Temos de decifrar o código de cores de cada cliente



Baixar 26.31 Kb.
Encontro27.07.2016
Tamanho26.31 Kb.







Entrevista com Kim Vo

Embaixador Internacional da Schwarzkopf Professional para a marca BlondMe

Temos de decifrar o código de cores de cada cliente”



Ele adora as louras e as louras adoram-no. Kim Vo vive em Los Angeles e para além de ser Embaixador Internacional da Schwarzkopf Professional para a marca BlondMe, é também o colorista e o especialista em louros de várias celebridades de Hollywood. Os seus clientes são VIP’s e clientes de classe alta. Nesta entrevista exclusiva, ele fala sobre o fascínio pelos louros, sobre novas tendências e acerca do negócio do louros em salão.


O louro continua na moda - porque é que essa tendência não perdeu o seu fascínio ao longo dos anos?
A coloração de louros tornou-se realmente popular com Marilyn Monroe, embora sempre tenham existido louras naturais. A tendência entre as primeiras louras com coloração era um tom bege uniforme que se tornou moda graças a Marilyn que era na sua altura uma das figuras mais emblemáticas no universo feminino.
Desde então, 60 anos depois, as tendências evoluíram e os louros foram aperfeiçoados. O fascínio em relação ao louro é enorme, já que as pessoas evoluíram com a tendência. Pode-se dizer que o louro é uma cocriação da nossa sociedade. É uma grande tendência com a qual podemos brincar. Mas na verdade é difícil de conseguir!
Quem é sua loura favorita de todos os tempos e porquê?
Brigitte Bardot e Marilyn Monroe são louras icónicas fascinantes - elas transmitem que louro que não é apenas uma cor de cabelo mas também um estado de espírito. É um estilo de vida, uma atitude e um sentimento.
O Kim Vo é um colorista de renome internacional, a Vogue chama-lhe "o melhor blonder nesta área de negócio" - Quando decidiu concentrar-se na coloração? Como é que isso influencia o negócio do seu salão diariamente?
Vejo-me mais como um pintor ou um artista da cor: Adoro texturas, adoro camadas. Percebi que realmente compreendo a cor, por isso foi uma evolução natural entrar no mundo do cabelo e criar verdadeiras peças de arte através da coloração. Quando estou no salão não sinto que esteja a trabalhar. Sinto-me a brincar com as cores - todos os dias. Tenho a possibilidade de renovar o visual de alguém instantaneamente, fazê-la sentir melhor. Isso não tem preço.
Em criança, a profissão de "cabeleireiro" já o fascinava ?
Uma das minhas primeiras experiências como criança, sendo um refugiado, foi a minha mãe ter dois empregos. Uma vez por ano, ela ia arranjar o cabelo e voltava sempre a sentir-se bem e realizada. Vê-la feliz, fazia-me feliz e isso influenciou-me.
Quais as qualidades que espera da sua equipa?
A minha mensagem para a minha equipa é: 'Têm de estar presentes todos os dias! Os clientes que vêm aos meus salões merecem ser tratados de uma forma exclusiva. A paixão é contagiante e acho que ser enérgico e positivo ajuda muito. Não estamos no negócio da beleza; estamos no negócio da vaidade. E com a vaidade vem talvez um pouco de insegurança e os cabeleireiros podem ser um porto seguro para um cliente.
Se é curioso, se está apaixonado, se quer realmente aprender e partilhar todos os dias, estes são os grandes traços. É engraçado como o dinheiro se conquista quando se trabalha com paixão. No entanto, o meu objetivo principal é dar sempre o melhor serviço possível aos meus clientes.
Quero fazer um bom trabalho para cada cliente que se senta na minha cadeira - sou totalmente dedicado à satisfação e beleza dos meus clientes. Se tivermos esse objetivo, somos sempre bem-sucedidos. O resultado final da coloração e do visual, pode ser ajustado, pode ser alterado, mas o objetivo é que não é negociável!

Dourados ou platinados - em que direção vai a nova tendência de louros para a próxima temporada? Quais são as tendências mais “hot” para louras?
A grande tendência é não ter de optar entre louros quentes e louros frios mas sim usufruir de ambos! Vemos imensas tendências fortes, variando entre estilos luxuosos e estilos de rua. Há muitos tons e paletas que podemos escolher. É por isso que BLONDME é tão bem sucedida – os seus tonalizantes são excelentes. Podemos combinar e personalizar a cor.
Por outro lado, as tendências para as louras são muito influenciadas pela comunidade. As pessoas partilham os seus looks na internet, o panorama dos media é cada vez mais interativo. Atualmente, podemos ter um visual hoje e outro amanhã. É importante ter essa liberdade nos louros. Por isso, para encurtar a história, acho que não tem de ser uma tendência ou a outra.
Estas tendências são adequadas para todas as idades?
Absolutamente! Acho que não há qualquer tipo de limitação, quer para o look quer para a idade. Mas, obviamente, há fatores a considerar: se é um cabelo maduro, se precisa de mais hidratação, ou se é fino... O cabeleireiro é a realidade, ele é a única pessoa que vai escolher em conjunto com o cliente o melhor look e o melhor regime de manutenção em casa.

Com mais de 50 tons de louro disponíveis, é claro que vamos encontrar o tom perfeito para cada caso!


Quais os novos serviços que ajudam o cabeleireiro a trazer essas tendências para o salão?
Temos de conhecer o nosso grupo-alvo e de expandir continuamente a nossa clientela. É por isso que as morenas são as novas fãs do louro, especialmente as mulheres de L.A. que querem dar os primeiros passos nos louros ao mesmo tempo que exibem tonalidades caramelo lindíssimas! Essa é uma das maiores comunidades em crescimento agora. Eu chamo-lhe “Sombré”, a versão mais suave do “Ombré”.
Porque é que a coloração de louros é muitas vezes classificada como a disciplina suprema, a especialização dos coloristas? Quais são os aspetos mais desafiantes?
Embora também adore trabalhar em tons castanhos e ruivos, tenho de dizer que os louros são incrivelmente mais difíceis! É por isso que as pessoas os admiram. Tento realmente aperfeiçoar o louro perfeito e personalizá-lo para a pessoa que está sentada na minha cadeira. As minhas celebridades têm todas looks distintos, e as restantes clientes também. Os louros são especiais, exigem serviços de coloração personalizados. Posso usar as mesmas ferramentas, posso usar os mesmos tons, mas o resultado varia sempre.
Chamo a isto “código de louros”. Temos de decifrar o código de cores de cada cliente olhando para a cor dos seus olhos, a cor da pele e considerar a sua personalidade. Pergunto sempre às minhas clientes "Qual o efeito que pretende? Um sussurro, uma voz ou um grito? Os louros não são apenas uma cor, são mais uma atitude. Portanto o colorista cria uma fusão, uma sinergia entre o louro personalizado e a cor base do cabelo. Os louros podem ser verdadeiras obras de arte!
Quando aclara o cabelo pela primeira vez, quais são os fatores que tem em atenção?
Acima de tudo temos de gerir as expectativas. Isso é muito importante. Enquanto estilistas temos a maravilhosa oportunidade de educar os nossos clientes. Chamar a atenção aos clientes de que os louros exigem uma manutenção elevada e que têm mesmo de a fazer. Procuro sempre uma situação win-win ao fazer um serviço de coloração por isso tento dar o look perfeito para cada cliente mas com os cuidados de manutenção o mais fáceis possíveis.
Além disso, temos de estar muito disponíveis para as “novatas na coloração” e ensiná-las com paciência. Fazer o trabalho de casa compete tanto ao cabeleireiro como à cliente. Tem tudo a ver com abertura e diálogo.

A ampla gama de produtos especiais para louros BlondMe oferece ferramentas muito divertidas. BlondMe oferece-nos grandes oportunidades e torna o serviço de coloração de louros muito conveniente.


Qual é a melhor maneira de manter os louros com aspeto saudável?
Como eu já disse: Os clientes também têm que fazer o seu trabalho de casa. Os produtos de cuidado de louros são essenciais para os manter com um aspeto de acabado de sair do salão. É essencial dar-lhes a conhecer os produtos de cuidado para usarem em casa, que BlondMe também oferece. Os clientes investem tempo e dinheiro e confiança, por isso devem levar para casa os melhores produtos de cuidado de qualidade para preservar a luminosidade do louro e assegurar a retenção de cor.
Como supera clientes com cores difíceis?
Tenho trabalhado em muitos lugares diferentes e com muitos clientes diferentes. Aprendi que enquanto cabeleireiros somos um misto de terapeuta, melhor amigo, consultor… desempenhamos papéis muito diferentes para muitas pessoas. Gerir as expectativas do cliente e colocá-lo na direção certa nem sempre é fácil. Um bom cabeleireiro analisa o que pode fazer em cada caso e parte daí. Queremos sempre dar o melhor a cada cliente e garantir o look que pretende, de uma forma realista
Juntamente com o seu cliente, não importa quão difícil ele ou ela possa parecer, o cabeleireiro define um enquadramento para gerir as expectativas, explica de que modo o look vai evoluir ao longo dos seis meses seguintes e como vai trabalhar para criar o estilo procurado. Esta é a forma como se faz negócio.
Quais os desafios que os cabeleireiros têm de enfrentar em serviços para louros maduros?
Em L.A. não se usa a palavra "maduro". O que é surpreendente nos louros e em BlondMe em particular, é que podem facilmente fazer a pessoa parecer dez anos mais nova. Para tal usamos um misto de capacidades técnicas e talento. Ao fazer coloração em clientes maduras tentamos mimetizar o cabelo jovem e isso passa por dar o máximo brilho e fazer uma distribuição adequada das madeixas.

BlondeMe e Igora Royal – House of Colour da Schwarzkopf Professional: O que é que os tons de coleção acrescentam ao salão?
Quando as pessoas ouvem a palavra 'substituir', tornam-se emocionais ou territoriais. Mas essa não é a questão! Nas minhas formações para cabeleireiros e nos seminários de cor, digo sempre 'Não se conserta, o que não está partido! "Se, por exemplo, gosta de Igora Royal 9,5-4 e encontrou uma fórmula vencedora, use-a até mais não, mas há que evoluir à medida que surgem novas opções. Os clientes são exigentes, vão à internet e pesquisam looks específicos. Precisam de mais opções. Imaginem clientes a vir ao meu salão e dizerem: 'O meu cabeleireiro faz sempre a mesma coisa” e a pedir-me para renovar o seu estilo. É tão simples como isto: Quem não se atualiza, fica de fora.
A minha recomendação é: Tente outros tons, aventure-se e experimente! Eu adoro Igora e adoro BlondMe! Adiciono todas as novas cores maravilhosas ao meu laboratório de coloração em vez de substituir.
BlondMe dá-nos liberdade para nos divertirmos. Às vezes, tornamo-nos tão técnicos que esquecemos de nos divertir. Ainda assim, trata-se de misturar tons e embarcar numa viagem com o seu cliente. Continue a utilizar exatamente o que usa, mas de vez em quando, esteja aberto às novas escolhas. BlondMe é contagioso, torna-o mais apaixonado, dando-lhe mais opções que permitem que se divirta. Não vai evoluir, se não tiver opções. Se não estiver aberto a novas experiências, como irá conquistar novos clientes? Tem que diversificar.

Para mais informações sobre a Schwarzkopf Professional visite:



www.schwarzkopf-professional.pt

Facebook em Schwarzkopf Professional Portugal News

Para mais informações, contacte: Vera Dias | Email: vdias@cec-online.pt | Tel: 210 307 806








©principo.org 2016
enviar mensagem

    Página principal