Tendo, pois, Davi servido ao propósito de Deus em sua geração…



Baixar 42.71 Kb.
Encontro30.07.2016
Tamanho42.71 Kb.


Domingo manhã, 16 Março 2014

Extensões e Igrejas da Cidade



UM DISCÍPULO REFERENCIAL
Tendo, pois, Davi servido ao propósito de Deus em sua geração…”

Atos 13.36

Antes de entrarmos de fato no assunto, quero compartilhar com vocês sobre a extinção dos animais. Hoje, existem organizações, ONG, movimentos que lutam em prol dos animais, em especial pelos que estão em extinção. Nos próximos 20 anos, corremos o risco de não vermos mais uma boa parte dos animais que hoje temos espalhados pelo nosso país. Se você não visitou algum zoológico durante sua vida, talvez você nunca tenha visto alguns animais, pois eles são encontrados somente em jaulas. Alguns outros não veremos também, já que eles estão sendo cuidados apenas em cativeiros.


Causas de extinção:

- Produção agrícola (derrubada de áreas rurais por parte do ser humano)

- Urbanização (a inserção do ser humano no ambiente do animal - poluição)

- Poluição química


Medidas a tomar: não são muitas, porém a mais eficaz:

- cativeiro para reprodução.


Algumas espécies em extinção:

- Pica-pau de cara amarela;

- Arara-cinza azulada;

- Mico-leão preto;

- Baleia azul (o maior animal do mundo, apenas 10 mil em todo o mundo);

- Pato mergulhão (apenas 250 ao redor do mundo)


Como o nosso assunto não são animais, mas usaremos somente como introdução, eu quero falar com você sobre discípulos em extinção. Há alguns anos atrás ouvíamos e líamos muitas coisas de muitos homens e mulheres e com o passar dos anos temos perdido força. São poucos os homens e mulheres relevantes nos dias de hoje.

Talvez nós pastores, que estamos mais inseridos no contexto até conhecemos mais pessoas que você membro ou visitante de uma Igreja, e para você, a extinção é ainda maior de exemplos, referências e ai por diante.


Eu queria perguntar para você:

Será que você tem marcado a sua geração? Feito algo relevante? Deixado um legado? Um exemplo de cristão genuíno?


Quero falar com você sobre Davi.
Conhecido como homem segundo o coração de Deus, viu a necessidade de uma geração “sem referência” e decidiu ser diferente.
A FALTA DE REFERÊNCIA DEVE ME LEVAR AO DESAFIO DE SER DIFERENTE
Existe muita gente fazendo a mesma coisa, andando pelos mesmos caminhos, só replicando o que outros já fizeram, são verdadeiros clones cristãos!
DEUS NÃO PRECISA DE UM CLONE, DEUS PRECISA DE UM FILHO
Alguém que foi gerado dentro de uma família saudável para dar frutos, para multiplicar discípulos, para formar outros filhos e assim por diante. Davi foi esse homem!
Israel vivia o tempo dos Juizes, já que a lei deuteronômica(Dt.16.18) prova a nomeação de Juízes. Os Juizes, portanto, contavam com o auxilio dos sacerdotes nos casos mais complicados (Dt.17.8-13). E os Juizes após a morte de Josué lideravam então a nação de Israel, eram os homens e mulheres responsáveis pela libertação do povo, tomadas de decisões e assim por diante, verdadeiros líderes.
Mas olha o que a bíblia diz desse período:
- Juizes 17.6
Naquela época não havia rei em Israel; cada um fazia o que lhe parecia certo.”
- Juizes 18.1
Naquela época não havia rei em Israel.”
- Juizes 19.1
Naquela época não havia rei em Israel”.

- Juizes 21.25
Naquela época não havia rei em Israel; cada um lhe fazia o que lhe parecia certo”.
Se você estudar perceberá que foi um tempo de desorganização em Israel, apesar de Juizes relevantes para a história, homens e mulheres de Deus, olhando com uma visão macro não foi um tempo tão bom quanto parece.
A FALTA DE REFERÊNCIA GERA DESORGANIZAÇÃO ESPIRITUAL

Vamos olhar o passo a passo então, até chegarmos ao nosso personagem principal dessa mensagem, Davi.
RESUMO DA MORTE DE JOSUÉ AO DIA DA AFRONTA DE GOLIAS
Após a morte de Josué, Israel passou por um processo de desorganização, de discórdia entre as tribos de Israel e de derrotas também o que não era uma coisa normal.

Então nasce Samuel, que com poucos anos de idade já iniciava seu relacionamento com Deus ao lado de Eli, e em seguida assumiu a liderança de Israel, tentou inserir seus filhos na liderança da nação juntamente com ele por conta da sua idade, mas seus filhos se corromperam. Samuel seguiu então “sozinho” e o povo em 1 Samuel 8 pede um rei a Ele. A motivação do povo era é um rei que os liderasse. Samuel então tem um encontro com Saul, que é ungido como rei da nação de Israel. Mas a sua integridade não durou muito tempo e logo em seguida Davi é ungido o novo rei de israel, mas ainda servindo no reinado de Saul.


Após ser ungido rei, Davi continuou servindo a Saul, tocando harpa para a libertação do rei, ao lado sempre que necessitavam dele. Um episódio interessante na história do reinado de Saul, que fez com que Davi despontasse, foi o curioso desafio de Golias contra a nação de Israel.
O desafio de Golias
E acrescentou: "Eu desafio hoje as tropas de Israel! Mandem-me um homem para lutar sozinho comigo". Ao ouvirem as palavras do filisteu, Saul e todos os israelitas ficaram atônitos e apavorados.

1 Samuel 17.10-11

Que droga de rei era esse? Que medo era esse? Como eu terei um homem desse como exemplo? JAMAIS!



É neste ponto que Davi começa então a mostrar qual era o propósito e o impacto da sua vida na sua geração.
A partir deste ponto, eu quero então compartilhar alguns princípios dos discípulos extintos, em especial aqui: DAVI.
Características de um discípulo referencial…
1 - VENCE NOS PEQUENOS DESAFIOS - 1 Samuel 16.11
Então perguntou a Jessé: "Estes são todos os filhos que você tem? " Jessé respondeu: "Ainda tenho o caçula, mas ele está cuidando das ovelhas". Samuel disse: "Traga-o aqui; não nos sentaremos para comer até que ele chegue". - 1 Samuel 16.11
Os animais que estão em extinção são levados ao cativeiro (secreto). Para alí viverem presos e imunes a qualquer maldade ou algo que os possa tirar a vida. Um dos motivos principais da extinção dos animais é a urbanização, quando o “mundo” chega e domina a selva. Fazendo um paralelo com os animais, a inserção das coisas do mundo, mais do que as coisas de Deus, nos leva a ser uma pessoa “comum” ao invés de um discípulo como Davi.
QUANDO DEUS ENCONTRA UM HOMEM ESPECIAL, ELE O RETIRA DO PÚBLICO E O LEVA PARA O SECRETO PARA TRANSFORMAR A SUA REALIDADE
Foi isso o que aconteceu com Davi. Deus permitiu que ele vivesse escondido, no secreto. Escrevendo alguns salmos, adorando a Deus, matando leões, ursos, cuidando das ovelhas, mas fazendo coisas que ninguém nunca soube.
Estar em extinção é viver retirado de tudo aquilo que nos afasta de Deus, das coisas de Deus. Satanás usa suas melhores armas contra esses filhos de Deus que decidiram fazer e ser diferentes. Não é por acaso que Davi vivia desta maneira, ele sabia e desejava com certeza algo especial de Deus.
Viver retirado, porém, não significa viver esquecido:
QUANDO O HOMEM ESQUECE, DEUS LEMBRA
Davi não estava acostumado a viver com certeza no meio da família, ao ponto do seu pai esquecer-lhe nesta situação. Mas Deus sempre lembra daqueles que fazem a diferença no secreto e ele se lembrará de você...fque tranquilo!!!
DAVI ERA UM NINGUÉM, QUE NINGUÉM NOTOU...SÓ DEUS!

Charles Swindoll
No cativeiro, aquele lugar secreto que Davi vivia trancado, ele travou lutas contra leões, ursos e nunca deixou a desejar.
SEUS GRANDES FEITOS EM PÚBLICO, SERÃO PRECEDIDOS DE GRANDES FEITOS NO SECRETO
Davi antes de vencer Golias, venceu leões e ursos.

Características de um discípulo referencial…
2 - REPRODUZ DISCÍPULOS SEMELHANTES - 2 Sm 23.8-39
LER A HISTÓRIA DOS VALENTES DE DAVI.
Nós não vamos ler a história toda, mas esse texto nos conta sobre homens que aprenderam com o exemplo de Davi, a serem homens especiais.
AS PESSOAS APRENDEM MAIS PELO QUE VOCÊ FAZ DO QUE PELO VOCÊ FALA
Davi agiu da mesma forma com Saul, em lealdade o tempo todo. Davi nunca ousou fazer mal algum a Saul, nem mesmo falar qualquer coisa que fosse contra o rei de Israel. A lealdade foi transferida para os discípulos deles, e ele acabou colhendo um bom fruto de sua lealdade.
Animais em extinção só desaparecem se não reproduzirem mais.
Nesta igreja nós queremos reproduzir em você o que nós temos feito, queremos formar discípulos semelhantes a Jesus e com ousadia poder dizer o que o Ap. Paulo disse: “SEJAM MEUS IMITADORES!”

Joel Cominskey diz:

Não podemos nos tornar “degustadores” de Sermões
Mais que ouvir um sermão, temos que praticar o sermão, aplicar o sermão em nossa vida pessoal, profissional, dentro de casa, na célula e nos diversos ambientes onde estou inserido.
Aquele que nos deu a sua imagem, que necessariamente ver a sua imagem em nós. - Agostinho
Dentro do MDA na igreja nós temos essa missão de replicar o que chamamos de “vida na vida”. O propósito do MDA é conseguirmos transferir o que temos para os nossos discipulos. Josué recebeu de Moisés discipulado, cuidado e a unção.
Ora, Josué, filho de Num, estava cheio do Espírito de sabedoria, porque Moisés tinha imposto as suas mãos sobre ele. De modo que os israelitas lhe obedeceram e fizeram o que o Senhor tinha ordenado a Moisés.”

Deuteronômio 34.9
Nosso propósito é reproduzir discípulos semelhantes a nós, desde que estejamos cumprindo com aquilo que o Senhor tem também nos ensinado.
Temos que gerar vida, gerar filhos, gerar uma geração que irá fazer aquilo que não conseguimos. Qual será seu legado para os seus filhos? Dinheiro? Carros? Terrenos? SE FOR TUDO ISSO, QUE SEJA RECHEADO DE UM LEGADO ESPIRITUAL!

Características de um discípulo referencial…
3 - ASSUME SUAS FALHAS - Salmo 51.3
Pois eu mesmo reconheço as minhas transgressões, e o meu pecado sempre me persegue”. - Salmo 51.3
Pensamos que há algum êxito em esconder quem verdadeiramente somos. O orgulho tem tomado o coração de muita gente dentro da igreja.
Os erros são parte do processo de Deus em nós. A bíblia diz que todos pecaram, ou seja, não tem como uma hora ou outra vamos cair, ceder a alguma tentação, mas o importante é sempre crer que o principio de assumir as falhar é o melhor caminho.

Pedir perdão a quem ferimos, reconhecer que não somos perfeitos, admitir nossas falhas em um ambiente seguro (CR).



APROVEITAR O INICÍO DO CR E FAZER MAIS APELO PARA A IGREJA PARTICIPAR.
Davi cometeu sim o adultério, falhou com a sua família e com a família de Urias, mas decidiu pelo caminho da cura, do compartilhar, caminho da reconciliação.

Características de um discípulo referencial…
4 – DEIXA UM LEGADO ETERNO - Marcos 10.47
Quando ouviu que era Jesus de Nazaré, começou a gritar: "Jesus, Filho de Davi, tem misericórdia de mim!" - Marcos 10.47
O nome Davi na bíblia só aparece menos vezes que o nome Jesus. São 914 referências sobre o nome Davi. Os dois textos acima nos mostram em primeiro lugar: O filho de Deus, também era conhecido como o filho de Davi. E o livro de Atos faz questão de colocar Davi como um homem que serviu a sua geração e o seu legado foi imortalizado.
O mico-leão dourado é uma espécie em extinção no Brasil, e através do IBAMA e outros órgãos o Brasil tem conseguido preservar ainda a espécie. E o mico-leão dourado é a imagem da nossa nota de R$20. Se até os animais estão levando a sua imagem para uma nota, fazendo deles ainda mais conhecido que o normal o que nós faremos para que a imagem de Cristo seja reconhecida através de nós?
Temos a oportunidade de imortalizar o evangelho em nossa geração ou fazê-lo esquecido. Temos a oportunidade de levar a frente o evangelho ou acabar com ele de vez.
Alguns países que foram o berço do evangelho, hoje não existem nem resquícios dos mesmos. O que falar da Alemanha, Inglaterra e até mesmo os Estados Unidos, que já foram conhecidos como símbolos do cristianismo e hoje fecham as suas igrejas para abrir supermercados e lojas de diversos departamentos.

O QUE VOCÊ TEM FEITO PARA QUE AMANHÃ VOCÊ NÃO SEJA SIMPLESMENTE UMA LÁPIDE EM UM CEMITÉRIO QUALQUER?
G. Frederick Owen resumiu a história de Davi da seguinte forma:

Davi satisfez o povo em toda Israel, ele silenciou os filisteus para sempre, a seguir, em meio à paz e à abundância, escreveu vários salmos de louvor a Jeová. O rei, já entrado em anos, reuniu enormes quantidades de pedra, ferro, bronze e cedro para edificação do templo de Deus, deu suas ordens finais e encerrou a mais bem-sucedida carreira real registrada nos anais da história.”
Algumas pessoas com os seus atos, INICIAM UMA ERA e com a sua morte DÃO FIM A UMA ERA. Podemos dizer que Davi iniciou e também podemos dizer que encerou uma era.
Charles Swindoll diz: Suponho que diríamos que Deus quebrou o molde quando Davi morreu.



  • Conclusão:


Convido você a dar um passo para o seu chamado. Largue a sua apatia, vamos a frente! Desenvolva-se, cresça! Abandone a mornidão e vamos romper com tudo o que nos afasta de Deus.
Se Deus procura, espero que neste dia ele encontre aqui alguém!
Se os discípulos estão em extinção, vamos reproduzir mais e mais para glória de Deus!


©principo.org 2016
enviar mensagem

    Página principal