Solenidade de São Francisco Para Francisco o sacerdócio deve ser visto, acima de tudo, em relação «com o Corpo e Sangue de Cristo »



Baixar 38.29 Kb.
Encontro20.07.2016
Tamanho38.29 Kb.
FRATERNITAS

Port. Vol. XLIII. Nr. 169 - OFM Roma - Email: fraternitas@ofm.org - 01. 10. 2010


Solenidade de São Francisco
Para Francisco o sacerdócio deve ser visto, acima de tudo, em relação «com o Corpo e Sangue de Cristo...» e com as «santas palavras... de Nosso Senhor Jesus Cristo, que os clérigos pronunciam, anunciam e administram» (2Cf 33-34). Isso significa, concretamente, que é através do ministério apostólico, do qual os sacerdotes participam, que recebemos o anúncio do Evangelho e os sacramentos da salvação, a saber, o Batismo, a Eucaristia e o Perdão dos pecados, que fazem de nós verdadeiros Filhos de Deus e nos constituem membros do Corpo de Cristo. Compreende-se melhor, então, porque Francisco quer sempre «recorrer exatamente a eles [sacerdotes]... E não quero considerar neles o pecado, porque neles vejo o Filho de Deus e são meus senhores»(Test 6-9). (Carta do Ministro e Definitório geral pela Festa de São Francisco).
A canonização de Cammilla da Varano
O logotipo representa a imagem meio busto de Camilla da Varano que, tornando-se, em 1481, Clarissa, tomou o nome de Ir. Battista. A lágrima nos olhos recorda o voto feito, aos oito ou dez anos, de derramar, em cada sexta-feira, ao menos uma lágrima por amor à paixão de Cristo.

A cruz na mão esquerda indica o centro de sua espiritualidade, ou seja, o amor apaixonado ao Crucificado, enquanto que o lírio mostra sua escolha de afeição total ao Senhor Jesus. A cartela na mão recorda seus escritos, ou seja, sua característica de monja humanista, que uniu fé e cultura e desejo de Deus.

A frase «Caminha, corre, voa na via de Deus!», trata de seus escritos, recapitula o aspecto místico de sua experiência cristã, caracterizado pela centralidade de Jesus Cristo.

O monograma do nome de Jesus, colocado ao lado de seu nome, leva ao movimento da observância franciscana – entre seus maiores representantes esteve também São Tiago das Marcas – em cujo círculo se coloca a experiência da Ir. Battista da Varano.

Camilla, o nome que o pai, Giulio Cesare da Varano, senhor de Camerino, lhe deu no momento de nascer, em 1458, está no alto, em letra pequena, para indicar sua família de origem.

O atributo de Santa, posto por último, é o reconhecimento que lhe será atribuído canonicamente mediante a celebração da canonização, presidida por Bento XVI, no próximo dia 17 de outubro de 2010, como recorda a data posta embaixo.


A imagem estilizada da região das Marcas (Itália), inserida entre a imagem e a escrita, remete não só à terra de origem de Ir. Battista da Varano, mas também ao patrimônio cultural, espiritual e eclesial, da qual a nova santa é contemporânea expressão e raiz.


Índia - Madhavaram, Chennai - 800 anos da antiga tradição da Ordem Franciscana
No dia 26 de junho de 2010, a igreja de S. Sebastião de Madhavaram celebrou o aniversário da fundação da Ordem franciscana. Por essa ocasião, foi celebrada especial santa missa, presidida por sua Excia. Mons. A. M. Chinnappa, arcebispo de Madras-Mylapore, em seguida houve festa e viu-se um documentário que mostrava as atividades sócio-culturais-espirituais e o desenvolvimento que os franciscanos realizam na Índia e de um programa cultural. Tudo foi organizado para sublinhar o término do Ano Sacerdotal e os 800 anos da Ordem Franciscana. A participação de mais ou menos 150 sacerdotes e religiosas e 2000 fiéis, provenientes de diversas paróquias, fez o evento memorável.

A Ordem Franciscana tem rica história de serviço humanitário, e sua contribuição à igreja de Chennai é bem conhecida. Fr. John Chrisostum, pároco da igreja de S. Sebastião, mantém muitos programas de conscientização social, médica e junto aos jovens, e os frades do Convento de S. Sebastião empenham-se no melhoramento da sociedade, contribuindo no crescimento espiritual, na harmonia social, na promoção da educação primária, secundária e vocacional.

Por essa ocasião, os paroquianos mostraram apreço pela contribuição da igreja S. Sebastião à educação dos pobres e pelas consultas que Fr. Joy Valooran oferece aos pacientes no Instituto para o Câncer da cidade e ao asilo franciscano chamado 'JEEVODAYA' e também pelas consultas familiares e individuais oferecidas na paróquia. Os pacientes dizem que a contribuição da Ordem franciscana à sociedade, em seu todo, é exemplar, e nós, quais membros da Igreja, estamos orgulhosos de fazer parte dessa grande história.

A gente que vivia na área era muito pobre e trabalhava, de tempos em tempos, nos curtumes locais. A igreja reavivou a fé em Deus, educou-os e ofereceu-lhes serviços sociais. Os frades de Madhavaram são chamados pelo população indígena, com carinho, de “Ordem do necessitado”.


Colômbia - 75 anos de presença e serviço educativo
No dia 12 de fevereiro de 1931 chegou a Tuluá a comunidade franciscana, durante o mandato do Comissário Provincial de Fr. Manuel Aníbal Siabato. A missão da comunidade, no começo, foi predominantemente evangelizadora, com sede no Convento S. Antônio, construído juntamente com a paróquia, entre 1933 e 1946.

Segundo o cronista da Província Franciscana de Santa Fé, ao redor da metade de 1934, passou por Tuluá sua Excelência Mons. Juan Manuel González Arbeláez, Arcebispo de Bogotá, que se hospedou no convento franciscano. Pela tarde, quando os frades, como de costume, tinham sua recreação, o prelado disse ao padre guardião Nicolás Nieto: “Precisa realizar o projeto do colégio. Daqui a seis meses, passarei por aqui e ai dos frades se não achar um colégio bem ajeitado!”.



Fr. Berardo Siabato foi o primeiro Reitor, quando era Provincial Fr. Jesús María Velásquez. As atividades do Colégio iniciaram no dia 05 de outubro de 1935, utilizando algumas salas do vizinho convento de S. Antônio, até 1950, quando houve a mudança para o local atual. A Província de Santa Fé possui hoje 12 colégios e a Universidade S. Bonaventura. Entre os colégios, o primeiro foi o de São Francisco. Por ocasião do jubileu de diamante (75 anos), em outubro, haverá uma semana inteira de festa: sexta-feira, oito de outubro, começará a jornada com solene Eucaristia de ação de graças, presidida por Mons. Hernán Giraldo Jaramillo, Bispo de Buga, concelebrada pelo Ministro provincial, Fr. Fernando Garzón Ramírez, e de outros membros do Governo provincial e de religiosos de diversas Fraternidades da Província. No fim da Eucaristia será feita a abertura dos atos protocolares com a presença de altas personalidades civis, eclesiásticas, militares e da polícia; a jornada matinal concluir-se-á com uma ágape fraterna. Ao fim da tarde, no Teatro Sarmiento da cidade de Tuluá-Vale, celebrar-se-á com todo o esforço e amor essa festa com atividades artísticas e culturais, contando com a presença de todos os pais dos alunos.
Novo Curso em Bruxelas
Fundado há dez anos, o Curso de Bruxelas continua a formar Frades para a Missão. No início de setembro, começou outro Curso de formação (em inglês) para preparar onze novos frades que serão missionários em diferentes partes do mundo. Nesse reinício, estiveram presentes os três Secretários gerais das missões, Fr. Helmut pelos Capuchinhos, Fr. Jarek pelos Conventuais, Fr. Màximo pelos Menores. O solene início quis ser também grande agradecimento à Fraternidade, que concluiu seu serviço (em especial, Fr. Damien, Fr. Benoit-Michel e Fr. Jean-François) e à nova, que se formou em fins de agosto (Fr. Didier, Guardião, Fr. Gianfrancesco, responsável pelo Curso, Fr. Jan-Lan, Pároco e Fr. Benjamin, Vigário). Para ajudar a Fraternidade formativa, dois frades estarão presentes ao longo de todo o curso: Fr. Vincent, conventual, missionário no Peru, e Fr. Bill, capuchinho, norteamericano. Os onze frades que fazem o Curso são 04 menores, 03 capuchinhos e 04 conventuais.
Haiti agradece
Durante a semana de exercícios espirituais, no convento de Lilavois – único a ficar em pé no terremoto – os frades da Fundação de Haiti se reencontraram, depois de seis meses da tragédia. Esse tempo espiritual serviu para refletir sobre sua vida e missão, no contexto de grandes dificuldades e da gradual, lenta organização da vida normal. Ao Secretário geral das Missões, Fr. Máximo, que os visitou, em fins de julho, confiaram a tarefa de agradecer, de todo o coração, aos numerosos benfeitores que se fizeram presentes naquelas horas dramáticas: Governo da Ordem, Províncias, Conventos, Paróquias, Clarissas, Irmãs franciscanas, Ordem Franciscana Secular, Associações, grupos, famílias e a cada pessoa. Foi uma grande competição de solidariedade de todo o mundo. Os frades do lugar estão conscientes e reconhecidos. Com as ajudas vindas, puderam estar próximos dos habitantes de Port-au-Prince, a capital haitiana: acolhendo-os, cuidando-os, oferecendo-lhes comida e remédios. Muitas crianças estão vivendo nos conventos, bem como doentes são acolhidos nas igrejas e nas pequenas estruturas, que ficaram em pé. Para o futuro, os frades pretendem construir uma casa de acolhida para as crianças órfãs e de rua, organizar a reestruturação das casas de famílias pobres, aumentar o setor das enfermarias e cuidar melhor da formação dos jovens frades do Haiti (hoje, são 11).
Marcalivro franciscano


  • Itinerários Espirituais nas Terras do Islão, Gwenolé Jeusset, Ed. Terra Santa, Milão - 2010, 156 p.

Esse livro, traduzido do original francês «Itinérance en terres d’Islam», apresenta reflexões do autor na África Negra, em suas viagens a serviço dos Frades Menores, que vivem e trabalham entre muçulmanos, antes de sua chegada à Fraternidade Internacional para o Diálogo, em Istambul. A página conclusiva, epílogo, é de Fr. Giacomo Bini.

  • Para conhecer João Duns Scot – Introdução ao pensamento filosófico e teológico, José Antônio Merino, (Tradução de Francesco Treccia), Ed. Porziuncola 2009, 254 p.

A obra de Merino é bela introdução à obra de João Duns Scot, e síntese dividida em duas partes: a Filosofia e a Teologia. A parte mais conhecida e mais nova do autor, penso, são os dois capítulos, o terceiro e o quarto, que abordam o Cristocentrismo (p. 175-197) e a Mariologia, com referência especial à Imaculada (p. 205-219). Uma palavra especial merece a introdução, na qual se abordam estilo e limites do pensamento escotista, e são citados os papas que falaram do teólogo medieval, a saber, Paulo VI e João Paulo II, nossa citação de Bento XVI não pode senão sublinhar suas declarações e apreços.

  • Recuperar a intuição evangélica franciscana de Fr. Giacomo Bini, Ed. Franciscanas de Arantzazu, Colección Hermano Francisco, nº 54, 129 p.

Trata-se de reflexões feitas por Fr. Giacomo aos Frades da Província de Arantzazu, como formação permanente. O livro propõe aos Frades o duplo caminho de voltar a descobrir e ler o Evangelho, sem descontos, e de procurar a ligá-lo, partindo da fraternidade e minoridade, das aspirações de encontro e da relação com o homem moderno.

As “Ediciones Franciscanas de Arantzazu” iniciaram também a coleção “Hermano Francisco minor”, com a publicação de Ignacio Larrañaga, Francisco, el pobre de Asís (Francesco, pobre de Assis), e de Victorio Beain, El Secreto de Francisco (O segredo de Francisco). Próximo texto será de Elói Leclerc, Francisco de Asís, un maestro de oración (Francisco de Assis, Mestre de oração).



Grandes/pequenas notícias


  • Nomeação: O Santo Padre nomeou Fr. Settímio Maroncelli, da Província de Cristo Rei - Bologna, Itália, Prelado Ouvidor do Tribunal da Rota Romana, até agora, Oficial da Congregação para o Clero.

  • Em Belém foi assinado o acordo para restaurar o teto da Basílica da Natividade: No dia 02 de setembro, em Belém, foi assinado importante acordo para restaurar o teto da Basílica da Natividade. Trâmite necessário, visto que, como em todos os santuários regidos pelo Statu Quo, também na basílica da Natividade nenhuma obra de restauração pode ser feita sem prévio acordo entre os três «co-proprietários».

A proposta foi assinada pelo Custódio da Terra Santa Fr. Pierbattista Pizzaballa, pelo patriarca grego-ortodoxo Theophilos III e pelo representante do patriarca armeno Torkom II Manoogian, na presença do primeiro ministro da Autoridade Nacional Palestina Salam Fayyad e de Ziad Al Bandak, Conselheiro do Presidente Mahmoud Abbas para os negócios cristãos e, ao mesmo tempo, Presidente do Comitê para a restauração da igreja.

Comentando o evento, o Custódio da Terra Santa declarou ao Franciscan Multimedia Center: “É o início de um novo modo de estar juntos em Belém. Aquela basílica belíssima e mui antiga, que necessita restauração e se tornara símbolo da nossa incapacidade de dialogar, agora eu espero que se torne lugar novo, em que as Igrejas demonstram saber colaborar”.



  • A “Johannes-Duns-Skotus-Akademie” de Mönchengladbach promove jornadas de estudo sobre a identidade do homem segundo Duns Scot. Por ocasião do VII centenário da morte do beato João Duns Scot foi organizado um simpósio sobre o tema: “Individualidade e Amor”.

Já que as problemáticas sobre a existência do homem e a visão de João Duns Scot haviam suscitado grande interesse, pensou-se em organizar um segundo simpósio, que acontecerá em Köln – Alemanha, de 04 a 06 de novembro de 2020. Com a ajuda de importantes conhecedores de vários aspectos da existência do homem e da doutrina do “Doutor Sutil”, as jornadas de estudo tentarão responder à questão fundamental: “Quem é o homem?". Os estudiosos que participarão nas jornadas de Colônia são: Johannes Baptist Freyer, Walter Hoeres, Werinhard Einhorn, Axel Schmidt, Antonie Vos, Andreas J. Beck, Hannes Möhle, Stefan Seit. Programa.

  • Celebrar o “Espírito de Assis”: “Desejando que tal espírito se afirme de maneira mais incisiva e traga copiosos frutos de reconciliação, pedimos que cada ano, sempre no dia 27 de outubro, todos os filhos e filhas de S. Francisco celebrem o espírito de Assis nas melhores formas que o Senhor da Paz lhes sugerir”. (Da carta dos Ministros gerais da Família franciscana sobre a celebração do “espírito de Assis”, 04 de outubro de 1987).

  • O IV estágio de Arquivística para quem trabalha nos arquivos das famílias franciscanas, organizado pela Escola Superior de Estudos Medievais e Franciscanos na Pontifícia Universidade Antonianum, será realizado nos dias 15-18 de novembro de 2010, das 8h30m às 12h15min e das 15h25min até as 18h50min, na sede da Escola. São previstas visitas de trabalho, guiadas a lugares de interesse para arquivista e de conservação artística da cidade de Roma. Para informações: www.antonianum.eu

  • Mensagem do Santo Padre Bento XVI pela XXVI Jornada Mundial da Juventude, que acontecerá em Madrid, em agosto - 2011: http://www.vatican.va/gmg/documents/gmg_2011_it.html

  • Visita do Ministro Geral ao Paraguai: nos dias 06 e 07 de agosto de 2010, junto com Fr. Júlio C. Bunader, Definidor geral, visitou os frades da Custodia “Fr. Luís Bolaños”, no Paraguai. Acolhidos pelo Custódio, Fr. Iñaki Galarraga, foi organizado no convento da Assunção um encontro com o Conselho da Custódia, ao qual esteve presente também o Ministro provincial Fr. Zuriarrain Urretabizkaia Juan Telesforo, da Província de Aranzazu, Espanha, da qual depende a Custódia. Num clima fraterno partilharam a vida e a missão dos frades, juntamente com os possíveis percursos de colaboração e integração nas Entidades do Cone Sul. Em seguida, foram convocados os Frades professos da Custódia, que se encontraram para um diálogo aberto com Ministro geral, evidenciando o caminho da Ordem proposto no documento final do Capítulo geral e nos subsídios “Uma parada para discernir” e “Partir de novo do Evangelho”. Para finalizar a visita, reuniram-se em Lambare, casa dos professos temporários, primeiramente para um momento de diálogo fraterno e concluindo a visita, rendendo graças a Deus e aos irmãos na celebração da Missa.

  • A XXI Assembleia da UCLAF foi realizada entre 08 e 14 de agosto de 2010, em Ypacaraí, Paraguai, organizada pela Conferência do Cone Sul, com o lema “Portadores do dom do Evangelho na América Latina e no Caribe”, em continuidade com o Capítulo geral - 2009. Com a presença do Ministro geral, dos Definidores gerais Fr. Nestor Inácio Schwerz e Fr. Júlio C. Bunader, o Animador geral pela Evangelização Fr. Arturo Ríos Lara, os Ministros provinciais e Custódios das quatro Conferências da América latina e do Caribe, sendo Presidente da UCLAF Fr. Gustavo Rodríguez, da Província de S. Miguel - Argentina. Os temas abordados pela Assembleia foram: a) projeto global na Amazônia, retomando os seminários e reuniões feitas na América Latina sobre a matéria, a fim de desenvolver uma proposta para o Definitório geral; b) a formação de missionários, como sustentar a formação dos frades em missão e aqueles que entram nos novos projetos; c) reestruturação da UCLAF recordando e projetando a vida das Assembleias com aprovação do novo Estatuto da UCLAF. Outras matérias complementares foram tratadas pelo Definitório geral com as Conferências e com os frades convidados a discutir o “Máster em evangelização”, em Petrópolis; relatos sobre encontros dos Educadores franciscanos na América Latina; o encontro continental dos Formadores na América Latina, um projeto de “formação dos Formadores”.

  • O governo regional da comunidade autônoma, de Estremadura, (Espanha), concedeu a medalha de ouro da região a Fr. Guillermo Cerrato Chamizo, membro da Província Bética (Espanha).

Esse prêmio quer reconhecer o trabalho das pessoas e das instituições para e em favor da Estremadura. Fr. Guillermo foi Guardião do Real Mosteiro de Santa Maria de Guadalupe, patrimônio da humanidade e um dos santuários marianos mais importantes da Espanha. Durante seu serviço obteve a concessão da Santa Sé do Ano Jubilar Guadalupense, cuja primeira celebração se concluirá em setembro de 2010. Durante seu serviço, a comunidade franciscana que zela pelo santuário, tomou muitíssimas iniciativas pastorais, culturais e sociais como difusão da devoção da imagem de Santa Maria de Guadalupe, padroeira da Estremadura, com una grande difusão nas terras espanholas e América espanhola.

  • Prêmio Internacional para o selo: 350 anos da presença franciscana em Čakovec – Croácia: "Prêmio Internacional da Arte Filatélica", considerado o „Oscar“ filatélico, foi vencido pelo selo do Correio Croata "350 anos dos franciscanos em Čakovec". O Correio Croata emitiu esse selo para celebrar o 350° aniversário da presença franciscana em Čakovec, em maio desse ano, por ocasião do ano jubilar franciscano. O prêmio é o mais alto reconhecimento internacional filatélico da cultura. Foi entregue em solene cerimônia na cidade italiana de Asiago, no dia 18 de julho de 2010.



Novos Visitadores gerais

Fr. Emílio Rocha Grande, da Província de S. Gregório Magno, Espanha, foi nomeado Visitador geral na Província de Cartagena, Espanha.

Fr. Guillermo Rodríguez Rico, da Província do Santo Evangelho. México, foi nomeado Visitador geral na Província de S. Pedro e S. Paolo, México.

Fr. José Alírio Urbina Rodríguez, da Província de Santa Fé, Colômbia, foi nomeado Visitador geral na Província de S. Francisco e S. Tiago, México.

Fr. Klaudiusz Michalski, da Província de S. Francisco de Assis, Polônia, foi nomeado Visitador geral na Fundação S. Francisco, Rússia-Kazakhistan.

Fr. Michael D’Cruz, da Província do Espírito Santo, Austrália e Nova Zelândia, foi nomeado Visitador geral na Custódia de S. João Batista, Paquistão.

Fr. Pero Vrebac, da Província de Bósnia Argentina da Santa Cruz, Bósnia e Herzegovina, foi nomeado Visitador geral na Província de Nossa Senhora Rainha da Paz, África do Sul.

Fr. Oscar Armando Montoya Restrepo, da Província de S. Paulo apóstolo, Colômbia, foi nomeado Visitador geral na Província Missionária de Santo Antônio, Bolívia.

Fr. Andrés Alfredo Alegre Paredes, da Província de S. Francisco Solano, Peru, foi nomedo Visitador geral da Província dos Doze Apóstolos, no Peru.

Agenda do Ministro geral
01 de outubro: Visita à Província dos Abruzzos San Bernardino de Siena (Itália).

01-03 de outubro: Encontro com a Conferência da Família Franciscana (Assis).

03 de outubro: Celebração do Trânsito de Nosso Pai S. Francisco (Assis).

04 de outubro: Festa de S. Francisco de Assis (Assis).

10-24 de outubro: Participação no Sínodo dos Bispos do Oriente Médio (Vaticano).

17 de outubro: Concelebração com o Santo Padre na Canonização da Beata Camilla Battista Varano (Vaticano).

20 de outubro: Inauguração do ano acadêmico PUA (Roma).

31 de outubro: Início da visita à Província de S. José (Bélgica)
FRATERNITAS - OFM – Roma

Redator: Robert Bahčič . Tradutor: Fr. Plácido Robaert, OFM

Internet: http://www.ofm.org/fraternitas Email: rbahcic@ofm.org

­­­­­­­­­___________________________________________________________________________________________________

Regula et vita Minorum Fratrum haec est, scilicet Domini nostri Jesu Christi sanctum Evangelium observare (RB I,1)




©principo.org 2016
enviar mensagem

    Página principal