Sr. Raimundo gomes de matos (psdb-ce.)



Baixar 19.19 Kb.
Encontro25.07.2016
Tamanho19.19 Kb.

Discurso pronunciado pelo Dep. Raimundo Gomes de Matos, na Sessão do dia 25 de outubro de 2011, na Câmara dos Deputados.


Sr. RAIMUNDO GOMES DE MATOS (PSDB-Ce.) pronuncia o seguinte discurso: - Senhor Presidente, Senhoras e Senhores Deputados, uma boa forma de homenagear os Lions Clubes é recordar, reverenciar e difundir o pensamento de seu criador, sintetizado em uma frase; “Você não irá muito longe enquanto não começar a fazer algo por outra pessoa”. Foi essa certeza que, há exatos 94 anos, ou seja, em 1917, animou Melvin Jones a reunir empresários dos EUA de ir além das questões de trabalho e voltar-se a melhoria das comunidades em que vivia e do mundo. Melvin Jones, esse é o nome que continua fazendo muitos seguidores pelo mundo, a partir do voluntariado.
Prestar esta homenagem nos permite constatar, também, como uma boa idéia pode nascer pequena, despretensiosa, e se expandir muito além do previsto, provavelmente como conseqüência natural – ainda que de início inesperada – de sua qualidade. O Lions Clube, que surgiu de uma proposta simples, da disposição generosa de um único homem, em 94 anos transformou-se na maior organização social de serviços do mundo, voltada para serviços humanitários.
Com o slogan “Nós Servimos”, seus membros, denominados como “Companheiro Leão” ou “Companheira Leoa”, estão espalhados por 206 países do mundo, num total aproximado de 46 mil clubes de serviços, cuja visão os impulsiona a serem líderes globais em serviços comunitários.
Essa poderosa estrutura atua em diversas áreas, prestando serviços comunitários, preservando o meio ambiente, fomentando a cultura de paz e promovendo a compreensão mundial. Nunca é deixado de lado, entretanto, o esforço pelo fim da cegueira evitável, adotado em 1925, atende um apelo de Helen Keller, uma extraordinária defensora das pessoas com deficiência. Anualmente, milhares de exames gratuitos de glaucoma tornam possíveis pelo menos 25 mil transplantes de córnea, além de doações a pessoas carentes de milhões de pares de óculos, e o apoio a implantação de Banco de Olhos no mundo.
Num cenário global, recentemente na África do Sul a atuação do Lions International assegurou diariamente alimentação pra 60 mil pessoas e vacinação contra o sarampo para 41 milhões de crianças. Na Etiópia, 10 milhões de doses de azitromicina foram asseguradas. Mais de 147 milhões de tratamentos de oncocercose foram realizados, além de 8 milhões de cirurgias de cataratas.
Senhor Presidente, Senhoras e Senhores Deputados, é importante destacar que a Fundação Lions Club International (LCIF) é o braço filantrópico internacional do Lions. Outorga, anualmente, milhares de dólares em subsídios de emergência, além dos subsídios para grandes catástrofes. A LCIF foi classificada em um estudo do jornal londrino Financial Times como sendo a melhor organização não-governamental (ONG) para se estabelecer parceria, pela responsabilidade e eficiência na execução de seus programas, entre outros fatores.
Vale ainda ressaltar que inúmeras outras campanhas estão sendo desenvolvidas e conquistando com perseverança e muita determinação, espaços nas agendas dos Lions Clubes, como: construção de casas para os deficientes, apoio a conscientização acerca da diabetes, realização de programas auditivos, auxílio às vítimas de catástrofes e apoio a hospitais oftalmológicos e filantrópicos.
Sendo um clube de serviços comunitários e humanitários, os jovens, futuro desta nação, não podiam ficar de fora e não ficam. Com um programa específico para este público, denominado LEO, o Lions os envolve em um crescimento pessoal de vivência com outras culturas, através de intercâmbios juvenis. Juntos, somam 144 mil Leos em mais de 140 países e pertencem aos 5.700 Leo Clubes.

Em nosso Estado do Ceará, o Distrito Leo, sob a presidência da C.Leo Manuella de Oliveira Leite, vem intensificando o debate das políticas para a juventude, associada à missão do Lions Clube.


Atualmente, estes jovens têm como assessor Leo a CaL. Ildiana de Azevedo Pereira e assistente Leo o C.L José Luiz Cleiton Alves Costa.
A chegada no Lions Clube no Brasil aconteceu no ano de 1952, no Rio de Janeiro, pela iniciativa de Armando Farjardo. A data que marcou esse importante momento, 16 de abril, é festejada como o “Dia do Leonismo Nacional”. Farjado foi, também, o Leão nº 1 do Brasil, o 1º conselheiro internacional do Brasil e o primeiro governador de Distrito do Brasil. Recebeu ainda o título de “Patrono do Leonismo no Brasil”. O segundo clube foi fundado pelo CL Floriano Peixoto, em São Paulo, em 23 de setembro do mesmo ano.
O Estado do Ceará também se engajou cedo nessa organização internacional de clubes de serviço do mundo. Foi em 23 de março de 1954, tendo como padrinho o Lions Clube de Salvador, o terceiro a ser criado no Brasil. Do 1º Lions Clube de Fortaleza são fundadores José Edmilson Barros de Oliveira (nº1), Álvaro Oliveira Filho, Antônio Carlos Campos de Oliveira, Antônio Moreira de Albuquerque, Bichara Ibrasim Safadi, Dante Costa Lima Vieira, Frederico Maia, Guilherme Lilienfeld, José Afonso Sancho, José Calazans Pires, José Dias de Macedo, José Hugo Bastos Oliveira, José da Rocha Furtado, José Teixeira de Freitas, Juarez de Melo Jucá, Stênio Azevedo, Pio Rodrigues, Rui Caminha Barbosa, entre outros.
O nosso atual governador do Distrito LA-4, José Lyryal Rolim de Castro, dando importante contribuição a este nosso pronunciamento, recorda-se que quando o leonismo chegou ao Ceará, havia um momento de euforia social. A democracia reflorescia com os ideais de novos tempos. A década de 50 iniciava com Raul Barbosa como governador. Um grande advogado, não muito político, mas de grande competência e que ingressou no Lions Clube em agosto de 1954, afilhado do CL José Edmilson Barros de Oliveira. Raul Barbosa presidiu o Lions Clube Fortaleza – Centro (1956-1957).
Quanto ao primeiro presidente de Lions no Ceará, no caso o CL José Edmilson Barros de Oliveira, o governador do Distrito LA-4 faz questão de ressaltar o seu pensamento à época: “Se o Leonismo, por seus objetivos nos orienta no sentido sublime, do admirável, do perfeito, exigindo, para a consecução de seu desiderato, a circunspecção nos trabalhos construtivos, ensina-nos, também, por seu código de ética, altamente racional, os moldes éticos de realizarmos as nossas tarefas, sem desconforto implacável da rigidez nos métodos preconizados à ação...”. Um ensinamento de ontem, que vale hoje e continuará valendo amanhã.
Senhor Presidente, Senhoras e Senhores Deputados, com 1.324 associados no Ceará e mais de 40 mil pessoas beneficiadas desde a fundação do Lions Clube no Estado, tenham a certeza de que se cada um fizer a sua parte, teremos um mundo mais justo. Através dos 55 clubes, sendo 17 em Fortaleza e 38 no interior do Estado, permitam-me saudar o Lions Clube de Maranguape, fundado em 14 de fevereiro de 1960, através de seu atual presidente, CL José Eliomar Nunes Costa, e sua DM Isabel Umbelino. Clube este que me acolheu ainda jovem para fundarmos o 1º LEO Clube do Interior do Ceará, LEO Clube de Maranguape, com o apoio dos Companheiros Leões “in memorian” Guido Colares e Jeová de Paula Colares e o ex-governador do Distrito, João Castelo Martins, e que muito contribuiu para a minha formação.
Posteriormente, passei a integrar o Lions Clube de Maranguape, que vem desenvolvendo atividades para a juventude LEO e Leo Jr., apoio ao Projeto Pequeno Nazareno, aos idosos do Abrigo dos Pobres e na Defesa do Meio Ambiente, este último, com o slogan “Salve o Rio Pirapora”.
Associado ao lema do presidente internacional, WING-KUN TAM, “Eu Acredito”, o Distrito LA-4, através do governador José Lyryal Rolim de Castro e Cal Hortência Rodrigues Rolim, associou o lema do Distrito: “Motivar para Servir”. Neste ano de 2011, inúmeras atividades foram realizadas por este Distrito, tendo a Fundação Lions Club International aplicado, no Ceará, nos últimos anos, US$ 1.386,500 (hum milhão, trezentos e oitenta e seis mil e quinhentos dólares).
E nesta sessão que presta justa homenagem ao Dia Mundial do Lions Clube, quero congratular-me com a deputada Flávia Moraes, autora do requerimento, e dirigir minha saudação, designado que fui pelo meu Partido PSDB, a todos os Companheiros Leão e Companheiras Leoa, em nome do meu atual governador do Distrito LA-4, José Lyryal Rolim de Castro.
Era o que tínhamos a dizer.







©principo.org 2016
enviar mensagem

    Página principal