Série: 2º ano em professor (a): Tatiana Yano



Baixar 9.82 Kb.
Encontro06.08.2016
Tamanho9.82 Kb.

GABARITO
Série: 2º ano - EM

Professor (a): Tatiana Yano

Componente Curricular: História
AVALIAÇÃO ABRANGENTE – SEGUNDO BIMESTRE
1) (2,0)

A partir da segunda metade do século XVIII, chaminés expelindo rolos de fumaça, como as que vemos na gravura, passaram a fazer parte da paisagem inglesa. Era o começo da Revolução Industrial, que iria transformar a Inglaterra na “oficina do mundo”. As chaminés eram, na verdade, apenas a parte mais visível da fábrica, a unidade de produção que iria alterar completamente a sociedade humana. Escreva as mudanças que a fábrica introduziu na vida das pessoas:

a. mudanças econômicas: capitalismo industrial, aumento da produção, supremacia inglesa, comércio internacional dinâmico.

b. mudanças sociais: ascensão da burguesia, formação do proletariado. Divisão social do trabalho.

c. mudanças culturais: lazer urbano, difusão cultural – cultura de massas (inicio), cinema, fotografia, jornais diários.

d. mudanças políticas: domínio do liberalismo político, surgimento dos movimentos operários.

2) A Inglaterra foi o primeiro país a se industrializar. Explique a importância do acúmulo de capital e da disponibilidade de mão-de-obra para o pioneirismo inglês.(1,0)

Com o acúmulo de capitais o governo pôde investir na ciência e na pesquisa, possibilitando o desenvolvimento. A disponibilidade de mão de obra possibilitava além da viabilidade produtiva o barateamento da produção.

3) Em 1824, referindo-se à independência da América Espanhola, o ministro das Relações Exteriores da Inglaterra afirmou: “A América espanhola é livre; se nós não manejarmos mal nossos interesses, ela é inglesa”. Explique a afirmação do ministro inglês.(1,0)



A Inglaterra ajudou no processo da América Espanhola, pois pretendia conseguir o domínio do comércio de produtos industrializados, uma vez que a América Espanhola livre deveria continuar agroexportadora.

4)


a. Qual a convocação feita por essa proclamação e em que princípios ela se fundamenta? (0,5)



De que a população lutasse pela liberdade. Nos princípios iluministas.

b. Por que os estadunidenses e os ingleses são considerados protetores do processo de independência? (0,5)



Por serem exemplos de luta pela liberdade.

5)(2,0) A vinda da Família real para o Brasil provocou uma série de mudanças. Escreva as principais medidas de D. João VI no âmbito:

a. Econômico: Fim do Pacto Colonial, liberdade econômica, domínio inglês.

b. administrativo: criação de um aparelho administrativo próprio com a nomeação de centenas de funcionários, elevação do Brasil a Reino Unido.



TESTES:
TURMA A – A, B, E, E, D, E, D, C, B, B.

TURMA B – B, E, A, B, B, B, E, B, A, C.


©principo.org 2016
enviar mensagem

    Página principal