Suprimento Célula – 2011 – Série Reis e Profetas da Bíblia Lição 34- jonas Ganha uma Cidade Inteira para Deus Data: 26/09 a 01/10/11



Baixar 23.38 Kb.
Encontro30.07.2016
Tamanho23.38 Kb.


Suprimento Célula – 2011Série Reis e Profetas da Bíblia

Lição 34- Jonas Ganha uma Cidade Inteira para Deus

Data: 26/09 a 01/10/11




LIÇÃO 34– JONAS GANHA UMA CIDADE INTEIRA PARA DEUS

PRINCÍPIO: Quando alguém se arrepende, Deus salva!

VERSÍCULO-CHAVE: “Então, se o meu povo, que pertence somente a mim, se arrepender, abandonar os seus pecados e orar a mim, eu os ouvirei do céu, perdoarei os seus pecados e farei o país progredir de novo”. 2 Crônicas 7:14

ALVO: Mostrar que quando obedecemos a Deus e pregamos a Sua Palavra, muitas pessoas são salvas. Não importa as coisas erradas que eles tenham feito, se elas se arrependerem, Deus as salvará!




  • UÇÃO e APRESENTAÇÃO: Dê as boas-vindas e faça a apresentação de todos.

QUEBRA-GELO: NOME DA BRINCADEIRA: UMA BOLA DE FESTA VAZIA

  • QUEBRA-GELO:

NOME DA BRINCADEIRA: DESEMBARALHAR

MATERIAL: Uma folha de papel ofício, corte-a em 12 pedaços. Caneta ou hidrocor.

PROCEDIMENTO: Escreva cada letra da palavra ARREPENDIMENTO num pedaço de papel. Embaralhe as letras. Divida as crianças em equipes. E conte a história abaixo. Depois as equipes formarão a palavra que está embaralhada. Ganha quem acertar primeiro qual é a palavra.

HISTÓRIA: A bíblia diz que o profeta Jonas foi engolido por um grande peixe, ficando dentro dele durante três dias e três noites. Na barriga do peixe ele se arrependeu, orou e o Senhor ordenou que o peixe o vomitasse na terra. Jonas então seguiu para Nínive e começou a pregar a palavra que Deus havia mandado. Desembaralhe as letras e descubra qual foi a atitude tomada pelo povo da cidade de Nínive que agradou a Deus.


  • OFERTA: Ler com as crianças o texto de 2 Co 9.7   “Cada um contribua segundo tiver proposto no coração, não com tristeza ou por necessidade; porque Deus ama a quem dá com alegria”.




  • LOUVOR: 1. Vou sorrindo ou chorando (Geraldo Guimarães)




  • REVISÃO: Bem crianças, o que aprendemos com a Verdadeira História de Cosme e Damião? Aprendemos que: 1º) DOCES CONSAGRADOS ATRAEM MALDIÇÃO ; 2º) SÓ EXISTE UMA VERDADE ; 3º) COSME E DAMIÃO ERAM SEGUIDORES DE JESUS




  • ORAÇÃO: Ore com ousadia pelas crianças intercedendo a Deus que faça a palavra penetrar forte em seu coração. Declare que elas serão crianças que vão cumprir a vontade do Senhor de pregar (falar de Deus) para seus amigos e eles vão se converter.




  • CONTANDO A HISTÓRIA BÍBLICA:


1º) Introdução: Muito bem, crianças. Hoje quero te dizer algo que é muito importante! Vamos aprender algumas verdades sobre o profeta Jonas.

2º) Leitura do texto-base: Para começar vamos ler o texto da bíblia

TEXTO BÍBLICO: JONAS 1 – 4 (a líder da célula precisa ler todo o livro para ter toda a história no coração, mas não deve ler na bíblia toda a história para as crianças. Deve contar a história de maneira atrativa mas com a bíblia na mão.

Deus mandou o profeta Jonas PREGAR na cidade de Nínive. O povo desta cidade adoravam outros deuses e eram conhecidos por suas maldades. Eles eram extremamente cruéis com seus inimigos. Deus mandou Jonas dizer que, se eles não se arrependessem, toda a cidade seria destruída. Mas, se eles se arrependessem, Deus os pouparia. Sabendo disso, Jonas não obedeceu à ordem de Deus. Ele achava que aquele povo não merecia ser salvo por Deus, eles mereciam morrer. Por isso, ele pegou um navio para outra cidade. Deus mandou uma grande tempestade no mar e o navio que Jonas estava quase afundou. Jonas pediu aos marinheiros que o jogasse no mar para acalmar a tempestade. Apesar de sua desobediência, Deus amava Jonas e, por isso, mandou um grande peixe engoli-lo para que ele não fosse morto no mar. Na barriga do peixe, Jonas orou e se arrependeu. Então, o peixe o deixou na praia, a salvo.
Agora, em que essa lição de Jonas pode nos ajudar na nossa vida hoje? Podemos aprender com Jonas que:

1) DEUS SEMPRE NOS DÁ OUTRA CHANCE PARA FALAR: Você acha que Jonas merecia outra chance? Deus só deu outra chance para ele porque ele se arrependeu da sua desobediência. Da mesma forma, Deus deu outra chance para toda a cidade de Nínive, porque eles também se arrependeram. Deus nos dá outra chance apenas quando nos arrependemos de nossos pecados. O que significa arrepender-se? Arrependimento não é somente uma declaração de que você sente muito por ter pecado, é também a mudança na forma como as coisas são feitas. Depois do seu arrependimento, você deve mudar seu comportamento e abandonar as coisas que você fazia antes, para não pecar mais. Escolha o caminho de Deus, pois ele sempre é o melhor!

2) PODEMOS GANHAR NOSSOS AMIGOS PARA JESUS: Jonas ganhou uma cidade inteira para Deus em quarenta dias. Quando ficaram sabendo que Deus iria destruir a todos, eles jejuaram, desde o rei até as crianças e os animais, para mostrar seu arrependimento diante de Deus. Deus viu que o arrependimento daquele povo era verdadeiro e ouviu a oração deles, por isso a cidade não foi destruída. A Bíblia diz que quando um povo se arrepende e jejua para pedir perdão a Deus, Ele ouve e responde. Você pode ganhar uma cidade para Deus. Comece a orar pela sua cidade e peça para Deus fazer com que as pessoas se arrependam de seus pecados, assim como os moradores da cidade de Nínive se arrependeram e foram salvos. Deus quer salvar cidades inteiras. Para isso Ele só precisa de um profeta como Jonas, que pregue a palavra de arrependimento. Deus não quer que as crianças de sua cidade morram, pregue a Palavra para elas. Comece fazendo isso na sua escola, na sua sala de aula.


  • COMPARTILHAMENTO:

 Qual o nome da cidade em que Deus mandou Jonas pregar? Nínive.

 O que Deus mandou Jonas dizer para eles? Que se eles não se arrependessem, Deus iria destruir a todos.

 O que Jonas fez? Ele desobedeceu e foi para outro lugar.

 O que Deus fez para que Jonas se arrependesse? Ele mandou uma tempestade, Jonas foi jogado no mar e um peixe o engoliu.

 Por que Deus deu outra chance para Jonas? Porque ele se arrependeu.

 O que o povo da cidade fez quando ouviu a mensagem de Jonas? Eles se arrependeram.

 Deus ainda deseja salvar cidades inteiras? Sim.

 O que devemos fazer para que isso aconteça? Pregar o arrependimento para as pessoas.

 O que a Bíblia diz sobre aqueles que se arrependem? “Então, se o meu povo, que pertence somente a mim, se arrepender, abandonar os seus pecados e orar a mim, eu os ouvirei do céu, perdoarei os seus pecados e farei o país progredir de novo”. 2 Crônicas 7:14


  • APELO:

Imponha as mãos sobre a cabeça das crianças e ministre coragem e ousadia para falar de Jesus, convidar para o Dom Kids e para a céula. Rejeite todo espírito de medo e timidez.


  • MEMORIZANDO O VERSÍCULO:

Escreva o versículo separadamente -em partes – em pedaços de cartolina

De 2 em 2 crianças, elas vêm à frente, montam o versículo na ordem e lêem juntos para os amigos.

Repita até que todos tenham falado. É muito importante que todos eles falem. O versículo é extenso, mas muito importante para ser ministrado no coração de cada um.

O grupo que conseguir montar e falar o versículo ganha pirulito e depois se senta.



Então, se o meu povo, / que pertence somente a mim, / se arrepender, / abandonar os seus pecados / e orar a mim, / eu os ouvirei do céu, / perdoarei os seus pecados / e farei o país progredir de novo”. / 2 Crônicas 7:14


  • BRINCADEIRA: NOME DA BRINCADEIRA: PEGA-PEGA

MATERIAL: Uma venda nos olhos.

PROCEDIMENTO: Escolha uma criança para ser o Jonas. Será o pegador. Com os olhos vendados terá que pegar o maior número de ninivitas que puder. As crianças que forem pegas deverão se sentar, arrependidas.

MORAL: Todos os ninivitas que foram “pegos” pelo Evangelho da Salvação se arrependeram e foram salvos.


  • HORA DO LANCHE:





©principo.org 2016
enviar mensagem

    Página principal