Trabalho: resiliência, estratégia e ressignificaçÃo da história de vida. Autora: freitas



Baixar 5.71 Kb.
Encontro04.08.2016
Tamanho5.71 Kb.
Trabalho: RESILIÊNCIA, ESTRATÉGIA E RESSIGNIFICAÇÃO DA HISTÓRIA DE VIDA.

Autora: FREITAS, Fatima Mancini Guilherme de Alcantara – Pós Graduanda em terapia Familiar Sistêmica pelo CEFATEF.
Apresentação

O presente trabalho tem por objetivo pontuar a importância da resiliência da família e da ressignificação da história de vida através da apresentação de um caso recebido no Atendimento Social Gratuito em Terapia Breve oferecido pelo CEFATEF – Centro de Formação e Estudo Terapêuticos da Família. O procedimento terapêutico foi realizado em oito sessões quinzenais com 1h30m de duração.

A família que serviu de amostra para o estudo é composta por Maria, 47 anos Assistente Social que trabalha como faxineira desde menina, José 49 anos, trabalhando com serviços gerais e do filho adotivo Mario 21 anos, universitário que vive com os pais.

A queixa principal apresentada por Maria foi a descoberta, durante a graduação, do lugar que ocupa na hierarquia social. A paciente apresenta dificuldades em assumir sua nova identidade pessoal e social, sem conseguir ascensão profissional. Relata sentir-se muito triste e angustiada com a situação vivenciada durante anos, fato que reflete a dinâmica da vida de muitos emigrantes nordestinos.



As estratégias utilizadas nos atendimentos basearam-se na Reconotação Positiva, Diretivas Terapêuticas, Técnicas Psicodramáticas e fundamentadas nas Escolas de Terapia Familiar. Primou-se por aprofundar a história de vida da família em uma leitura Sistêmica, Construtivista e Transgeracional através do Genograma para ressignificar as relações estabelecidas tanto com a família nuclear como com a família extensa, principalmente na relação com a mãe e na forma como transferiu seus conteúdos para o trato com sua patroa. Resultando em um olhar diferenciado frente às dificuldades e fortalecendo sua resiliência para enfrentá-las.
Embasamento Teórico: Estratégica, Construtivista e Transgeracional.
Palavras Chave: Hierarquia, Ressignificação, Resiliência, Construtivista e Transgeracional.
EIXO TEMÁTICO: Família, Educação, Tecnologia na Contemporaneidade.

MODALIDADE: Relato de Experiência


Compartilhe com seus amigos:


©principo.org 2019
enviar mensagem

    Página principal