Sonar Sound Navigation and R



Baixar 9.12 Kb.
Encontro29.07.2016
Tamanho9.12 Kb.


O Sonar ( Sound Navigation and Ranging ) é um dispositivo capaz de emitir ondas, com frequências na gama dos ultra-sons, que se propagam no meio envolvente até embaterem nos objectos que se pretende localizar/estudar. Essas ondas, ao colidirem com objectos, são desviadas em sentido oposto até que chegam novamente ao aparelho. Conhecendo o tempo (t) que a onda demorou a percorrer o trajecto efectuado, de ida e de volta, (entre o sonar e o objecto) e conhecendo a velocidade de propagação do som no referido meio (v), facilmente se torna possível determinar, com rigor, a localização do referido objecto, ou seja, a distância a que este se encontra do sonar (d). Mas uma vez que, esse trajecto é percorrido duas vezes (ida e de volta), então podemos calcular o seu valor através da seguinte expressão:



Trata-se pois, de uma aproveitamento do fenómeno do eco, que as ondas do espectro sonoro sofrem.


E agora, um pouco de história…



O primeiro Sonar foi construído em 1917 por um brilhante físico francês (Paul Langevin) com a finalidade de localizar submarinos alemães. Langevin, entre outras coisas, foi professor de Física no Collège de France, a partir de 1904, tendo também desenvolvido vários trabalhos sobre magnetismo.

Foi um convicto opositor do regime nazi, tendo inclusivamente sido preso, nos anos conturbados das décadas de 30/40.

O Sonar, apesar de já existir há algum tempo, foi pela primeira vez usado apenas no final da primeira Guerra Mundial.


Alguns cientistas defendem que o uso do Sonar de grande potência, como o que é utilizado pela Defesa dos EUA, prejudica gravemente os cetáceos. Aliás, recentemente, foi publicado um artigo onde biólogos britânicos se mostram convictos de que é o uso deste tipo de dispositivo que tem levado à morte inesperada de algumas baleias nas praias, devido a indícios de elas terem sofrido descompressão.
O Sonar é muito utilizado nomeadamente, como sistema de orientação da navegação, para revelar a presença de cardumes, etc.

Este sistema é mais rigoroso na água, uma vez que a velocidade de propagação do som na água é muito superior à do ar, conseguindo atingir valores da ordem dos 1500 m/s.




U
Trabalho realizado por:



João Daniel Cardoso nº 7 11ºC
m sonar localizador de cardumes


Compartilhe com seus amigos:


©principo.org 2019
enviar mensagem

    Página principal