SR. maurício rabelo



Baixar 8.09 Kb.
Encontro20.07.2016
Tamanho8.09 Kb.


O SR. MAURÍCIO RABELO (PL-TO) pronuncia o seguinte discurso: Sr. Presidente, Sras. e Srs. Deputados, tomamos hoje a palavra para dar conhecimento a esta Casa de um fenômeno que consideramos extremamente estimulante, a ocorrer em nosso Estado do Tocantins. Corroborando a tendência contemporânea, verificável de resto em todo o mundo ocidental, a mulher tocantinense vem assumindo um papel cada vez mais destacado na sociedade, valorizando a conquista da igualdade de direitos e deveres cuja luta, por tantos séculos, protagonizou.

No alvorecer do século XXI, quando já se consolidaram em vários países muitos desses direitos, a qualidade dos resultados só fez legitimar a participação feminina em todos os setores, a despeito de preconceitos remanescentes. Em um país como o Brasil, onde ainda há tanto para ser feito, sobretudo na área social, o papel da mulher sobressai de forma determinante e irreversível, pelo fator humanizante e pela particularidade de sua contribuição.

No que hoje aqui nos interessa, é interessante acompanhar o gradativo interesse da mulher brasileira pelos negócios, já estando caracterizada uma fase de marcante empreendedorismo feminino, em todo o País. Os números são comparativamente espantosos: atualmente, as mulheres representam cerca de 46% do contingente de empreendedores brasileiros, um percentual que supera países como Bélgica, Rússia e mesmo o Japão. Em termos absolutos, significam 6,44 milhões de mulheres em atividade no setor, sendo que, a cada ano, cresce o número de mulheres ocupando cargos-chave, nas maiores empresas do País.

A região Centro-Oeste mostra-se exemplar nesse sentido. De acordo com o perfil traçado por técnicos e economistas, não há diferença entre a motivação de nossas mulheres e as mulheres do resto do mundo. Além de uma clara tendência em não temer riscos, quando está em jogo o interesse da família, a mulher parece ser mais flexível e adaptável, sendo capaz de entrar com entusiasmo e persistência em uma grande variedade de pequenos empreendimentos. Por outro lado, é mais receptiva ao treinamento, não tendo nenhuma dificuldade em assumir postos de liderança.

O mais importante, porém, Senhor Presidente, é a capacidade que tem a mulher de se sensibilizar com questões de grande alcance, em especial as que se relacionam com as responsabilidades sociais e com a preocupação com o meio ambiente. Introduz, assim, um novo componente empresarial, cuja relevância indiscutível, por si só, já comprova a imprescindibilidade da participação feminina no mundo dos negócios em geral.

Em nosso Tocantins, as mulheres também se mostram extremamente participativas, apresentando sua contribuição para o progresso do Estado. Considerando as condições estaduais, torna-se significativo o número de pequenos empreendimentos comandados por mulheres, em demonstração de sua plena capacidade de investir e trabalhar.

Sabemos, contudo, que todo esse esforço depende de incentivo, até porque o Tocantins é um estado incipiente, com a economia começando a florescer. A maioria das mulheres tocantinenses trabalha em atividades rurais e na produção de artesanato e doces caseiros. Já começam a se organizar, articulando diversos movimentos em torno das causas femininas e da melhoria da qualidade de vida. Destaquem-se, a propósito, a recente Conferência Estadual das Mulheres do Tocantins e o III Fórum de Articulação das Mulheres do Tocantins, que congrega os grupos profissionais em torno de suas reivindicações.

Para dar continuidade a todo esse esforço, Senhor Presidente, o governo estadual deve-se mobilizar à altura, oferecendo condições de trabalho e produção. No âmbito de um projeto mais amplo, viabilizando parcerias produtivas em locais e setores estratégicos, o Estado precisa encampar o projeto da mulher tocantinense, cuja articulação será alavanca poderosa de desenvolvimento sustentável e justiça social.

Esperamos, realmente, que o governo Marcelo Miranda permaneça sensível aos anseios da mulher tocantinense, de modo a viabilizar e consolidar seu esforço de participação, tornando-o compatível com os níveis produtivos que se verificam nas regiões mais desenvolvidas do País.

Muito obrigado.



2004.10889 Maurício Rabelo


Catálogo: sileg -> integras
integras -> Pronunciamento do Deputado Edinho Bez (pmdb-sc), em de abril de 2011 na Câmara dos Deputados sobre Reforma Tributária dando ênfase, nesta oportunidade, sobre a desoneração da folha de pagamentos
integras -> O sr. José pimentel – pt-ce (Pronuncia o seguinte discurso)
integras -> CÂmara dos deputados projeto de lei n.º 502, de 2003
integras -> Pronunciamento do deputado luiz moreira na sessão ordinária da câmara, em 24 de abril de 2002
integras -> A diversidade cultural brasileira sob o olhar de um deputado federal
integras -> Discurso proferido pelo deputado Sérgio Caiado
integras -> SR. carlos de souza
integras -> SR. giacobo (bloco pl/ pr) pronuncia o seguinte discurso Sr. Presidente, Sras e Srs. Deputados
integras -> Pronunciamento do deputado manato, pdt/ES, na tribuna da câmara, em sessão do dia 22 de outubro de 2003
integras -> Deputado vitor penido


Compartilhe com seus amigos:


©principo.org 2019
enviar mensagem

    Página principal