Subsecretaria de estado de defesa civil corpo de bombeiros militar do estado do rio de janeiro



Baixar 48.28 Kb.
Encontro22.07.2016
Tamanho48.28 Kb.


SUBSECRETARIA DE ESTADO DE DEFESA CIVIL

CORPO DE BOMBEIROS MILITAR DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO

3ª POLICLÍNICA-NITERÓI







PROJETO DE IMPLATAÇÃO DO MÉTODO PILATES NA 3ª POLICLÍNICA – NITERÓI

1 – INTRODUÇÃO

“Eu inventei todas as máquinas. Em 1925 eu as usei para exercitar pacientes reumáticos. Veja, você vê a máquina resistir seus movimentos de modo certo, então seus músculos internos terão que trabalhar contra a resistência, dessa maneira, você se concentra no movimento. Você deve executá-lo sempre suave e lento e então seu corpo inteiro trabalha e está presente. Joseph H. Pilates”






A procura pela atividade física em todo mundo é cada vez mais evidente, estudos científicos comprovam que a atividade física é uma das grandes aliadas na prevenção de um numero significativo de doenças e na melhoria da qualidade de vida. Entretanto a atividade física muitas vezes vem sendo direcionada e difundida para o aspecto da estética corporal.

Nos últimos anos uma novas tendências vem modificando esta visão e encaminhando o uso das atividades físicas para o aspecto da funcionalidade corporal e métodos como a Yoga, a ginástica funcional e a anti-ginastica vem conseguindo maior aceitação tanto na sociedade em geral quanto no meio científico, e entre estes métodos o Pilates vem se destacando entre estas novas propostas pelos seus resultados positivos e visão do homem como um ser holístico. O método Pilates tornou-se comum no mundo inteiro e surgiram centros especializados neste tipo de aula. Utilizando técnicas de alongamento e exercícios contra-resistência usando as próprias alavancas do corpo e aparelhos específicos para trabalhar os músculos e realinhar a postura. Além disso, os praticantes buscam união entre corpo e mente procurando a consciência corporal.

Joseph H. Pilates o criador do método elaborou inúmeros exercícios utilizando nove aparelhos para desenvolvimento musculoesquelético de maneira uniforme. E ao invés de repetições até a exaustão física para cada exercício ele indicou em seu método ser preferível exercitar-se com mais eficiência e com menos repetições, exigindo do praticante um controle adequado de seu corpo. Devido à necessidade de se concentrar utilizando a mente ligada aos movimentos corporais durante as rotinas de exercícios é garantido ao praticante sentir-se mais consciente das funções musculares e ainda controlá-las mais adequadamente, onde a importância principal é dada a musculatura da chamada “casa de força” que compreende a musculatura abdominal e para vertebrais.

. Esta técnica fundamentada no condicionamento físico e mental recebeu o nome do seu criador. Chegou ao Brasil no início dos anos 90, e vem conquistando cada vez mais seguidores devido aos resultados positivos. Respiração, postura e concentração são alguns dos principais alvos do Pilates. A modalidade integra o corpo todo, porém, o principal foco do trabalho é o fortalecimento da musculatura do tronco responsável pela extensão e flexão da coluna e responsáveis pela postura do indivíduo. Segundo o princípio do método a base para um corpo funcional e forte está relacionada prioritariamente em trabalhar bem esta região do corpo. Com esta região fortalecida é possível sustentar melhor a coluna (principalmente na região lombar).

Uma das principais características do Pilates é a não existência de séries repetitivas comuns em algumas modalidades como a atividade de musculação e ginástica localizada. Cada movimento é feito no máximo oito vezes. As aulas duram aproximadamente uma hora e os exercícios podem ser feitos no solo, com bolas sendo conhecido neste caso como “Mat Pilates” ou em equipamentos especiais. Outro aspecto positivo é a que de devido a ser um trabalho bem individualizado em que o profissional de saúde deve orientar no máximo quatro alunos em um atendimento com isto os resultados propostos são mais rápidos.

 Joseph Pilates, nasceu na Alemanha em 1880 e morreu em 1967, tinha um eterno interesse pela atividade física. Sofrendo de asma e febre reumática quando era criança, buscou na atividade física uma solução para vencer seus problemas, estudou a yoga, zen budismo, regimes gregos e romanos.

   Durante a primeira guerra mundial foi mandado para a Inglaterra como enfermeiro. Neste período ficou inspirado a desenvolver o método para ajudar seus pacientes que tinham problemas físicos. Ele treinou outros estrangeiros utilizando exercícios de cultura física que ele mesmo desenvolvera. Seus exercícios começaram a ser reconhecidos como técnica quando nenhum dos internos daquele campo de treinamento sucumbiu a uma epidemia de gripe que matou milhares de pessoas em outros campos da Inglaterra, em 1918. Aperfeiçoou a prática após a guerra, dando treinamento à polícia de Hamburgo (Alemanha), e em 1920 já tinha um método estruturado com todos os princípios atuais, iniciou uma Fundação voltada para este método e desenvolveu equipamentos específicos. Em 1926, Pilates emigrou para os estados unidos, conheceu Clara, sua futura esposa. Juntos, trouxeram a idéia para New York City abrindo seu estúdio: Pilates Studio. Lá Pilates ensinou e formou instrutores no intitulado Método Pilates de Condicionamento Físico, também conhecido na época como Arte do Controle ou Contrologia. O estúdio funciona até hoje, e foi nele que Joseph e Clara supervisionaram seus clientes pessoalmente, até a década de 1960. Conquistou os primeiros seguidores famosos entre dançarinos como Martha Grahan e George Balanchine, que o recomendaram a seus próprios alunos como treinamento.


Os benefícios

Entre os benefícios o Pilates, estimula a circulação, melhora o condicionamento físico geral, a flexibilidade, a amplitude muscular e o alinhamento postural adequado. Além de promover melhoras nos níveis de consciência corporal e coordenação motora, trabalhar a respiração e promove o relaxamento físico.

    Esses benefícios citados ajudam a prevenir e reduzir riscos de uma futura lesão proporcionando inclusive alívio de dores crônicas, ou seja, o método Pilates é particularmente utilizado para reabilitação de problemas na coluna. Ele fortalece, alonga, e equilibra toda a musculatura que envolve a coluna vertebral, alinhando e descomprimindo tensões na mesma. Ajudando a aliviar pinçamentos e compressões de discos. Esta descompressão facilita e estimula a circulação na região com problemas.

    Este trabalho de estabilização da pelve e coluna, também, como acréscimo, ajuda a preparar a reabilitação de áreas com fraqueza muscular com maior eficiência. Este método tem sido utilizado com sucesso em reabilitação de complicações de joelhos, ombros, panturrilhas, em casos de acidentes automobilísticos, poliomielites, acidente vascular cerebral, pós-cirurgias, pré e pós-parto, entre outros.

A aula é baseada em exercícios de alongamentos trabalhos de força tanto com exercícios concêntricos quanto excêntricos de abdômen e músculos lombares executados pelo praticante nunca passivamente. O praticante controla seus equipamentos executando os exercícios e assim fortalecendo e evoluindo de acordo com sua capacidade individual. A maioria dos exercícios é feito na horizontal nos aparelhos e no the mat (colchonete específico). Muitos dos exercícios foram baseados nas técnicas do Hatha Yoga, exercícios gregos e romanos e a respiração profunda (meditação), eliminam a tensão e aumenta a estamina. Alguns especialistas dizem ser a ginástica mais eficiente atualmente. Existem, porém, alguns detalhes durante a execução da aula: numa aula de Pilates, os movimentos não devem ser automáticos, pelo contrário, cada aluno adquire uma perfeita consciência de todos os músculos que está trabalhando. O rigor técnico do método é fundamental. Cada exercício deve ser feito num ângulo específico, para que os resultados pareçam.

   A aula deve ser orientada sempre por profissionais de Educação Física ou Fisioterapeutas credenciados. A garantia da eficiência do método está exatamente na precisão dos movimentos que só poderá conseguir com a ajuda deles. Por exemplo, numa aula os alunos costumam passar como que 30 min só nos exercícios de consciência corporal, só então é que começa a ginástica propriamente dita. Na execução dos exercícios os alunos devem primeiro passar por um processo de preparação física e mental previa não adianta ir direto aos exercícios, pois não irão conseguir executá-los com eficiência sem o pré-aquecimento.   Além de aparelhos (que parecem camas de madeira com molas e tiras de couro substituindo os pesos) as aulas de Pilates podem ser feitas fora dele. São utilizados acessórios diversos como a bola e extensores e podem ser realizadas aulas somente no solo com uso do the mat



Indicações

O Pilates promove condicionamento corporal e benefícios muscular para todas as idades, condicionando e energizando o corpo através dos exercícios.

    Por ser uma atividade individual ou feita na companhia de pequenos grupos de no máximo quatro alunos quando nos aparelhos ou no máximo seis quando no solo e supervisionada pelo terapeuta, a aula deve ser direcionada para as necessidades individuais do aluno. Estes exercícios especiais podem ser feitos por qualquer indivíduo, desde atletas de alto nível, bailarinos e sedentário, do idoso ao adolescente e das grávidas aos pacientes em fase de reabilitação com desordens alimentares ou reeducação postural ainda podendo ser recomendado como condicionamento e prevenção de lesões para todos os indivíduos.
2 - JUSTIFICATIVA

A quantidade de pessoas com estilo de vida sedentário é cada vez mais significativa devido às formas de relação do mundo moderno no trabalho e no lazer. E quando indivíduos no seu trabalho possuem um grau de atividade física mais elevada esta atividade na sua grande maioria é realizada com comprometimento da saúde física e mental devido ao nível de estresse e aspectos ergonômicos agressivos.

Mesmo com todos os estudos científicos que comprovam a importância da atividade física na manutenção da saúde na prevenção de doenças como coadjuvante no tratamento de muitos males e na melhoria da qualidade de vida no Brasil ainda não tem sido inserida de maneira abrangente nas redes de saúde tanto pública como particulares, desta forma a 3ª Policlínica poderá ser pioneira na aprovação de um projeto de grande importância tanto na prevenção quanto no tratamento de males musculares e articulares.

Entre os inúmeros e possíveis males em que o Método Pilates vem sendo usado estão os problemas posturais, lombalgias, cervicalgias. Blum em estudo de caso demonstrou que o método Pilates foi eficiente na melhora de paciente com escoliose, Kolyniak ET Al. constatou evidencias no uso de um programa de Pilates no fortalecimento da musculatura extensora do tronco e restauração da função da coluna lombar. Aproximadamente 50% a 75% das mulheres experimentam algum tipo de dor nas costas em alguma fase de sua gravidez, acarretando em prejuízo ou limitação em suas atividades domésticas e profissionais. A dor lombar é considerada três vezes mais comuns entre mulheres grávidas quando comparada ao resto da população (Sperandio et al., 2003). Estudos comprovam ainda a eficiência do uso do método na prevenção e melhoria da dor Lombar em gestantes.

Os Problemas de sedentarismo e os males causados pela falta de atividade física causam as patologias osteoarticulares e afetam 60% a 90% da população adulta (5 6,7) um enorme numero de brasileiros torna-se incapacitado por causa destas mobilidades.

Na Corporação devido ao tipo de atividades muitas vezes agressivas e pela falta de um projeto ergonômico, os militares estão sujeitos a uma incidência de altos fatores de risco principalmente para lesões articulares e da coluna. Tornando-se necessárias alternativas que venham a serem eficazes no seu tratamento.




3 - OBJETIVOS GERAIS E ESPECÍFICOS

- Oferecer uma terapia alternativa no tratamento e prevenção de problemas osteoarticulares e melhoria da qualidade de vida.

-Tratamento de lesões causadas por problemas posturais.

- Prevenção de problemas posturais em gestantes a partir da 16ª semana.


4 - PÚBLICO ALVO

Militares e dependentes de bombeiros militares, cadastrados na DGF/DGS a partir dos 12 anos encaminhados pelo Serviço de Ortopedia ou gestantes a partir da 12ª semana encaminhados pelo Serviço de Ortopedia e Ginecologia da 3º policlínica de Niterói. .


5 – METAS

O Projeto tem como meta a utilização do Pilates no tratamento das lesões dores e prevenção diversas anomalias postural em que o método tem sido eficiente.



6 - PROFISSIONAIS ENVOLVIDOS

Maj BM José (Coordenador Geral)

Sgt Jozilvo (Coordenador do Projeto)

Clínicos Gerais

Maj José (Ortopedista)

Maj Zaquine (Ginecologia)

Sgt Jozilvo (Profissional de Educação Física)
7 - RECURSOS E PARCERIAS

A implantação do Serviço de Pilates pela 3ª Policlínica tem um custo entre R$ 11.780,00 a R$ 15.180,00 para os orçamentos diferenciados conforme anexo. Ficando isento de algumas instalações como vestiários e recepção. A área para montagem do estúdio é de no mínimo 30m será na sala anexa a quadra poliesportiva do CBA IX.



Parcerias:

Poderá ser realizadas parcerias com instituições de ensino superior na disponibilidade de estudantes de Educação Física e Fisioterapia, com as empresa de fabricação de equipamentos as quais também ministram cursos de extensão no Método Pilates.

Será realizada parceria com o CBA IX na utilização da sala anexa a quadra poliesportiva.

EXEMPLO DA SALA MONTADA COM 40m



8 – METODOLOGIA - Etapas e instrumentos utilizados

ETAPAS DO PROGRAMA
1ª etapa – Divulgação:

·Sala de espera, realizada diariamente pelo oficial de dia;

·Distribuição de impressos do Programa Pilates, folders e cartazes no âmbito da SUBSEDEC/CBMERJ;

·Publicação no portal da 3ª Policlínica;

·Publicação no Boletim Ostensivo.
2º Etapa: Inscrição

Realizada diretamente na recepção ou por telefone, no horário das 8 às 17h, apóis serem encaminhados pelo serviço de ortopedia ou ginecologia.


3ª Etapa: Formação dos grupos

Os Clientes serão encaminhados pelo serviço de ortopedia ou ginecologia para avaliação médica e quando acima de 40 anos de idade serão avaliados pelo Serviço de Cardiologia. Em seguida farão entrevista com o coordenador do projeto que marcará uma avaliação antropométrica.

Serão inseridos em um horário disponível com grupos de no máximo quatro pessoas.

Requisitos:

Grupo de no máximo 4 pessoas de ambos os sexos

Encaminhados pelo Serviço de Ortopedia ou Ginecologia da 3ª Policlínica

Estar cadastrado (a) na DGF/DGF

4ª Etapa: Metodologia

As atividades que deverá ser de duas ou três vezes na semana em dias alternados com uma continuidade de até cinco meses dependendo do caso.

Serão realizadas na Sala anexa a quadra poliesportiva do CBA IX

Cada aula terá em média a duração de uma hora podendo ser dividida em um dia na seguinte forma:

Período da manhã: quatro seções das 08h00min as 12h00min

Período da tarde: três seções das 14h00min as 17h00min

Obs.: com esta divisão é possível atender um total de 28 pacientes por dia, conseqüentemente este é a quantidade de pacientes atendidos por mês.
Cronograma de atendimento:

1º mês:

Duas sessões semanais

Grupo de quatro participantes

Duração de uma hora

Período de adaptação e aprendizagem
2º mês

Duas a três sessões semanais

Grupo de quatro participantes

Duração de uma hora

Período específico para cada caso
3º mês ao 5ª mês

Duas a três sessões semanais

Grupo de quatro participantes

Duração de uma hora

Período de manutenção
Obs.: As gestantes iniciarão as atividades a partir da 16ª Semana até a 34ª de gestação.

9 – RESULTADOS
Os resultados do Programa do Método Pilates serão ordenados em tabelas e gráficos.
10 - CONSIDERAÇÕES FINAIS

Com a grande e cada vez mais numerosa incidência de lesões articulares e problemas da coluna vertebral na população em geral e mais ainda entre os Bombeiros Militares devido às exigências das atividades diárias. O método Pilates virá a ser eficaz como uma alternativa no tratamento e prevenção dessas lesões, como uma terapia não agressiva que consiste em reeducação e consciência postura; sendo uma ginástica funcional e ao mesmo tempo uma terapia.



11 - REFERÊNCIAS BIBLIOGAFIA:

1 - AMARAL, Euclides José Martin; TEIXEIRA, Renato João Muniz, A Importância da Divulgação e Realização Regular do Teste de Inclinação Anterior do Tronco, no Diagnóstico Precoce da Escoliose Idiopática Juvenil e do Adolescente nos Dependentes dos Militares e Pensionistas do CBMERJ, Rio de Janeiro, Escola Superior de Comando de Bombeiro Militar Curso Superior de Aperfeiçoamento: 2002.

2. Blanke D. Flexibilidade. In: Mellion M.B. Segredos em Medicina Desportiva. Porto Alegre: Artes Médicas 1997. p 87-92.

3 .Brasileira de Reumatologia, Comitê de Coluna Vertebral; Uberaba: Faculdade de Medicina

do Triângulo Mineiro, 2000.

4. Clark BC, Manini TM, Mayer JM, Pluotz-Snyder LL, Graves JE. Eletromyographic Activity

of the Lumbar and Hip Extensors During Dynamic Trunk Extension Exercise. Arch Phys

Med Rehabil. 2002: 83, 1547-1551

5. FERREIRA, C. H. J.; NAKANO, A. M. S. Reflexão sobre as Bases Conceituais que

Fundamentam a Construção do Conhecimento a cerca da Lombalgia na Gestação. RevistaLatino-Americana de Enfermagem. v 9, n 3, 95-100, maio 2001.

6. KENDALL, F. P. Provas e Funções com Postura e Dor. 4 ed. São Paulo: Manole, 1990.

7.MORROW, J. R.; JACKSON, A. W.; DISCH, J. G. et al. Medida e Avaliação do



Desempenho Humano. 2 ed. Porto Alegre: Artmed, 2003.

8.NEVES, C. Prevenção de Lombalgias em Gestantes Primigestas com a Utilização do Método Pilates. TCC (monografia de graduação) Universidade do Estado de Goiás, Goiânia, 2002.

9. Cecin HÁ. Consenso brasileiro sobre lombalgias e lombocialtagias. São Paulo: Sociedade
Ubirajara de Oliveira – Ten Cel QOS/Méd/86

Diretor da 3ª Policlínica - Niterói




Av. Quintino Bocaiúva, S/nº – Charitas – Niterói – Rio de Janeiro – RJ – 24370-001



T

el.: (21) 2715-7317 / 2715-7367 / 2715-7124 / 2715-7617

polniteroi@cbmerj.rj.gov.br / www.3apoliclinica.cbmerj.rj.gov.br



Compartilhe com seus amigos:


©principo.org 2019
enviar mensagem

    Página principal