Série Reis e Profetas da Bíblia Lição 20– Isaías e a Brasa do Altar Data: 05/06/11



Baixar 26.37 Kb.
Encontro29.07.2016
Tamanho26.37 Kb.


DOMINGO KIDS – 2011Série Reis e Profetas da Bíblia

Lição 20– Isaías e a Brasa do Altar

Data: 05/06/11




LIÇÃO 20– ISAÍAS E A BRASA DO ALTAR

PRINCÍPIO: Sua boca deve ser santa para falar de Deus!

VERSÍCULO: “Porque a boca fala do que o coração está cheio”. Mateus 12:34

ALVO: Que cada criança aprenda como ser santa em seu coração e em suas palavras.




  • MATERIAL: A equipe escalada deverá providenciar a compra de todo o material necessário para a execução do Dom. Kids, inclusive o pirulito ou bombom. Antes de comprar, verificar material na sala de material Kids.

  • ORAÇÃO: A equipe deverá ir mais cedo para a sala do Dom Kids, para orar e se consagrar para ministrar a Verdade de Deus ao coração das crianças.

  • INTRODUÇÃO: Boa Noite Crianças Vencedoras! Hoje temos mais um Dom Kids pra você!!!

  • NOME: Diga aos visitantes que se coloquem em pé e diga o seu nome. Depois todas as outras crianças se apresentam dizendo também cada uma o seu nome. As professoras da sala também devem se apresentar pelo nome às crianças.

  • SURPRESA: A criança que souber falar o versículo da lição passada, ganha um pirulito. “Deus escolheu aquilo que o mundo acha fraco, para envergonhar os poderosos”. 1 Coríntios 1:27

  • QUEBRA-GELO: SIM, NÃO E PORQUE

PROCEDIMENTO: Coloque as crianças em círculo e diga que você vai fazer perguntas a cada uma. Mas elas não podem dizer: SIM, NÃO E PORQUE. Elas também não podem mentir.

SUGESTÃO DE PERGUNTAS: Tudo bem com você? Você matou aula hoje? Você sabe qual é o versículo de hoje? Por que você chegou atrasado à célula hoje? É você que tem cinco irmãos?

MORAL: Da mesma maneira que vocês precisam ter cuidado ao responder a perguntas para não falar as palavras proibidas, devemos ter cuidado com as palavras que saem de nossas bocas porque nossas bocas devem ser santas para falar de Deus!

  • OFERTA: : Mostrar no You tobe – Midinho em: “O dízimo”.

OBS: lembre a eles que esse filme do Midinho hoje não é a lição, é só para nos ensinar sobre o dízimo e as ofertas. Hoje, a lição que vamos aprender não será com filme do Midinho, mas só uma história que as professoras vão contar.

  • LOUVOR: 1. Isaías - Minha Boca deve ser Santa ( CD Radicais Kids)

  • ORAÇÃO: Ore com ousadia pelas crianças intercedendo a Deus que faça a palavra penetrar forte em seu coração. Declare que elas serão crianças santas no seu coração e nas suas palavras.

  • REVISÃO: (Revisão da Lição Passada – o melhor é mostrar os pontos escritos, na tela da TV ou do note book. Melhora a memorização) Bem crianças, o que foi mesmo que aprendemos na segunda lição do profeta Eliseu? Aprendemos que: 1. A FÉ NOS FAZ CORAJOSOS

  1. A FÉ NOS FAZ FORTES 3. A PALAVRA DE DEUS É A DIREÇÃO CERTA 4. DEUS VAI JUNTO COM VOCÊS!




  • CONTANDO A HISTÓRIA BÍBLICA:


Método: Contar História. (visual: uma BOCA – em tamanho grande para segurar na mão e mostrar enquanto conta o texto bíblico)

1º) Introdução: Muito bem, crianças. Hoje quero te dizer algo que é muito importante! Vamos aprender sobre o profeta Isaías e a experiência que ele teve com Deus.

2º) Leitura do texto-base: Para começar vamos ler o texto da bíblia (o professor deve ter a bíblia na mão, mas deve saber bem a história para contá-la de maneira bem espontânea, e poder olhar para as crianças enquanto lê) Use a gravura enquanto comenta o texto.
TEXTO BÍBLICO: TEXTO BÍBLICO: ISAÍAS 6

Isaías foi escolhido por Deus para ser profeta. Ele teve essa visão quando Deus o chamou: (REPITA: ELE TEVE UMA VISÃO. A VISÃO FOI A SEGUINTE: )Eu vi o Senhor sentado num trono alto e elevado. O seu manto se estendia pelo Templo inteiro, e em volta d’Ele estavam serafins. Cada um tinha seis asas: com duas eles cobriam o rosto, com duas cobriam o corpo e com as outras duas voavam. Eles diziam em voz alta: “Santo, santo, santo é o Senhor Todo-Poderoso; a sua presença gloriosa enche o mundo inteiro!” Então eu disse: Ai de mim! Estou perdido! Pois os meus lábios (MOSTRAR A BOCA) são impuros, e moro no meio de um povo que também tem lábios impuros. E com os meus próprios olhos vi o Rei, o Senhor Todo-Poderoso. Aí um dos serafins voou para mim, segurando com uma tenaz uma brasa que havia tirado do altar. Ele tocou a minha boca (MOSTRAR A BOCA) com a brasa e disse: Agora que esta brasa tocou os seus lábios, as suas culpas estão tiradas, e os seus pecados estão perdoados. Em seguida, ouvi o Senhor dizer: Quem é que eu vou enviar? Quem será o nosso mensageiro? Então respondi: Aqui estou eu. Envia-me a mim!




  • APLICAÇÃO NA VIDA DA CRIANÇA:

SUA BOCA DEVE SER SANTA PARA FALAR DE DEUS:

(Visual: Uma menina (grande feita de Eva) com o coração (grande) no peito. Na parte da boca, tem que haver um “corte” para a passagem de tiras de papel com palavras. Faça tiras (duplicadas) com palavras de coisas (pensamentos/atitudes) feias. Prenda no coração e a medida que for mostrando o que está no coração, as mesmas “palavras” vão saindo de sua boca. Depois repita, agora com palavras/atitudes boas.)
# Deus precisava purificar a boca do profeta, pois ele é alguém que fala o que Deus fala. E tudo o que Deus fala é santo! Mas como as nossas bocas podem ser santas? Se limparmos nossos corações, nossas bocas serão santas! E o que sai da boca de alguém são palavras do coração. Se o meu coração for mau, a minha boca também vai ser. Vocês já falaram mal de alguém? Sempre que vocês falam palavras que ofendem alguém é porque seus corações estão cheios de pecados. Quando você fala bem de alguém, mostra que seu coração está cheio de amor e suas palavras são boas. Deixe Deus limpar seus corações e você terá uma boca santa.

Lembre-se que você é príncipe e princesa de Deus, então não devem ter palavras feias na sua boca, não é mesmo?


2) DEUS ESTÁ DIZENDO HOJE: A QUEM ENVIAREI? Isaías foi mensageiro da Palavra de Deus. Deus está fazendo à mesma pergunta hoje: “Quem eu vou enviar para falar de Jesus nas escolas e no lugar onde moram?" Será que Deus pode contar com vocês? Se vocês querem dar à mesma resposta que o profeta Isaías deu, façam essa oração comigo: (MOSTRE O CORAÇÃO)“Senhor Jesus, toque a minha boca e limpe todos os meus pecados. Limpe o meu coração de toda maldade, de todo ódio, de toda mágoa e tristeza. Limpe-me, assim como o Senhor limpou Isaías. E envia-me, assim como o Senhor o enviou para falar de Seu amor às pessoas. Em nome de Jesus, amém!”.


  • CONTEXTUALIZANDO:

Encenação: Criar uma encenação atual dessa mensagem de crianças com o coração cheio de coisas ruins (maldade, mágoas, tristezas, desesperança...) e por isso falando também dessas coisas. E depois mostre uma cena contrária a essa (alegria, fé, felicidade, confiança, ...) Use exemplos bem relacionados à vida da criança (na escola, em casa...)

- Crianças, agora vamos ver como podemos sempre ter palavras boas em nossos lábios.

  • APELO e ORAÇÃO:

  • Faça um momento de oração para que cada criança decida sempre ter palavras boas, de Deus nos lábios. (coloque como fundo musical)

  • Ore co ousadia e intrepidez para que o Espírito Santo capacite as crianças a terem seus corações limpos e sua boca sempre falando das coisas de Deus que estão na bíblia.



  • MEMORIZANDO O VERSÍCULO:

Use o coração e a boca. A criança vem à frente, segura o coração em uma mão e a boca na outra mão e fala o versículo. Levanta a BOCA quando fala “boca” e levanta o CORAÇÃO quando fala “coração”.


  • HORA DE BRINCAR

NOME DA BRINCADEIRA: A MENSAGEM

MATERIAL: Mensagens escritas no papel.

PROCEDIMENTO: Escolha uma criança para iniciar a brincadeira e diga que ela deverá passar uma mensagem para outra criança. Essa criança escolherá alguém que será o mensageiro. E então, escolhe um papelzinho com a mensagem escrita e fala baixinho no ouvido do mensageiro a mensagem que deve ser transmitida. Em seguida, ela começa a descrever em voz alta a pessoa para quem o mensageiro deverá levar o recado (cor do cabelo, da roupa, etc...). O mensageiro tenta descobrir a pessoa a quem deverá transmitir a mensagem, vai até ela e repete ao seu ouvido a mensagem. Se o mensageiro passar o recado para a pessoa certa, ele escolhe uma nova mensagem e o próximo mensageiro. Mas, se errar, outra criança será escolhida continuando a brincadeira.
MENSAGENS: 1) O profeta é alguém que fala o que Deus fala! 2) Sua boca deve ser santa para falar de Deus! 3) Guarde sua boca para falar apenas o que é bom! 4) Deus está chamando Seus mensageiros hoje! 5) Senhor, eis me aqui, me envia! 6) Deus tem um plano na sua vida! (você pode criar outras mensagens)
MORAL: Deus quer usar vocês para serem os mensageiros e canais de Sua Palavra para que as pessoas O conheçam.


  • BRINDE

  • Máscara – Procure em “imagens” do google, modelo de máscaras. Faça para meninos e para meninas. Adapte para no lugar da boca haver lugar para colar (ou já imprimir) o versículo. A máscara deverá ser recortada no lugar dos olhos e do nariz, mas não no lugar da boca, pois ali estará o versículo.

A máscara será presa com lastex. Pode imprimir a máscara em folha A4, mas antes de prender o lastex, cole Reforço p/ fichário (plástico transparente). Outra opção é fazer a máscara de cartolina.
IMPORTANTE: querida professora, antes de entregar o brinde, sempre mostre o que é e explique o motivo do brinde desse dia. Normalmente o brinde tem relação com a lição. Explique também qual o uso, se é imã de geladeira. Se é para pôr no quarto, pendurar, usatr como chaveiro na mochila do colégio... Não entregue sem explicar.


©principo.org 2016
enviar mensagem

    Página principal