Série de mensagens Princípios



Baixar 14.28 Kb.
Encontro08.08.2016
Tamanho14.28 Kb.
Série de mensagens – Princípios.

Nessa série vamos abordar alguns princípios básicos para podermos viver o evangelho. Falaremos sobre a base, os fundamentos essenciais para a vida cristã. Muitas vezes acreditamos que somos conscientes sabemos tudo e acabamos por esquecer as coisas mais básicas e colocá-las em prática. Porém, é impossível ter uma boa construção, confiável e sólida, se a base/fundamento forem não são confiáveis. Jesus nos disse que deveríamos ouvir e praticar que isso nos garantiria um fundamento sólido, capaz de resistir a tempestades.

Que melhor forma de começar o ano do que ouvindo os conselhos e palavras de Cristo e praticando tudo que Ele nos disse?

Todo aquele, pois, que escuta estas minhas palavras, e as pratica, assemelhá-lo-ei ao homem prudente, que edificou a sua casa sobre a rocha;


E desceu a chuva, e correram rios, e assopraram ventos, e combateram aquela casa, e não caiu, porque estava edificada sobre a rocha.
E aquele que ouve estas minhas palavras, e não as cumpre, compará-lo-ei ao homem insensato, que edificou a sua casa sobre a areia;
E desceu a chuva, e correram rios, e assopraram ventos, e combateram aquela casa, e caiu, e foi grande a sua queda.
Mateus 7:24-27

Princípio 1 A OBEDIÊNCIA.

Essa semana veremos verdades acerca da obediência.

Se me amais, guardai os meus mandamentos. João 14:15


  1. A obediência pode ser aprendida.

Na verdade é preciso compreender que, via de maneira geral a natureza humana não nasce propensa a obediência, por causa do pecado impregnado nela. A Palavra já nos adverte. O coração é mais enganoso que qualquer outra coisa e sua doença é incurável. Quem é capaz de compreendê-lo?
Jeremias 17:9
A boa noticia é que a obediência pode ser aprendida. É preciso compreender essa verdade, pois esse aprendizado não é automático, deve ser desenvolvido e intencional, são duas vias, o Senhor nos ensina e nós nos permitimos aprender. Jesus é nossa referencia neste aspecto também a Bíblia nos fala que Ele mesmo APRENDEU a obediência. “Durante os seus dias de vida na terra, Jesus ofereceu orações e súplicas, em alta voz e com lágrimas, àquele que o podia salvar da morte, sendo ouvido por causa da sua reverente submissão. Embora sendo Filho, ele aprendeu a obedecer por meio daquilo que sofreu; Hebreus 5:7, 8 Ele nos mostra que o processo de obediência é até a morte, Para a obediência não há meio termo, ou 100% ou nada. É não fazer a própria vontade, tomar a cruz, negar-se a mim mesmo, ainda que não queiramos. A obediência total compreende todas as áreas de nossa vida, em todos os princípios e não somente em 99% Jesus conseguiu cumprir sua missão por que não abriu mão de nada.

  1. No processo da obediência há sofrimento.

“ foi-me bom ter passado pela aflição. “Sl 119: 71

No processo de crescer em obediência, o sofrimento faz parte. As lutas são em algumas situações uma escola. O próprio Jesus viveu a obediência em meio a sofrimento “... Embora sendo Filho, ele aprendeu a obedecer por meio daquilo que sofreu; Hebreus 5.8 “Aprender sempre vale a pena, ainda que a nossa professora seja a dor.” T.D. Jakes Enquanto não levarmos a obediência a sério não iremos aprender o que é preciso. Crescer dói. A vida não é apenas de portas abertas existem momentos de conflito, eles são inerentes a todos os seres humanos, não há como evitá-los totalmente. Neles aprendemos a manusear as armas que Deus me dá, que serão úteis por toda nossa vida. O processo de obediência é um processo de negar si a si mesmo. Jesus diz: “Então disse Jesus aos seus discípulos: Se alguém quer vir após mim, negue-se a si mesmo, tome a sua cruz, e siga-me; Mateus 16:24. Ou seja, ”se alguém quer fazer o que eu faço, quer viver o que eu vivo, negue si a si mesmo e abra mão dos seus sonhos, vontades, desejos, e comece a obedecer e fazer a vontade de Deus”



  1. O processo da obediência é de humilhação

Os humildes serão exaltados, e os exaltados serão humilhados.”
Ezequiel 21:26

Existem essas duas oportunidades, ou você se humilha de baixo da poderosa mão de Deus e deixa ele te exaltar. Ou você se exalta e deixa Ele te humilhar. Citando o Rick Joiner: “Ele fará melhor do que você em qualquer das opções. Então a escolha é sua”. Se nós nos humilharmos Deus nos exaltará porém se nós nos exaltarmos Ele nos resistirá. A humilhação te conduz a lugares altos, a exaltação te para. Quando nos submetemos diante de um comando de Deus Ele mesmo é o responsável. Jesus tomou a forma de servo, escolheu vir como homem. Os princípios são testados dentro de casa. Em casa, um sempre terá que ceder, sendo cheio do Espírito Santo. Quantas vezes nos humilhamos? Essa semana? Em quais lugares? E Em casa? Servir quem está acima é fácil, mais simples. Quando sirvo quem está abaixo, escolhemos aquilo, isso foi o que Jesus fez.



  1. Não basta obedecer, é preciso perseverar.

 Porque necessitais de paciência, para que, depois de haverdes feito a vontade de Deus, possais alcançar a promessa. Hebreus 10:36. Você só obterá a recompensa da obediência se persevera nela. Não importa quanto tempo dure, o que importa é não abandonar a vontade de Deus.  Peça-a, porém, com fé, sem duvidar, pois aquele que duvida é semelhante à onda do mar, levada e agitada pelo vento. Não pense tal homem que receberá coisa alguma do Senhor;” Tiago 1:6, 7. O homem inconstante é como a onda do mar, não pense este que receberá alguma coisa do Senhor. A inconstância nos impede de cumprir todos os nossos objetivos. Pra a alcançar a promessa não basta obedecer, é necessário perseverar em obediência, não importa quanto tempo demore. É preciso refletir: “Quanto tenho me esforçado? Que tenho feito?” Não podemos abandonar a vontade de Deus. A obediência é a chave que abrirá as portas mais grandiosas da minha vida, mas é necessário perseverança até o fim.

Conclusão:



Hoje vimos algumas fundamentais verdades acerca da obediência, se as colocarmos em prática com certeza colheremos por toda a nossa vida os frutos advindos dessas atitudes, oremos então para que o Espírito santo nos possua diária e totalmente para que sejamos obedientes até o fim.


©principo.org 2016
enviar mensagem

    Página principal