Sugestão de leitura: 5ª série 6º ano



Baixar 18.55 Kb.
Encontro29.07.2016
Tamanho18.55 Kb.
Sugestão de leitura: 5ª série - 6º ano
É uma grande alegria saber que vários de nossos alunos apreciam e envolvem-se com a leitura. Vai aí, então, uma lista de títulos para os mais diversos estilos de leitores.

Essa leitura não será cobrada. É ler pelo prazer de ler!

Professora Elis


A Bruxinha e o Gregório 


Eva Furnari

A reunião das primeiras tirinhas da Bruxinha com suas mágicas atrapalhadas vira a cabeça de Gregório.






A dona da bola e a dona da história


Heloisa Prieto

A dona da bola e a dona da história conta a história de Bia e Maia, duas colegas de escola que mal se falavam: Bia gosta de ficar calada e desenhar, Maia adora jogar bola e fala muito. Um dia, Bia torce o pé e senta do lado de Maia. Observando os seus desenhos, percebe que a colega tinha uma imaginação igual à sua: cheia de princesas, unicórnios e castelos. Na hora do recreio, Bia completa o desenho de Maia, e Maia brinca com a bola de Bia, uma sem saber da outra. Quando voltam para a aula, acabam adivinhando que uma tinha tomado o lugar da outra e sorriem. Desse encontro, nasce uma amizade secreta e delicada.






A Ilíada e A Odisséia


Márcia Williams

A epopéia do povo grego narrada com a ludicidade da linguagem dos quadrinhos torna acessível ao jovem leitor a obra-prima do poeta Homero. A Ilíada conta a história da guerra entre gregos e troianos: o amor entre Helena e Páris, o combate mortal entre Aquiles e Heitor, o cavalo de Tróia, etc.


A Odisséia descreve a perigosa viagem de Ulisses de volta para casa, depois da guerra de Tróia: sua luta contra o ciclope Polifemo, as terríveis sereias, o pavoroso monstro Cila, etc.




A Insônia do Vampiro

Ivan Jaf Um vampiro de 500 anos resolve apelar à psicanálise para se curar de um mal inusitado: a insônia. Pelas memórias desse vampiro, o leitor (re)conhecerá o passado de Portugal em detalhes próprios de quem presenciou momentos terríveis, como a Peste Negra, a Inquisição e o terremoto de Lisboa em 1755. Como milhares de leitores já puderam comprovar pela leitura do livro O vampiro que descobriu o Brasil, a narrativa de Ivan Jaf é sempre garantia de muita emoção, principalmente quando ele estrutura sua ficção em cima de fatos históricos significativos.




Almanaque Ruth Rocha


Ruth Rocha

Um almanaque moderno, um livro que tem um pouco de tudo que o leitor gosta: histórias, brincadeiras, jogos, piadas, adivinhas, datas e comemorações, curiosidades e experiências científicas, canções, poemas, provérbios... E tudo ilustrado por um batalhão de artistas que, com muito jogo de cores e de formas, fazem parceria com Ruth Rocha na arte de cantar e encantar a criança que cada um tem dentro de si.






Alfabeto de histórias


Gilles Eduar

São 26 histórias: uma para cada letra do alfabeto. Narrativas curtas – e um pouquinho amalucadas – que se passam em grandes cenários. Cada uma delas acompanha uma enorme ilustração que esclarece os vocábulos desconhecidos do leitor e inclui situações diversas que possibilitam a criação de outras cenas. As histórias enfatizam o som de cada letra do alfabeto, propondo diferentes combinações de sílabas. Texto e imagem foram criados pelo mesmo artista com uma proposta lúdica, que procura instigar a leitura de texto e imagem. Aqui, ler é também dar significado ao contexto, a símbolos, desenhos e figuras, de modo mais amplo e muito divertido. Cada letra é acompanhada também de jogos e brincadeiras, desafiando a capacidade de observação, de organização de ideias e o conhecimento da criança.






Aquele gênio, o Leonardo


Guido Visconti

Através do olhar de Tiago, um garoto de dez anos que vive com Leonardo da Vinci, o leitor volta à Itália do século XV para conhecer e admirar a vida e a obra do artista. Para facilitar esse deslocamento no tempo e no espaço, o leitor pode admirar cenários e personagens reproduzidos nas ilustrações de traçado leve e fluido e conferir a genialidade de Leonardo nos muitos recortes dos textos e dos desenhos deixados pelo próprio artista.





Os robôs medievais

Thomas Brezina

Um estranho inventor de robôs, uma carta mais estranha ainda, passagens para Londres... e a Turma dos Tigres às voltas com palavras mágicas, passagem secreta, carta de baralho, mensagens cifradas. Desta vez o perigo vem do desaparecimento dos três robôs medievais construídos pelo Dr. Mórtimo Markus. Em mãos erradas, eles podem... Mas os Tigres vão enfrentar mais esse desafio!




O barco do demônio

Thomas Brezina

Seria possível existir um barco fantasma? Parece história de terror, mas os Tigres viram um barco a vapor que desapareceu há mais de um século, quando navegava pelo Mississipi. É claro que eles resolveram investigar e logo se meteram em perigo.

Fonte: http://www.aticaeducacional.com.br/htdocs/secoes/ficha_list.aspx?lit=infantil

Consultado em 15/02/ 2010



Metade é verdade, o resto é invenção

Pedro Antônio de Oliveira Metade é verdade, o resto é invenção reúne crônicas do cotidiano de um menino que, no dizer do autor, sabe “como é bom brincar na rua, ter amigos, se divertir, criar brincadeiras, tomar banho de chuva... tudo sem medo, na mais pura liberdade”. Ilustrado com graça e humor, o livro conta histórias simples da meninice, fazendo o leitor ficar com vontade de vivê-las ou se lembrar do tempo de infância. O narrador-personagem é engraçado e tem muito bom humor, mas não é bobo. E sabe se indignar quando vê injustiça, tristeza e piada de mau gosto. Ele conta como aprendeu a andar de bicicleta, como voou de balão, como criou uma tartaruga que se chamava Outra Coisa, como o galo do colega virou ensopado, dos misteriosos vizinhos que foram embora sem se despedir, sem conhecer ninguém, e lembra com saudade de sua professora mais querida.
O Livro dos Heróis para Crianças

William J. Bennett Dezoito narrativas — entre contos, fábulas e poemas — sobre personagens que, com pequenos gestos de compaixão, perseverança, responsabilidade, honestidade, lealdade e fé, se tornaram figuras heróicas dignas de admiração. Heróis que nos ajudam a continuar fiéis aos nossos propósitos e a conduzir corretamente a vida.



O Livro das Virtudes para Crianças

Organizado por William J. Bennett
Uma compilação de fábulas, contos e poemas que ressaltam as qualidades do homem, como coragem, benevolência e honestidade, estimulam a prática do bem e mostram a importância de valores como a gentileza e a bondade.

Fonte: http://portaldafamilia-livrosinf.blogspot.com/


Consultado em 15/02/ 2010


©principo.org 2016
enviar mensagem

    Página principal