceira edição do projeto “Soldado por um Dia”, oficializado por meio de Decreto nº 6.171, de 11 de setembro de 2007, promulgado pelo prefeito de Barueri, Rubens Furlan (PMDB).
O projeto, que passa a integrar o calendário de eventos da Secretaria de Recursos Naturais e Meio Ambiente, mobilizou 120 estudantes de Ensino Médio, de 16 a 18 anos de idade, e professores da EEFMT Professora Maria Theodora Pedreira de Freitas, de Alphaville, escola que tem como mantenedora a FIEB (Fundação Instituto de Educação de Barueri), além de militares e representantes da Sema.
A abertura foi prestigiada por autoridades. O secretário da Sema, Antonio Carlos Pasinato, considera o projeto como importante aprendizado de trabalho em equipe e de cooperação entre participantes e Exército. “Aprendizado de respeito ao próximo e ao ambiente em que nos encontramos”, disse o secretário, reforçando o desafio assumido por Barueri em relação aos “Oito Objetivos de Desenvolvimento do Milênio”, estabelecidos pela ONU (Organização das Nações Unidas).
Entre os objetivos está o de garantir o respeito ao meio ambiente. “Sentimos que é preciso trabalhar muito ainda para que as pessoas entendam a real importância de nos unirmos pela conservação do nosso ambiente”. Pensando em tudo isso é que foi desenvolvido o projeto “Soldado por um dia”. O comandante do 22º Blog L, tenente-coronel Armando Lemos classificou o período de acampamento dos alunos no quartel como “experiência bastante intensa e gratificante”.
O projeto envolveu uma série de atividades para os alunos. O plantio simbólico de mudas de árvores Pau-Brasil fez parte da programação, contando com a atuação do secretário da Sema e do comandante do 22º Blog L. Os estudantes participaram de escalada em parede de alpinismo, de trilha ecológica, de montagem de barracas e de orientação de deslocamento de equipes na área de campo do quartel; receberam instruções de camuflagem e sobre prevenção de picadas de cobras e prevenção e combate a incêndios.
PREMIAÇÃO - As atividades foram realizadas em forma de competição cooperativa por equipes mistas, disputadas em 10 provas. Ao final, as três melhores equipes foram premiadas com medalhas e troféus. A EEFMT Maria Theodora Pedreira de Freitas recebeu  o troféu transitório denominado “Diego Cunha”, ex-aluno da escola, já falecido. Os alunos receberam ainda certificados de participação entregues pelos pais presentes à solenidade de encerramento.
CONSCIENTIZAÇÃO – O projeto “Soldado por um dia” agrega objetivos específicos, como: enfatizar a necessidade de participação ativa na prevenção e solução de problemas ambientais; estimular atitudes de solidariedade e ações positivas; desenvolver senso de responsabilidade nos participantes; focalizar as condições ambientais atuais e futuras; e possibilitar criação de vínculos afetivos com o ambiente natural.
_______________________________________________________________________

Texto e fotos: Arleno Marques – 17/10/07


996


©principo.org 2016
enviar mensagem

    Página principal