Trabalho sobre o cortiço X cidade de deus



Baixar 8.43 Kb.
Encontro01.08.2016
Tamanho8.43 Kb.

TRABALHO SOBRE O CORTIÇO X CIDADE DE DEUS

Você deverá elaborar um texto sobre o livro O cortiço associado ao filme Cidade de Deus. Leia as informações que devem constar neste texto e fique atendo às seguintes sugestões:

  • Cada item do Roteiro abaixo, seja ele um número ou uma letra, deverá se iniciar com um parágrafo novo.

  • Sinta-se à vontade para fazer quaisquer comentários que expressem sua opinião, principalmente no item “4”.

ROTEIRO PARA ANÁLISE LITERÁRIA


Ler um livro não é só reconhecer a história. É preciso colocar-se no texto e tentar percorrer o caminho que o pensamento do autor percorreu. É preciso entender o porquê, o quando, o onde, o como. Para que o mundo maravilhoso e mágico do autor se torne realidade, é necessário que os leitores entrem no texto com suas vivências e recriem a realidade criada pelo autor. O roteiro de análise literária tem a intenção de ajudar a compreender os elementos das histórias contadas em livros. Ele precisa, porém, ser adaptado às características de cada livro e de cada autor. E, na fase em que você se encontra, precisa ser analisado por meio do cruzamento das artes, das culturas e da realidade, especialmente contextualizadas.
1ª PARTE – 6,0
1. (0,5) Identificação: Autor; Obra; Edição; Editora; Local e data de publicação.

Filme; Direção, Data de distribuição.


2. (0,5) Pesquisa: Biografia do autor do livro (breve) – não ultrapassar um parágrafo.

Biografia do diretor do filme (breve) – não ultrapassar um parágrafo.



3. (5,0) Estrutura da obra comparada ao filme

a. Assunto: principal acontecimento sobre o qual gira a história.

b. Mensagem: pensamento ou conclusão do leitor a respeito da história.

c. Enredo: conjunto de fatos da história.

d. Personagem: ser que vive a ação, responsável pelos acontecimentos da história. A personagem principal pode ser  protagonista quando apresenta características que a fazem sobressair em seu grupo, ou antagonista quando ela se opõe ao protagonista e atrapalha a sua ação. A personagem principal é a mais importante no desenrolar do enredo e as secundárias são as que têm uma participação menor ou menos frequente. É importante escrever sobre as características físicas, psicológicas, sociais etc. das personagens principais, sejam elas boas ou más.

e. Ambiente: espaço com as características sociais, econômicas, morais em que vivem as personagens.

g. Tempo: análise dos índices de tempo que o enredo apresenta. Pode ser caracterizado quanto à duração (tempo que a história levou para ocorrer) e quanto à época ( pano de fundo da história – quando a época é atual ou antiga)

h. Narrador: identificação do ponto de vista ou foco narrativo, isto é, verificar se o narrador conta sua própria história (1ª pessoa) ou conta a história de outras pessoas (3ª pessoa) – narrador personagem ou observador.


2ª PARTE – 4,0
Opinião: O leitor deve dar sua opinião a respeito da história, da estrutura da obra, do autor e da linguagem. Além disso, é importante analisar os sentimentos e emoções do leitor em relação ao livro. Por último, pode-se avaliar o enriquecimento que a obra trouxe ao leitor.


©principo.org 2016
enviar mensagem

    Página principal