Série Reis e Profetas da Bíblia Lição 18– Eliseu e os Carros de Fogo Data: 22/05/11



Baixar 22.88 Kb.
Encontro29.07.2016
Tamanho22.88 Kb.


DOMINGO KIDS – 2011Série Reis e Profetas da Bíblia

Lição 18– Eliseu e os Carros de Fogo

Data: 22/05/11




LIÇÃO 18– ELISEU E OS CARROS DE FOGO

PRINCÍPIO: Os anjos de Deus lutam por nós!

VERSÍCULO: “Deus mandará que os anjos dele cuidem de você para protegê-lo aonde quer que você for”. Salmos 91:11

ALVO: Mostrar para as crianças que elas não precisam ter medo, porque Deus está guardando-as todo o tempo. Até mesmo nos momentos de perigo, Deus está presente.




  • MATERIAL: A equipe escalada deverá providenciar a compra de todo o material necessário para a execução do Dom. Kids, inclusive o pirulito. Antes de comprar, verificar material na sala de material Kids.

  • ORAÇÃO: A equipe deverá ir mais cedo para a sala do Dom Kids, para orar e se consagrar para ministrar a Verdade de Deus ao coração das crianças.

  • INTRODUÇÃO: Boa Noite Crianças Vencedoras! Sejam Bem-Vindos a mais um Dom Kids!!!

  • NOME: Diga aos visitantes que se coloquem em pé e diga o seu nome. Depois todas as outras crianças se apresentam dizendo também cada uma o seu nome. As professoras da sala também devem se apresentar pelo nome às crianças.

  • SURPRESA: A criança que souber falar o versículo da lição passada, ganha um pirulito. “Quando o Espírito Santo descer sobre vocês, vocês receberão poder e serão minhas testemunhas”. Atos 1:8

QUEBRA-GELO: NOME DA BRINCADEIRA: GUARDA–CHUVA ABERTO

MATERIAL: Um guarda–chuva

PROCEDIMENTO: Qual é a função deste guarda–chuva? Deixe as crianças responderem. Ele serve para nos proteger da chuva, e até mesmo do sol, não é mesmo? O que quer dizer isso? Que mesmo que a chuva venha para me molhar, o guarda–chuva não vai deixar. (Passe o guarda–chuva aberto pela mão das crianças). Se vocês estiverem na chuva com o guarda–chuva e olharem para cima, vocês não verão a chuva, mas sim o guarda–chuva! A chuva não pode molhá-los, nem o sol queimá-los! É o guarda–chuva que enfrenta tudo isso por nós, não é verdade? Da mesma maneira, não precisamos nos preocupar, pois Deus e os seus anjos lutam por nós!

  • OFERTA: : Ler com as crianças Mc 12:41-44. Dizer que Deus se agradou da oferta da viuvinha não porque ela deu pouquinho, mas porque mesmo ela tendo pouquinho ainda assim ela ofertou. Na verdade ela deu tudo o que ela tinha. Nós temos que ofertar sempre, mesmo quando temos pouquinho nunca devemos deixar de ofertar.

  • LOUVOR: 1. Eliseu e Naamã ( CD Radicais Kids)

  • ORAÇÃO: Ore com ousadia pelas crianças intercedendo a Deus que faça a palavra penetrar forte em seu coração. Declare que elas serão crianças confiantes de que Deus é com elas em todo o tempo.

REVISÃO: (Revisão da Lição Passada) Bem crianças, o que foi mesmo que aprendemos na primeira lição do profeta Eliseu? Aprendemos que: 1) DEUS USOU UMA PEQUENA MENINA PARA FAZER UM GRANDE MILAGRE - 2) UM TESTEMUNHO PEQUENO PODE SE TRANSFORMAR EM UM GRANDE TESTEMUNHO - 3. PROJETO FRUTIFICAR (Temos que levar os pais ao Encontro com Deus).



  • CONTANDO A HISTÓRIA BÍBLICA:


Método: vídeo You Tobe – Midinho “Eliseu e os Siros” (baixar da internet)
1º) Introdução: Muito bem, crianças. Hoje quero te dizer algo que é muito importante! Vamos aprender mais sobre Eliseu e as experiências que ele teve com Deus.

2º) Leitura do texto-base: Para começar vamos ler o texto da bíblia (o professor deve ter a bíblia na mão, mas deve saber bem a história para contá-la de maneira bem espontânea, e poder olhar para as crianças enquanto lê.
TEXTO BÍBLICO: 2 REIS 6:8-23

O rei da Síria estava em guerra contra Israel. Ele pediu conselho aos seus oficiais e escolheu um lugar para armar o seu acampamento. Mas, o profeta Eliseu mandou um recado ao rei de Israel, avisando-lhe que não fosse para perto daquele lugar, pois os inimigos estavam ali esperando escondidos para atacá-lo. O rei da Síria ficou muito aborrecido; então chamou os seus oficiais e lhes perguntou: Qual de vocês está contando para eles os nossos planos? Um deles respondeu: Nenhum de nós, ó rei. O profeta Eliseu é quem conta ao rei de Israel tudo o que o senhor fala até mesmo dentro do seu próprio quarto. Então o rei ordenou: Descubram onde ele está que eu o prenderei. O empregado de Eliseu viu as tropas do exército inimigo, com os seus cavalos e carros de guerra, cercando a cidade. Então entrou em casa e disse ao profeta Eliseu: Senhor, nós estamos perdidos! O que vamos fazer? Eliseu disse: Não tenha medo, pois os anjos de Deus que estão conosco são mais numerosos do que os soldados que estão com eles. Então o profeta orou assim: Ó Senhor Deus, abre os olhos do meu empregado e deixa que ele veja os teus anjos! Deus respondeu à oração dele. Aí o empregado de Eliseu olhou para o céu e viu que ao redor deles, o morro estava coberto de cavalos e carros de fogo. Quando os sírios atacaram, Eliseu orou assim: - Ó Senhor Deus, faze com que esses homens fiquem cegos! Deus respondeu à oração de Eliseu e fez com que os sírios ficassem cegos.




  • APLICAÇÃO NA VIDA DA CRIANÇA:

1) O PROFETA DE DEUS VÊ O QUE DEUS VÊ: Quando o ajudante de Eliseu viu o tamanho do exército e os carros de guerra, ele achou que ia morrer. O profeta Eliseu pediu que Deus mostrasse ao seu ajudante os anjos que estavam guardando os dois. Ele viu o exército de anjos do céu com carro de fogo e creu que nada poderia vencê-los. Vamos declarar isso: “A minha boca é boca de Deus, os meus olhos vêem como os Seus!” Isso significa que vocês podem ver o que Deus vê! Vocês só precisam fazer à mesma oração que Eliseu fez para que Deus abra os seus olhos para vocês verem como Ele vê. Quando vocês estiverem orando por algum problema, fechem os olhos e vejam esse problema já resolvido. Isso é enxergar com os olhos da fé!

2) TÊM ANJOS QUE CUIDAM DE NÓS: Deus envia os anjos do céu para lutar por nós. Jesus cuida de vocês, por isso Ele manda Seus anjos ficarem perto de vocês o tempo todo para guardá-los de todo mal. Eles são enviados de Deus para protegê-los. Vocês também não precisam ter medo de coisa nenhuma porque os anjos de Deus estão perto de vocês todo o tempo. Eles guardam vocês e suas famílias de todos os ataques do diabo.


  • CONTEXTUALIZANDO:

Encenação: Criar uma encenação atual dessa mensagem sobre a proteção de Deus. Use exemplos bem relacionados à vida da criança (na escola, em casa...)

- Crianças, agora vamos ver como podemos viver confiando na proteção de Deus.


  • APELO e ORAÇÃO:

  • Faça um momento de oração para que cada criança decida viver uma vida de confiança em Deus em todo o tempo e em qualquer situação. (coloque como fundo musical)

  • Ore co ousadia e intrepidez para que o Espírito Santo capacite as crianças a serem confiantes e a não temer.



  • MEMORIZANDO O VERSÍCULO:

Use o guarda-chuva aberto. Escreva o versículo num cartão e pendure na parte de dentro com uma linha. A criança vem à frente, segura o guarda-chuva, lê uma vez o cartão e depois fala sem olhar. Repita com mais crianças.


NOME DA BRINCADEIRA: JOGO DA MÍMICA

PROCEDIMENTO: Forme dois grupos com as crianças. Cada grupo deve escolher um participante que fará as mímicas. Se o grupo acertar, marca o ponto. Se errar, o ponto é da equipe adversária.

DICA PARA O LÍDER: Oriente-os a fazerem as mímicas utilizando pessoas, ações ou objetos dado na lição, por exemplo: Jesus, Anjos, Eliseu, Carros de Fogo, Bíblia, Exército, Orar, Proteger, Ver, etc...


  • BRINDE

Um boné feito de EVA (procurar modelos no – imagens do google)

Colar o versículo (com o “R”)


©principo.org 2016
enviar mensagem

    Página principal