Texto definitivo para site fbds



Baixar 58.94 Kb.
Encontro22.07.2016
Tamanho58.94 Kb.
TEXTO DEFINITIVO PARA SITE FBDS

Cliente: FBDS

Data: Fev a Abr 2004
Estrutura do site novo e conteúdo

MARCADO EM VERDE (no Menu) OS TEXTOS PRONTOS


1. Estrutura

  • A Fundaçao (SUBSEÇÕES - Missao, Fundadores, Diretoria)

  • Áreas de Atuaçao

  • Serviços

  • Clientes e Parceiros

  • Projetos

  • Referenciais (Glossário passa para essa seção - MANTÉM O CONTEÚDO HOJE EXISTENTE COM PEQUENA REVISAO)

  • Edições

  • Links

  • Contato

====================

====================

(CHAMADA DE CAPA FIXA - SLIDE SHOW EM FLASH SOBRE O CCX; DÁ LINK PARA UMA PÁGINA NA SEÇAO PROJETOS)

(TEXTO DE APRESENTAÇAO)

O CCX é uma bolsa auto-regulável com sede na cidade de Chicago (EUA), auditada pelos mesmos organismos e autoridades que realizam essas tarefas no mercado financeiro americano, como a New York Stock Exchange.
Como o governo americano optou pela não adesão ao Protocolo de Kioto, empresas americanas como a Ford Motors, Du Pont e Motorola, entre outras, decidiram criar um mecanismo voluntário de redução de gases de efeito estufa - o CCX.
As empresas que já aderiram ao CCX representam cerca de 4% do total de emissões dos EUA e as adesões continuam a crescer.
A FBDS é a representante do CCX no Brasil e é a única instituição credenciada a apresentar projetos brasileiros para financiamento. É uma extraordinária oportunidade para as empresas de base florestal no Brasil, que poderao atrair recursos a fundo perdido a partir de projetos já implantados, com um mínimo de burocracia e sem o envolvimento de autoridades governamentais.

====================

(PÁGINA DE TEXTO - CCX) - vai entrar na quinta, dia 22 abril

====================

====================

(SEÇAO ÁREAS DE ATUAÇAO)



Áreas de Atuação

Com vasta atuaçao nos mercados nacional e internacional desde 1991, a FBDS tornou-se uma das maiores especialistas, entre as instituiçoes nao-governamentais brasileiras, no desenvolvimento de açoes e projetos diretamente ligados ao meio ambiente e ao desenvolvimento sustentável.


Suas principais áreas de atuaçao compreendem:

  • Conservaçao e Uso Sustentável da Biodiversidade (ABRE LINK)

  • Educaçao e Estudos (ABRE LINK)

  • Energias Alternativas

  • Gestao Territorial e Ambiental

  • Mundaças Climáticas Globais (ABRE LINK)

  • Recursos Hídricos

---

(LINKS DOS TITULOS ACIMA)



Conservaçao e Uso Sustentável da Biodiversidade

Biodiversidade, ou diversidade biológica, representa o conjunto de espécies animais e vegetais que vivem no planeta, considerando a importância de todos para o "funcionamento do meio ambiente". A destruição e consequente perda da biodiversidade foi um dos maiores problemas ambientais do século XX e sua conservação constitui em um dos grandes desafios do próximo milênio.
De forma a ordenar a conservação e o usufruto sustentável da diversidade biológica do planeta, foi assinada durante a Rio 92 a Convenção da Diversidade Biológica (CDB). O documento vem coordenando e orientando os procedimentos para a conservação da biodiversidade, a utilização sustentável de seus componentes e a repartição justa e eqüitativa dos benefícios derivados da utilização dos recursos genéticos.
No Brasil, o desenvolvimento das linhas gerais definidas pela Convenção e a intermediação de informações são de responsabilidade da Diretoria do Programa Nacional de Conservação da Diversidade Biológica, ligada ao Ministério do Meio Ambiente.
O Brasil tem um papel muito importante na conservação da biodiversidade devido às riquezas naturais de seus variados ecossistemas - Amazônia, Cerrado, Mata Atlântica, Caatinga etc. De acordo com o Ibama, o país contribuiu com 10% do patrimônio natural total do mundo e o valor monetário desses recursos seria de US$2.072 bilhões.
Números da biodiversidade no Brasil

O Brasil abriga cerca de 10 a 20% do número de espécies conhecidas pela ciência e é considerado o país com a maior biodiversidade do mundo. As espécies ocorrem principalmente nas suas extensas florestas tropicais úmidas, que representam cerca de 30% das florestas desse tipo no mundo.
Hoje, 208 espécies de animais se encontram ameaçados de extinção no Brasil. O Ibama prevê a inclusão de 10 novas espécies nos próximos anos.
O Brasil abriga o maior número de primatas (55 espécies), anfíbios (516 espécies) e animais vertebrados (3010 espécies) do mundo. Também tem a mais diversa flora do mundo, número superior a 55 mil espécies descritas, o que corresponde a 22% do total mundial. Possui também 3 mil espécies de peixes de água doce, totalizando três vezes mais que qualquer outro país do mundo.
O Brasil é um dos países com a maior taxa de endemismo - ocorrência de espécies somente em um determinado local. São 68 espécies de mamíferos, 191 de aves, 172 de répteis e 294 de anfíbios.

---

Mudanças Climáticas Globais

Pesquisas sugerem que estamos vivendo o século mais quente dos últimos 600 anos. Se o ritmo atual de emissões de gases continuar, a concentração de dióxido de carbono duplicará em 100 anos e o resultado será um aumento médio da temperatura da Terra em cerca de 1ºC. Um exemplo das consequências dessa mudança climática é o fato de, nos últimos 50 anos, os Alpes, na Europa, terem perdido 50% de sua cobertura de gelo.
As previsões nada animadoras sobre o clima fez com que ele se tornasse uma preocupação comum da humanidade. Em 1992, no Rio de Janeiro, foi assinada a Convenção Quadro das Nações Unidas sobre Mudança do Clima, ou simplesmente Convenção do Clima. A convenção propõe uma estratégia global "para proteger o sistema climático para gerações presentes e futuras".
Um dos principais objetivos da convenção é o desenvolvimento de políticas e programas que visem a estabilização das concentrações de gases de efeito estufa na atmosfera. O aumento da concentração desses gases é um dos maiores responsáveis pelo aumento da temperatura global, o que causa perigosas mudanças nos padrões climáticos mundiais.
Para dar continuidade às discussões e às ações práticas, países do mundo inteiro se encontraram em Kyoto, no Japão, cinco anos depois da Rio 92. Nesta reunião ficou compromissado o corte, até 2010, de cerca de 5,2% das emissões de gases (considerando os níveis medidos em 1990). O documento assinado ficou conhecido como Protocolo de Kyoto.
Indicadores e consequências da mudança do clima global

Concentração de CO2 na atmosfera


(ATENÇAO, ISTO ABAIXO É UMA TABELA, COPIAR DO SITE ATUAL DA FBDS)

Ano Concentração de CO2

(Partes por milhão)*

1959 315

1965 320

1970 325

1975 330

1980 340

1985 350

1990 360

*números aproximados Fonte: PIMC, 1990

---


Educação e Estudos

A geração e disponibilização de informações sobre os avanços científicos e tecnológicos, as negociações político-institucionais e a realidade sócio-econômica e ambiental são pré-requisitos fundamentais para a promoção do desenvolvimento sustentável. Dentro desse contexto, uma das principais atribuições da FBDS diz respeito à realização de estudos e pesquisas que possam contribuir para o equacionamento de problemas ambientais e dar suporte a programas educacionais.
Os estudos e pesquisas podem ser conduzidos de diferentes formas, dentre as quais: realização de seminários e workshops em parceria com órgãos governamentais e organizações internacionais, realização de estudos específicos com universidades, centros de pesquisa e ONGs e prestação de serviços de assessoramento técnico a instituições nacionais e internacionais.
Os programas de educação ambiental conduzidos pela FBDS procuram tirar proveito dos resultados dos estudos e pesquisas realizados, bem como da experiência do seu corpo técnico. Tais programas podem estar voltados para uma região geográfica (por exemplo, frequentadores de uma determinada unidade de conservação), para um público específico (por exemplo, dirigentes e técnicos da área de meio ambiente de indústrias brasileiras) ou serem de caráter geral (por exemplo, realização de documentários para exibição em televisão ou via internet).

====================

====================

(SEÇAO A FBDS)

(TEXTO PARA A CAPA DE SECAO)

A Fundação Brasileira para o Desenvolvimento Sustentável - FBDS é uma instituição privada, sem fins lucrativos, especializada no desenvolvimento de projetos e consultoria nas áreas de:


  • gestão territorial e ambiental

  • mudanças climáticas globais

  • conservaçao e uso sustentado da biodiversidade

  • energias alternativas

  • recursos hídricos


Criada em 1991, a FBDS rapidamente se firmou como uma das mais importantes criadoras e gerenciadoras de projetos em sua área de atuaçao, contando com clientes como o Banco Mundial, Banco Interamericano, Ministério de Minas e Energia, Petrobrás e CSN, entre muitas outras empresas e instituiçoes no Brasil e no mundo.
Com sede na cidade do Rio de Janeiro, a FBDS é presidida pelo Dr. Israel Klabin.

=====================

(OUTROS TEXTOS DA SEÇAO - TEXTO DIRETORIA)

Diretoria
Presidente do Conselho Curador da FBDS

Israel Klabin
Diretor superintendente da FBDS

Walfredo Schindler
Diretor técnico da FBDS

Prof. Eneas Salati
Coordenador para Projetos de Biodiversidade

Dr. Angelo Augusto dos Santos
Coordenador para Projetos de Energia

Agenor Osorio de Freitas Mundim

(LINK PARA POPUP COM CV) - vai entrar na quinta, dia 22

====================

(OUTROS TEXTOS DA SEÇAO - TEXTO: Objetivos e Diretrizes)



O principal objetivo da FBDS é implementar os acordos firmados durante a UNCED’92 (POP-UP), através das seguintes iniciativas:

  • preparação de documentos técnico-científicos;

  • identificação de novas tecnologias que contribuam para o equacionamento de problemas ligados, direta ou indiretamente, ao meio-ambiente;

  • obtenção de recursos para os empreendimentos selecionados, diretamente ou através da identificação de fontes apropriadas;

  • implementação de projetos baseados nas recomendações das Convenções do Clima e da Biodiversidade e Agenda 21 (POP-UPS PARA AMBAS);

  • treinamento e capacitação de recursos humanos para atuação na área ambiental;

  • coordenação e implementação técnica de programas e projetos, apoiada em larga rede de contatos com instituições de pesquisas, organizações não-governamentais, companhias e consultores especializados no Brasil e no resto do mundo;

  • interface política, a nível nacional e internacional, que auxilie a atingir os objetivos propostos nos documentos firmados durante a UNCED’92.


Diretrizes

As principais diretrizes na seleção e análise de propostas pela Fundação são, basicamente, os parâmetros definidos pelas Convenções do Clima e da Biodiversidade e pela Agenda 21, bem como critérios internos de adequação ecológica, justiça social e retorno financeiro das atividades propostas.

====================

(OUTROS TEXTOS DA SEÇAO - TEXTO FUNDADORES)

Fundadores

A FBDS foi estabelecida através da associação de 24 empresas líderes em suas áreas de atuação, preocupadas com a conceituação e implementação de um modelo eficiente de desenvolvimento sustentável.


O Conselho Superior da FBDS reúne as empresas que, em dezembro de 1991, associaram-se com o objetivo de estabelecer a Fundaçao. Sao membros do Conselho:
Acesita - Cia. Aços Especiais Itabira Aço

Aracruz Celulose S.A. Celulose

Brascan Administração e Investimentos Ltda. Administração e Investimentos

Itochu Brasil S.A. Trading

Companhia do Jari Celulose

Companhia Siderúrgica Belgo-Mineira Aço

Companhia Siderúrgica Pains Aço

Companhia Suzano de Papel e Celulose Papel e Celulose

Companhia Vale do Rio Doce Mineração

Construtora Andrade Gutierrez S.A. Construção

Eximcoop S.A. Exportação/Importação

Klabin Fabricadora de Papel e Celulose Papel e Celulose

Mannesmann S.A. Aço

Nissho Iwai do Brasil S.A. Trading

Nutrimental S.A. Alimentos

Petrobrás - Petróleo Brasileiro S.A. Petróleo

Realcafé Solúvel do Brasil S.A. Alimentos

Ripasa S.A. Papel e Celulose S.A. Papel e Celulose

Saint Gobain S.A. Vidro

Shell Brasil S.A. Distribuição de combustível

Tetra-Pak Ltda. Embalagens

Varig S.A. Transporte Aéreo

Veracruz Florestal Ltda. Produtos Florestais

Votorantim Celulose e Papel S.A. Papel e Celulose

(DAR LINK PARA O SITE DE CADA UMA DESSAS EMPRESAS)

====================

====================

(CLIENTES E PARCEIROS)

Entre os clientes e parceiros da FBDS destacam-se o Banco Mundial, a FINEP, o UNDP -United Nations Development Program, a Petrobrás, a CSN e a W. Alton Jones Foundation (EUA).


Conheça a lista completa clicando nos títulos abaixos:

====================

(TEXTO CLIENTES) Clientes


A grande experiência da FBDS no desenvolvimento de projetos em todo o Brasil traduz-se em um sólido portifólio que reúne clientes como:




Organizações Multilaterais


  • Banco Interamericano de Desenvolvimento - BID

  • Banco Mundial

  • UNDP-United Nations Development Program

  • USAID - United States Agency for International Development



Empresas Públicas

  • BR Distribuidora

  • CESP - Cia. Energética de São Paulo

  • COSIPA

  • Petrobras


Academia

  • Centro de Ensino Superior de Presidente Epitácio

  • Oak Ridge National Laboratory

  • Universidade Estadual de Oregon (EUA)

  • UNESP - Universidade do Estado de São Paulo



Empresa Privada

  • CSN - Companhia Siderúrgica Nacional

  • Eletrobrás - Centrais Elétricas Brasileiras S.A.

  • Klabin do Paraná Produtos Florestais Ltda.



Organizações Não Governamental


  • Environmental Defense Fund

  • W. Alton Jones Foundation (EUA)



Instituições públicas


  • FINEP - Financiadora de Estudos e Projetos

  • Governo do Estado do Rio de Janeiro

  • Governo Federal

  • IBAMA - Instituto Brasileiro do Meio-Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis

  • Ministério da Aeronáutica / Comissão de Implantação do Sistema de Controle do Espaço Aéreo - CISCEA

  • Ministério da Ciência e Tecnologia.

  • Ministério do Meio Ambiente

  • Ministério de Minas e Energia

  • Município do Rio de Janeiro

  • Prefeitura da Cidade do Rio de Janeiro

  • SABESP - Cia. de Saneamento Básico do Estado de São Paulo

  • SANEPAR - Companhia de Saneamento do Paraná

  • Secretaria de Meio-Ambiente do Estado de Mato Grosso do Sul

  • Secretaria Municipal de Meio Ambiente da Cidade do Rio de Janeiro

======================

(TEXTO PARCEIROS)



Parceiros

Um dos mais importantes ativos de uma instituição são as parcerias que ela estabelece. Veja abaixo os parceiros da FBDS:
Academia

  • Academia Brasileira de Ciência

  • American Chemical Society

  • Associação Brasileira de Química - ABQ

  • Los Alamos National Laboratory

  • NREL – National Renewable Energy Lab.

  • NASA

  • UERJ - Universidade do Estado do Rio de Janeiro

  • USP - Universidade de São Paulo

  • Universidade de Viçosa

  • Weizmann Institute of Science (Israel)

  • Wetlands Research Laboratory da University of West Florida



Organizações Multilaterais


  • Banco Mundial



Instituições públicas


  • BNDES - Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social

  • CEPEL - Centro de Pesquisas de Energia Elétrica

  • CONPET

  • COPPE/UFRJ

  • CNPq - Conselho Nacional de Pesquisas

  • Governo do Estado do Amazonas

  • Instituto Militar de Engenharia - IME

  • Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia - INPA

  • Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais - INPE

  • Ministério de Ciência e Tecnologia - MCT



Empresas Públicas

  • Eletrobrás



Organizações Não Governamental


  • Florida Center for Environmental Studies

  • Fundação para a Conservação da Biodiversidade da Amazônia - (FCBA).

  • New Sun Foundation

  • Science and Policy Associates, Inc.

====================

Consultorias e assessorias realizadas pela FBDS

A Fundação vem desenvolvendo consultorias e assessorias para algumas das mais importantes instituições científicas e financiadoras do mundo como, por exemplo:


  • Banco Mundial

  • IPCC - International Panel on Climate Change

  • IFC - International Finance

  • Ministério da Ciência e Tecnologia

  • Presidência do Banco Mundial

  • Presidência do Banco Interamericano de Desenvolvimento - BID

  • Nações Unidas

  • UNDP - United Nations Development Programme

====================

====================



(LINKS)

Links

Conheça alguns dos principais websites ligados as áreas de atuação da FBDS. Clique no título que mais o interessar.


(CRIAR TEXTOS:)

Notícias

ONGs e Centros de Referência

Organizações Internacionais

Órgãos Públicos

==================

(PÁGINA DE TEXTO)

Notícias

CO2 Science Magazine - http://www.co2science.org

Point Carbon - www.pointcarbon.com

Agência Estado - Ciência e Meio Ambiente - www.estadao.com.br/ciencia

Ambiente Brasil - www.ambientebrasil.com.br

Ambiente Global - www.uol.com.br/ambienteglobal

Ecopress - http://www.ecopress.org.br/eco

ENN - Environment News Network - http://www.enn.com

ENS - Environmental News Service - http://www.ens-news.com

E-Wire Environmental Press Release Distribution - http://www.ewire-news.com

Jornal do Meio Ambiente - http://www.jornaldomeioambiente.com.br

Revista Água On Line - http://www.aguaonline.com.br

Revista Brasil Energia - http://www.energiahoje.com.br

Planet Ark (Reuters) - http://www.planetark.com/index.cfm
==================


(PÁGINA DE TEXTO)

ONGs e Centros de Referência
Base de Dados Tropical (Fund. André Tosello) - http://www.bdt.fat.org.br/index


Instituto Sócio Ambiental - http://www.isa.org.br

CEMPRE - Compromisso Empresarial para a Reciclagem - http://www.cempre.org.br

Conservação Internacional - Brasil - http://www.conservation.org.br

FUNBIO - Fundo Brasileiro para a Biodiversidade - http://www.funbio.org.br

Greenpeace Brasil - http://www.greenpeace.org.br

GTA - Grupo de Trabalho Amazônico - http://www.gta.org.br

IBASE - Instituto Brasileiro de Análises Sociais e Econômicas - http://www.ibase.org.br

Instituto Ecológico Aqualung - http://www.institutoaqualung.com.br

IPEF - Instituto de Pesquisas e Estudos Florestais - http://www.ipef.br

RMA - Rede de ONGs da Mata Atlântica - http://www.rma.org.br

SOS Mata Atlântica - http://www.sosmatatlantica.org.br
WWF Brasil - http://www.wwf.org.br

==================

(PÁGINA DE TEXTO)



Organizações Internacionais
Banco Mundial - http://www.worldbank.org


EPA - United States Environmental Protection Agency - http://www.epa.gov

Smithsonian Institution - http://www.si.edu

UNDP – United Nations Development Programme - http://www.undp.org

UNEP - Programa das Nações Unidas para Meio Ambiente - http://www.unep.org

Wildlife Conservation Society - http://wcs.org

World Watch Institute - http://www.worldwatch.org

==================

Órgãos Públicos
ANA - Agência Nacional de Águas - http://www.ana.gov.br


Embrapa - http://www.embrapa.gov.br

Ibama - http://www.ibama.gov.br

Ministério do Meio Ambiente - http://www.mma.gov.br

Ministério das Minas e Energia - http://www.mme.gov.br

Ministério de Ciência e Tecnologia - http://www.mct.gov.br

====================

====================

(CONTATO)

A FBDS fica em Sao Conrado, bairro do Rio de Janeiro, no endereço:


Rua Engenheiro Álvaro Niemeyer, 76

CEP 22610-180

Rio de Janeiro - RJ - Brasil

Tel. +55 (21) 3322-3293

Fax +55 (21) 3322-5903

secretaria@fbds.org.br


Se você quiser enviar uma mensagem, preencha o formulário abaixo:

(TODOS OS CAMPOS OBRIGATÓRIOS)

Nome

E-mail


Cidade

Estado


País

Mensagem


====================

(MENSAGEM DE AGRADECIMENTO)

Muito obrigado pela sua mensagem.
A FBDS entrará em contato consigo o mais breve possível.

(BOTÃO DE VOLTAR)

====================

====================



(EDIÇÕES)

Veja abaixo os principais títulos publicados pela Fundação.

Clicando em "Publicação completa", você poderá gravar uma cópia da publicação no seu computador.

(AQUI HAVERÁ UM MENU COM OS LINKS; CADA LINK ABRIRÁ UM POPUP COM O RESUMO DA PUBLICAÇÃO E LINK PARA DOWNLOAD)



  • As Mudanças Climáticas Globais e as Oportunidades para a Indústria Brasileira

  • Cadernos FBDS - 1

  • Cadernos FBDS - 2

  • Cadernos FBDS - 3

  • Efeito Estufa - Um Problema que Envolve Todas as Nações

  • Estratégias para o Uso Sustentável dos Recursos Pesqueiros da Amazônia

  • O Sequestro de CO2 e o Custo de Reflorestamento com Eucaliptus SPP e Pinus SPP no Brasil

  • Porque Salvar a Floresta Amazônica

====================

(LINKS PARA OS POPUPS)



As Mudanças Climáticas Globais e as Oportunidades para a Indústria Brasileira

Os artigos correspondem a um trabalho desenvolvido pela FBDS com o apoio da FINEP para identificar as oportunidades brasileiras em projetos de mitigação de gases de efeito estufa.

A publicação aponta para os fatos que levam ao efeito estufa; as ações globais necessárias para alterar o quadro das atuais mudanças climáticas globais; a questão da energia e do mecanismo de desenvolvimento limpo; as florestas e o sequestro do gás carbônico; e, também, apresenta a possibilidade atual para captar recursos do MDL via o mercado de certificados de gás carbônico da bolsa de Chicago norte-americana.
Publicação Completa

(LINK PARA DOWNLOAD) (Zip, 8.8 MB)

====================

Cadernos FBDS - 1

Conservação da Biodiversidade na Amazônia Brasileira: uma análise do sistema de Unidades de Conservação

Os pesquisadores Dr. A. B. Rylands e Luiz Paulo de S. Pinto traçam um quadro acurado da situação de todas as unidades de conservação localizadas na Amazônia legal e fazem uma proposta de estabelecimento de novas unidades. O estudo faz o diagnóstico da localização, superfície, infra-estrutura, situação fundiária, estudos desenvolvidos e importância da conservação da biodiversidade da região.
Publicação Completa

(LINK PARA DOWNLOAD) (PDF, 1004.1 KB)

====================

Cadernos FBDS - 2

Workshop: Forest Policies and Sustainable Development in the Amazon

O livro traz as principais questões discutidas no workshop realizado pela FBDS em 1997. O objetivo do encontro for reunir especialistas de vários países para discutir os aspectos econômicos, biológicos e sociais das políticas florestais e os mecanismos de gestão sustentável da Amazônia e outras florestas tropicais.
Publicação Completa

(LINK PARA DOWNLOAD) (PDF, 1.4 MB)

====================

Cadernos FBDS - 3

O Parque Nacional do Itatiaia

Apresenta os estudos desenvolvidos que geraram um projeto sobre gestão participativa e uso público do Parque Nacional de Itatiaia. A pesquisa consistiu na caracterização ambiental do parque através de mapeamentos temáticos e num "survey" para definição do perfil sócio-econômico-ambiental das populações do entorno.
Publicação Completa

(LINK PARA DOWNLOAD) (PDF, 3.5 MB)

====================

Efeito Estufa - Um Problema que Envolve Todas as Nações

Mostra as origens e os impactos ambientais causados pelas emissões dos gases de efeito estufa sobre a atmosfera e a biosfera. Além disso, apresenta um resumo dos problemas relacionados às mudanças climáticas e suas consequências, inclusive a perda da biodiversidade (Com colaboração da Companhia Vale do Rio Doce, 1994).


Publicação Completa

(LINK PARA DOWNLOAD) (RTF, 45.8 KB)

====================

Estratégias para o Uso Sustentável dos Recursos Pesqueiros da Amazônia

Apresenta estudos feitos pela FBDS com a The Alton Jones Foundation (EUA), que mostram as ações que deveriam ser tomadas para que a pesca em água doce seja um recurso sustentável na Amazônia. Traz informações sobre o ecossistema amazônico e os resultados de algumas experiências bem sucedidas, econômica e ambientalmente, com o pescado amazônico.


Publicação Completa

(LINK PARA DOWNLOAD) (RTF, 459 KB)

====================

O Sequestro de CO2 e o Custo de Reflorestamento com Eucaliptus SPP e Pinus SPP no Brasil

Publicação que mostra os resultados de um workshop realizado com técnicos de várias empresas. Eles apresentaram seus estudos sobre replantio de florestas - reflorestamento - como medida para se evitar, ou pelo menos diminuir, o efeito estufa causado pelo aumento das concentrações de gás carbônico na atmosfera (fixação de carbono por sistemas florestais). (1994).


Publicação Completa

(LINK PARA DOWNLOAD) (RTF, 67.8 KB)

====================

Porque Salvar a Floresta Amazônica

Publicado pela FBDS em parceria com o Smithsonian Institution (Washington, USA), o livro visa mostrar à sociedade a importância da pesquisa científica para a preservação da Amazônia, um dos mais importantes ecossistemas do Planeta. Concentra-se em quatro grandes temas: Mudanças Climáticas, biodiversidade Amazônica, Comunidades Indígenas e Fatores Limitantes para o desenvolvimento sustentável na Amazônia.


Publicação Completa

(LINK PARA DOWNLOAD) (RTF, 388.1 KB)

==================

==================



(SEÇAO PROJETOS)

Projetos

Há cerca de 15 anos no mercado brasileiro, a FBDS desenvolve grandes projetos na área de meio ambiente para empresas e instituições do Brasil e do exterior, como o Banco Interamericano, o Chicago Climate Exchange - CCX, a Companhia Siderúrgica Nacional e o Ministério de Ciência e Tecnologia, entre muitos outros.


Clique nos títulos abaixo para conhecer alguns desses projetos:
(ESTE MENU PODE SER EM DHTML???)

Biodiversidade

Energia

Gestão Territorial

Poluição Industrial

Recursos Hídricos

Unidades de Conservação

====================



(MENU QUE SE ABRE A PARTIR DO MENU DE “PROJETOS”) - discutir quinta


©principo.org 2016
enviar mensagem

    Página principal