Theodor Guschlbauer



Baixar 4.91 Kb.
Encontro23.07.2016
Tamanho4.91 Kb.
Theodor Guschlbauer Maestro
Nascido em Viena em 1939, Theodor Guschlbauer formou-se em direcção de orquestra sob a orientação de Hans Swarowsky, Lovro von Matacic e Herbert von Karajan. Os seus primeiros compromissos levaram-no à Volksoper de Viena e ao Landestheater de Salzbourg.
Nomeado director musical da Ópera de Lyon de 1969 a 1975, e director geral em Linz até 1983, assumiu nesta data a direcção musical e artística da Orchestre Philharmonique de Strasbourg; em 1997 passa a exercer as mesmas funções junto da Orchestre Philharmonique de Rhénanie-Palatinat.
Paralelamente, dirige algumas das maiores orquestras europeias – Wiener Philharmoniker, Orchestre de la Radio Bavaroise, Deutsche Symphonie Orchester, Gewand-hausorchester Lepzig, Orchestre de Paris, Orchestre de la Suisse Romande, Orquestra do Teatro La Scala de Milão, Orquestra de Santa Cecilia (Roma), Orquestra da RAI de Turim, London Symphony Orchestra, Philharmonia Orchestra, Israel Philharmonic - sendo igualmente convidado para dirigir algumas das mais importantes orquestras do Japão.
É convidado frequentemente por festivais internacionais de grande prestígio – Salzbourg, Aix-en-Provence, Orange, Vérone, Lucerne, Montreux, Praga, Flandes, pelo Maggio Musicale Fiorentino e pelo Festival de Bregens. Dirigiu nas óperas de Viena, Hamburgo, Munique, Colónia, Zurique, Paris-Bastilha, Genebra, Bruxelas e Lisboa.
Da sua longa discografia constam mais de 60 gravações, algumas das quais distinguidas com o Grande Prémio do Disco.
A Fundação Goethe de Basileia distinguiu-o com o Prémio Mozart. Recebeu a Cruz de Honra das Ciências e das Artes do governo Austríaco e o Prémio da Fondation Alsace. Foi agraciado com o título de Cavaleiro da Legião de Honra.


Compartilhe com seus amigos:


©principo.org 2019
enviar mensagem

    Página principal