Sugestão de leitura: 5ª série - 6º ano
É uma grande alegria saber que vários de nossos alunos apreciam e envolvem-se com a leitura. Vai aí, então, uma lista de títulos para os mais diversos estilos de leitores.
Essa leitura não será cobrada. É ler pelo prazer de ler!
Professora Elis
A Bruxinha e o Gregório
|
Eva Furnari
A reunião das primeiras tirinhas da Bruxinha com suas mágicas atrapalhadas vira a cabeça de Gregório.
|
A dona da bola e a dona da história
|
Heloisa Prieto
A dona da bola e a dona da história conta a história de Bia e Maia, duas colegas de escola que mal se falavam: Bia gosta de ficar calada e desenhar, Maia adora jogar bola e fala muito. Um dia, Bia torce o pé e senta do lado de Maia. Observando os seus desenhos, percebe que a colega tinha uma imaginação igual à sua: cheia de princesas, unicórnios e castelos. Na hora do recreio, Bia completa o desenho de Maia, e Maia brinca com a bola de Bia, uma sem saber da outra. Quando voltam para a aula, acabam adivinhando que uma tinha tomado o lugar da outra e sorriem. Desse encontro, nasce uma amizade secreta e delicada.
|
A Ilíada e A Odisséia
|
Márcia Williams
A epopéia do povo grego narrada com a ludicidade da linguagem dos quadrinhos torna acessível ao jovem leitor a obra-prima do poeta Homero. A Ilíada conta a história da guerra entre gregos e troianos: o amor entre Helena e Páris, o combate mortal entre Aquiles e Heitor, o cavalo de Tróia, etc.
A Odisséia descreve a perigosa viagem de Ulisses de volta para casa, depois da guerra de Tróia: sua luta contra o ciclope Polifemo, as terríveis sereias, o pavoroso monstro Cila, etc.
|
A Insônia do Vampiro
|
Ivan Jaf Um vampiro de 500 anos resolve apelar à psicanálise para se curar de um mal inusitado: a insônia. Pelas memórias desse vampiro, o leitor (re)conhecerá o passado de Portugal em detalhes próprios de quem presenciou momentos terríveis, como a Peste Negra, a Inquisição e o terremoto de Lisboa em 1755. Como milhares de leitores já puderam comprovar pela leitura do livro O vampiro que descobriu o Brasil, a narrativa de Ivan Jaf é sempre garantia de muita emoção, principalmente quando ele estrutura sua ficção em cima de fatos históricos significativos.
|
Almanaque Ruth Rocha
|
Ruth Rocha
Um almanaque moderno, um livro que tem um pouco de tudo que o leitor gosta: histórias, brincadeiras, jogos, piadas, adivinhas, datas e comemorações, curiosidades e experiências científicas, canções, poemas, provérbios... E tudo ilustrado por um batalhão de artistas que, com muito jogo de cores e de formas, fazem parceria com Ruth Rocha na arte de cantar e encantar a criança que cada um tem dentro de si.
|
Alfabeto de histórias
|
Gilles Eduar
São 26 histórias: uma para cada letra do alfabeto. Narrativas curtas – e um pouquinho amalucadas – que se passam em grandes cenários. Cada uma delas acompanha uma enorme ilustração que esclarece os vocábulos desconhecidos do leitor e inclui situações diversas que possibilitam a criação de outras cenas. As histórias enfatizam o som de cada letra do alfabeto, propondo diferentes combinações de sílabas. Texto e imagem foram criados pelo mesmo artista com uma proposta lúdica, que procura instigar a leitura de texto e imagem. Aqui, ler é também dar significado ao contexto, a símbolos, desenhos e figuras, de modo mais amplo e muito divertido. Cada letra é acompanhada também de jogos e brincadeiras, desafiando a capacidade de observação, de organização de ideias e o conhecimento da criança.
|
Aquele gênio, o Leonardo
|
Guido Visconti
Através do olhar de Tiago, um garoto de dez anos que vive com Leonardo da Vinci, o leitor volta à Itália do século XV para conhecer e admirar a vida e a obra do artista. Para facilitar esse deslocamento no tempo e no espaço, o leitor pode admirar cenários e personagens reproduzidos nas ilustrações de traçado leve e fluido e conferir a genialidade de Leonardo nos muitos recortes dos textos e dos desenhos deixados pelo próprio artista.
|
Os robôs medievais
|
Thomas Brezina
|
Um estranho inventor de robôs, uma carta mais estranha ainda, passagens para Londres... e a Turma dos Tigres às voltas com palavras mágicas, passagem secreta, carta de baralho, mensagens cifradas. Desta vez o perigo vem do desaparecimento dos três robôs medievais construídos pelo Dr. Mórtimo Markus. Em mãos erradas, eles podem... Mas os Tigres vão enfrentar mais esse desafio!
|
O barco do demônio
|
Thomas Brezina
|
Seria possível existir um barco fantasma? Parece história de terror, mas os Tigres viram um barco a vapor que desapareceu há mais de um século, quando navegava pelo Mississipi. É claro que eles resolveram investigar e logo se meteram em perigo.
|
Fonte: http://www.aticaeducacional.com.br/htdocs/secoes/ficha_list.aspx?lit=infantil
Consultado em 15/02/ 2010
Metade é verdade, o resto é invenção
Pedro Antônio de Oliveira Metade é verdade, o resto é invenção reúne crônicas do cotidiano de um menino que, no dizer do autor, sabe “como é bom brincar na rua, ter amigos, se divertir, criar brincadeiras, tomar banho de chuva... tudo sem medo, na mais pura liberdade”. Ilustrado com graça e humor, o livro conta histórias simples da meninice, fazendo o leitor ficar com vontade de vivê-las ou se lembrar do tempo de infância. O narrador-personagem é engraçado e tem muito bom humor, mas não é bobo. E sabe se indignar quando vê injustiça, tristeza e piada de mau gosto. Ele conta como aprendeu a andar de bicicleta, como voou de balão, como criou uma tartaruga que se chamava Outra Coisa, como o galo do colega virou ensopado, dos misteriosos vizinhos que foram embora sem se despedir, sem conhecer ninguém, e lembra com saudade de sua professora mais querida.
O Livro dos Heróis para Crianças
William J. Bennett Dezoito narrativas — entre contos, fábulas e poemas — sobre personagens que, com pequenos gestos de compaixão, perseverança, responsabilidade, honestidade, lealdade e fé, se tornaram figuras heróicas dignas de admiração. Heróis que nos ajudam a continuar fiéis aos nossos propósitos e a conduzir corretamente a vida.
O Livro das Virtudes para Crianças
Organizado por William J. Bennett
Uma compilação de fábulas, contos e poemas que ressaltam as qualidades do homem, como coragem, benevolência e honestidade, estimulam a prática do bem e mostram a importância de valores como a gentileza e a bondade.
Fonte: http://portaldafamilia-livrosinf.blogspot.com/
Consultado em 15/02/ 2010 |