Terra Paulista: Histórias, Arte, Costumes



Baixar 9.87 Kb.
Encontro02.08.2016
Tamanho9.87 Kb.
Terra Paulista: Histórias, Arte, Costumes”

chega a mil escolas públicas em todo o estado
Com apoio da Unesco e da Secretaria de Estado da Educação, o projeto

desenvolvido pelo Cenpec ganha versão jovem para as salas de aula
Pela primeira vez os alunos da rede pública de ensino vão ter acesso a um material paradidático pensado exclusivamente para o ensino da história do estado de São Paulo. A partir dos três livros-chave do projeto “Terra Paulista: Histórias, Arte, Costumes”, o Cenpec – Centro de Estudos e Pesquisas em Educação e Ação Comunitária - desenvolveu a série “Terra Paulista – Jovens”, com dez livros, três jogos de tabuleiro, almanaque e 8 vídeo-documentários que vão deixar saborosas as aulas de história no ensino médio. O material será lançado no dia 14 de abril e conta com apoio da Unesco e da Secretaria de Estado da Educação.
O “Terra Paulista – Jovens” foi desenvolvido pela dupla de educadoras Marta Wolak Grosbaum e Lídia Izecson de Carvalho. “Cada escola receberá 10 kits do material paradidático e os professores vão passar por uma oficina na qual vão conhecer o material e receber orientações para o uso multidisciplinar em sala de aula”, explicam as educadoras, que depois de uma imersão no conteúdo do projeto, deram forma didática e jovem às informações da pesquisa realizada pela equipe de historiadores, antropólogos e educadores reunidos pelo projeto.
Na formatação desse material, diversos valores sociológicos e políticos foram cuidadosamente trabalhados. “Os alunos precisam conhecer a história do estado contada pelo ângulo dos mais diversos personagens envolvidos. Não poderíamos reiterar valores preconceituosos no material paradidático, ressaltando personagens socialmente privilegiados, em detrimento das histórias da gente comum. Um causo contado por um lavrador, uma receita criada por uma escrava podem ser mais importantes historicamente que a colher de prata de um fazendeiro”, afirmam.
O material também foi desenvolvido fazendo ligações com a contemporaneidade, contextualizando hábitos do dia-a-dia dos jovens, dando espaço à cultura caipira, valorizando as diferenças culturais do interior do estado, enfim, deixando respirar as mais diversas manifestações.
Os livros – Os paradidáticos trazem informações sobre a história do estado de São Paulo, divididos em dez temas principais, que podem ser trabalhados nas mais variadas disciplinas. “Os Paulistas em Movimento”, “Açúcar, Café, Escravos e Imigrantes”, “A Vida Caipira em São Paulo”, “Famílias Paulistas”, “Moradia dos Paulistas”, “Costumes no Interior Paulista”, “A Formação da Metrópole”, “A Literatura do Interior”, “Artes Plásticas e Artesanato” e “As Celebrações Populares” são os nomes de cada um dos livros.
Os jogos – Para jogar em turmas de quatro a seis alunos, os tabuleiros colocam os jovens, de forma lúdica, na posição dos personagens históricos (bandeirantes, índios, fazendeiros, escravos, tropeiros...). Os jogos duram, em média, vinte minutos cada. São três os principais temas das brincadeiras: tropas e monções, bandeirantes e as fazendas.
Os vídeo-documentáriosInicialmente seriam apenas quatro documentários, mas a quantidade de informações e depoimentos levantados foi tão grande que o projeto triplicou o tamanho da série de programas e apresenta 8 documentários que retratam histórias pessoais, deixando de lado explicações e justificativas teóricas sobre a formação e vida dos habitantes do estado. Os documentários duram 26 minutos cada.
Almanaque

O almanaque da coleção “Terra Paulista – Jovens” traz para os alunos alguns fragmentos da história do Estado de São Paulo que poderão enriquecer e dar mais sabor à leitura dos textos da coleção Terra Paulista, pois todos os temas são expostos de forma divertida, por meio de notícias, charges, anúncios, piadas.


 
Assessoria de Imprensa – “Terra Paulista – Jovens”

Luciana Branco – luciana@lucianabranco.com.br

Vanessa Guerreiro – vanessa@lucianabranco.com.br

Tel: 11 – 3062 5131



 
Catálogo: projeto -> projeto -> imprensa
projeto -> Projeto de lei nº 037/2016 Altera o Art. 32-a da Lei Municipal nº 118, de 23 de agosto de 2000, que dispõe sobre o Fundo de Previdência (fuprev). Art. 1º
projeto -> Alinhamento estratégico da tecnologia da informaçÃo ao business plan: contribuiçÃo para a inteligência empresarial das organizaçÕes rezende, Denis Alcides
projeto -> Projeto whitecoat
projeto -> Equação de Chuva da Grande Vitória
projeto -> Anexo de metas fiscais lei de diretrizes orçamentárias – 2007
projeto -> Nogueira, Francisco José
projeto -> Ensino Religioso e Diversidade Étnico-cultural: um olhar antropológico
imprensa -> Terra Paulista – histórias, arte, costumes inverte ponto de vista para contar história do estado de São Paulo
projeto -> Projeto de Implantação da Gestão da Qualidade Total – gqt na Seção de Conservação e Manutenção unesp – Ilha Solteira


Compartilhe com seus amigos:


©principo.org 2019
enviar mensagem

    Página principal