Trabalho de História! Nome: Tainá de Souza Turma: 82 Quais são as etapas do capitalismo? Capitalismo comercial, Capitalismo Industrial, Capitalismo Financeiro



Baixar 13.19 Kb.
Encontro02.08.2016
Tamanho13.19 Kb.
Trabalho de História!

Nome: Tainá de Souza

Turma: 82

Quais são as etapas do capitalismo?

Capitalismo comercial, Capitalismo Industrial, Capitalismo Financeiro.
Capitalismo comercial

Houve uma expansão de potencias, como Espanha e Portugal, que tinham como objetivo descobrir uma nova rota para as Índias, e tirar a supremacia da Itália no comércio com o Oriente, através do Mediterrâneo. O primeiro fator ajudou para a formação da burguesia, a estratégia da vida urbana, o aumento da produtividade agrícola e artesanal, o desenvolvimento do comércio e o despontar de um sistema financeiro, o comércio já era a principal atividade econômica da Europa. Os comerciantes, já tinham acumulado grandes capitais realizando o comércio com a África e a Ásia. O capital podia ser acumulado por meio da ampliação cada vez maior do comércio, por meio da exploração do ouro e da prata. Nessa época teve Grandes Navegações e descobrimentos, das conquistas territoriais. A economia funcionava segundo a doutrina mercantilista, que, em sentido amplo, pregava a intervenção governamental na economia, a fim de promover a paz nacional e aumentar o poder do Estado, defendia o pouco de acumulação de riquezas no interior dos estados, e a riqueza e o poder de um país era medido pela quantidade de metais preciosos que tinham.



Capitalismo Industrial:

O surgimento do capitalismo industrial se deve em grande parte do desenvolvimento tecnológico. As empresas evoluíram de manufatureiras para mecanizadas. O Capitalismo Industrial é uma fase da história do capitalismo , na qual as classes sociais dividem-se em: trabalhadores assalariados ,trabalhadores, proprietários de terra emprestada e a burguesia industrial. Os escritores da época Adam Smith, John Locke, Karl Marx e outros conceituaram amáquina da sociedade cada um dentro de suas ideologias, fazendo com que se entendesse e se colocasse em prática no capitalismo industrial esses conhecimentos.



Capitalismo Financeiro:

Capitalismo financeiro é diretamente ligado com o forte crescimento econômico que se registrava neste período de plena expansão da Revolução Industrial.Foi o resultado da revolução de transportes que originou profundas alterações na vida econômica,inovações tecnológicas, e exigiu muitos investimentos que só estavam ao alcance de grandes empresas. Com todu isso, elas sentiram necessidade de se mostrarem investindo em máquinas e instalações e recorrendo a processos de concentração empresarial. Era "financeiro" pois os bancos participavam ativamente na atividade econômica (emprestando dinheiro às empresas ou investindo diretamente), e era também intervencionista, já que o Estado intervinha para restringir o poder dos monopólios. Pode se resumir como a época em que o grande comércio/grande indústria são controlados pelo poder econômico dos bancos e de outras instituições financeiras.O Capitalismo comprava as ações,em troca de manufaturas e matéria-primas para promover produtos industrializados para a Europa.



Mercantilismo:O que era?Mercantilismo é o nome dado a um conjunto de práticas econômicas desenvolvido na Europa na Idade Moderna, mrcantilismo originou um conjunto de medidas econômicas diversas de acordo com os Estados. Caracterizou-se por uma forte ingerência do Estado na economia.

Politicas e ideias: Um mercantilismo que apoiava o controle estrito da economia, muitos mercantilistas não se identificavam com tais idéias. Alguns mercantilistas apoiavam-nos, enquanto outros viam a corrupção e ineficiência desses sistemas.

O que era protencionismo?

É um conjunto de medidas tomadas por um país para incentivar as indústrias próprias, bloqueando importações. Esse Bloqueio muitas vezes é feito através de impostos alfandegários, que tornaram mais caros os produtos importados do que os nacionais. favorecem as atividades internas em detrimento da concorrência estrangeira. O oposto desta doutrina é o livre-comércio.


O que foi a politica Monopolista?

É uma situação não muito perfeita,em que uma empresa tem,o mercado de um certo produto,tendo preços.


BIOGRAFIAS:

http://www.grupoescolar.com/materia/capitalismo_comercial.html
http://educacao.uol.com.br/historia/ult1690u13.jhtm

http://educacao.uol.com.br/geografia/capitalismo-financeiro.jhtm

http://olhos-sinceros.blogspot.com/2009/03/o-que-e-mercantilismo.html

http://wapedia.mobi/pt/Mercantilismo?t=3.#3.
http://www.brasilescola.com/economia/protecionismo.htm


©principo.org 2016
enviar mensagem

    Página principal