Série: 1º ano em professor (a): Tatiana Yano



Baixar 10.96 Kb.
Encontro28.07.2016
Tamanho10.96 Kb.

GABARITO
Série:1º ano - EM

Professor (a): Tatiana Yano

Componente Curricular: História

TURMA A


AVALIAÇÃO ABRANGENTE – SEGUNDO BIMESTRE
PARTE I – QUESTÕES DISSERTATIVAS (1,0 ponto cada questão)

  1. Depois do contato com os romanos, as comunidades germânicas sofreram sensíveis transformações. Identifique-as.

Com o contato os germânicos passaram a adotar uma religião monoteísta, o cristianismo. De seminômades passaram a sedentários se tornando, co caso dos guerreiros, proprietários rurais. A vida era organizada em comunidades, mas com a invasão ao império aqueles germânicos que não conseguiram posses de terras passaram a trabalhar em troca de comida e proteção.

  1. Explique como Carlos Magno manteve o poder relativamente concentrado, apesar de o sistema administrativo do Império Carolíngio favorecer a descentralização.

Carlos Magno, apesar de ter dividido seu império em marcas, condados e ducados, através de laços de fidelidade todos os nobres deveriam fazer cumprir as capitulares, que eram leis únicas para todo o império e determinadas por Carlos Magno.

  1. Por que as invasões do século IX aceleraram o processo de ruralização da sociedade?

Com estas invasões o comércio terrestre e marítimo tornou-se praticamente impossível. Além disso, para se protegerem os nobres começam a construir fortalezas e se fecham em suas propriedades. Desta forma, a vida tornou-se mais fechada, concentrada nos feudos, onde as pessoas viviam de atividades de subsistência.

4)


Relacione o texto acima ao Renascimento Carolíngio e como este contribuiu para o avanço do poder da Igreja Católica.



Na época de Carlos Magno a cultura sofreu avanços devidos seus constantes incentivos. Para sistematizar este desenvolvimento Carlos Magno entregou a responsabilidade à Igreja Católica, e esta começou a rapidamente a organizar-se de modo a dominar a cultura. Neste sentido, a Igreja passa a ter poder total sobre a produção cultural e paralelamente poder sobre a mentalidade medieval, ou seja, ela domina o modo de pensar das pessoas na Idade Média.

  1. Explique a frase: “Por meio da religião, Maomé criou um sentimento de identidade entre os árabes, fazendo surgir um Estado árabe-muçulmano”.

Através da vitória do Islamismo sobre o politeísmo árabe Maomé começa a determinar o modo de vida dos árabes. Desta forma determina que como chefe religioso também passasse a chefe político, tornando-se assim o único governante, unificando todas as tribos sob seu poder.

  1. No período medieval, a partir do século IX, quais foram as civilizações em confronto no espaço mediterrâneo e quais as suas características básicas do ponto de vista religioso?

Europeus e árabes. Eram monoteístas, no entanto adoram diferentes profetas, Cristo e Maomé respectivamente.

7) Observe e responda:





  1. Quais os fatores que explicam a expansão muçulmana?

Busca por terras férteis e o ideal de jihad.

  1. Como a presença árabe na Península Ibérica influenciou a organização econômica e política da Europa cristã?

Politicamente a Europa tornou-se um conjunto de feudos descentralizados, pois não vai existir poder central.

TESTES –


TURMA A – D, C, A, D, C, C, B, E, D, E.
TURMA B – C, E, A, C, B, A, C, C, D, A.


Compartilhe com seus amigos:


©principo.org 2019
enviar mensagem

    Página principal