Ética e Moral



Baixar 4.75 Kb.
Encontro06.08.2016
Tamanho4.75 Kb.
Ética e Moral

Moral como um conjunto de normas, princípios, preceitos, costume, valores que norteiam o comportamento do indivíduo no seu grupo social.

 A ética é importante por que respeita os outros e a dignidade humana, ética é o que todos temos só falta desenvolver e acreditar no bem, a ética orienta nos e ajuda-nos para uma vida boa; Mas boa em que sentido? No sentido do bem, fazer o bem para com as pessoas, ajudar, orientar e pensar em outros e pensar neles também para podermos ser felizes, atingir a felicidade está também em atingir a felicidade do outro. A ética é praticada sem nenhum tipo de determinação vem de dentro, do consciente. Podemos conceituar ética como parte da filosofia que estuda os valores morais e os princípios ideais da conduta humana. Ou seja, ética é o estudo do que é moralmente correcto, para nós e para a sociedade em geral.


O primeiro passo para entender o que é ética, é saber diferenciá-la da moral.
Em sentido bem amplo, a moral é o conjunto das regras de conduta admitidas em determinada época ou por um grupo de homens, ou seja, conjunto de regras que determinam o comportamento dos indivíduos em um grupo social. Dessa maneira, podemos supor que, o homem moral, é aquele que age bem ou mal na medida que acata ou transgride regras do grupo, e, que um grupo vivendo sem regras morais é utópico. Todavia, devemos ter claro que, a moral, não se reduz à herança dos valores recebidos pela tradição. Com nosso amadurecimento intelectual, tendemos a colocar em questão muitos dos valores herdados durante o nosso desenvolvimento. Portanto, na moral, devem estar em equilíbrio a moral social e pessoal.
E, uma vida autenticamente moral não se resume a um ato moral, mas sim, a repetição e continuidade do agir segundo os valores morais estabelecidos em seu contexto.
A moral deve ser um hábito cultivado por todos.
Já a ética, busca reflectir sobre os sistemas morais elaborados pelos homens, buscando compreender a fundamentação das normas e interdições próprias a cada sistema moral.

Nazaré Rosado 27-02-09


©principo.org 2016
enviar mensagem

    Página principal